Em meio a tanta procura de turistas querendo saber o que fazer em Arraial do Cabo, resolvemos listar e detalhar um roteiro com as melhores dicas para as suas férias num dos principais destinos do Rio de Janeiro.
Chamada carinhosamente de “Caribe Brasileiro”, Arraial é uma opção ideal para quem curte praias, recebendo todos os anos milhares de turistas que se encantam por suas águas cristalinas. Além disso, a cidade é perfeita para quem busca economizar, com preços bem em conta em comparação com outros destinos da Região dos Lagos.
Embora os registros históricos apontem que a data de sua fundação se deu no ano de 1503, pelo conquistador Américo Vespúcio, somente em 1985 Arraial do Cabo foi elevada à categoria de município, em razão de sua emancipação frente ao município vizinho de Cabo Frio.
Hoje, a economia de Arraial se caracteriza muito pelo ecoturismo, sendo que os passeios pelas suas praias, as diversas atividades de mergulho e tours de barco estão entre os preferidos dos visitantes.
Leia mais: Saiba onde ficar em Arraial, com as melhores praias e bairros da cidade para ficar hospedado.
O que fazer em Arraial do Cabo: 11 dicas para suas férias
Localizada a 165 km da capital carioca, Arraial do Cabo é uma cidade turística muito cobiçada em época de alta temporada, o que faz com que as praias fiquem mais cheias e o turismo com preços inflacionados.
Por isso, o ideal mesmo é tentar organizar a sua viagem fora das temporadas que vão de dezembro até a Semana Santa. Indo no outono, por exemplo, além de ser uma época em que chove menos, você pode encontrar o período ideal para curtir uma praia com temperaturas de até 30°C.
Independente da época, há sempre muita coisa para fazer em Arraial do Cabo e não é muito difícil organizar um roteiro, já que estamos falando de um destino recomendado para quem quer viajar com a família – muito embora, seja também ideal para a galera do surfe ou para quem curte mergulho.
Inclusive, até em relação aos esportes náuticos, Arraial é um dos melhores lugares para fazer um mergulho ou snorkel. Estes tours da cidade passam por grande parte das praias no horário em que elas ainda estão vazias. Uma ótima dica para quem quer fugir das multidões e/ou conhecer as praias mais afastadas.
Se você acha bacana essa ideia de já ir planejando sua próxima viagem e tem interesse de conhecer o “Caribe Brasileiro”, confira então abaixo as nossas melhores dicas para suas férias em Arraial do Cabo:
- Prainha
- Praia Grande
- Praia dos Anjos e Praia do Forno
- Praia do Pontal
- Prainhas do Pontal do Atalaia
- Praia do Farol
- Praia Brava
- Passeio de barco
- Mergulho, Surfe, Kitesurfe e SUP
- Mirantes
- Fazer bate e volta saindo do Rio
E para quem tem pouco tempo de viagem e não quer passar uma ou mais noites em Arraial, ao final deste artigo, vamos mostrar de que forma você pode visitar a cidade num bate-e-volta saindo do Rio de Janeiro. Assim você pode conseguir visitar dois destinos numa viagem só.
1. Prainha
Embora sua extensão seja pequena, a Prainha se caracteriza como uma enseada situada entre os morros do Mirante e do Forno, em que suas águas clarinhas são perfeitas para banho, já que as ondas são mais calmas.
É tida como umas praias de Arraial do Cabo com maior infraestrutura, no entanto, vale lembrar que em alta temporada, por exemplo, esse é um dos pontos turísticos que mais lota, principalmente no canto direito da praia (de quem olha para o mar), em que estão concentrados restaurantes, quiosques e feirinhas de roupas.
Desse modo, quem prefere mais sossego, acaba indo para o canto esquerdo, onde acaba sendo uma área mais tranquila em razão de ser mais deserta.
2. Praia Grande
Essa praia faz jus ao nome, afinal, a Praia Grande de Arraial do Cabo se destaca muito por contar com uma extensa faixa de areia.
Em toda sua área podemos notar que há um trecho que dispõe de grande infraestrutura, ao passo que, em outro pedaço, há um espaço bem deserto. Isso significa que essa atração turística de Arraial está para todos os gostos…
Para a galera que curte mais uma “muvuca”, a parte “mais urbanizada” conta também com quiosques, restaurantes e opções de aluguel de guarda-sóis e cadeiras.
