Ao listar o que fazer em Cartagena das Índias, na Colômbia, há várias atrações superimportantes que não podem ficar de fora de jeito nenhum.
Abaixo vamos mostrar o que a cidade tem a oferecer e relatar tudo para quem esteja planejando uma viagem a um dos cantos mais charmosos da América do Sul.
O que fazer em Cartagena das Índias, na Colômbia?
Na hora de listar o que fazer em Cartagena, o turista perceberá que grande parte de suas atrações se encontram dentro da cidade amuralhada, que é o centro histórico da cidade, onde ela surgiu originalmente.
Além das atrações de dentro do centro histórico, existem algumas outras atrações fora das muralhas da cidade que valem a pena visitar, como o impressionante Castelo São Felipe, por exemplo.
Já as atrações do Caribe colombiano, como suas famosas Islas del Rosario, também merecem destaque, especialmente para quem viaja durante os meses de pouca chuva na cidade. Mas não crie altas expectativas, especialmente caso já tenha visitado outros destinos no Caribe anteriormente.
Em resumo, abaixo estão listadas as principais atrações de Cartagena.
- Torre de reloj
- Plaza de la Aduana
- Santuario San Pedro Claver
- Plaza de Bolivar
- Palacio de la Inquisición
- Catedral de Santa Catalina de Alexandria
- Plaza Santo Domingo
- A Muralha de Cartagena
- Café del Mar
- Plaza de las Bóvedas
- Castillo de San Felipe de Barajas
- Cerro de la Popa
- Islas del Rosario
- Isla Barú
Acompanhe abaixo cada atração em detalhes para programar seu roteiro de viagem em Cartagena.
A Cidade Amuralhada
A Cidade Amuralhada é a parte histórica e original da cidade. Na hora de ver o que fazer em Cartagena, seus dias serão quase inteiramente dentro dela, que é onde ficam as principais atrações turísticas.
Aproveite suas belíssimas ruas cheias de vida, caminhe pela muralha, veja o pôr do sol de lá e se deixe transportar para algum lugar no passado que poucos lugares são capazes de prover.
Reservar sua hospedagem dentro da Cidade Amurallada facilita enormemente seus planos, visto que boa parte dos dias serão gastos apenas caminhando por suas ruas. Nós ficamos no Hotel El Claustro, que teve uma ótima relação custo benefício numa localização tão difícil de conseguir boas ofertas.
Saiba mais: Veja os melhores bairros de Bogotá e a melhor localização para se hospedar em Medellín.
1. Torre del Reloj
A entrada principal da Cidade Amuralhada fica onde hoje está localizada a amarela Torre del Reloj desde sua construção. No passado, o local era onde ficava uma ponte de madeira que ligava a cidade histórica ao hoje bairro de Getsemaní. A Torre do Relógio só veio a existir no século XVIII.
2. Plaza de la Aduana
A maior praça da cidade era a mais importante também devido aos prédios administrativos que funcionavam ao seu redor enquanto colônia. O fundador da cidade, Pedro de Heredia, morava ali, onde ainda existe sua casa. É uma praça muito bonita e espaçosa, cheia de casas coloridas e com uma estátua de Cristóvão Colombo no centro.
3. Santuario San Pedro Claver
É uma igreja católica em homenagem a San Pedro Claver, um padre espanhol que foi canonizado devido ao seu serviço ajudando os escravos trazidos da África até Cartagena. Seus restos mortais se encontram na igreja e podem ser vistos abaixo do altar maior.
Logo em sua frente fica a Plaza San Pedro Claver, uma praça com algumas obras feitas de metal representando a vida dos moradores locais.
4. Plaza de Bolívar
Umas das praças mais importantes e mais visitadas de Cartagena, a Plaza de Bolívar historicamente já passou por grandes mudanças, servindo como palco das organizações militares no século XVI e onde os ditos hereges eram executados durante a inquisição. Hoje é um dos locais mais arborizados da cidade, onde todos os dias ocorrem apresentações culturais, principalmente de danças caribenhas.
5. Palacio de la Inquisición
O Palacio de la Inquisición, hoje Museu Histórico de Cartagena, foi a principal sede da inquisição espanhola das Américas, que começou no século XVIII. Hoje ele conta a história da introdução da inquisição em Cartagena, seu desenrolar pelos séculos, assim como as condenações e execuções.
O museu é repleto de equipamentos de tortura pelos quais os acusados eram submetidos, assim como descrições das práticas feitas pelos inquisidores. Vídeos explicativos e histórias de alguns cidadãos que pereceram nas mãos da igreja católica podem ser vistos.
Além disso, o museu conta com amplos jardins bem bonitos, mas ainda assim, tristes, com réplicas de forcas e guilhotinas que existiam no local. Uma atração pesada, mas necessária.
