Home » Tecnologia » NordVPN: Para que serve e como usar no Brasil e no exterior?
Tecnologia

NordVPN: Para que serve e como usar no Brasil e no exterior?

NordVPN: a melhor VPN e porque, tudo sobre, como tornar seus dados seguros na hora de viajar, internet

NordVPN é nossa recomendação a todos que precisam contratar uma VPN de conexão segura a um custo reduzido.

É um conselho que repetimos por nossa própria experiência. Nós usamos a NordVPN permanentemente desde 2018 tanto em viagens internacionais como também quando estamos no Brasil.

Nesse tempo pudemos ver que o produto que a NordVPN oferece é muito bom no que se propõe. E que ter uma conexão VPN que seja confiável é fundamental à rotina de quem faz muitas viagens ou usa conexões públicas de internet quando está fora de casa.

No mundo atual ter uma boa conexão VPN é um item básico de segurança para navegação na rede. Todo cuidado com seus dados na internet é pouco. E o conselho vale ainda mais para quem tem quase a vida inteira online, incluindo acessos a redes sociais e emails (que grande parte da população possui na atualidade).

Por conta disso decidimos publicar um review completo mostrando a importância da ferramenta. Aqui vamos explicar o que é uma VPN, como funciona e porque achamos que ter acesso a um bom serviço é superimportante para quem preza por manter seus dados de conexão protegidos.

O que é o NordVPN

Fundada em 2008, a NordVPN é uma empresa com sede no Panamá que, desde então, vem se destacando como um dos principais provedores de VPN no mundo.

a logo da nordvpn, uma montanha num fundo azul, internet segura ao viajar, vpn

Com aplicativos fáceis de usar e servidores em mais de 60 países diferentes, a NordVPN possui softwares disponíveis para as mais variadas plataformas, incluindo Windows, IOS, Linux, Android e extensões para Google Chrome e Firefox, entre outros recursos.

A empresa proporciona uma conexão sólida, com criptografia de nível militar. Oferece uma conexão VPN sem limite de largura de banda que além de ser bem rápida e confiável, fornece altos padrões de privacidade com uma política antilog (no-logs policy), garantindo total anonimato ao usuário.

Quer experimentar? Fizemos uma parceria com a NordVPN que dá 70% de desconto e tem garantia de reembolso por 30 dias.

O que é uma VPN

VPN é um software que promove uma conexão segura entre o usuário e a internet. Sua sigla se refere, basicamente, ao termo em inglês “Virtual Private Network”, ou seja, Rede Virtual Privada.

um celular mostrando como funciona a nordvpn, com um mapa da europa e os país que podem ser acessados

Para entender melhor o que é isso e como funciona, é interessante se ater a como se dá o processo básico de uma navegação:

Quando um visitante acessa um site, a informação de sua requisição sai de seu computador indo até o servidor responsável por abrir a página que ele está solicitando.

No entanto, quem fornece esse acesso é o provedor, chamado de ISP (Internet Service Provider), que é o responsável por reunir as requisições de acesso ao respectivo site.

O possível problema surge justamente nesse momento, pois sem uma VPN esse processo pode não ser tão seguro para a privacidade de dados do usuário. Dependendo de sua conexão, você pode estar correndo grande risco de interceptação dos seus dados.

Aqui fica claro, portanto, que nossa conexão com a internet não é privada. O provedor ou a empresa que está fornecendo a você esta conexão pode ter acesso a todo seu histórico de navegação.

A Vivo, por exemplo, vende dados de localização dos usuários, como revelado em reportagem.

Navegar de maneira desprevenida pode ser fatal para os dados do usuário, principalmente quando envolve informação financeira.

Nós temos conta no Banco N26, que funciona inteiramente online, e acessamos sempre com uma VPN para ter uma camada extra de segurança.

Em outro exemplo de rotina, um site que não tenha conexão criptografada pode armazenar os dados de cartão de crédito inseridos pelo visitante, o que o deixa muito vulnerável a ataques criminosos caso não esteja conectado de maneira segura.

Para barrar esse risco, convém contratar uma VPN confiável, que proporcione acesso criptografado.

Isso é válido especialmente quando se navega em redes públicas de Wi-Fi, ou mesmo em redes privadas, com senha, quando não se conhece o proprietário. Assim você se protege contra ataques ou roubo de informações.

