facebook pixel
Home » Tecnologia » 7 Melhores VPNs e Como Pagar em Reais [Ranking 2021]
Tecnologia

7 Melhores VPNs e Como Pagar em Reais [Ranking 2021]

Melhor VPN

Saber qual é a melhor VPN não é uma tarefa fácil. Há na internet uma série de provedores de VPN oferecendo serviços similares ou parecidos à primeira vista, mas que entregam produtos bem diferentes uns dos outros.

Poucos usuários têm tempo e paciência para avaliar em detalhes cada uma delas. Mesmo entre as mais confiáveis, é difícil descobrir qual é a melhor, ou qual é a que mais se adapta às suas necessidades antes de contratar.

Quem viaja com freqüência, como nós viajamos, precisa acessar redes desconhecidas e lidar com bloqueios geográficos constantemente. Por conta disso, sempre consideramos que uma boa VPN é um item básico na lista de ferramentas de nossa vida online.

Sabendo desta necessidade, sempre que encontramos novos serviços deste tipo, estamos fazendo testes. Na nossa avaliação, a melhor VPN é aquela que ofereça privacidade e segurança de navegação com boa velocidade e o melhor preço, o mais barato possível.

Como bônus, quanto maior for a capacidade do serviço de remover as barreiras de catálogos de conteúdos virtuais, melhor.

Abaixo selecionamos aquelas que consideramos as melhores VPNs disponíveis no mercado atualmente, descrevendo os critérios que usamos em nossa avaliação.

Ao final, vamos apresentar outras opções de VPN grátis que, mesmo com suas limitações, podem atender aos usuários que dão preferência ao custo acima de qualquer outro critério técnico.

Top 7 VPN para proteger seus dados (sem logs)

Celular com aplicativo da Surfshark conectado

O mercado de VPNs, as Redes Virtuais Privadas, está em franca expansão. Com nossas vidas constantemente conectadas a internet, cada vez mais usuários percebem que é preciso investir em recursos de segurança e manter seus dados de navegação protegidos.

Por sorte, atualmente a oferta de servidores VPN também é muito grande, o que derruba os preços. De fato, está cada vez mais fácil contratar uma VPN boa e barata. Mas por outro lado, nem todo serviço ofertado tem qualidade e oferece a segurança que o usuário procura.

Não dá pra contratar qualquer VPN com uma avaliação baseada apenas no preço, pois nem todas são confiáveis.

Sabendo isso, nossa lista com as melhores VPNs inclui, pela ordem:

  1. SurfShark
  2. NordVPN
  3. ExpressVPN
  4. PIA – Private Internet Access
  5. Norton Secure VPN
  6. CyberGhost
  7. IP Vanish

Em vez de elaborar uma lista completa com dezenas de provedores de VPN, resolvemos selecionar apenas aqueles que têm severas políticas antilogs, não mantendo qualquer registro de atividades ou dados pessoais de seus usuários.

Logs são arquivos com registros técnicos das atividades online. Algumas VPNs armazenam informações deste tipo, indo de encontro à privacidade de dados que o usuário busca ao contratar um serviço como este.

Afinal, privacidade e segurança dos dados são coisas que devem ser levadas a sério neste mercado. Ao avaliar VPNs, este é um fator que tem que sempre servir como ponto de corte.

[Ranking 2021] 3 melhores VPNs em resumo

  1. SurfShark – A melhor VPN por contar com quantidade ilimitada de conexões com uma só licença. Tem preço inferior ao dos concorrentes e oferece pagamento em reais para quem está no Brasil. A SurfShark passou a ser nossa principal opção por ser fácil de usar e funcionar perfeitamente em todos os tipos de aparelhos que temos, incluindo a TV Box.
  2. NordVPN – A maior empresa de VPN e a que tem a maior quantidade de servidores espalhados pelo mundo. A NordVPN é ideal para quem precisa de conexão segura em locais que as demais não chegam.
  3. Express VPN – Reconhecidamente a conexão VPN mais rápida do mercado. A ExpressVPN é voltada para quem busca um serviço premium, com suporte 24 horas e não se importa em pagar mais caro por isso.

Como escolher a melhor VPN? Review detalhado

Após muitos anos viajando o mundo, aprendemos que ter uma boa VPN é fundamental para ter mais segurança e privacidade online, especialmente ao navegar na internet em redes desconhecidas.

Nossa lista considera que a melhor VPN é aquela que entrega um serviço equilibrado considerando:

  • Velocidade de download
  • Largura de banda e uso de dados ilimitados
  • Preço e variedade de opções de pagamento
  • Quantidade de servidores disponíveis em diferentes países
  • Permissão para uso de torrent e tráfego P2P
  • Desbloqueio de conteúdo com restrição geográfica
  • Acesso a múltiplas bibliotecas de streaming (Netflix e similares)
  • Qualidade do suporte oferecido
  • E funções extras disponíveis.

Como clientes, testamos algumas das maiores VPNs do mundo em diferentes países usando suas principais funções. Além disso, experimentamos os serviços de muitas outras para que pudéssemos elaborar este ranking.

1. SurfShark

Logo surfshark vpn

Em nossa avaliação, o SurfShark é a melhor VPN disponível no mercado atualmente. Oferece um ótimo equilíbrio entre a qualidade dos serviços e o preço cobrado.

Para quem está no Brasil a SurfShark tem uma oferta ainda mais barata que as concorrentes, por oferecer a possibilidade de pagar em Reais.

SurfShark é a terceira marca de VPN mais popular no mundo. Fica atrás apenas das gigantes do setor, mas oferece um serviço tão bom quanto (e em algumas situações até melhor) por um preço bem mais barato.

Com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, a empresa oferece conexões em dezenas de países com múltiplos servidores.

Sua VPN desbloqueia até 15 bibliotecas diferentes da Netflix (mais que qualquer outro concorrente) e outros serviços de streaming (como Hulu, BBC iPlayer, YouTube e muitos mais). E tem a vantagem frente a seus rivais de poder ser usada em uma quantidade ilimitada de dispositivos numa só conta.

Na parte técnica, a VPN do SurfShark inclui em todos os apps OpenVPN (UDP/ TCP), IKEv2 e Wireguard como protocolos de segurança, criptografia AES 256 e botão do tipo Kill-Switch. Todos os servidores têm DNS privado e você ainda pode configurar uma camada extra de proteção, com um Double VPN (Multi-Hop).

Na prática, em nossos testes o SurfShark foi a VPN que mais facilmente se integrou com todos os aparelhos que utilizamos. Funcionou muito bem no celular, no PC e até na TV Box (Android), coisa que seus concorrentes não conseguiam.

De fato, a empresa tem aplicativos prontos para todo tipo de aparelho (incluindo Fire TV e Apple TV e outras Smart TV), que use qualquer sistema operacional. Há versões até para PlayStation e Xbox.

O único ponto negativo é que o SurfShark possui apenas um servidor no Brasil. Mas na avaliação que fizemos ele ainda assim conseguiu desbloquear conteúdo brasileiro restrito sem dificuldade.

Desta forma, a facilidade de uso e a perfeita integração com os gadgets que temos já fazem do SurfShark uma das melhores VPNs do mundo.

E quando colocamos o preço na análise passa a ser inquestionável de que a empresa deve figurar na primeira colocação de nosso ranking. Isto porque além de tudo, a SurfShark ainda permite que o pagamento seja feito em reais, uma vantagem e tanto frente a suas concorrentes.

Como pagar em Reais (BRL) a VPN do SurfShark

Para pagar em reais, acesse este link e selecione BRL na caixa de seleção de moeda. Veja na imagem abaixo.

Caixa de seleção para pagamento em reais do surfshark

A opção de pagar em reais só está disponível para compras localizadas no Brasil. (Você precisa estar no Brasil ou ter uma VPN localizada no Brasil para habilitar a opção).

Na tela seguinte você poderá optar pelas formas de pagamento, que inclui cartões de crédito nacionais e até boleto bancário para quem optar por BRL.

Desde que iniciamos os testes com diferentes VPNs o SurfShark logo passou a ser nossa principal opção e é atualmente a que recomendamos a todos que procuram uma indicação nossa.

2. NordVPN

logo NordVPN

A NordVPN é a maior empresa e a marca mais conhecida do setor.

Para quem nunca experimentou uma VPN paga, com funções mais robustas, a NordVPN é sempre uma aposta segura, pois conta com múltiplos servidores mesmo em países periféricos.

A quantidade de servidores é a grande vantagem da NordVPN em relação aos concorrentes. São mais de 5 mil opções para escolher distribuídos em cerca de 60 países diferentes. Nenhum outro concorrente oferece tamanha quantidade.

Com sede no Panamá, uma conta da NordVPN permite ao usuário conectar até 6 aparelhos simultaneamente, liberando o acesso em várias bibliotecas de conteúdo online.

