facebook pixel
Home » Brasil » Rio de Janeiro » Onde ficar em Arraial do Cabo: 5 Melhores Praias e Dicas de Pousadas
Rio de Janeiro

Onde ficar em Arraial do Cabo: 5 Melhores Praias e Dicas de Pousadas

Onde ficar em Arraial do Cabo: A praia do Pontal do Atalaia, com águas verde turquesa e céu azul

Não é tão simples escolher onde ficar em Arraial do Cabo. A cidade é um destino de praia que, todos os anos, precisa hospedar milhares de viajantes que chegam para curtir suas praias e, principalmente, conhecer suas águas cristalinas.

A alta demanda nos feriados e meses de verão costuma lotar os melhores hotéis e pousadas da cidade, assim como ocorre em toda a Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Quem decide viajar para Arraial do Cabo, precisa ter em mente que embora a cidade seja pequena, o fluxo de turistas é enorme e a concorrência pelos melhores lugares altíssima.

Para ficar bem localizado e pagar um preço justo pelas diárias o turista precisa escolher onde se hospedar com calma e, antes de tudo, fazer a reserva com bastante antecedência.

5 Melhores Lugares para ficar hospedado em Arraial do Cabo

Onde ficar em Arraial do Cabo: As águas transparentes do Pontal do Atalaia
A prainha do Pontal do Atalaia vista da areia, linda! | Foto de Raphael Nogueira pelo Unsplash

Como em quase toda cidade brasileira de porte pequeno ou médio, a área central de Arraial é a mais indicada para ficar hospedado, por ser mais estruturada do que os demais bairros.

Em Arraial do Cabo, no entanto, o Centro é um local que, apesar de deixar o visitante perto de tudo, está longe de abrigar as melhores praias. Os lugares que tornaram a cidade um destino tão disputado ficam bem distantes dali e precisam ser visitados de carro ou de barco.

Assim, ao escolher onde ficar em Arraial do Cabo o turista precisa decidir se prefere algumas das regiões centrais da cidade em favor da estrutura oferecida ou se irá investir em algo mais luxuoso próximo às praias mais famosas.

Ao todo, selecionamos numa lista os 5 melhores lugares para ficar hospedado numa viagem para Arraial do Cabo. São eles:

  1. Praia dos Anjos
  2. Praia Grande
  3. Prainha
  4. Pontal do Atalaia
  5. Ficar em Cabo Frio

Acompanhe abaixo a descrição dos melhores lugares onde há boas ofertas de hospedagem em Arraial do Cabo. Em cada um deles vamos fazer recomendações de bons hotéis e pousadas e você certamente encontrará um que seja perfeito para a viagem que está planejando.

1. Praia dos Anjos

Onde ficar em Arraial do Cabo: a Praia dos Anjos vista de cima, com seus barcos de pesca no pier
A Praia dos Anjos vista de cima cheia de barcos de pesca | Foto de Raphael Nogueira pelo Unsplash

A Praia dos Anjos está localizada no Centro histórico de Arraial do Cabo. Este lugar é o mais recomendado para quem quer ficar hospedado na cidade por um ou mais dias. A praia concentra a maior oferta de hotéis e pousadas da região, e conta com farta área comercial nas proximidades.

Esta região de Arraial é uma área bem movimentada (principalmente à noite) que abriga a histórica Igreja de Nossa Senhora do Remédios.

Além disso, ao planejar o que fazer em Arraial do Cabo, você logo verá que ficar no Centro é a opção mais cômoda. O bairro é o lugar de onde saem os passeios de barco que levam os turistas aos lugares mais distantes do Centro de Arraial do Cabo, como as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Farol, o que facilita bastante o roteiro de sua viagem.

Dica: Apesar de não ser própria para banho, ficar hospedado na Praia dos Anjos é ainda uma excelente opção, uma vez que é ali que a trilha para a Praia do Forno tem início.

Melhores Pousadas na Praia dos Anjos

Na Praia dos Anjos o turista vai encontrar ampla oferta de pousadas e hotéis de bom custo benefício, de padrão mais econômico. Entre as melhores opções de hospedagem na região podemos destacar:

2. Praia Grande

Pôr do sol na Praia Grande, um dos melhores lugares para ficar em Arraial do Cabo
Pôr do Sol em Arraial do Cabo | Foto de Luan Filadelfo pelo Unsplash

Comparada às demais praias de Arraial do Cabo, a Praia Grande é de fato a maior e faz jus ao nome. Praia Grande faz parte das praias oceânicas da Restinga de Massambaba, que se estende por boa parte do litoral do Estado do Rio de Janeiro, desde o município de Saquarema.

Por ficar do outro lado da península que forma Arraial do Cabo, orientada para o oeste, a Praia Grande é o melhor lugar para assistir ao pôr do sol de Arraial.

Por conta disso, mesmo para quem não fica hospedado no bairro, durante a tarde vale a pena dar um passeio pelo calçadão e curtir o visual. Este trecho da cidade possui inúmeros bares com música ao vivo, além de diversas lojas, restaurantes que complementam o passeio.

Onde ficar hospedado na Praia Grande

Esta região, apesar de central em Arraial do Cabo, não tem grandes ofertas de pousadas. As poucas hospedagens disponíveis são bem-avaliadas pelo público em geral, mas a oferta é reduzida.

Os maiores destaques entre as hospedagens do bairro são:

3. Prainha

Prainha é um bairro que fica fora da região central de Arraial do Cabo. Apesar de um pouco mais distante do trecho da cidade onde está o maior movimento, o bairro ainda deixa o hóspede bem próximo dos lugares mais movimentados de Arraial.

Este pedaço da orla tem uma praia linda e, embora seja de pequena extensão, suas águas são azuis com ondas bem mais calmas.

No bairro o visitante encontra diversos quiosques e barraquinhas. Estes espaço, em alta temporada, ficam bem disputados tamanha a quantidade de turistas que ficam hospedados por ali.

Por tudo isso, o bairro da Prainha é sem dúvida uma excelente opção para se hospedar em Arraial do Cabo. A proximidade com a praia faz valer a pena, mesmo sendo essa uma região em que o viajante ficará mais afastado dos locais de onde partem os principais passeios.

Como ficar hospedado na Prainha

Comparado com os outros lugares da cidade, a Prainha é um bairro bem mais novo, de construção recente. Com isso a região tem muitas opções interessantes de apartamentos para locação, o que pode ser uma vantagem aos turistas.

Veja por exemplo o estilo deste Loft e deste outro apartamento.

Além dos espaços de temporada, o bairro conta também com algumas alternativas de hospedagens mais acessíveis.

Um bom exemplo é o OceanView Hotel, que fica bem de frente para a praia.

4. Pontal do Atalaia

Vista da famosa escadaria que das Prainhas do Pontal, ladeada por cactos, com águas cristalinas e turquesas ao fundo

A região do Pontal do Atalaia é o lugar que fez Arraial do Cabo ser rotulado como o “Caribe brasileiro” e ter se transformado em um destino de férias tão desejado.

Numa área relativamente pequena estão concentradas algumas das melhores praias de Arraial do Cabo, como as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia Brava, por exemplo, e as paisagens mais bonitas da cidade.

Mas não é tão fácil assim se hospedar em Arraial numa área tão disputada como o Pontal. A localização é bastante exclusiva.

A região faz parte de um condomínio e, apesar de as ruas serem abertas ao público, o acesso de veículos é restrito e fica limitado na alta temporada. Assim, as hospedagens disponíveis neste pedaço da cidade acabam sendo voltadas somente para quem procura e pode pagar por uma localização tão privilegiada.

Como ficar hospedado no Atalaia

Toda a região do Morro do Atalaia deixa o hóspede numa localização bem mais isolada, mas que conta com boas opções de hospedagem. As estadias da região são voltadas principalmente para quem prefere alugar casas de temporada e não precisa economizar no orçamento na hora da reserva.

No Atalaia há algumas apostas que são certeiras para quem não sabe onde se hospedar em Arraial do Cabo. Podemos destacar, por exemplo:

As duas têm vistas sensacionais para o mar de Arraial do Cabo, como quase tudo no bairro.

Vale a pena reservar a hospedagem no Pontal?

Para o viajante que pretende reservar suas diárias no Pontal, vale deixar um aviso: ficar hospedado no Pontal do Atalaia deixa o hóspede distante do Centro de Arraial.

O Pontal do Atalaia é um local lindo, mas ficar hospedado no bairro é indicado apenas a quem esteja viajando de carro. Para o turista que estiver a pé serão necessárias longas caminhadas numa área bastante acidentada, cheia de ladeiras.

5. Ficar em Cabo Frio    

A Praia do Forte em Cabo Frio
A Praia do Forte, a mais famosa de Cabo Frio

Para o turista que prefere se hospedar em hotéis mais estruturados, com mais oferta de serviços, a melhor alternativa costuma ser ficar em Cabo Frio.

Arraial do Cabo tem muita oferta de hospedagem, mas seus hotéis costumam ser de pequeno porte, com poucos quartos. As pousadas disponíveis na cidade são mais simples e com serviços limitados.

Cabo Frio reúne hotéis de qualidade superior e em maior quantidade. Sem trânsito dá pra ir da cidade vizinha até Arraial do Cabo em 30 minutos ou menos com veículo próprio ou usando o Uber.

Desta forma o turista consegue visitar dois destinos numa só viagem. Preferindo ficar em Cabo Frio, basta separar um ou dois dias no seu roteiro para conhecer Arraial do Cabo.

Dica: Nos feriadões é preferível ficar em Arraial do Cabo, caso a cidade seja seu destino principal de viagem, por conta dos longos engarrafamentos que ocorrem na entrada e saída da cidade. Faça a reserva com muita antecedência, pois as diárias nos melhores hotéis e pousadas esgotam rapidamente.

Melhores hotéis em Cabo Frio

Cabo Frio é o município mais importante e populoso da região dos lagos fluminense. Como uma cidade mais estruturada, conta com mais ofertas de serviços, excelentes restaurantes e comércio mais farto. Cabo Frio é o lugar ideal para quem quer uma estadia mais urbana.

O melhor lugar para ficar hospedado é a Praia do Forte, que é o trecho mais movimentado e concorrido entre os turistas. Entre os muitos hotéis do bairro podemos indicar, por exemplo:

  • O Hotel Malibu, talvez o hotel mais famoso da cidade, com localização privilegiada e vista panorâmica para a Praia do Forte;
  • O Hotel Marlen, que fica a poucas quadras da praia, é outra boa pedida para reservar em Cabo Frio;

Já para quem prefere menos agito e reservar um local mais tranquilo, a recomendação é ficar no bairro da Passagem. Nesta região destacamos:

Qual o melhor lugar para ficar hospedado em Arraial do Cabo?

Os melhores bairros de Arraial estão entre a Praia dos Anjos, Praia Grande e Prainha. Estes lugares são os que concentram boa parte do comércio de Arraial do Cabo, com bares e restaurantes, além de terem acesso mais fácil aos passeios de barco que levam os turistas às principais praias da região.

O Pontal do Atalaia é o melhor lugar para quem quer algo mais luxuoso, com vistas sensacionais para o mar.

E para quem prefere hotéis mais estruturados, em vez de pesquisar onde ficar em Arraial do Cabo a saída pode ser ficar em Cabo Frio, uma vez que as hospedagens em Arraial são em geral menores e mais simples. Assim o visitante consegue visitar dois destinos numa só viagem.

Outros destinos do Rio de Janeiro

Se sua viagem pela Região dos Lagos inclui também a capital do estado, acompanhe abaixo as dicas que temos para ajudar a resolver seu roteiro.

Salve estas dicas de Arraial do Cabo no Pinterest!

As melhores dicas de onde ficar em Arraial do Cabo, com 5 regiões explicadas e os melhores hotéis listados.
Na hora de saber onde ficar em Arraial do Cabo, dê uma olhada na nossa lista de 5 lugares mais legais da cidade para ficar, com hotéis já escolhidos a dedo.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv