Home » Brasil » Rio de Janeiro » O que fazer em Ipanema: Top 10 atrações do bairro
Rio de Janeiro

O que fazer em Ipanema: Top 10 atrações do bairro

O que fazer em Ipanema: A Praia de Ipanema com água claríssima

Para te ajudar a planejar o que fazer em Ipanema, estando hospedado ou somente querendo conhecer mais a região, nós selecionamos neste post as 10 melhores atrações do bairro mais famoso da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Prometemos que valerá a pena incluir essas dicas no seu roteiro, nem que seja por um dia só.

10 Lugares para conhecer em Ipanema

O mar de Ipanema, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo

O bairro de Ipanema está entre os bairros mais procurados por turistas que estão no Rio de Janeiro. Seja por sua proximidade com outros bairros como Copacabana e Leblon, ou por pontos como a Pedra do Arpoador ou a Praia de Ipanema, a verdade é que não faltam lugares bonitos para visitar por lá.

Nós somos do Rio e sempre frequentávamos Ipanema, e mesmo hoje, morando em Portugal, sempre fazemos questão de reservar um hotel por ali quando voltamos ao Brasil. O cantinho do Arpoador, em especial, mora em nossos corações.

Ao montar o seu roteiro do que fazer no Rio de Janeiro, caso esteja indo visitar a cidade, vale saber quais atrações em Ipanema incluir em sua viagem. E caso você seja morador da cidade e só quer uma sugestão pra curtir no final de semana, aqui encontrará muitas opções também.

Confira abaixo a nossa lista de melhores atrações em Ipanema:

  1. Praia de Ipanema
  2. Praia do Arpoador
  3. Pedra do Arpoador
  4. Praia do Diabo
  5. Mirante 2 do Arpoador
  6. Parque Garota de Ipanema
  7. Feira Hippie de Ipanema
  8. Mirante da Paz
  9. Lagoa Rodrigo de Freitas
  10. Parque da Catacumba

Itinerário por Ipanema

É possível conhecer todas as atrações de nossa lista em um só dia, com um passeio pelo bairro.

▼ Veja o roteiro que sugerimos:

A primeira parada é, claro, a Praia de Ipanema (1) e, caminhando pela orla, na direção leste, você chegará à Praia do Arpoador (2) em 2 minutos. Lá você também encontrará a Pedra do Arpoador (3) e a Praia do Diabo (4), logo ao lado.

Em seguida, vá até o Mirante 2 do Arpoador (5), ele fica dentro do Parque Garota de Ipanema (6) e para chegar lá você terá que dar a volta pelas ruas Garota de Ipanema e Francisco Otaviano.

Saindo um pouco de região das praias, siga para a Avenida Vieira Solto, em direção à Praça General Osório, onde você vai encontrar a Feira Hippie (7) que fica por lá. Em 5 minutos de caminhada você chegará ao Mirante da Paz (8), na rua Barão da Torre.

A Lagoa Rodrigo de Freitas (9) fica um pouquinho mais longe, são 34 minutos a pé, mas você consegue facilmente usar o transporte público ou carros de aplicativo no Rio. A última atração Parque da Catacumba (10) fica logo em frente à lagoa, é bem fácil chegar lá.

1. Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema e Leblon vistas da Pedra do Arpoador

A Praia de Ipanema é um dos pontos altos da cidade e uma das melhores praias do Rio de Janeiro sem dúvidas. Por ficar entre as praias de Copacabana e do Leblon, sua localização é bastante estratégica, excelente para pessoas que pretendem se hospedar na melhor região do Rio de Janeiro.

Além disso, estar na Praia de Ipanema faz com que você se sinta um legítimo carioca, ou pelo menos, um legítimo turista na cidade do Rio de Janeiro.