6. Catedral de Santa Catalina de Alejandría
Não é a igreja mais importante da cidade, mas é a mais bonita e icônica. Nas fotos clássicas de Cartagena, sempre está lá, ao fundo, a Catedral de Santa Catalina de Alejandría.
Foi finalizada em 1612 e foi construída em estilo herreriano, famoso na época do reinado de Felipe II.
7. Plaza Santo Domingo
Possui esse nome devido ao Convento de Santo Domingo que fica logo a frente da praça. É conhecida por ter uma estátua do artista colombiano Fernando Botero em suas imediações.
É cercada por restaurantes charmosos, repletos de mesinhas do lado de fora. Um lugar bem agradável para comer e para tirar foto com as palenqueiras, mulheres negras vestidas com indumentárias típicas e carregando cestas de frutas como Carmen Miranda. Elas estão sempre sentadas na frente do convento esperando turistas que queiram tirar fotos com elas em troca de dinheiro.
8. Caminhar pela Muralha
Uma das coisas mais legais de incluir no roteiro na hora de decidir o que fazer em Cartagena é caminhar pela muralha, principalmente ao entardecer, e ver o sol se pôr nas águas do Caribe. O passeio é bastante agradável e refrescante, pois lá o vento que vem do mar chega direto. É um lugar bastante romântico, onde vários casais sentam nas frestas da muralha para ver a paisagem.
9. Café del Mar
Para quem quer curtir um bar/restaurante com um clima de casa noturna, mas ao ar livre, não perca o Café del Mar. Ele fica em cima da muralha da cidade, com vistas para o Mar do Caribe e mesas perfeitas para assistir ao pôr do sol.
10. Plaza de las Bóvedas
Las Bóvedas são conhecidas por suas várias lojinhas de suvenires. No passado foram construídas para serem masmorras, onde presos ficavam por longos períodos de tempo até terem seus destinos definidos.
Não aconselho a comprar lá, pois os produtos tendem a ser extremamente mais caros do que no resto da cidade pelo local atrair muitos turistas. Procure comprar de vendedores nas ruas, e pechinche sempre!
Atrações fora da Cidade Amuralhada
11. Castillo de San Felipe de Barajas
O Castillo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar construída por espanhóis nas Américas. Fica fora da Cidade Amuralhada e a melhor maneira de chegar até lá é chamar um Uber ou pegar um táxi.
A fortificação hoje faz parte da lista de patrimônios mundiais da UNESCO e já passou por várias modificações e ampliações no decorrer dos anos. Foi construído acima de uma colina com mão de obra escrava e possui uma vista linda da cidade lá embaixo.
É uma atração enorme e pode ser bastante desgastante caminhar por lá embaixo do sol forte.
Com diferentes áreas que vão desde torres a corredores claustrofóbicos no subsolo, uma visita ao Castillo de San Felipe de Barajas vale a pena devido à sua importância histórica e sua grandeza arquitetônica.
12. Cerro de la Popa
O local mais alto de Cartagena é o Cerro de la Popa, que fica a 150 metros acima do nível do mar. Lá de cima é possível ter a melhor vista para a cidade de Cartagena das Índias e do Mar do Caribe. No alto da colina também fica o Convento de la Popa, um dos mais belos da Colômbia.
Para chegar até lá somente de carro. Chame um Uber ou pegue um táxi, mas negocie o preço. A viagem até o Convento é a que os taxistas de Cartagena mais tentam extrair dinheiro dos turistas por desconhecimento dos valores.
Em outros blogs: Veja como é a visita ao Convento de la Popa no 360 Meridianos
Caribe colombiano
O trecho do Caribe colombiano em Cartagena é uma ótima introdução ao Mar do Caribe. Mas apenas caso você nunca tenha visitado antes em outros países.
Já para quem já visitou o Caribe em outros locais, as águas de Cartagena podem ser bastante decepcionantes. A estrutura dos passeios mais baratos não é das melhores, as praias são superlotadas e confusas e as águas não são tão cristalinas quanto àquelas vistas em outras localidades.
Para ter uma impressão melhor, é preciso recorrer aos passeios de padrão alto, mais exclusivos e mais caros.
13. Islas del Rosario
É um pequeno arquipélago na costa da Colômbia, no Mar do Caribe, que conta com 28 ilhas particulares, muitas delas com hotéis, resorts e hospedagens luxuosas. Em uma das ilhas fica o Aquário, onde muitos turistas vão para tirar fotos com o golfinho que lá vive (as fotos são tiradas nas câmeras dos próprios turistas, mas é preciso pagar pelo “uso de imagem” do golfinho, veja só!).
Como as ilhas são privadas e caso você não esteja hospedado em nenhuma delas, o passeio consiste em fazer snorkel nas águas caribenhas ao redor das ilhas.