Como usar o NordVPN?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que mais de cinco mil servidores da NordVPN estão em cerca de 60 países.

Veja a lista completa de servidores da NordVPN.

um mapa da europa com a vpn marcada na alemanha

Uma vez contratado os serviços, basta fazer o download do software ou do aplicativo, inserir seu nome de usuário e senha, clicar em Conectar e aguardar o status de protegido (em verde) no cabeçalho.

Caso você queira trocar de país na lista de conexões, o processo de alteração é bem rápido, sendo possível em alguns países escolher servidores localizados em diferentes cidades.

Depois de conectado, basta navegar normalmente pela internet sabendo que sua conexão está segura, independente do local em que você estiver.

No caso da NordVPN, você pode navegar tranquilamente sem se preocupar em checar se sua conexão VPN está ativa constantemente. É possível regular para que se conecte automaticamente em seu servidor de preferência e, além disso, configurar a função Kill Switch, que fecha qualquer outro aplicativo ativo caso haja uma queda de conexão no servidor, garantindo que seu tráfego de dados não seja feito acidentalmente sem o uso da VPN.

Para que serve uma VPN

Uma VPN serve principalmente para proporcionar a criptografia do tráfego de internet de quem a utiliza. Esse processo oculta o endereço IP do usuário, protegendo os dados privados de serem acessados por terceiros.

Trata-se de uma ferramenta que realiza a comunicação entre quem acessa a web e o servidor, por meio de criptografias de ponta a ponta, o que gera uma espécie de blindagem contra ataques maliciosos.

uma mulher usando a vpn no celular

Na prática, para quem viaja bastante, a VPN serve para manter sua conexão protegida quando conectado à rede do hotel onde fica hospedado, do Airbnb alugado, do café, do aeroporto, quando usa um chip 3G de uma empresa local, e em diversas outras situações onde você se conecta a uma rede pública ou desconhecida. Com uma VPN você garante estar seguro para navegar independente de onde esteja conectado.

Utilizando uma boa VPN, o usuário deixa de ser um ponto identificável na rede, tornando-se apenas mais um acesso originário desse servidor que, por sua vez, pode estar localizado até mesmo em outro país. Se alguém tentar interceptar os dados dessa pessoa, encontrará apenas uma conexão com informações ilegíveis, criptografadas.

Entenda como funciona a criptografia de dados da NordVPN.

VPN para streaming e outras funções

Uma conexão por VPN serve para proteger suas atividades online, proporcionado maior privacidade. Trata-se de uma ferramenta essencial para evitar que seus dados sejam vazados ou sua atividade online seja identificada.

Mas uma VPN oferece também como benefício extra a possibilidade de desbloquear todo o conteúdo da internet que tenha restrições geográficas de acesso.

alguém conectando a vpn nos estados unidos

Como a VPN funciona substituindo seu endereço de IP por um virtual, que simula outra localização, um servidor que normalmente bloquearia seu acesso, passa a aceitá-lo.

Assim, para quem adora viajar, uma boa VPN é imprescindível, sendo possível acessar a internet utilizando o Wi-Fi aberto sem se arriscar a ter o tráfego interceptado ou sofrer qualquer restrição de conteúdo por geolocalização.

Você pode, por exemplo, acessar conteúdo brasileiro como notícias e esportes normalmente restritos mesmo quando estiver fora do Brasil.

Ou, quando estiver no Brasil, habilitar catálogos da Netflix dos EUA e de qualquer outro país sem restrição. Uma VPN funciona até mesmo para desbloquear serviços de streaming ainda indisponíveis para usuários brasileiros.

Leia mais: Entenda como a NordVPN pode desbloquear todo o catálogo da Netflix e outros serviços de streaming sem impor limite de largura de banda.

VPN para torrent

Como bônus, contratar uma conexão como a da NordVPN permite ao usuário ter conexões específicas para download P2P, ideal para uso com torrents, sem perda de velocidade ou restrição geográficas.

Alem deles, ainda oferece servidores com camadas extras de proteção, chamado Onion Over VPN.

Veja como uma VPN te da mais tranqüilidade para compartilhar arquivos por torrent.

