Se você está de malas prontas para uma viagem ao Rio de Janeiro, ou mora na cidade e não sabe o que fazer em Copacabana, aqui neste post listamos os melhores lugares para visitar no bairro pra facilitar a sua vida.
O bairro fica localizado na Zona Sul do Rio, e atrai muitos turistas o ano todo, isso porque concentra muitas atrações turísticas. Além dos pontos fixos, esse é o local de algumas comemorações sazonais, como a queima de fogos do ano-novo e festas de carnaval.
A enorme Praia de Copacabana também é muito famosa, já apareceu em diversos filmes e novelas durante os anos e, sem dúvida, será um dos pontos altos da sua estadia.
12 lugares para visitar em Copacabana
Copacabana é parada obrigatória na hora de montar um roteiro de viagem pelo Rio de Janeiro. E nem só de praia vive o bairro carioca, ele vai muito além disso.
Copacabana está ao lado de outros bairros famosos como Ipanema, Botafogo e Leme. Trata-se do bairro mais populoso da Zona Sul do Rio de Janeiro. A sensação em Copacabana é que o tempo não para.
A região destaca-se pela boa estrutura de hotéis, restaurantes e transporte público, e ainda pelo alto número de pontos turísticos.
Além disso, Copacabana é um bairro muito acolhedor para todos os tipos de viajantes. Existem ali desde hotéis de luxo até hostels LGBTQIA+ friendly, permitindo boas estadias a todos.
Aproveitem nossa lista de dicas abaixo e se apaixone por Copacabana:
Roteiros pelo bairro de Copacabana
Para te ajudar a aproveitar tudo que Copacabana tem a oferecer, no seu próprio passo, dividimos o roteiro com as atrações do bairro em três partes.
▼ Roteiros por Copacabana:
Da Praia de Copacabana à Siqueira Campos
A Praia de Copacabana (1) cobre toda a orla do bairro, e se você nunca foi ao Rio de Janeiro é certeza que será uma de suas primeiras paradas.
Caminhando pelo calçadão, do lado oposto à praia você avistará o Copacabana Palace (2). Depois do hotel, entre à esquerda na R. Duvivier para chegar no Beco das Garrafas (3).
O Parque Estadual da Chacrinha (4) fica a uns dez minutos de caminhada dali, indo por trás do metrô Cardeal Arcoverde. Mas, por segurança, se informe na guarita antes de subir.
Siga pela Rua Tonelero e vire à direita na Rua Anita Garibaldi. Você chegará bem no centrinho do Bairro Peixoto (5). Voltando à avenida da orla, descendo pela Rua Siqueira Campos, está o Monumento aos 18 do Forte (6).
Leme
A Praia do Leme (7) é a porção seguinte à Praia de Copacabana, depois da Avenida Princesa Isabel. Depois de um passeio por sua faixa de areia, ao final dela, está a Estátua da Clarice Lispector (8).
O Mirante do Leme (9), fica dentro do Forte Duque de Caxias, ao lado da praia.
Forte de Copacabana
Do outro lado do bairro, quase em Ipanema, dirija-se à Estátua de Carlos Drummond de Andrade (10). Fica bem na orla, na Avenida Atlântica.
Logo depois você encontrará a Estátua de Dorival Caymmi (11) e, com mais 3 minutos, finalizará o roteiro no Forte de Copacabana (12).
Você pode conhecer todos itens da lista de uma só vez, ou curtir um pouquinho em cada dia da sua estadia por aqui.
Pontos turísticos e dicas do que fazer em Copacabana
Acompanhe abaixo o detalhamento de cada uma das atrações que recomendamos conhecer no bairro:
1. Praia de Copacabana
A Praia de Copacabana não é incrível só por sua beleza ou pelo seu calçadão ondulado feito de pedras portuguesas, esse é também um ótimo local para praticar esportes e atividades de lazer.
Aos domingos e feriados, a pista em frente a Praia de Copacabana fecha para os carros e fazer uma caminhada pelo calçadão ou andar de bike pela ciclovia a beira mar é uma experiência incrível.