Já quem é da linha mais sossegada, a parte mais isolada é ideal, pois ali estão concentradas as mais belas dunas brancas de Arraial.
Vale destacar que independentemente de qual área você prefira, a praia é famosa pelo seu lindo pôr do sol e também por estar entre as preferidas dos surfistas, já que suas ondas são mais fortes.
Ah, vale lembrar que a temperatura das águas dessa praia é um pouco mais gelada – em algumas épocas chega a atingir 8°C.
3. Praia dos Anjos e Praia do Forno
Se você está planejando uma viagem para Arraial do Cabo e não sabe quais atrações inserir em seu roteiro de passeio, eu sugiro essas duas praias, pois elas representam muito bem uma síntese desse destino.
A Praia do Anjos é a primeira da lista, pois embora não seja ideal para banho, ela é o local de onde partem os passeios de barco e, por conta de toda movimentação de pescadores, bem como o apelo histórico do lugar, acaba sendo um local de grande circulação de turistas.
Para se ter uma ideia, quase todos os dias ao amanhecer é possível ver os barcos dos pescadores voltando do mar, sendo que muitos deles estão carregados de peixes para abastecerem os mercados.
Além disso, a região da Praia dos Anjos é o local onde aportou, em 1503, Américo Vespúcio, o qual foi responsável por dar início à colonização da região. Ainda existem ruínas ali do forte construído por Vespúcio.
É nessa praia também que começa a trilha para a Praia do Forno, outra atração interessante em Arraial do cabo que oferece aos seus visitantes uma vista magnífica de suas águas azuis.
De um modo geral, podemos afirmar que a Praia do Forno se caracteriza como uma enseada de águas cristalinas cercada de montanhas de Mata Atlântica nativa, sendo que além de ser acessível através de trilhas, também é possível chegar por meio de barco-táxi.
4. Praia do Pontal
Quem chega a Arraial do Cabo sequer imagina que a Praia do Pontal está ali logo na entrada, afinal, ela fica meio que escondida, principalmente para quem chega pela pista de terra. Trata-se de um lugar que vale a pena visitar, principalmente para a galera que curte aquelas praias com areias brancas e fininhas.
A região não conta com muita infraestrutura, restando apenas a opção de comprar bebidas e comidas em alguns barracões de pescadores.
Viajantes que sempre vão a essa praia costumam levar a própria refeição, sendo que algumas pessoas chegam a levar churrasqueiras para curtirem o dia em família.
5. Prainhas do Pontal do Atalaia
Antes de mais nada vale destacar que as Prainhas do Pontal do Atalaia não têm nada a ver com a Prainha que já falamos aqui e que, por sua vez, está localizada quase que na entrada da cidade.
As Prainhas do Pontal ficam situadas no Morro do Pontal do Atalaia, uma região mais isolada, sendo que sua área pertence a um condomínio, o qual, mesmo sendo aberto ao público, costuma restringir (principalmente nas altas temporadas) a movimentação de veículos.
Quem visita o lugar logo se depara com a famosa escadaria que dá acesso às prainhas, onde é possível se encantar com o cenário paradisíaco formado pelas areias brancas, o mar colorido e o verde da Ilha do Farol. E tudo isso visto lá do topo da escada.
6. Praia do Farol
Considerada como uma das mais belas praias de Arraial do Cabo e de toda a Região dos Lagos, a Praia do Farol está também no ranking das melhores do Brasil, pois é classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma praia que cumpre com todos os critérios de pureza da água, qualidade da areia e também com a preservação da paisagem.
Além disso, é uma área de proteção da Marinha do Brasil e, até por isso, o acesso é bem limitado, sendo possível conhecê-la somente por passeio de barco, onde é permitido até 250 visitações entre uma embarcação ou outra, durante um período de 45 minutos.
Isso significa que essa é uma atração que até pode ser considerada em um roteiro de passeio por Arraial do Cabo, desde que seja somente para se encantar com a cor da água do mar, podendo com sorte, ver alguns animais aquáticos como tartarugas, golfinhos e arraias.