VPN paga vs VPN grátis

Para quem está considerando assinar um serviço VPN, talvez surja dúvida se vale a pena pagar pela conexão ou escolher uma VPN gratuita. Afinal, se existem opções de conexão grátis, por que eu pagaria pelo serviço?

  • O preço da gratuidade: empresas que fornecem conexão gratuita ainda precisam rentabilizar seus serviços de alguma forma. Podem fazer isto seja mostrando anúncios ou, pior, vendendo os dados de seus usuários a terceiros, o que acaba com o propósito de quem usa a conexão VPN atrás de mais privacidade. Lembre que se você não paga, você não é o consumidor, mas o produto.
  • Velocidade: uma conexão gratuita conecta muito mais usuários simultaneamente num mesmo servidor e uma VPN grátis normalmente já oferece muito menos opções de servidores aos seus usuários. Isto gera menor velocidade, limites de dados por usuário e quedas frequentes de conexão.
  • Curiosidade x Segurança: se uma pessoa está querendo saber como funciona uma VPN, pode até ser interessante fazer um teste junto a um serviço gratuito, para entender o que de fato é essa ferramenta. Mas no longo prazo, se a intenção é contar com uma segurança mais efetiva e garantida, a dica então é adquirir uma VPN paga.

É claro que, como você pôde perceber, nossa preferência acaba sendo por um serviço pago, uma vez que os principais recursos não são limitados, com menos opções e menos ações para o usuário.

Por isso, selecionamos as principais DESVANTAGENS das VPNs gratuitas, que são:

  • Todas as preferências e dados do usuário podem ser coletados em logs (e vendidos a terceiros dependendo da ética da empresa e dos termos de uso);
  • Há uma grande limitação de recursos;
  • O atendimento ao cliente é insuficiente;
  • A infraestrutura é simples e limitada;
  • Há baixo número de servidores, especialmente em países periféricos;
  • Os servidores são superlotados, interferindo na velocidade.

Agora, se você já pensa em algo que seja completo, sem dúvida, uma VPN paga acaba sendo a melhor opção, pois os serviços oferecidos são de primeira linha. Estas empresas contam com uma grande variedade de servidores espalhados por todo o mundo.

Confira, abaixo, outras VANTAGENS em optar por uma VPN paga:

  • Segurança de nível militar – com criptografia AES de 256 bits;
  • Velocidade de conexão ultrarrápida;
  • Infraestrutura completa – com vários servidores especializados e ferramentas;
  • Opção de poder proteger mais de um dispositivo;
  • Grande número de servidores mesmo em países menores;
  • Suporte completo ao cliente – com profissionais qualificados.

Por que é preciso ter uma VPN para viajar o mundo?

Esse é um ponto crucial para quem, como nós, curte sair mundo afora conhecendo lugares incríveis. Todo viajante precisa ter uma ferramenta confiável para a proteção de seus dados pessoais, pois durante uma viagem acessamos redes desconhecidas a todo o momento.

Para comprar passagens aéreas

Os benefícios da VPN para um viajante frequente começam já na hora de adquirir uma passagem aérea mais em conta. Você certamente já se deparou com um site que coloca um preço para quem está numa localidade e mais barato para quem está em outra, não é? Com uma VPN você pode se conectar a um servidor justamente da localidade que tenha os preços promocionais.

E a raiva que dá quando um site aumenta o preço porque sabe pelo seu histórico de navegação, que você está interessado na passagem naquelas datas? Ocultando seu IP você fica imune a estas variações.

Para navegar com segurança em redes desconhecidas

Como já citamos anteriormente, com uma boa VPN o viajante consegue utilizar com segurança as redes de Wi-Fi de hotéis, cafés e aeroportos sem precisar se preocupar de ter seus dados interceptados.

Isso tudo é possível porque, ao acessar a web com uma VPN, seu real endereço de IP fica oculto. A ferramenta direciona seu tráfego para um servidor remoto. Isto significa que nem mesmo o seu provedor de internet é capaz de ver o que você está fazendo. A única coisa visível é o uso da VPN e o servidor da mesma em que você está conectado.

Em destinos específicos

Há muitos países que bloqueiam conteúdo da internet e existem sites cujos servidores restringem acessos provenientes de determinados países. Isto faz com que em suas viagens você seja impedido de acessar determinados conteúdos somente por causa de sua localização.