Entre as vantagens técnicas frente a seus concorrentes, a NordVPN oferece a possibilidade de usar endereços de IP dedicados e conectar a VPN com Tor.

Já nos testes práticos, a NordVPN funcionou muito bem e com excelente velocidade de conexão em quase todos os aparelhos. Seus servidores são ótimos para desbloquear bibliotecas da Netflix e demais serviços de streaming. Serve inclusive para conteúdo brasileiro com bloqueio geográfico (são dezenas de servidores VPN localizados no país).

A exceção foi a TV Box onde o app ficava instável, sendo inviável para desbloquear bibliotecas diferentes direto na TV.

Por último, para quem está no Brasil, a NordVPN oferece a possibilidade de usar cartões de crédito locais, como Elo e Hipercard, para pagamento. A empresa só não aparece como a melhor VPN de nossa lista por conta do preço mais elevado e pelo pagamento, mesmo para brasileiros, não ser calculado em reais.

Pela quantidade de servidores que têm e pelo suporte que oferecem, o valor é justo. Mas por não oferecer conexões ilimitadas e por existirem outras opções com um valor mais acessível, decidimos deixar a NordVPN com um merecido segundo lugar no ranking.

Leia mais: Veja como funciona a NordVPN em nosso review detalhado.

3. ExpressVPN

logo ExpressVPN

A ExpressVPN é listada como a melhor VPN do mercado em quase todos os rankings disponíveis online.

De fato, a empresa se apresenta como um serviço de VPN premium, superior ao dos concorrentes em uma série de quesitos, especialmente quando analisamos a velocidade de conexão, a quantidade de países onde os servidores estão localizados e o suporte oferecido aos usuários.

Ela aparece apenas em terceiro lugar em nossa seleção por conta de um problema às vezes pouco citado ou que recebe pouco destaque na maioria dos reviews: o preço.

O rótulo de serviço premium faz da ExpressVPN a opção mais cara do mercado atualmente, e com folga. Mesmo no plano anual, onde oferece algum desconto, o valor ainda fica muito acima do preço dos maiores concorrentes.

Sendo claro, para quem faz questão de ter a melhor VPN independente do valor a ser pago, não há porque ter dúvidas. A ExpressVPN regularmente prova ter as conexões mais rápidas do mercado oferecendo o máximo de privacidade aos usuários em todas as suas conexões.

Já para os que ponderam se vale contratar uma ferramenta mais cara, a dúvida surge com freqüência. Afinal, os concorrentes entregam um produto tão bom quanto e mais barato.

Caso esteja na dúvida, nossa recomendação é que você faça seu cadastro na ExpressVPN e experimente seus serviços. Se achar que o investimento não vale os custos, eles oferecem 30 dias de garantia de reembolso que podem funcionar como um free trial.

Como pagar a ExpressVPN usando cartões brasileiros

Para usar métodos de pagamento locais brasileiros, acesse este link.

Na área de pagamento, selecione “Other” (outros) e você será redirecionado para o Paymentwall, que vai processar a cobrança.

Na tela seguinte estarão disponíveis os métodos de pagamento comuns no Brasil, como algumas marcas locais de cartão de crédito e boleto. Basta escolher aquele que pretende usar e seguir preenchendo as informações solicitadas.

Como é usual em serviços de VPN, só há a alternativa de usar pagamentos locais para quem está no Brasil. Fora do país estas opções não aparecem habilitadas.

Dica: A ExpressVPN dá 30 dias grátis para quem tem um plano pago com a LastPass.

4. PIA – Private Internet Access

logo pia private internet access

PIA é a sigla para Private Internet Access. A empresa oferece uma ferramenta boa e barata. Um serviço confiável com preços acessíveis.

Por ser menor, a empresa dificilmente aparece listada entre as VPNs mais recomendadas do mercado. No entanto, decidimos colocá-la em nossa seleção porque para o público brasileiro ela tem um diferencial importantíssimo: oferece planos com pagamento em reais mesmo para quem está fora do Brasil, uma ótima opção num momento de dólar alto.

Num período em que a moeda brasileira está perdendo força internacionalmente, é cada vez mais difícil fazer assinatura de produtos com os valores atrelados ao dólar ou a outras moedas fortes. Como consideramos que ter uma VPN confiável é fundamental no dia a dia de quem viaja bastante e/ou tem boa parte da vida online, a Private Internet Access (PIA) é uma boa solução.