Um símbolo interessante da praia é a árvore que lá se encontra protegida, pois, segundo relatos históricos, ela foi mencionada na carta náutica de Américo Vespúcio. Na base da árvore se encontra um sambaqui, um antigo cemitério indígena.
7. Praia Brava
O nome dessa praia se refere às ondas agitadas do mar, até por isso, acaba sendo um dos destinos preferidos dos surfistas de plantão. Além disso, a Praia Brava está entre as mais difíceis de ser visitada em Arraial, pois há somente uma trilha que exige bastante atenção na hora de percorrê-la, já que o risco de acidentes na descida é bem alto, principalmente em dias de chuva.
Um detalhe é: consulte a tabela de marés antes de ir. Caso esteja na maré alta, a faixa de areia da praia terá desaparecido. Tente ir antes do sol quente. Nós fizemos a trilha às 11h da manhã e eu passei muito mal de calor.
8. Passeio de barco
A cidade de Arraial do Cabo não é famosa somente por suas belíssimas praias, as opções de atividades aquáticas, bem como os passeios de barco, são do mesmo modo atrações à parte, as quais são responsáveis pelo intenso turismo na região.
Como já foi dito, os barcos partem da Praia dos Anjos, passa pela Praia do Farol, depois rapidamente pela Gruta Azul, fazendo uma parada de no máximo uma hora nas Prainhas do Pontal do Atalaia e, logo em seguida, na Praia do Forno. Vale destacar que dependendo da rota do tour, é possível conhecer outros locais turísticos de Arraial do Cabo.
9. Mergulho, Surfe, Kitesurfe e SUP
Os esportes aquáticos são basicamente uma máxima na cidade, afinal, muitas pessoas que planejam conhecer Arraial do Cabo o fazem já com esse objetivo de praticar mergulho, surfe, kitesurfe e o Stand Up Paddle (SUP).
Esses esportes que caracterizam o turismo de aventura estão entre os mais buscados porque a cidade em si oferece todas as condições para serem praticados.
Para se ter uma ideia, em Arraial há algo em torno de 1.200 pontos de mergulho, sendo que para quem curte surfar, as praias Grande, Brava e do Pontal são as mais indicadas, ao passo que quem prefere kitesurfe, os ventos da Lagoa de Araruama são os mais propícios para a prática.
10. Mirantes
Assim como os passeios de barco e as atividades de mergulho são superindicadas para quem está planejando viajar para Arraial do Cabo, as idas até os famigerados mirantes é basicamente um programa obrigatório, mesmo porque essa é a melhor desculpa para fazer trilhas em Arraial.
Na região há mirantes impressionantes, em que podemos destacar o Mirante da Praia Grande que oferece uma bela vista para o mar e a Trilha da Praia do Forno que é uma das mais procuradas pelos turistas, já que é possível percorrê-la tranquilamente, apreciando todo o visual do lugar.
Outras duas aventuras interessantes em Arraial do Cabo são, respectivamente, a Escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia que, como já foi dito, contam com uma subida íngreme, sendo que, no topo, é possível admirar o cenário paradisíaco de toda a região; e a Trilha da Praia Brava que requer atenção especial no trecho que se aproxima da praia.
11. Como visitar Arraial do Cabo como um bate e volta do Rio
E não poderíamos encerrar este artigo sem deixar de citar algo que muita gente gosta de fazer quando viajam para Arraial do Cabo, que é o chamado “bate e volta”.
Para quem está no Rio de Janeiro e quer dicas para fazer um “bate e volta” a Arraial, saiba que é uma opção mais comum do que se pensa! Muita gente quer conhecer as praias de Arraial, mas sem perder o conforto que a capital fluminense oferece.
É uma ótima pedida a quem não sabe nem por onde começar a se organizar, não quer alugar um carro ou ir até a Rodoviária Novo Rio pegar um ônibus para a Região dos Lagos. O passeio conta até com almoço já incluído no valor.
Outra dica de bate e volta para quem está de carro na cidade é dar um pulo em Cabo Frio e Búzios.
Se você prefere uma agitação à noite, bem como sair mais para curtir um restaurante ou, então aquelas feirinhas bem descoladas, a dica é dar uma esticadinha tanto para Cabo Frio que (está a 10 km) quanto Búzios (que está a 35 km de Arraial).
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.