Home » Portugal » O que fazer em Belém, Lisboa: 10 Melhores Atrações
Portugal

O que fazer em Belém, Lisboa: 10 Melhores Atrações

Foto sobre o que fazer em Belém

Na hora de montar o seu roteiro por Lisboa, planejar o que fazer em Belém com certeza deve entrar na sua lista de prioridades, mesmo que seja sua primeira vez na cidade.

Localizado às margens do Rio Tejo, o bairro de Belém oferece aos turistas vistas maravilhosas e experiências culinárias que valem a pena a viagem. Famoso por suas torres históricas, pastéis de nata e museus, esse lugar certamente te encantará de alguma forma.

Neste artigo vamos te contar alguns detalhes da cidade e mostrar tudo o que você pode conhecer no bairro de Belém. Vamos mergulhar no local e explorar 10 dos melhores pontos turísticos para se visitar enquanto estiver aqui.

Seja esse é o seu próximo destino, ou se apenas está a procura de ideias do que fazer durante um dia em Belém, esta lista foi feita especialmente para auxiliar a criação do seu roteiro perfeito de viagem.

Belém, Lisboa: o guia de viagem definitivo

O que fazer em Belém: um veleiro passando na frente à Torre de Belém num lindo dia ensolarado

Belém é muito mais do que apenas um lugar para passear, pois o bairro possui uma grande variedade de locais históricos, museus e vistas panorâmicas para apreciar. Toda vez que recebemos visita aqui em Lisboa, fazemos questão de levar a pessoa a Belém.

Independentemente de você estar procurando por atrações turísticas renomadas internacionalmente, ou pontos menos conhecidos, sua lista do que conhecer no bairro de Belém estará repleta de opções incríveis.

Abaixo segue a nossa lista com as 10 principais atrações turísticas imperdíveis de Belém:

  1. Torre de Belém
  2. Fundação Champalimaud
  3. Padrão dos Descobrimentos
  4. Centro Cultural de Belém e Museu Coleção Berardo
  5. Museu da Marinha
  6. Mosteiro dos Jerónimos
  7. Pastéis de Belém
  8. Museu dos Coches
  9. MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
  10. Palácio Nacional da Ajuda

Agora que você já tem uma visão geral das atrações, vamos nos aprofundar em cada uma delas para entender o que as torna tão especiais!

Veja também: Onde ficar em Lisboa: os melhores bairros para se hospedar na cidade.

Roteiro de um dia pelo bairro de Belém

▼ Um dia inteiro em Belém, Lisboa:

A primeira parada no bairro é a Torre de Belém (1). Ela fica na Av. Brasília, atravessando o jardim. Caminhando pela mesma avenida, na direção noroeste, você chega na Fundação Champalimaud (2), que está a apenas 5 minutos de distância.

Em seguida, siga para o Padrão dos Descobrimentos (3). Essa atração fica na mesma avenida que as duas anteriores, porém, um pouco mais distante. São 20 minutos de caminhada, na direção contrária.

Para chegar ao Centro Cultural de Belém (4), siga na direção norte e atravesse as avenidas. Ele fica em frente à Praça Império. São 8 minutos até lá. Lá por perto está o Museu da Marinha (5).

O Mosteiro dos Jerônimos (6) também fica localizado no entorno da Praça Império, na rua de mesmo nome. De lá, 3 minutos de caminhada te levam até os Pastéis de Belém (7).

Siga para a Avenida Índia, atravessando o Jardim Afonso de Albuquerque, o Museu dos Coches (8) fica em frente ao ponto de ônibus. Continue na mesma avenida e caminhe por 7 minutos para chegar ao MAAT (9).

Nosso último destino fica um pouco mais distante. O Palácio Nacional da Ajuda (10), fica no Largo da Ajuda, e o caminho mais rápido leva 26 minutos a pé. Para aqueles que preferem não ir andando, o lugar fica próximo a alguns pontos de ônibus.

Saiba mais: O que fazer em Lisboa, todas as atrações imperdíveis da capital portuguesa.

1. Torre de Belém

imagem da Torre de Belem uma das melhores respostas para o que fazer em Belém, Lisboa

A Torre de Belém é uma fortificação histórica que se destaca como um dos monumentos mais importantes da capital portuguesa. Além de ser um ponto turístico incrível, é também Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o que demonstra a sua relevância não apenas para Portugal, mas a nível mundial.

Construída no século XVI às margens do Rio Tejo, a torre tinha como função principal defender Lisboa das invasões por mar.

Hoje em dia, ela nos serve de janela para conhecer uma parte importante da história portuguesa e mundial. Na visita à Torre de Belém você terá a chance de percorrer suas instalações, subir ao terraço e desfrutar das vistas panorâmicas do rio e da cidade.

Para visitar esse ponto turístico de Lisboa é preciso comprar os ingressos com antecedência, pois a fila costuma ser grande!

Esse é um local carregado de histórias que apresentam os feitos marítimos ousados ​​de Portugal, durante os tempos das Grandes Navegações.

Se você aprecia história e arquitetura, ou simplesmente quer aproveitar uma bela vista enquanto passeia pela cidade, a visita à Torre de Belém com certeza será um ponto alto na sua viagem à Lisboa.

Veja também: Como fazer um passeio de barco pelo Rio Tejo.

2. Fundação Champalimaud

Foto externa da Fundação Champalimaud, um projeto de arquitetura contemporânea em Lisboa.
Foto de GualdimG

A Fundação Champalimaud é o centro científico de Portugal, situado em um edifício de estrutura modernista à beira do rio Tejo, na área de Belém. A instituição privada desenvolve pesquisas intensivas nas áreas de neurociências e oncologia.

Além disso, a fundação recebe constantemente exposições temporárias que proporcionam ao público contato com a ciência contemporânea. Não se trata apenas de um lugar para aprender sobre os avanços mais recentes no campo médico, a arquitetura do edifício também chama bastante atenção.

Com sua localização privilegiada junto à água, os visitantes aproveitam a vista panorâmica da cidade, do Tejo e da Ponte 25 de Abril, uma importante ligação de Lisboa a outras cidades da região metropolitana, como Almada.

A visita pode ser feita livremente ao redor dos jardins exteriores e alguns espaços internos abertos ao público geral, durante horários específicos. Outra possibilidade da visita é o restaurante da propriedade, Darwin’s Café, que oferece opções da culinária local.

3. Padrão dos Descobrimentos

Foto do padrão dos descobrientos, em Lisboa, Portugal

O Padrão dos Descobrimentos é uma homenagem à era das Grandes Navegações de Portugal, nos séculos XV e XVI, construído em 1940. Ele fica na margem do Rio Tejo, e sua estrutura em forma de caravela apresenta figuras de importantes personagens da história portuguesa, como o Infante D. Henrique na proa, por exemplo.

É uma atração um pouco controversa, ainda mais quando vemos com o olhar de colonizados. Vale a pena a vista pelo tamanho do monumento em si e para entender o mundo tal como o conhecemos hoje.

Para aproveitar mais ainda a experiência, recomendo subir ao topo do monumento pelo elevador interno ou pelas escadas. Lá em cima, você tem uma vista panorâmica incrível da região de Belém.

4. Centro Cultural de Belém e Museu Coleção Berardo

Foto do museu coleção berardo/centro cultural de belém em portugal
Foto de Thomas 

O Centro Cultural de Belém é um espaço em Lisboa dedicado à promoção da cultura. Conhecido como o CCB, ele possui uma programação variada que inclui exposições de arte, apresentações musicais e peças teatrais.

Além disso, dentro do CCB está localizado o Museu Coleção Berardo.

O Museu Coleção Berardo é considerado uma das principais instituições de arte moderna e contemporânea em Portugal. Nele, está uma coleção com obras do século XX até os dias atuais, que incluem artistas famosos como Julio Gonzalez, Liubov Popova e Joaquìn Torres Garcia.

O museu oferece visitas guiadas gratuitas durante a semana, e visita aos espaços do CCB pode ser realizada no mesmo dia.

A entrada para algumas áreas e eventos do Centro Cultural é gratuita, enquanto outras precisam de ingresso pago. Isso se aplica também ao Museu Coleção Berardo.

Veja mais: 15 melhores museus de Lisboa para incluir no seu roteiro.

5. Museu da Marinha

Foto interna do Museu da Marinha de Lisboa
Foto de Vitor Oliveira

O Museu da Marinha é um repositório da história naval de Portugal. Localizado na ala oeste do Mosteiro dos Jerónimos, ele abriga uma coleção que conta a saga marítima portuguesa, desde as primeiras viagens ao Novo Mundo até o século XX.

Lá, você pode ver réplicas detalhadas de navios famosos e aprender sobre os exploradores que contribuíram para a era das Grandes Navegações.

A coleção inclui mais de 16 mil itens, entre eles modelos de navios antigos e modernos, instrumentos náuticos históricos e uniformes militares.

Além disso, há também diversas exposições temporárias para complementar sua experiência. O Museu da Marinha definitivamente merece ser considerado em seu roteiro se você estiver interessado na história marítima de Portugal.

O acesso é fácil através dos transportes públicos da cidade e o museu está aberto todos os dias, exceto nos principais feriados.

6. Mosteiro dos Jerónimos

Foto da parte interna do Mosteiro dos Jerónimos

Outro patrimônio mundial da Unesco, o Mosteiro dos Jerónimos é, sem dúvida, um marco importante na história de Portugal.

Esse monumento foi construído no século XVI sob ordem de Dom Manuel I, e é um dos melhores exemplos do estilo manuelino, que é uma das principais vertentes arquitetônicas de Portugal.

Lá você pode explorar os corredores e pátios, visitar a igreja e seus vitrais e admirar o túmulo do poeta Camões, e do explorador Vasco da Gama.