Sem falar da oportunidade de pegar um sol na areia mais famosa do Brasil, que se estende até o Leme, indo do Posto 1 ao Posto 6.
2. Copacabana Palace
É impossível falar em Copacabana sem citar o Copacabana Palace, um dos principais símbolos do Rio de Janeiro e um dos melhores hotéis do mundo.
Um recinto que recebe ricos e famosos há mais de 100 anos, o hotel impressiona por suas acomodações de luxo e imponência, tanto por fora quanto por dentro.
Entretanto, não são só os hóspedes que podem desfrutar de momentos no Copacabana Palace.
O preço é salgado mas é possível obter uma experiência de day use de até 8h no hotel, aproveitando de suas instalações para relaxar. Se está dentro do seu orçamento, aproveite!
3. Beco das Garrafas
O Beco das Garrafas é literalmente um beco na Rua Duvivier.
Ali é onde vários artistas se apresentam e já foi ponto de encontro de grandes nomes como Elis Regina (cuja primeira apresentação foi ali), Sérgio Mendes e Wilson Simonal.
Tendo a bossa nova como seu gênero mais tradicional, o recinto é um dos símbolos da cultura musical carioca. Quem busca eventos culturais autênticos deve visitar esse lugar para conhecer as suas atrações.
4. Parque Estadual da Chacrinha
O Parque Estadual da Chacrinha está entre os passeios favoritos das crianças e idosos.
Se você está em busca de turismo ecológico no Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Chacrinha é um dos melhores atrativos na região de Copacabana.
Como o parque está em uma área de preservação ambiental, é um dos lugares da Zona Sul do Rio de Janeiro onde o ecossistema está mais intacto, possibilitando conhecer uma beleza incrível e respirar ar puro.
5. Visitar o Bairro Peixoto
O Bairro Peixoto é um achado em Copacabana. Tão diferente de Copa que nem parece Copa.
Composto por apenas cinco ruas e prédios com no máximo 15 metros de altura, o lugar ainda possui uma linda praça ao centro, a Edmundo Bittencourt.
O Bairro Peixoto é um pequeno bairro dentro de outro. Perfeito para uma caminhada no fim da tarde, já que conta com um ar de tranquilidade.
Seu nome vem do antigo proprietário dos terrenos que o compõem, o comerciante português Comendador Paulo Felisberto Peixoto da Fonseca.
Dentre as dicas da região, contamos com 2 feirinhas:
Feira de Artes e Artesanato do Bairro Peixoto
A Feira de Artes e Artesanato do Bairro Peixoto possui um diferencial das outras feiras: todo o dinheiro arrecadado é revertido para aulas e atividades para a sua própria população.
A praça, por exemplo, vai se transformar em um ambiente ecológico graças às vendas. Além disso, há o projeto de revitalizar os canteiros e implantar lixeiras recicláveis no bairro.
Acontece sempre aos segundos sábados do mês.
Feira Livre do Bairro Peixoto
A Feira Livre do Bairro Peixoto trata-se de uma feira orgânica que acontece sempre aos sábados, das 8h às 13h.
Lá, os visitantes encontram uma grande variedade de frutas, legumes e folhagens produzidos na Região Serrana do Rio de Janeiro.
6. Monumento aos 18 do Forte
No monumento, há uma estátua erguida de Siqueira Campos, um político brasileiro que participou do Levante dos 18 do Forte, cuja motivação era mostrar a insatisfação pela política brasileira do café com leite.
Siqueira Campos foi alvejado na frente a antiga Rua Barroso, que mudou seu nome para Rua Siqueira Campos anos depois.
7. Praia do Leme
A Praia do Leme fica grudada na Praia de Copacabana, e também é destino de muitos turistas e moradores da cidade do Rio de Janeiro.
Para atividades, aproveite um banho de mar e esportes aquáticos no local. É uma praia mais tranquila do que a de Copacabana, por assim dizer, pois ali não existem estações de metrô. Uma boa pedida é ir até lá de bicicleta.
Pela orla você também irá encontrar uma variedade de barraquinhas e quiosques de comidas e bebidas. Perto da Mureta do Leme você encontrará restaurantes ótimos pra curtir um pós praia admirando o pôr do sol e petiscando.
8. Estátua de Clarice Lispector
A escritora Clarice Lispector foi homenageada no Leme, bairro onde morou por 12 anos. Ela é retratada sentada, junto a seu cachorro Ulisses na entrada da Mureta do Leme, no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino.
A estátua criada pelo artista Edgar Duvivier foi inaugurada em 2016 e é bastante visitada, desde então. A vista dali é incrível.
9. Mirante do Leme (Forte Duque de Caxias)
O Mirante do Leme fica no topo da Pedra do Leme, onde fica o Forte Duque de Caxias, e oferece uma ampla vista das praias do Leme e Copacabana, além do Pão de Açúcar do outro lado.
A visão lá de cima é muito bonita, principalmente no pôr do sol. Para chegar até lá é preciso fazer uma trilha fácil pela chamada Trilha do Forte do Leme, que fica dentro de uma área do exército, sendo bastante segura de fazer.
É um ótimo ponto de encontro para casais e famílias. No caminho você poderá encontrar vários miquinhos e pássaros, e ainda se cercar de muito verde em plena cidade.
10. Estátua de Carlos Drummond de Andrade
Ao longo da orla da Praia de Copacabana, há várias estátuas de personalidades famosas no calçadão. Entre elas está a estátua de Carlos Drummond de Andrade, que é a mais famosa.
Nela, o escritor mineiro é retratado sentado em um banco na Avenida Atlântica próximo ao Posto 6, inspirada em uma foto de Rogério Reis tirada no mesmo local. Ele morou dos 18 até o fim de sua vida na cidade do Rio de Janeiro.
Muitos turistas que visitam a cidade aproveitam para pegar uma brisa marítima e tirar fotos com este ícone da poesia brasileira. Uma pena que a estátua é constantemente vandalizada, onde é costume sumirem com os óculos dela.
11. Estátua de Dorival Caymmi
Outra estátua famosa na orla de Copacabana é a do cantor baiano Dorival Caymmi, na Avenida Atlântica, próxima do Forte de Copacabana. Nela, o artista aparece segurando um case com o violão, que sempre o acompanhou.
Caymmi morou por muitos anos no bairro de Copacabana, e faleceu em sua casa, com 94 anos. Após se tornar nome de rua no Leblon, hoje ele também é homenageado próximo à sua residência.
12. Forte de Copacabana
Outra parada obrigatória no bairro é o Forte de Copacabana, uma edificação militar construída entre os anos de 1908 e 1914 e que abriga hoje o Museu Histórico do Exército, um dos principais do Rio de Janeiro.
Há várias opções de visita no forte, tanto históricas, quanto gastronômicas. Dentre elas destacamos:
Tour pelo forte
Quem visita o Forte de Copacabana conhece uma das melhores vistas da Praia de Copacabana.
Se você for para lá durante o pôr do sol, as coisas melhoram ainda mais. Apesar de ser uma edificação construída com objetivos militares, nos dias de hoje a sua utilização é também turística.
Por lá existe o Museu Histórico do Exército.
O museu conta com uma exposição permanente capaz de fazer você viajar no tempo e entender melhor como se deu a história do Brasil, desde o império até os dias atuais. Com mais de 15 mil peças, o museu conta com armamentos militares e uniformes.
Caso você seja claustrofóbico, já fique de aviso que a visita pode não ser tão bacana, por não haver quase janelas no prédio. Eu mesma me senti mal.
Comer na Confeitaria Colombo
A tradicional Confeitaria Colombo tem uma unidade no Forte. A original fica no Centro do Rio e é lindíssima, mas não tem a vista que esta de Copacabana tem.
Para quem gosta de bolos e doces e se permite sair da dieta por uma boa causa, este lugar deve fazer parte do seu roteiro de viagem sem sombra de dúvidas.
Comer no Café 18 do Forte
O Café 18 do Forte também trará uma ótima experiência, caso você prefira outro tipo de alimentação.