Por lá, a todo momento você encontrará ambulantes vendendo “iguarias” de praia que só se encontra no Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o Biscoito Globo com mate. Muita gente de fora pode achar estranho tomar chá na praia, mas podemos garantir que a experiência é a melhor possível. Eu simplesmente adoro! Nesta praia, além dos ambulantes, há também quiosques que podem fornecer bons serviços de alimentação.

Outro cenário bastante carioca é o visual do Morro Dois Irmãos visto da areia, um dos cartões postais do Rio.

Na Praia de Ipanema podemos destacar os postos 8, 9 e 10. Estas são boas opções para quem quer conhecer gente bonita e comer bons petiscos enquanto aproveita essa vista encantadora que só o Rio pode proporcionar.

Além disso, a Praia de Ipanema e seus postos estão entre os locais que melhor trabalham o conceito de LGBT-Friendly, onde a diversidade não só é respeitada, como também incluída. Sendo assim, não deixe de conhecer o Posto 9.

Por fim, aproveitar o fim de semana na Praia de Ipanema pode ser ótimo para quem gosta de fazer uma caminhada ou andar de bike. Aos domingos, a pista fica fechada para carros e proporciona um bom lugar para a prática destas atividades físicas. Para as bikes, há ainda uma ciclovia aberta todos os dias e em qualquer horário.

2. Praia do Arpoador

A Praia do Arpoador com a Pedra do Arpoador ao fundo e o Posto 7

Localizada entre a Praia de Ipanema e a Pedra do Arpoador, está a Praia do Arpoador. Essa praia é bastante frequentada por surfistas e entusiastas do esporte por ter algumas boas ondas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Mas mesmo com ondas (que geralmente se concentram perto da pedra), o Arpoador tem dias de piscininha, que chamamos de “dias de Caribe”. Imbatível.

Outro destaque da praia do Arpoador é o Posto 7, onde viajantes e pessoas locais podem aproveitar juntos o melhor da praia.

No calçadão que leva à Praia do Arpoador ainda é possível ver a estátua de Tom Jobim carregando seu violão, em homenagem ao compositor que foi um dos grandes nomes da bossa nova.

3. Pedra do Arpoador

A Pedra do Arpoador vista do helicóptero

A Pedra do Arpoador é outro local incrível no bairro de Ipanema. Em qualquer horário, a vista é maravilhosa e perfeita para fotos. Entretanto, pode ficar ainda melhor em horários próximos ao pôr do sol, quando atrai pessoas do mundo inteiro, que batem palma enquanto o astro rei se despede. Este, sem dúvidas, é um dos melhores atrativos de Ipanema.

Além disso, a pedra é um ótimo ponto de encontro de amigos e pessoas que estejam a fim de se conhecer pessoalmente. Já pensou ter na memória que o seu primeiro encontro com alguém foi tendo essa vista? Maravilhoso, né?

4. Praia do Diabo

Ao lado da Pedra do Arpoador, há ainda uma pequena praia, a Praia do Diabo. Esta praia tem ondas mais fortes em comparação às praias de Copacabana e de Ipanema, mas suas areias são perfeitas pra jogar um vôlei de praia.

O nome da praia foi escolhido por conta da força das ondas, que são bem fortes, e as vezes chega a impedir o banho de mar dos visitantes. Fique atento para a condição das águas quando for passear por aqui.

É importante também saber que não é possível chegar ao local de carro. Quem deseja curtir essa praia precisa deixar o veículo em estacionamentos em Copacabana ou Ipanema e ir a pé.

5. Mirante 2 do Arpoador

Esse é uma outra ótima opção de local para ver o pôr do sol na cidade do Rio de Janeiro. O Mirante do Arpoador teve seu espaço renovado em 2023, e agora conta com um balanço e lugares para sentar.

Ele fica localizado em frente ao forte de São Mateus, e já na subida a vista panorâmica vai te impressionar. Do alto você consegue enxergar, além das paisagens urbanas, as Ilhas Cagarras que ficam por perto e os barcos que passam pelo mar.