Apesar da sua grandeza histórica e cultural, a visita ao Mosteiro dos Jerónimos não tem complicações. Basta chegar ali (de trem, eléctrico ou ônibus desde o centro de Lisboa), comprar seu bilhete na entrada (ou online para evitar filas) e começar a explorá-lo!

Para mim, essa é uma das atrações mais lindas de Lisboa, por isso acredito que incluir esse local em seu roteiro será mais do que gratificante.

7. Pastéis de Belém

Foto dos pastéis de Belém em uma mesa do restaurante de mesmo nome. Ao fundo uma xícara de café.

Como é de se imaginar, a Fábrica dos Pastéis de Belém é uma atração turística e gastronômica que você jamais pode deixar de fora numa visita a Portugal.

E, mesmo que vários restaurantes ofereçam a iguaria, o que pode ser melhor do que experimentar essa obra prima da culinária portuguesa no local onde tudo começou?

Os pastéis de Belém representam uma tradição centenária da cidade. A receita original tem suas raízes no Mosteiro dos Jerónimos, onde os monges começaram a produzir pequenos bolos de nata. Depois passaram para o outro lado da rua, onde fica hoje a confeitaria dos Pastéis de Belém, o único lugar onde o doce pode ser chamado assim. Fora dali, são somente pastéis de nata.

O prédio da pastelaria tem vidraças que permitem ver por dentro da produção, um labirinto de salas revestidas a azulejos onde os pastéis são feitos.

A visita é tranquila e sem complicações. Você faz o seu pedido na entrada, caso queira levar pra comer (provavelmente haverá fila, mas não desista!), ou então vai até o interior para comer sentadinho.

8. Museu Nacional dos Coches

Foto interna do museu nacional dos Coches, em Belém/Portugal

O Museu Nacional dos Coches é uma visita obrigatória para quem gosta de história e meios de transporte. Lá você encontra a maior coleção de carruagens reais do mundo.

Localizado no antigo Palácio Real do século XVIII em Belém, o Museu dos Coches abriga mais de 70 veículos que foram utilizados desde o final do século XVI até ao século XIX. As peças expostas incluem não só coches mas também berlindas, liteiras, e até cavalos em tamanho real com arneses da época.

A visita pode ser feita livremente ou através de audioguias, disponíveis em várias línguas. É interessante notar que cada carruagem tem sua história, você conhece mais sobre quem a usou e para qual ocasião ela foi criada.

9. MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

foto da parte externa do MAAT em Lisboa com o Rio Tejo do lado esquerdo

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, é um dos destaques de Lisboa que oferece aos visitantes uma abordagem inovadora no mundo da arte e cultura.

A importância do MAAT está na sua missão de criar diálogos entre a arte contemporânea, a arquitetura e tecnologia. O museu oferece diversidade de exposições que vão desde as artes visuais, até discussões mais profundas sobre temas urbanos e sociais.

Planeje passar algumas horas no local para poder absorver tudo o que ele tem a oferecer. A visita ao MAAT pode ser facilmente realizada por conta própria.

Recomenda-se verificar o site oficial antes da visita, assim você consegue obter informações atualizadas sobre as exposições em cartaz.

Mesmo para quem está distante da região de Belém, é fácil chegar ao MAAT usando o transporte público. A estação de comboio Belém está a menos de 10 minutos de caminhada.

10. Palácio Nacional da Ajuda

Foto externa do Palácio Nacional da Ajuda, um dos principais museus da parte de Lisboa.

O Palácio Nacional da Ajuda é um dos palácios mais bonitos de Portugal. Ele começou a ser construído no fim do século XVIII como residência real, e hoje está repleto de obras de arte, móveis antigos e decorações que conta a história da família real portuguesa.

Ele fica um pouquinho afastado em Belém, no bairro da Ajuda, cravado numa colina com vista para o rio Tejo, em Lisboa.

Aqui você vai conhecer salas do palácio no térreo, e o andar nobre, onde eram realizados os eventos de gala. Os jardins do palácio, que dão vista para o horizonte da cidade, também são liberados aos turistas.

Embora esteja um pouco afastado das principais áreas turísticas, vale muito a pena incluir na sua programação. Esse é mais um destino especial para aqueles que gostam de história e também de paisagens naturalmente portuguesas.

Belém é uma experiência inesquecível em Lisboa

Foto do Padrão dos Descobrimentos e a Ponte 25 de abril ao fundo

Agora que exploramos a fundo o que fazer em Belém, fica fácil entender por que o bairro consegue encantar tantos visitantes.

Seja você um amante da história de Portugal e do mundo, um apreciador de artes, ou simplesmente alguém em busca de paisagens e culinárias tradicionais, Belém tem algo para oferecer a todos.

Para montar um bom roteiro de viagem é preciso decidir quais são as experiências que você deseja ter, e conhecer todas as opções do destino ajuda nessa análise. Esperamos você aproveite todas as dicas que trouxemos nesse guia do que conhecer em Belém.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

Stock content by

dedpositphotos
abbv