Uma casa com excelente serviço de cozinha brasileira, o Café 18 também oferece opções de drinks, almoço, brunch e opções vegetarianas.
O Café 18 do Forte, assim como a Colombo, conta com uma das melhores vistas para o mar de Copacabana, e uma das mais belas da cidade do Rio de Janeiro.
Os bares de Copacabana
Com bares e botecos premiados espalhados por todo o bairro, Copacabana é um ótimo point boêmio da cidade do Rio de Janeiro.
No bairro é possível ter um ótimo happy hour ou aproveitar da vida noturna com bons petiscos e cerveja gelada.
Entre as opções mais recomendadas, temos:
Pavão Azul
O Pavão Azul é um bar tradicional que oferece pratos excelentes e típicos da gastronomia luso-brasileira.
Uma boa pedida é experimentar as pataniscas (uma espécie de bolinho de bacalhau) e usar o bar como ponto de encontro com amigos. Por lá você encontra cerveja gelada, ambiente aconchegante e uma mostra da vida carioca. Fica na esquina da Rua Barata Ribeiro com a Rua Hilário de Gouvêia.
Adega Pérola
O Adega Pérola é um bar com tradição em petiscos em Copacabana.
Fica na rua Siqueira Campos, 138, e é um dos melhores bares da cidade.
Trata-se de uma boa opção para quem procura por vinhos e cervejas de garrafa no Rio de Janeiro. Além disso, o lugar também conta com cozinha luso-brasileira especializada em frutos do mar.
Os Imortais
Os Imortais é outro boteco clássico da vida boêmia do Rio de Janeiro que não decepciona ao servir cerveja gelada e bons petiscos.
Destaque para os chopps, cervejas importadas e para os bolinhos de carne seca.
Fica na Rua Ronald de Carvalho, próximo ao posto 2.
Boteco Belmonte
O Boteco Belmonte é outro bar tradicional no bairro de Copacabana, muito bem avaliado por seu atendimento e por boa comida brasileira.
O Boteco Belmonte é a escolha de muitas pessoas que estão atrás de uma boa feijoada e carnes diversas no Rio de Janeiro. Outra boa pedida são as empadas abertas.
Além disso, lá o clima é super descontraído e o boteco funciona das 11h à 01 da manhã. Perfeito para quem fala em happy hour, mas acaba virando a noite!
Fica na Rua Domingos Ferreira, 242.
Bar do Adão
O Bar do Adão tem diversas filiais no Rio de Janeiro, mas estabeleceu sua rede na Rua Duvivier, na altura do posto 2 de Copacabana.
Entre os principais destaques do cardápio do Bar do Adão estão os pasteis de carne seca e de camarão, muito elogiados pela maior parte dos clientes que passam por lá.
Aproveite para se deliciar também com cerveja gelada e aproveite para ter uma boa conversa com os amigos.
Teatros
Os teatros estão sempre na lista de quem quer saber o que fazer em Copacabana.
A região é conhecida pelos seus vários teatros. Eles vão desde os históricos, como o Princesa Isabel, que jogou ao mundo vários famosos que eram até então desconhecidos, aos mais pomposos, como o Teatro Claro Mais RJ (antigo Theatro NET Rio).
Sempre bom ficar de olho na programação.
Sala Municipal Baden Powell
A Sala Municipal Baden Powell é localizada no antigo Cine Ricamar.
Foi projetada para ser um espaço exclusivamente musical. Conta com uma programação diversa e bons shows a preços populares.
Teatro Glaucio Gill
O Teatro Glaucio Gill é bem versátil. O local possui um núcleo de experimentação para atores e companhias em início de carreira.
Com capacidade para 150 lugares, o Teatro Glaucio Gill recebe espetáculos e atrações diversas em Copacabana.
Teatro Princesa Isabel
O Teatro Princesa Isabel é palco de shows e peças teatrais desde sua abertura em 1961.
Bem pequenino, mas com estilo colonial e palco italiano, trata-se de um símbolo da resistência à especulação imobiliária na região.
SESC Copacabana
O SESC Copacabana é outro importante espaço cultural de Copacabana e da cidade, sendo palco de múltiplas apresentações.
