Home » Destinos » Portugal » Passeio de barco por Lisboa: tour pelo Rio Tejo no pôr do sol
Portugal

Passeio de barco por Lisboa: tour pelo Rio Tejo no pôr do sol

Passeio de Barco por Lisboa, a silhueta da Torre de Belém durante o pôr do sol

Fazer um passeio de barco por Lisboa, a bordo de um veleiro pelo histórico rio Tejo, é uma das atividades mais gostosas na capital portuguesa. Permite aos turistas ver a cidade de um ângulo único, que muitos ainda desconhecem.

Lisboa é linda de todos os ângulos, mas pense em ver suas colinas iluminadas pelo dourado do pôr do sol. É simplesmente magnífico!

Separar Lisboa das águas é algo impensável. Toda a cidade foi construída voltada aos rios e mares. Por isso, não é tão incomum ver a capital portuguesa deste ponto de vista, mas mesmo assim a maior parte dos turistas visita a cidade para conhecer as vistas de seus miradouros em terra, como os do alto de Alfama. Mas nunca é demais na hora de ver e fotografar Lisboa.

O passeio de barco pelo Rio Tejo é uma dessas atrações imperdíveis que poucos brasileiros conhecem, mas estamos aqui para mudar isso e inserir essa cultura de olhar uma cidade por um ângulo diferente, já tão difundido na Europa. Uma das formas mais prazerosas de turistar. Além disso, você pode ver golfinhos! Nós vimos, mas a empolgação foi tanto que não tiramos fotos.

Saiba mais: O que fazer em Lisboa em 22 atrações imperdíveis na capital portuguesa.

Como reservar o passeio de barco em Lisboa

O passeio de barco por Lisboa parte da Doca do Bom Sucesso, bem pertinho da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos. Tem saídas todos os dias, pelas manhãs, às 11h de tarde, às 15h, durante o pôr do sol, às 17:30 e à noite, sendo neste último caso, obrigatório o mínimo de 2 pessoas a bordo.

Passeio de Barco por Lisboa: a Ponte 25 de Abril durante o pôr do sol

É necessário agendar o passeio com antecedência, principalmente no mundo pós pandemia, pois os assentos são escassos. A reserva precisa ser feita com ao menos 48 horas de antecedência caso restem vagas.

O pagamento do tour é feito online pelo site do GetYourGuide, que foi onde fizemos a reserva. A confirmação é enviada por email na hora com o local de partida, hora e contato da empresa.

Para nós o passeio foi uma das melhores experiências que tivemos em Lisboa, com uma vista super original de seus monumentos e bairros medievais, e muitas vezes é possível ver golfinhos no passeio, o que torna tudo mais perfeito.

Como funciona o passeio de veleiro no Rio Tejo

O passeio de barco por Lisboa já é uma atração bem popular entre os estrangeiros, tanto é que quando fizemos o passeio, só nós e a tripulação, falávamos português.

Passeio de barco por Lisboa: a Torre de Belém vista de dentro do veleiro

Os passeios são realizados em português e inglês e o barco é conduzido por 2 marinheiros, no nosso caso fomos com o capitão Gil e o auxiliar Felipe, e eles eram muito divertidos e cheios de informações e histórias para contar, o que fez o tour valer ainda mais a pena, de verdade!

O itinerário pode ter alterações dependendo do tempo no dia, onde o turista será avisado com antecedência.

É importante chegar 15 minutos antes do início do passeio e ir até a van branca com bandeiras vermelhas na frente da Doca do Bom Sucesso para ser apresentado ao funcionário da empresa que o levará até o veleiro.

Álcool em gel está disponível durante toda a travessia, e é necessário ir de máscara (ela não é obrigatória durante o passeio), mas é preciso para entrar e sair do barco. Ache um lugar legal no veleiro para ver as paisagens incríveis que virão a seguir.

Velejando pelo Rio Tejo

Após todos terem sentado e recebido as instruções do que pode ou não fazer durante o tour, o veleiro sai da doca em direção ao Tejo. A maioria das pessoas gosta de sentar na proa do barco, que é de onde tem as melhores vistas, sem ninguém para atrapalhar sua visão. Só lembre-se de levar um casaco, pois dependendo da época do ano estará frio. Nós fomos no início do verão e mesmo assim levamos casaco, pois com o cair da noite o vento ainda é frio.

Passeio de barco por Lisboa: um veleiro navegando na frente da cidade

Éramos 10 pessoas no tour, o que dava espaço de sobra dentro do veleiro, que é pequeno e dá a impressão de ser exclusivo pra gente.

Logo na partida, cada visitante tem direito a escolher 1 bebida de cortesia entre refrigerante ou cerveja, e a água é liberada por todo o passeio.