Quem não se lembra das vezes que bloquearam o whatsapp no Brasil? A única maneira de contornar a proibição era justamente usando uma VPN.

Mas não é somente nessas situações pontuais que uma VPN é útil. Existem lugares do mundo onde o bloqueio é permanente e viajando a gente sempre esbarra com uma situação similar.

Quando estivemos na Rússia, por exemplo, descobrimos que o servidor do Vida Cigana tem um firewall que classifica o país eslavo como origem de muitos acessos de bots. Como prevenção ele impede por padrão os acessos vindos de lá. Por conta disso, ficamos “ilhados” e, se não tivéssemos uma VPN, seria impossível trabalhar durante o tempo que permanecemos no país. E ficamos quase um mês lá, em São Petersburgo e Moscou, durante a Copa do Mundo de 2018.

Na China, a coisa é mais complicada ainda. Eles contam com um grupo de leis, regulamentações e tecnologias que, juntos, são chamados de “Great Firewall”. O sistema impede o acesso a uma ampla lista de sites estrangeiros, em que podemos destacar alguns dos mais conhecidos, como Google, Facebook, Twitter e muitos outros.

Por isso, se você for à China sem uma VPN, fica impedido de acessar os sites mais populares da mídia ocidental, em razão do grande Firewall. E neste caso, não é qualquer VPN que consegue contornar o bloqueio. Para usar a NordVPN você deve baixar o app antes de chegar a China e conectar em um servidor do tipo “ofuscado” que esteja localizado fora da China. O governo chinês já vem detectando e bloqueado vários dispositivos com esse tipo de proteção, muito embora o uso dessa tecnologia no país permanece legalizado.

Por último, num exemplo menos distante, na Alemanha existem multas pesadas para quem faz o download de arquivos de torrent. O usuário é rastreado pelo IP e punido mesmo que o download tenha sido feito involuntariamente, por um programa executado em segundo plano. Um servidor P2P de uma VPN te deixa protegido de qualquer problema.

Vale a pena contratar uma VPN paga?

Tendo em vista algumas das principias questões referentes ao uso de VPNs comentadas neste artigo, podemos concluir que essa é uma tecnologia imprescindível para proteger não apenas a privacidade de quem está a navegar na internet, como também uma ferramenta interessante para melhorar os serviços online, podendo até te ajudar a economizar algum dinheiro.

a página da nordvpn no computador, com o mapa da europa e os pontos de acesso no continente europeu

É importante reforçar que existem muitas empresas que fornecem uso gratuito de VPN, mas que os serviços pagos são os mais eficientes para quem pretende fazer seu uso com regularidade. De modo esporádico, uma opção gratuita pode até ser bem-vinda, mas o usuário logo perceberá que a desempenho não é suficiente para o uso constante.

Por isso, nunca é demais lembrar que no mercado há excelentes serviços de VPN de baixo custo. Seus softwares e aplicativos são bem fáceis de utilizar e, além disso, oferecem total suporte ao usuário seja dentro ou fora do Brasil.

Decidimos recomendar a NordVPN publicamente porque usamos 100% do tempo em todos os aparelhos que temos e após tantos anos viajando por dezenas de países e nunca tivemos qualquer problema. Mas acima de tudo, como já comentamos nos tópicos anteriores, recomendamos a todos como item de proteção básica para quem concentra sua vida online.

Salve estas dicas de internet segura no Pinterest!

No mundo atual ter uma boa conexão VPN é um item básico de segurança para navegação na rede. Nesse tempo pudemos ver que o produto que a NordVPN oferece é muito bom no que se propõe. E que ter uma conexão VPN que seja confiável é fundamental à rotina de quem faz muitas viagens ou usa conexões públicas de internet quando está fora de casa. .
No mundo atual ter uma boa conexão VPN é um item básico de segurança para navegação na rede. Nesse tempo pudemos ver que o produto que a NordVPN oferece é muito bom no que se propõe. E que ter uma conexão VPN que seja confiável é fundamental à rotina de quem faz muitas viagens ou usa conexões públicas de internet quando está fora de casa.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner publicidade lastpass
hospedado por infinite cloud computing