6. Parque Garota de Ipanema

O Parque Garota de Ipanema fica próximo à praia do Diabo e ao posto 7 de Ipanema. Entre os principais destaques estão as opções de lazer. Lá conta com uma pista de caminhada e uma para skate.

Além disso, a vista para a praia e para o Morro Dois Irmãos faz com que este local seja visitado para quem queira dar uma desestressada.

Outro bom item para conhecer neste parque é a gruta com a imagem de Santa Sara Kali, uma santa católica e padroeira dos ciganos. Apesar de ter pouco conhecimento no Brasil, este santuário é bastante visitado e contemplado por pessoas que vão para lá por motivos religiosos ou não. Ali, no dia 24 de maio, acontece uma festa em sua homenagem, onde a maioria dos frequentadores são ciganos. Essa gruta só poderia ser melhor mantida pela prefeitura, já que ultimamente virou banheiro de transeuntes e moradores de rua.

Por fim, devemos alertar sobre a falta de segurança no Parque. Hoje em dia ali se encontram vários guardas municipais, no caso, Ipanema Presente, o que melhorou bastante a segurança, mas não é em todos os horários. Converse com as pessoas que trabalham em bares ou onde você se hospeda e pegue algumas dicas com relação a isso e evite ir sozinho sempre que possível.

7. Feira Hippie de Ipanema

Definitivamente, domingo é o melhor dia para se estar no bairro de Ipanema. Além da Avenida Vieira Souto estar fechada para os carros, no bairro acontece também a Feira Hippie. Perto do Posto 8, na Praça General Osório, vendedores com os mais variados produtos fazem o melhor possível para agradar fregueses e freguesas com seus produtos.

A maioria dos itens encontrados na Feira Hippie de Ipanema são de artesanato, mas além deles, você poderá encontrar também artes em formato de quadros, itens de vestuário e bijuterias. O valor é meio salgado, mas condiz com a região.

Por fim, na parte da alimentação, há barraquinhas e restaurantes ao lado da feira com influência das culinárias brasileira e portuguesa. Vale a pena conferir o acarajé, um dos mais famosos do Rio de Janeiro.

A Feira Hippie de Ipanema funciona de 10 da manhã às 7 da noite aos domingos.

8. Mirante da Paz

Vista de Ipanema do Mirante da Paz

O Mirante da Paz é um dos importantes mirantes da Zona Sul do Rio de Janeiro. Localizado na integração de Ipanema com o Morro do Cantagalo, de lá é possível visualizar todo o bairro e as praias. Ele foi reformado em 2023 e está bem melhor! Importante destacar que uma parte dele é em escada (com corrimões e piso antiderrapante), mas o visual do elevador já é bom o bastante caso tenha mobilidade reduzida.

Se você for ao Mirante da Paz, dê preferência por dias ensolarados, onde a vista fica livre e excelente de se admirar. Além disso, ao lado direito você poderá ver também a Pedra Bonita de São Conrado, outro ponto turístico importante da cidade.

9. Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas vista de um helicóptero, com Ipanema ao fundo, antes do mar

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos turísticos mais importantes da Zona Sul do Rio de Janeiro. Sempre mostrada em novelas e filmes da TV, a lagoa está localizada bem atrás do bairro de Ipanema e é uma parada obrigatória para qualquer pessoa que esteja no Rio de Janeiro.

Uma boa opção do que fazer na Lagoa são as atividades físicas e praticar esportes por lá. Se você souber andar de patins ou skate, dar uma volta ao redor da lagoa pode ser uma boa experiência. Se você não tiver nenhuma dessas opções, aproveite ainda para usar a ciclovia para pedalar e botar a endorfina em dia com um bom visual.

Ao redor dela se encontram quiosques com água de coco geladinha e alguns restaurantes com refeições completas.