Saindo da doca, o roteiro do veleiro passa em frente dos seguintes pontos:

  • Torre de Belém
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Mosteiro dos Jerónimos, Loja dos Pasteis de Belém e Palácio Nacional de Belém
  • MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
  • Abaixo da Ponte 25 de Abril
  • Santuário de Cristo Rei
  • Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta
  • Alfama e Castelo de São Jorge

Todo o circuito é explicado pelos guias em português e inglês de forma bem clara e dinâmica, com vários outros detalhes pelo caminho, como a casa do Presidente da República e os estilos arquitetônicos diferentes da cidade.

As atrações de Lisboa e de Almada

Começamos pela Doca do Bom Sucesso, localizada entre a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. É bem interessante ver ambas atrações pelo ponto de vista da água, principalmente o Padrão dos Descobrimentos, em que a Imagem do Infante D. Henrique pode ser visto com melhor clareza deste ângulo.

Um veleiro passando na frente da Torre de Belém

Em seguida vamos indo pela margem do Rio Tejo, avistando construções de diferentes períodos e estilos. O Mosteiro dos Jerónimos, a loja dos Pasteis de Belém e o Palácio Nacional de Belém, residência do Presidente da República.

Mais a frente fica o moderno MAAT, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com sua arquitetura super futurista.

O Padrão dos Descobrimentos visto do veleiro

O veleiro dali passa por debaixo da Ponte 25 de Abril, a mais famosa de Lisboa, que lembra muito a Golden Gate Bridge de San Francisco, inclusive com vários dias de neblina bem a la cidade californiana. É bem legal passar por debaixo da ponte, e rendem várias fotos incríveis.

Do outro lado do Rio Tejo fica a cidade de Almada com seu Santuário de Cristo Rei, uma estátua de Jesus inspirada pelo Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

A Ponte 25 de Abril e o Santuário do Cristo Rei

Seguindo pelo rio, logo estamos em frente à Praça do Comércio, uma das maiores praças da Europa, comumente vista do ângulo oposto, do Arco da Rua Augusta em direção ao Rio Tejo.

A Praça do Comércio vista do rio Tejo
Vista única da Praça do Comércio

A partir daí, vamos adentrando a parte medieval de Lisboa, com Alfama, o antigo bairro islâmico crescendo pelas colinas da cidade, com suas casas grudadinhas de telhados cor de terracota e o Castelo de São Jorge coroando. É uma visão linda, e neste momento o sol já está caindo (caso você tenha agendado o passeio do pôr do sol), o que deixa tudo dourado.

O entardecer no Rio Tejo

Paramos um pouco ali para apreciar o pôr do sol. Em muitos passeios no verão é possível avistar golfinhos nas águas. Infelizmente eles não apareceram no dia em que fomos. Dependendo da clareza do céu, é possível ver ao longe o Castelo da Pena coroando as montanhas de Sintra.

Silhuetas de pessoas dentro do veleiro durante o pôr do sol

Quando o sol se despede no Tejo é um momento único. Lisboa tem um dos pores do sol mais lindos do mundo, onde geralmente seu céu fica roxo. É incrível e nunca cansa.

Depois que o Sol se põe começa a esfriar e vemos um misto de luzes douradas dos últimos raios de sol e das luzes da cidade se acendendo. Vamos voltando ao ponto de partida, a Doca do Bom Sucesso, passando novamente pelos mesmos pontos como a Ponte 25 de Abril e o Padrão dos Descobrimentos.

Foi um passeio bem gostoso, e os nossos guias fizeram toda a diferença, deixo aqui um agradecimento ao Gil e ao Felipe que foram super simpáticos e nos contaram várias coisas de Portugal.

O que levar no passeio de barco?

Gil e Felipe, nossos guias no barco
Gil e Felipe, nossos guias

O veleiro é bem confortável e conta com banheiro (casa de banho) para quem precisar durante a viagem. Após a pandemia do covid19 seria bom evitar a casa de banho, pois é um local pequeno e fechado, mas caso seja indispensável, saiba que tem um no barco.

Para tornar seu passeio mais aconchegante, aconselho levar:

  • protetor solar
  • lanchinho
  • casaco, pois depois do entardecer venta bastante e fica bem frio. Eles têm cobertas no barco, mas acho válido levar casaco mesmo assim

Fora isso, é só sentar e apreciar a vista maravilhosa.

Salve estas dicas de Lisboa no Pinterest!

O passeio de barco por Lisboa é uma dessas atrações imperdíveis que poucos conhecem, mas estamos aqui para mudar isso e inserir essa cultura de olhar uma cidade por um ângulo diferente, já tão difundido na Europa. Uma das formas mais prazerosas de turistar.
O passeio de barco por Lisboa é uma dessas atrações imperdíveis que poucos conhecem, mas estamos aqui para mudar isso e inserir essa cultura de olhar uma cidade por um ângulo diferente, já tão difundido na Europa. Uma das formas mais prazerosas de turistar.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner publicidade lastpass
hospedado por infinite cloud computing