Dizer que não há mais jeito que se dê na humanidade, que o mundo está perdido ou os bons tempos de antigamente não voltarão mais são reclamações ouvidas com freqüência. Mas os que fazem estas afirmações talvez sejam apenas aqueles que não vêm uma saída para a vida cinza que levamos quando deixamos a rotina tomar conta.
Não pretendemos afirmar que fazer um house sitting seja a solução para toda crise de odeio minha vida, mas listamos 5 motivos pelos quais, conseguir viajar com um acordo destes pode te fazer voltar a crer no destino da humanidade.
Veja também: como é possível conseguir hospedagem gratuita em todo o mundo através de house sitting
1. House sitting não envolve dinheiro
Viver numa sociedade capitalista te faz acreditar que dinheiro é problema e solução para todos os dilemas com os quais você deve lidar em sua rotina. O fato de ser uma relação que não envolve custos faz do house sitting uma das poucas relações humanas independentes do sistema vigente.
Existem (poucas) pessoas que cobram para ser um house sitter. Nós, no entanto, acreditamos que a beleza do negócio reside justamente no fato de não envolver uma troca financeira. Aceitar uma compensação pelo tempo passado com os animais não só retiraria parte da beleza da atividade como geraria cobranças, relatórios e fiscalizações mais rígidas.
2. A relação é baseada apenas na confiança mútua
De uma hora para outra, ao sair de férias, as famílias abandonam suas casas, carros e, principalmente, seus animais de estimação, nas mãos de pessoas que dias atrás eram estranhos completos. Sem registro formal, contratos, acordos, assinaturas, processos, multas, rescisões e toda aquela montanha de burocracia que os seres humanos são capazes de produzir inutilmente apenas para realizar uma ação entre duas partes.
O fato disto funcionar perfeitamente soa quase como algo místico.
3. Desconhecidos tornam-se amigos rapidamente
Após largarem toda a vida que tanto cultivaram em suas mãos, voltar para casa e encontrar tudo em ordem, com seus animais felizes como nunca seriam caso ficassem abandonados em canis é recompensador. Ao final de um house sitting, dificilmente aquela família não será mais uma a pertencer ao seu círculo de amigos mais próximo.
Mantemos contato com cada casa que deixamos para trás ainda hoje. Freqüentemente recebemos mensagens, comentários no Facebook e pedidos de uma visita num futuro próximo.
4. Trabalhar para viver e não viver para trabalhar
Ninguém curte trabalhar apenas para ver seu pagamento ir embora com as mesmas contas que chegam todos os meses para serem pagas. O salário não é apenas um valor a ser recebido, mas fruto das muitas horas de dedicação ao trabalho que foi realizado no período. Quanto mais contas a pagar, mais horas necessárias de trabalho. E se não temos mais despesas fixas, podemos nos dar a liberdade de trabalhar o mínimo apenas, tendo mais horas livres para conhecer o mundo e ver que ele não é esse monstro que parece quando estamos enfurnados em um escritório.
5. É possível amar os animais de outros como se fossem seus
Um house sitter é quase um pai adotivo para os bichinhos. São eles a nossa prioridade. Como vivemos em uma época em que ter algo é mais importante que ser alguém, pode parecer impossível se dedicar, como se fosse seu, a um animal de estimação que pertença a outro. Mas tal pensamento não poderia estar mais errado. Aceitar um house sitting requer uma grande responsabilidade, mas não é necessário muito esforço, pois o amor por eles é não só quase instantâneo, como fica marcado para sempre. É uma experiência única e a saudade vem mesmo após muitos meses passados.
Quer entrar no universo do house sitting e não sabe como fazer seu cadastro?
Temos parcerias firmadas com o Trusted HouseSitters e agora também com o HouseCarers.com
Curta o Vida Cigana no Facebook!
Assine nosso blog e fique por dentro de tudo o que publicamos.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.