10. Parque da Catacumba

O Parque Nacional da Catacumba é uma área florestal que foi revitalizada nos anos 70. O espaço, que tem 27 hectares, conta com uma grande variedade de plantas, árvores e flores. Lá você pode passear pelos caminhos demarcados e fazer piqueniques.

É um ótimo lugar para pessoas de todas as idades, com opções de entretenimento para crianças como tirolesa, arvorismo, rapel e muro de escalada.

Na parte mais alta do parque fica o Mirante Sacopã, onde você pode ver a Lagoa Rodrigo de Freitas, o jardim botânico e a Praia de Ipanema de uma perspectiva maravilhosa. Para chegar lá você vai fazer uma trilha razoável de 600 metros por dentro da mata densa.

O Parque da Catacumba fica aberto das 8h ás 17h, e o acesso é gratuito.

Arquipélago das Cagarras

As Ilhas Cagarras vistas do helicóptero
Foto de Samuel Wesley Silva

Se você não sabe o que fazer em Ipanema para sair um pouco da área urbana, do asfalto e dos prédios, o Arquipélago das Cagarras está entre os itens que você não pode deixar de fora do seu roteiro.

Este arquipélago conta com 7 ilhas e rochedos e fica a 5km da orla da Praia de Ipanema e pode ser acessado com o uso de barcos que fazem passeios por lá.

O nome do arquipélago deve-se à um tipo de ave que contraditoriamente não costuma habitar a cidade. A nomeação errônea aconteceu com os portugueses chegando ao local e tendo confundido as fragatas (aves que habitam a ilha) com cagarras, tradicionalmente europeias.

Entre as principais atrações para se fazer, está o passeio de barco. Este passeio é feito todos os dias e custam entre 100 a 140 reais, mas vale muito a pena.

Se você puder escolher um bom horário para fazer este passeio, não deixe de curtir um belo pôr do sol no local. Assim como no caso do Arpoador, a vista será inesquecível e você certamente irá querer voltar mais vezes!

Vida Noturna

Foto de John Arano pelo Unsplash

Além da gastronomia, conhecer a vida noturna de uma cidade está entre as boas motivações para se fazer uma viagem. No Rio de Janeiro, há vários lugares em que você pode fazer isso, mas boa parte dos destaques estão no bairro de Ipanema.

Listamos alguns dos melhores lugares abaixo:

Garota de Ipanema

Tom Jobim e Vinícius de Moraes podiam não saber, mas ao escrever a letra de “Garota de Ipanema” influenciariam gerações décadas depois. Isso tanto é verdade que um bar com o nome desta canção está entre os lugares mais procurados pelos jovens que se hospedam no bairro de Ipanema.

Este é um dos bares e restaurantes mais rústicos de Ipanema e o nome se deve ao fato de ter sido ali, naquele lugar, onde a canção foi escrita em homenagem a Helô Pinheiro. Como não poderia deixar de ser, o Bar fica na Rua Vinícius de Moraes, 49.

Entre os principais itens consumidos por lá, estão a porção de picanha acompanhada por um bom chopp Brahma. Outros destaques são também os pasteizinhos de carne e camarão e os famosos bolinhos de bacalhau.

Se você é um amante de música brasileira e bossa nova, não deixe de conhecer este local. Boa parte da história aconteceu por ali.

Boteco Belmonte

O Boteco Belmonte é uma das principais redes de bares e restaurantes da cidade do Rio de Janeiro e tem como seu principal carro chefe as empadas abertas.

No caso de Ipanema, há uma filial próxima ao posto 8 na Avenida Vieira Souto, número 236. Por lá você pode experimentar petiscos tomando um chopp ou cerveja gelada. Bolinhos de bacalhau e carne seca são excelentes pedidas e combinam com dias quentes depois de uma praia.

Além disso, se você está com um pouco mais de fome, vale a pena experimentar uma alcatra grelhada com alho crocante servida neste bar. Algumas coisas são tipicamente cariocas: neste caso, a alcatra virá com uma farofa de ovo deliciosa e as chances de você querer voltar novamente a este bar são bastante altas!