Nossa experiência não foi boa, pois o mar estava revolto, então foi muito difícil ver o fundo do mar enquanto a correnteza nos puxava para longe. Durante todo o trajeto o grupo do barco foi agarrado a uma boia puxada por um dos marinheiros para que não fosse carregado pela correnteza.
Para garantir uma experiência melhor, recomendamos que reserve o passeio com um catamarã. Por ser mais exclusivo, o passeio é menos tumultuado, incluindo já almoço, lanche e drinks, permitindo que se desfrute com mais tranquilidade da viagem às Ilhas do Rosário.
14. Isla Barú
Dentro do tour às ilhas do Rosário, depois do snorkel ou do passeio no Aquário, há um almoço servido na Isla Barú. É uma ilha enorme cuja ponta possui uma praia chamada Playa Blanca, onde ficam alguns hostels e restaurantes.
A praia em si é decepcionante. Muito cheia e suja, suas águas não são como as vistas em fotos do Caribe. Além disso, aluguel de jet-ski é feito na própria areia e eles são estacionados em qualquer lugar, entre os banhistas, chegando a ser bastante perigoso.
A histórica Cartagena das Índias, na Colômbia
Cartagena é o assentamento mais antigo da Colômbia, com humanos ali vivendo desde 4000 a.C. Depois das invasões espanholas e com a fundação da cidade em 1533, Cartagena das Índias virou um dos portos mais importantes das Américas, onde o comércio de ouro, prata e escravos era feito de forma abundante. Foi, até a sua independência, em 1811, a maior cidade do Vice-Reino da Nova Granada.
Por sua importância, era também uma das cidades mais bem protegidas da costa. Uma enorme muralha, ainda existente, protegia Cartagena de invasões estrangeiras.
Também com enorme valor para a Igreja Católica para a expansão da religião no Novo Mundo, em Cartagena foi instalado um dos Tribunais do Santo Ofício, a Inquisição, que se perpetuou por mais de 200 anos, julgou, condenou, assassinou e deixou marcas profundas na história da cidade.
Após independência da cidade conquistada através de cercos e guerras, Cartagena virou uma cidade fantasma, com seus prédios bem danificados e habitados pelos escravos libertos que permaneceram no local. Somente em 1880 que a cidade voltou a se desenvolver e a recuperar as características que fizeram dela o que é atualmente.
Hoje, o centro histórico de Cartagena, conhecido como a Cidade Amuralhada, é tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
O turismo em Cartagena
Uma das razões que levam milhares de brasileiros todos os anos à cidade é a facilidade em ir até o Caribe saindo do Brasil, sendo um dos destinos mais próximos e baratos para usufruir das águas cristalinas caribenhas.
No entanto, na hora de escolher o que fazer em Cartagena, as praias serão somente um detalhe frente às suas belas construções históricas, que são o verdadeiro carro-chefe do turismo na cidade.
É por causa delas que Cartagena é uma das cidades mais visitadas da Colômbia. Sua arquitetura colonial e do início do período republicano encanta a cada esquina, com seus prédios coloridos e com sacadas repletas de flores. Provavelmente andar por suas ruas seja uma das atividades mais prazerosas da cidade.
A cidade, porém, extrapola este interesse do turista por sua história e mantém parte de seu transporte turístico feito em charretes, numa falsa representação histórica completamente sem sentido. Puxadas por cavalos nitidamente cansados, que trabalham literalmente o dia inteiro, é possível ouvi-los trotar até tarde da noite por todas as ruas do centro histórico.
Não compactue com esse tipo de turismo. Por mais que possa parecer romântico e próprio para o lugar, pense no quão antiquado e cruel esse tipo de passeio é. Buscando o que fazer em Cartagena você pode encontrar passeios muito mais interessantes do que este.
Leia mais: Saiba o que fazer em Bogotá e em Medellín e planeje sua viagem pela Colômbia
Parabéns pela matéria! Amei as dicas!
Quanto tempo leva a visita ao castelo San Felipe?
Oie!
Outubro é uma boa época para visitar Cartagena em termos de clima? céu azul, calor, etc…
É possível fazer bate-volta pra vários lugares, incluindo ilhas de lá?
Obrigada!
Não, em outubro chove demais! A melhor época é a partir de dezembro
Excelente matéria, simples e objetiva!
Oi, Larissa. Adorei a matéria. Vou para Cartagena e San Andrés no mês de abril. Li seus comentários e dicas sobre Cartagena e San Andrés, amei!
Queria tirar uma duvida com você em relação a vacinação, que é exigida da febre amarela, ela pode ser considerada a vacinação de alguns anos antes ou precisa ser exatamente 10 dias com antecedência?.
Oi Sophia, não precisa ser 10 dias antes não, mas vc precisa fazer a carteira de vacinação internacional.
Não achei as dicas de San Andres
Não fomos a San Andres 🙁
Larissa, boa noite!