Tecnicamente, a VPN não oferece o serviço mais robusto nem a conexão mais rápida, mas recentemente a empresa aumentou de modo significativo sua quantidade de servidores. Hoje dá acesso aos clientes em cerca de 70 países e justifica facilmente sua presença neste ranking.

5. Norton Secure VPN

O logo da Norton Secure VPN em fundo escuro

Você provavelmente já ouviu falar da Norton, mas não como um serviço de VPN. O Norton Antivírus é o principal produto da marca que pertence a Symantec. A empresa com sede nos Estados Unidos agora oferece também planos de proteção mais abrangentes.

A Norton é um dos melhores caminhos para quem procura um pacote completo de proteção e privacidade online em uma única solução. Seu pacote 360 inclui, além do Secure VPN, o Firewall e a proteção contra malwares com o qual a Norton ficou famosa. Inclui até um gerenciador de senhas no mesmo produto.

Tecnicamente, a VPN da Norton tem bom desempenho, com ótima velocidade. Oferece conexões em 28 países e funciona nos principais sistemas operacionais.

Mas visivelmente o provedor de VPN da Norton tem algumas limitações frente a seus principais concorrentes. Não possui versão para Linux, nem funciona diretamente em roteadores. A VPN da Norton também não possui suporte a torrents, e não tem função Kill Switch, como já é usual nas melhores VPN do mundo.

Em geral a Secure VPN da Norton é voltada para o uso familiar, especialmente para quem procura uma alternativa do tipo all-in-one. Neste sentido a Norton aparece como uma solução bem mais barata do que as demais.

O preço, aliás, é um de seus grandes diferenciais. A empresa é uma das poucas a oferecer pagamentos com preços diretamente em Reais (BRL) sem precisar fazer a conversão por outras moedas.

Outra vantagem em relação aos principais concorrente é a garantia de reembolso de 60 dias, o dobro do usual entre serviços de VPN.

6. CyberGhost

logo cyberghost vpn

A CyberGhost é uma VPN com sede na Romênia que recentemente adquiriu a PIA, uma de suas concorrentes. A empresa oferece um serviço correto, com grande rede de servidores e preço razoável com pagamento em reais. É o famoso bom, bonito e barato.

A CyberGhost não faz feio em nenhum dos quesitos analisados, mas também não é a principal opção do mercado em nenhum deles: existem VPN mais velozes e mais estáveis do que ela, outras que têm mais servidores, que oferecem conexões ilimitadas, ou que simplesmente são mais baratas.

Há sempre uma opção que é melhor independente do critério que você queira dar mais peso na análise. Mas a CyberGhost cumpre bem sua função, desbloqueia a maioria dos aplicativos de streaming, incluindo Netflix, e oferece uma série de opções extras no app.

Como vivo em Portugal atualmente, nos meus testes não tive problemas de velocidade, mas há relatos de que a CyberGhost só funciona bem para quem está localizado na Europa ou nos EUA, não sendo uma opção viável a quem viva mora deste eixo.

No geral é um bom serviço com preço justo que vale ser analisado por quem quer encontrar a melhor VPN possível nas mais diferentes situações.

7. IP Vanish

O logo da IP Vanish em fundo preto

Ativa desde 2012, a IP Vanish é um provedor VPN baseado nos Estados Unidos com fartos recursos de segurança e preços competitivos.

O destaque fica por conta de seus mais de 40 mil endereços IP disponíveis e dos mais de 1600 servidores, espalhados por cerca de 70 países.

Apesar dos números acima serem inferiores a muitas VPN concorrentes, a IP Vanish é proprietária de toda sua estrutura, não fazendo locação de equipamento de terceiros, o que afirma ser uma vantagem competitiva pela camada extra de segurança e controle de como sua rede é gerenciada.

Na parte técnica, a IP Vanish se assemelha às melhores VPNs do mundo, funcionando em todos os sistemas operacionais e com uma variedade enorme de aplicativos e extensões de navegadores.

Como toda boa VPN, desbloqueia conteúdo restrito (como Netflix, Disney+ e outros serviços de streaming) e permite tráfego P2P. Como destaque, a empresa não possui um limite máximo de conexões simultâneas (dentro, claro, de uma política de fair-use).

Há de ser ressaltado, porém, que a IP Vanish ainda tem a imagem abalada por conta de uma polêmica ocorrida em 2016. A empresa forneceu logs de um usuário numa investigação do governo americano, mesmo tendo uma política antilogs em seus termos de uso.