No formato teatro de arena, junto a ele está uma galeria de arte, o que faz dele um dos principais teatros da Zona Sul carioca.
Teatro Claro Mais RJ
O Teatro Claro Mais RJ conta com duas salas e pode receber até 700 pessoas na maior delas.
Com o objetivo de ser o “palco de todas as artes”, o teatro já recebeu importantes músicos, atores e exposições de várias nacionalidades em seus quase 50 anos de história.
Quiosques da Praia
Há excelentes quiosques a beira mar, facilitando e muito a vida de quem quer pegar uma prainha e depois aproveitar a vida noturna do Rio.
Ótimas opções para beliscar uma comidinha gostosa e uma bebida gelada, seja cerveja ou água de coco.
Os quiosques são numerados partindo do Forte do Leme (Posto 1) até o Forte de Copacabana (Posto 6).
Rooftops
Os rooftops são boas escolhas para quem quer admirar Copacabana do alto e curtir a vida noturna da cidade. Há duas opções principais, com serviços de lanches e restaurantes ótimos para amigos e casais.
Moon Lounge
O Moon Lounge, é um rooftop dentro do hotel JW Marriott.
Oferece uma linda vista para a orla das praias de Copacabana e Leme. No local, os visitantes encontram tapas de dar água na boca e uma equipe muito atenciosa no atendimento.
Deck Bar
Já o Deck Lounge Bar é o rooftop do hotel Pestana Rio Atlântica.
É um point boêmio bem sofisticado na capital do Rio de Janeiro. Com uma excelente vista da orla de Copacabana, ótimos drinks e apresentação de DJs, sem sombra de dúvidas, vale a visita dos turistas.
Feira Noturna de Copacabana
A Feira Noturna de Copacabana funciona desde 1980 e reúne mais de uma centena de barraquinhas. Lá, os moradores e turistas encontram pinturas, esculturas, roupas e acessórios, assim como objetos de decoração e artesanato em geral.
Para os turistas que estão à procura de lembrancinhas para levar para casa, a feira da praia precisa entrar na sua lista do que fazer em Copacabana.
Ela está no calçadão do meio da pista da Avenida Atlântica, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves, mais precisamente entre os postos 4 e 5.
Onde ficar em Copacabana
Os melhores hotéis de Copacabana normalmente estão localizados na Av. Atlântica, bem na Orla. Mas há outras boas opções pelo bairro.
Se hospedar em Copacabana vai adiantar bastante a sua viagem, já que é uma região muito bem localizada, com vários atrativos e cercada de transporte público.
Nas nossas dicas de hotéis, temos:
- O Windsor Palace Hotel: um hotel quatro estrelas que fica bem próximo da praia. Ele possui um terraço, na cobertura, com piscina e vista para o mar, que é possível ver de alguns quartos.
- O Mirasol Copacabana Hotel: um hotel quatro estrelas próximo à praia e com vista para o Cristo Redentor. Conta ainda com uma piscina na cobertura com vista para o mar, quartos com decoração contemporânea e banheira de hidromassagem.
- Ritz Copacabana Boutique Hotel: um hotel quatro estrelas, ele está a menos de meio quilômetro da praia, conta com piscina ao ar livre e vista da cidade. Conta ainda com serviço de aluguel de bicicletas e carros à disposição.
- O Copacabana Palace: com descrição exclusiva para ele abaixo.
Aproveite seus dias por Copacabana
Como você viu neste post, Copacabana é um bairro cheio de atrações e é o cartão postal do Rio de Janeiro. Com nossas dicas em mãos, você está pronto para planejar sua estadia e o roteiro perfeito para seus passeios.
Não deixe de visitar os pontos mais famosos da cidade, como a Praia de Copacabana, as estátuas na orla e o Copacabana Palace. Com certeza você irá se sentir um verdadeiro carioca depois de conhecer cada um desses lugares.
Lembre-se de adaptar seu roteiro de acordo com os seus gostos e disponibilidade para o melhor aproveitamento do seu tempo e divirta-se bastante na Cidade Maravilhosa!
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.