Gostaria de ir com meu marido para Cartagena na semana do Carnaval, ficaremos 8 dias. Qual melhor hotel para nos hospedarmos na cidade muralhada ( Parte histórica)? Devemos dividir 4 dias em Cartagena e 4 dias num Resort da ilha?
Temos o texto sobre onde ficar em Cartagena, damos várias dicas de hotéis lá!
Larissa, adorei sua matéria. Estou em Cartagena e fiz tudo que listou, exceto o passeio de charrete, que acho bem antiquado para os tempos de hoje. Espero que os turistas entendam o quanto o cavalo sofre abuso neste tipo de passeio, e parem de pagar por isso, para que assim o passeio deixe de existir.
Concordo plenamente com você, tenho horror de turismo com animais. E que bom que gostou do nosso roteiro!
Olá Larissa
Tenho um intercambio de espanhol programado para Cartagena. Estava pensando em dividir e estudar uns dias na escola de Bogotá e terminar em Cartagena ou vice e versa. Você acha que compensa fazer isso ou os 30 dias em Cartagena serão bem aproveitados?
Oi Ana, aconselharia ir a Bogotá também passar uns 5 dias, a cidade é incrível! Mas vá de avião para poupar tempo, senão melhor ficar só em Cartagena mesmo.
Olá Larissa.
Cartagena é um local seguro para viajar sozinha??
Obrigada
Ivana
Oi Ivana, sim, dentro da Cidade Amuralhada é bem tranquilo!
Oi, Larissa. Vou para Cartagena e San Andres no próximo mês de abril. Li seus comentários e dicas sobre Cartagena e os achei muito importantes para o viajante que para lá se dirige. Mormente quando se preocupa com o maltrato aos animais, para explorar o turismo. Valeu!
Obrigada pelo comentário, Cavalcanti! Boa viagem pra você, Cartagena e San Andres são incríveis!
Fica longe de San Andres? para ir de Cartagena a San Andres tem que ir de avião?
Sim, San Andrés é uma ilha na altura da Nicarágua.
Adorei suas dicas Larissa. Você foi perfeita.
Vou visitar Cartagena, Aruba, Panamá,Bonaire e Curaçao.
Forte abraço
Uau, Monica, que delícia! Curta bastante!
Larissa, sua avaliação é clara, objetiva e o mais importante, é sincera. Muito obrigada por compartilha-la!
Obrigada pelo comentário, Daiane! Fico feliz 🙂
Obrigada pelo comentário, Daiane! Fico feliz 🙂
Ótima resenha, mas há um detalhe que não confere. Estive em Cartagena em setembro de 2019 e as charretes trafegam somente a noite. Portanto, pelo menos atualmente, os cavalos descansam mais do que trabalham. As charretes começam a circular as 18:00 e encerram as 23:00.
Bom que reduziram a frequência. Mas ainda assim não recomendamos que nenhum turista faça uso de atrações com animais. Esperamos que no futuro removam permanentemente as charretes das ruas em Cartagena.
Oi Larissa ! Minha esposa e eu pretendemos ir com mais 2 casais, todos amigos de infância, com 50 anos… Queríamos curtir juntos, nos divertir sem os filhos já crescidos e Cartagena foi sugerida ! Queríamos conforto, infra boa, piscina e boa cozinha, e fazer os passeios mais legais, fugindo da roubada.
Um resort ? Uma casa AirBnb ? Ficar em outro lugar e apenas conhecer Cartagena, sem ficar hospedado nela ? Sei que a cidade em si é linda, mas o conforto para estar juntos é nosso foco.
Alguma sugestão ?
Parabéns pelo texto organizado e sincero, se é bom voce elogia o tanto necessário, mas não se esquiva do oposto, dar aquela opinião realista que por vezes falta em alguns blogs.
Obrigado !!!
Marcelo, recomendo que você aluguem algum hotel dentro da Cidade Amuralhada, como explicado neste texto.
Caso prefiram um Airbnb, acredito que as ofertas que você escontrarão vão ser em bairros menos turísticos da cidade.
Olá Larissa,
Estou organizando minha viagem para Colômbia e seu blog foi um dos que mais gostei, pois as informações estão bem completas!
Obrigada por compartilhar!
Um abraço!
Obrigada pelo comentário, Mariana, ficamos felizes pelo feedback!
Olá, Larissa. Gostaria de saber se algum dos passeios citados pro você acima foi necessário carro (exceto as ilhas). Caso me hospede dentro da Cidade Amuralhada, consigo fazer todos os passeios a pé? Obrigada
Oi Milena, respondendo pela Larissa, você consegue sim fazer quase tudo a pé pela cidade amuralhada. Os únicos passeios de fora são as ilhas, o Castelo e o Convento (para onde você consegue ir numa corrida de taxi ou Uber)