Depois deste incidente a empresa mudou de dono e segue atestando ter uma política de não guardar registros dos usuários. Inevitavelmente a reputação ficou abalada, pois confiança é um dos maiores ativos que uma VPN deve gerar em seus clientes.

3 Dicas de VPN Grátis

Abaixo vamos dar dicas de VPNs que oferecem serviço gratuito. É necessário notar, porém, que a gratuidade sempre tem um preço atrelado, mesmo que este não tenha um custo financeiro.

Nós não recomendamos nenhuma VPN gratuita para o uso constante, no dia a dia. Mas como sabemos que em um primeiro contato com o serviço muita gente prefere não ter gastos, vamos fazer algumas indicações.

Em nossa análise, as principais indicações de VPN com planos gratuitos são:

  • ProtonVPN – Plano gratuito oferece 3 opções de servidores com algum limite de velocidade. Neste plano não dá suporte para baixar torrents nem desbloqueia conteúdo serviços de streaming.
  • TunnelBear – VPN premium que pertence à McAfee. Possui uma versão gratuita que oferece 500MB de cota por mês. Serve para testes ou para quem precisa de uma VPN apenas pontualmente, uma vez que o limite de dados se esgota rapidamente.
  • Hotspot Shield – Plano básico dá 500MB por dia, mas sem uma conexão rápida que permita uso intenso. Tem 2MB de limite de velocidade na conexão e oferece apenas 1 servidor VPN, nos EUA.

Dica: As melhores empresas de VPN têm políticas de reembolso sem questionamento. As primeiras colocadas de nosso ranking. SurfShark, NordVPN e ExpressVPN dão um mês de prazo que pode ser usado como um free trial sem cota de dados ou limite de velocidade. Vale a pena testar uma delas.

Qual a diferença entre VPN paga e VPN grátis (além do custo)

Notebook com aplicativo da NordVPN aberto e conectado

Sabendo que algumas VPNs oferecem planos básicos gratuitamente, por que motivo alguém contrataria um serviço pago?

Uma VPN gratuita pode criar limitações de velocidade, impor limites de largura de banda utilizada e cotas de dados para download. Pode ainda exibir anúncios constantemente. Em casos mais extremos, empresas que são menos confiáveis podem usar a gratuidade para inserir malwares em seus aparelhos ou revender seus dados.

As VPN grátis na verdade têm um modelo de negócios do tipo “freemium”. A versão free serve como um teste inicial, limitado, que pretende convencer o cliente a fazer um upgrade futuro para o plano premium.

O plano grátis é útil, portanto, para quem tem uma necessidade imediata ou pontual. Você pode utilizar a cota para acessar um wi-fi aberto no aeroporto, por exemplo, mas não tem como manter o uso de VPN contínuo por conta das restrições que o plano impõe.

Assim, para quem preza pela qualidade do serviço e tem um tráfego de dados mais intenso, pagar por uma boa VPN é sempre a melhor solução.

Leia mais: Veja como conseguir uma VPN grátis ou fazer um teste gratuito nos melhores servidores do mercado.

5 Passos para escolher a melhor VPN

Existem muitas empresas de VPN no mercado – muitas não citadas aqui – e pode ser difícil escolher a melhor no meio de tantas opções. Independente de qual seja sua intenção, se pretende contratar um serviço pago ou gratuito, há uma série de fatores a considerar neste processo:

  1. A VPN mais barata dificilmente será a melhor – Contratar uma VPN paga não é muito caro, mas ainda assim muita gente prefere ir direto às alternativas gratuitas. Estas normalmente deixam poucos servidores disponíveis para os planos não remunerados e eles acabam ficando sobrecarregados. Tente encontrar um equilíbrio entre o preço do plano que você pode pagar e a quantidade de servidores que você terá acesso.
  2. Prefira contratar empresas com bom histórico – Nós selecionamos apenas as melhores, mas existem dezenas de VPN no mercado. Muitas destas empresas não oferecem a proteção necessária aos usuários e não valem o risco. Pesquise bastante antes de contratar uma VPN menos conhecida.
  3. Veja os fatores de segurança oferecidos – As melhores VPNs não registram logs dos seus usuários e criptografam os dados. Caso queira contratar alguma que não esteja entre as mais indicadas, confira as especificações e pesquise online se há históricos de vazamentos.
  4. Confira se há limites de uso no plano escolhido – Planos pagos de VPN normalmente não têm restrições no uso de dados ou limite de largura de banda. Permitem que sejam usados em serviços mais pesados como streaming e compartilhamento de arquivos por torrents. Algumas liberam estes tipos de uso em qualquer servidor, outras têm servidores dedicados para estes momentos.
  5. Escolha a VPN que tenha alternativas para todos os seus aparelhos – As melhores empresas devem ter opções de app para todos os seus dispositivos e sistemas operacionais. Seu produto deve ser compatível com Windows, Linux, Android e IOS. Não importa qual sistema operacional, a VPN deve ter uma opção para proteger sua privacidade. Algumas incluem apps para TV BOX, Fire TV, Apple TV, têm soluções para vídeo-game e até roteadores inteiramente integrados.

