Lisboa, assim como toda capital da Europa, conta com inúmeros mercados para experimentar o melhor da culinária local.
Entre os principais mercados de Lisboa, o Mercado da Ribeira é o mais famoso da capital portuguesa, atraindo inúmeros turistas e locais todos os dias do ano.
Mas, para além do Mercado da Ribeira, listamos também outros 8 mercados igualmente excelentes em Lisboa para que você possa aproveitar as várias opções, e incluí-las em um roteiro para deixar a sua viagem completa.
9 melhores mercados de Lisboa
A cidade de Lisboa possui uma longa lista de mercados para todos os tipos de viajantes. Mercados que vendem o melhor da gastronomia local, os melhores produtos para levar para casa, sabores exóticos trazidos por imigrantes, produtos orgânicos e veganos, e até mesmo mercados que vendem roupas e objetos de segunda mão.
- Mercado da Ribeira (Time Out Market)
- Feira da Ladra
- Mercado de Arroios
- Mercado de Campo de Ourique
- Mercado Biológico do Príncipe Real
- Mercado de Benfica
- Mercado de Alvalade Norte
- Mercado Oriental do Martim Moniz
- LX Market
1. Mercado da Ribeira (Time Out Lisboa)
O Mercado da Ribeira, ou Time Out Market, é o principal mercado de Lisboa, muito famoso ao redor do mundo, e que é administrado atualmente pelo grupo da Time Out, uma revista inglesa.
Existem vários outros mercados da Time Out ao redor do mundo, mas o de Lisboa foi o que se destacou, por ter sido construído dentro de um antigo e histórico mercado na cidade. Este conceito foi adotado posteriormente em vários outros mercados da Time Out pelo mundo.
A localização do Mercado da Ribeira é na Avenida 24 de Julho, no Cais do Sodré, importante ponto da cidade, cheio de bares e restaurantes, além de ficar ao lado do Rio Tejo e perto do Chiado, o bairro mais popular.
O prédio foi inaugurado em 1882 como um mercado comum, com venda de frutas, flores, legumes, aves e alimentos locais. Viu sua decadência nos anos 2000, mas em 2010, com a licença ganha pela Time Out, o prédio foi remodelado e hoje conta com 24 restaurantes, 8 bares, workshops de gastronomia, sala de espetáculos e áreas comerciais. A feira de frutas e legumes continua em outro pavilhão do prédio.
Todos os estabelecimentos foram escolhidos a dedo por críticos da revista Time Out e apresentam o que há de melhor da culinária local. A comida é realmente divina, vale a pena tirar um tempo para almoçar lá.
E tudo isso numa imensa praça de alimentação muito bonita e moderna, com mesas de madeira devidamente isoladas devido à pandemia.
2. Feira da Ladra
A Feira da Ladra não é propriamente um mercado, mas pode ser incluído nesta lista com facilidade. Muito famosa entre os turistas, é um ponto obrigatório em sua viagem e ótimo para incluir no seu roteiro pelo bairro de Alfama.
A Feira da Ladra fica na rua, ao lado da Igreja de São Vicente de Fora, e conta com inúmeras barraquinhas vendendo todos os suvenires imagináveis, roupas, acessórios, bolsas, além de contar com um mercado de pulgas, onde se vendem objetos antigos.
Funciona às sextas e sábados, ao ar livre.
3. Mercado de Arroios
O Mercado de Arroios se encontra na freguesia (bairro) de mesmo nome e atrai muitos locais e alguns turistas que descobriram essa jóia que fica fora do circuito de atrações turísticas.
O Mercado de Arroios é circular, onde no seu interior encontram-se locais para comprar frutas e verduras, e também peixes bem frescos.
Mas o melhor do mercado fica em seu círculo exterior, onde ficam os restaurantes. Desde a culinária tradicional portuguesa, passando por cafés, até um dos melhores restaurantes do oriente médio da cidade, o Mezze, por lá você come tudo do melhor. Ali você faz uma viagem sem sair do lugar.
Aproveite para curtir a arte de rua feita no chão ao redor do mercado.
4. Mercado de Campo de Ourique
O Mercado de Campo de Ourique é um dos mais procurados atualmente. Com sua remodelação em 2013, o mercado hoje oferece pratos excelentes para todo o tipo de pessoas. Tem comida japonesa, hambúrgueres artesanais, pratos portugueses, pizzas, vinhos e até tapioca.
Além disso, em outros pavilhões é possível comprar produtos dos mais variados para cozinhar em casa, e também flores para enfeitar seu espaço.
Tudo isso num espaço moderno e bem planejado.
5. Mercado Biológico do Príncipe Real
O Mercado Biológico do Príncipe Real acontece todos os sábados, das 7h às 14h, na Praça do Príncipe Real.
Neste local tudo o que é vendido tem procedência de produtores locais, que só expõem o que tem de mais fresco e sem agrotóxicos.
No mercado você pode comprar frutas, verduras, doces, mel, além de plantas domésticas.
Já no último sábado e segunda do mês, das 10h às 18h, também são vendidos ali na praça artesanatos e antiguidades.
6. Mercado de Benfica
O Mercado de Benfica é um dos mais tradicionais e mais visitados em Lisboa, são 3 mil pessoas por dia comprando seus produtos.
A maioria dos visitantes do mercado são locais, que vão até ali comprar hortaliças, peixes, carnes, e até mesmo roupas.
O Mercado de Benfica se mantém fora dos roteiros turísticos, mas caso queira ver como funciona um autêntico mercado português, essa é uma boa opção.
7. Mercado de Alvalade Norte
O Mercado de Alvalade se encontra na freguesia de mesmo nome, e se tornou uma nova atração depois de aparecer no programa do chef Anthony Bourdain.
O Mercado de Alvalade Norte também é um mercado tradicional, onde se compra o melhor dos peixes, legumes e verduras, tudo muito fresco.
No lado exterior ficam os restaurantes, onde é perfeito sentar em suas esplanadas e comer num dia de sol.
8. Mercado Oriental do Martim Moniz
O Mercado Oriental do Martim Moniz se encontra na freguesia de Martim Moniz, a mais cosmopolita de Lisboa. Cheia de imigrantes vindo da Ásia, não é à toa que criaram ali um mercado que reúne o melhor da street food asiática.
A praça de alimentação é pequena, mas vale muito a pena conferir cada um dos seus 7 restaurantes. Lá é oferecido pratos japoneses, vietnamitas, taiwaneses e macaenses.
Uma forma de fazer uma viagem até a Ásia sem sair da Europa.
9. LX Market
A LX Market acontece todos os domingos, das 11h às 20h, na LX Factory.
No mercado você irá encontrar roupas exclusivas, feitas à mão e também vintage de designers locais de muito bom gosto, assim como bolsas, bijuterias, entre outros.
Além disso, pode aproveitar para comer um brunch ou almoçar nos vários estabelecimentos incríveis do espaço.
Como tudo na LX Factory, merece a sua atenção numa visita à Lisboa.
O que fazer em Lisboa
Na hora de saber o que fazer em Lisboa, opções não irão faltar. Indo desde as ruas medievais de Alfama, passando pela elegância da Praça do Comércio e chegando no futurismo do Parque das Nações, a capital portuguesa é incansável.
Além de tanta coisa para ver na cidade, também existe a opção para quem quer curtir o verão.
Lisboa dispõe de praias paradisíacas pra ninguém botar defeito.
Onde ficar em Lisboa
Escolher estrategicamente onde ficar em Lisboa irá definir sua estada na cidade.
Bairros mais centrais ficam mais próximos aos pontos turísticos mais famosos. Já os bairros mais residenciais te dão a sensação de viver como um local e aproveitar o dia a dia da cidade.
Maravilhoso o site. Ótimas dicas e explicações muito bacanas. Parabéns e muito obrigado!
Obrigada pelo comentário, Marco!