O Boteco Belmonte funciona todos os dias de 11 às 2 da manhã!

Barzin

O Barzin Rio Live é um ótimo bar para quem quer ouvir música de diversos estilos em qualquer hora.

No andar inferior, o Barzin é um restaurante de gastronomia brasileira. Já no segundo andar, funciona um ambiente de música ao vivo bastante aconchegante.

Há ainda um terceiro andar, onde funciona uma boate. Ali são feitas festas com temáticas bastante diferentes com dias para o pagode, o samba e o funk, por exemplo.

Vale a pena conhecer se você está em busca de estender um pouco mais a sua noite. Como um dos principais defeitos do Barzin está o tamanho da boate, muito pequena.

Fica na Rua Vinícius de Moraes, 75.

Boteco ZigZag

O Boteco ZigZag é o último bar que trazemos para a nossa lista. Este bar é uma das coisas mais tradicionalmente cariocas no bairro de Ipanema. Com petiscos e cervejas sendo servidos durante o dia todo, é uma boa experiência passar por lá.

Entre os principais destaques, está o cardápio de pastéis que conta com mais de 20 opções de sabores, todos fritos na hora. Há ainda opções de petiscos como frango a passarinho, uma linguicinha assada e peixe à dorê.

Se você quiser almoçar, o Bar ZigZag serve também um bom prato feito que não deve nada a restaurantes mais requintados da região, tudo com preços bem acessíveis.

Fica na Rua Prudente de Morais, número 10.

Restaurantes

Divulgação

Uma das melhores partes de fazer qualquer viagem é descobrir melhor a gastronomia de cada lugar. Como sabemos, o Brasil é muito rico culturalmente e apresenta uma grande diversidade gastronômica, e quanto a isso, no Rio de Janeiro não é diferente.

Na cidade do Rio, você encontrará restaurantes, bares, botecos e lanchonetes com influências diversas, que vão desde a brasileira, passa pela portuguesa, e chega na japonesa e sírio-libanesa.

Abaixo, alguns dos melhores restaurantes em Ipanema que você deve conhecer:

Gurumê

O Gurumê é um restaurante de cozinha oriental, principalmente japonesa, localizado na Rua Aníbal de Mendonça, próximo à estação do metrô Nossa Senhora da Paz. Muito bem avaliado por sua qualidade e atendimento, este restaurante traz uma ótima experiência para quem adora sair da rotina e experimentar temperos e preparações orientais.

Eu já fui incontáveis vezes e está no topo dos meus restaurantes favoritos!

Além da comida japonesa, há também opções para quem não tem tanto apreço por esta culinária. Ou seja, uma experiência gastronômica para a família toda sem dúvidas.

Boas bebidas também estão no cardápio, com uma carta de drinks de excelência e chegando até a chás e cafés. Não há motivos para você não conhecer o Gurumê.

Zazá Bistrô

O Zazá Bistrô é outra boa opção de restaurante em Ipanema. Com visual moderno, este restaurante localizado entre a Avenida Vieira Souto e a rua Prudente de Morais traz as culinárias marroquina e asiática como suas principais influências.

Traz também alguns pratos como carnes assadas e com sugestões de harmonização com drinks. No Zazá Bistrô há ainda um cuidado bastante especial com os drinks, que são receitas de um mixologista (uma espécie de chef dos drinks).

Por fim, a decoração é bastante aconchegante e intimista e muito apropriada para encontros românticos ou saídas com a família. Por fim, se você é vegetariano, o Zazá Bistrô também conta com uma boa variedade de pratos para você.

O Zazá Bistrô fica na Rua Joana Angélica, 40 e fica aberto de segunda a sábado de 12 às 23h e no domingo de 12h30 às 22h.

Satyricon

Mais um dos bares e restaurantes de nossa lista, o Satyricon é uma opção para quem está em busca de uma comida com influência da culinária mediterrânea. Por lá, você pode encontrar algumas das melhores opções em frutos do mar e peixes.

Por fim, itens do cardápio como bebidas e drinks complementam uma experiência gastronômica bastante satisfatória.

Os preços são um pouco mais salgados que os outros restaurantes citados nesta lista, entretanto, por se tratar de pratos com frutos do mar isso se justifica.

O Satyricon fica na Rua Barão da Torre, 192, Rio de Janeiro. Aberto de domingo à quinta-feira de 12h às 0h e do meio-dia à 1h da manhã nas sextas e sábados.

Gero

Outro restaurante sofisticado em Ipanema é o Gero Rio. Este é uma das melhores opções de culinária italiana da cidade do Rio de Janeiro e traz experiências realmente inesquecíveis.

Entre os principais destaques do Gero Rio estão o atendimento discreto e o ambiente bastante elegante. Não se surpreenda: o Gero é excelente para encontros românticos ou jantares de negócios por sua sofisticação e elegância.

Além disso, o Gero traz boas opções de massas e com uma carta de vinhos bastante completa e harmonizada com os pratos do cardápio.

O Gero Rio fica na Avenida Vieira Souto, 80, Ipanema.

Onde ficar hospedado em Ipanema

O bairro de Ipanema visto do helicóptero, com a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor ao fundo

Se você já se decidiu ficar em Ipanema pelo número de opções lá, temos algumas sugestões de hotéis para você ficar por lá. Aproveite!

  • Hotel Arpoador: hotel 4 estrelas localizado na Rua Francisco Otaviano, 177. Moderno, com piscina no rooftop e vista para a Praia do Arpoador. Entre os principais itens neste hotel estão os drinks servidos no bar, bem como um café da manhã de qualidade e com bastante variedade. O restaurante Arp é assinado pela conceituada chef Roberta Sudbrack. Nós já ficamos e amamos!
  • Arena Ipanema Hotel: hotel 4 estrelas na Rua Francisco Otaviano. Decoração de bastante bom gosto, desde o salão principal até os quartos. A piscina na cobertura é uma experiência maravilhosa, sobretudo para a vista para o Arpoador e para a Praia de Ipanema. Também já ficamos nele e vale muito a pena!
  • El Misti Hostel Ipanema: este hotel da Rua Joana Angélica, número 47, conta com excelente custo benefício e atendimento acima da média. Os quartos são simples (como na maioria dos hostels), mas trazem sensações muito boas de aconchego e pertencimento. Bastante indicado para jovens (de todas as idades) que estejam em busca de fazer amizades e viajar pagando um preço justo.
  • Ipanema Beach Hostel: a última hospedagem de nossa lista fica na rua Paul Redfern, 37. Contando com quartos simples, o hostel surpreende por sua cara bastante moderna (tanto por fora quanto por dentro). Está entre as melhores avaliações de hospedagem no bairro e conta com um bar modesto, mas bastante aconchegante.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

4 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • sinceramente eu amei ir no Rio de Janeiro, existem uma ambiguidade metropolitana com natureza com praia com serra com morro, eu andei muito de ônibus na cidade, achei difícil encontrar horário de ônibus atualizado, diferente de outras cidades que as empresas de ônibus sempre fornecem os horários, no Rio não achei nenhuma delas, encontrei apenas itinerários.

  • Olá…tudo bem?

    Estou planejando ir com a minha mãe ao RJ de 17/05 chegaremos a noite a 21/05 retorno a tarde. Estava pesquisando bons hoteis em Ipanema, que tenham conforto e bom café: Vi o Vermont e o Arena Ipanema. O que vocês acham? Me interessei neles pela localização, pois queremos ir no Cristo, Lagoa R. de Freitas, Parque Lage, Pão de Açúcar, além das praia da praia e atrações do bairro, claro! 🙂 Estou aberta a indicações. Obrigada.

abbv