Salve estas dicas de tecnologia no Pinterest!

Melhores VPNs: Surfshark, NordVPN, ExpressVPN, PIA - Private Internet Access, Cyberghost e outras opções incluindo alternativas gratuitas.
Saber qual é a melhor VPN não é fácil. Há na internet uma série de provedores similares, mas que entregam produtos bem diferentes uns dos outros.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

10 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Bom dia!

    Assinei o serviço, baseado no seu relato e tive uma pessima experiencia, segue abaixo transcript da conversa com o supote, o servico está inacessivel.

    Unfortunately, I have to inform you that we’re currently experiencing technical issues with our infrastructure, therefore, you might not be able to access our services for some time. Our specialists are aware of this issue and are already working on fixing it. I’m sorry for the inconvenience. It should be resolved as soon as possible. This is our number one priority, therefore, it will not take long.

    • Oi Sergio, fiquei sem entender qual VPN você está se referindo, porque cito várias no texto.
      Eu não acho que o problema tenha sido com alguma das maiores (SurfShark, ExpressVPN e NordVPN) porque elas têm tantos servidores que nunca vi ficarem fora do ar.
      De qualquer jeito a mensagem do suporte diz que a questão será solucionada em breve. Resolveram?

      Caso você não goste do serviço escolhido, lembre que todas as VPNs citadas aqui oferecem reembolso sem questionamento em até 30 dias. Você não corre risco de perder o dinheiro pago.

  • Olá, Maurício!
    Estive pensando em adquiri o serviço para poder ver todos os canais da RAI, aqui no Brasil. Contudo, uma colega do curso de Italiano comentou que teria adquirido um produto mas não teve êxito, não conseguia ver a RAI. Sou leiga nessa seara, logo, fiquei na dúvida. O que você me diz?
    Já agradeço sua ajuda.

    • Oi Inaiara, eu imagino que sua colega tenha tentado alguma VPN gratuita ou com pouca quantidade de servidores disponíveis. AS que estão listadas aqui são as melhores VPNs do mercado e dificilmente têm dificuldades de eliminar restrições geográficas.
      Eu sugiro que você experimente uma desta lista e veja se consegue. Todas elas oferecem reembolso em 30 dias caso você desista da compra. Se o app não desbloquear o conteúdo da RAI restrito a Itália, basta solicitar a devolução do valor pago.

  • Prezado Carlos.
    Agradeço por compartilhar publicamente todo esse seu conhecimento.
    E tenho algumas dúvidas quanto a ExpressVPN, que no comparativo, não foi citado….
    1) Como funciona na ExpressVPN a facilidade de uso e a integração com diversos gadgets (incluindo TVbox) comparativamente a SurfShark;
    2) A ExpressVPN pode ser usada em uma quantidade ilimitada de dispositivos numa só conta, como a SurfShark?
    3) Pesquisando na ExpressVPN, ao que parece, é possível pagar via boleto (em real) o plano anual. Algo a se verificar.
    Agradeço desde já qualquer informação e retorno.

    • Olá Maurício, vamos às suas dúvidas:
      1) Testei a ExpressVPN nos diversos aparelhos que tenho e funcionou bem em todos, incluindo minha Tvbox (Android TV). Não vejo diferença entre elas neste quesito.
      2) Não. A ExpressVPN tem um limite de 5 aparelhos conectados simultaneamente. Só o SurfShark oferece número ilimitado de dispositivos.
      3) É verdade. Notei recentemente que também aceitam boleto em reais. Preciso atualizar esta informação no artigo.

  • Bastante esclarecedor para mim, que sou totalmente leiga no assunto.

    Não uso tanto redes públicas, mas decidi comprar o serviço por questões de segurança. Certamente vale o investimento.

    • Existe sim, mas só aparece para quem está localizado no Brasil. Vou atualizar o texto com uma imagem mostrando.
      Se estiver com problema para carregar a opção em BRL, experimente acessar este link numa aba anônima para limpar os cookies.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv