facebook pixel
Home » Brasil » Rio de Janeiro » O que fazer em Ipanema: Top 10 atrações do bairro
Rio de Janeiro

O que fazer em Ipanema: Top 10 atrações do bairro

O que fazer em Ipanema: A Praia de Ipanema com água claríssima

Para ajudar a planejar o que fazer em Ipanema, estando hospedado ou somente querendo conhecer mais a fundo a região, nós selecionamos neste post as 10 melhores atrações do bairro mais famoso da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Prometemos que valerá a pena incluir essas dicas no seu roteiro, nem que seja por um dia só.

10 Lugares para conhecer em Ipanema

O mar de Ipanema, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo

O bairro de Ipanema está entre os bairros mais procurados por turistas que estão no Rio de Janeiro. Seja por sua proximidade com outros bairros como Copacabana e Leblon ou por pontos como a Pedra do Arpoador ou a Praia de Ipanema, a verdade é que não faltam belos lugares para visitar por lá.

Ao visitar Ipanema, assim como em qualquer viagem, é muito importante saber as atrações do local e incluí-los no seu roteiro do que fazer no Rio de Janeiro.

Confira abaixo a nossa lista de melhores atrações em Ipanema:

  1. Praia de Ipanema
  2. Pedra do Arpoador
  3. Praia do Arpoador
  4. Feira Hippie de Ipanema
  5. Restaurantes
  6. Vida Noturna
  7. Mirante da Paz
  8. Arquipélago das Cagarras
  9. Parque Garota de Ipanema
  10. Lagoa Rodrigo de Freitas

1.Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema e Leblon vistas da Pedra do Arpoador

A Praia de Ipanema é um dos pontos altos da cidade e uma das melhores praias do Rio de Janeiro sem dúvidas. Por ficar entre as praias de Copacabana e do Leblon, sua localização é bastante estratégica e excelente para pessoas que pretendem se hospedar na melhor região do Rio de Janeiro.

Além disso, estar na Praia de Ipanema faz com que você se sinta um legítimo carioca, ou pelo menos, um legítimo turista na cidade do Rio de Janeiro.

Por lá, a todo momento você encontrará ambulantes vendendo “iguarias” de praia que só se encontra no Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o Biscoito Globo com mate. Muita gente de fora pode achar estranho tomar chá na praia, mas podemos garantir que a experiência é a melhor possível. Eu simplesmente adoro! Nesta praia, além dos ambulantes, há também quiosques que podem fornecer bons serviços de alimentação.

Outro cenário bastante carioca é a vista do Morro Dois Irmãos visto da areia, um dos cartões postais do Rio.

Na Praia de Ipanema podemos destacar os postos 8, 9 e 10. Estas são boas opções para quem quer conhecer gente bonita e comer bons petiscos enquanto aproveita essa vista encantadora que só o Rio pode proporcionar.

Além disso, a Praia de Ipanema e seus postos estão entre os locais que melhor trabalham o conceito de LGBT-Friendly, onde a diversidade não só é respeitada, como também incluída. Sendo assim, não deixe de conhecer o Posto 9.

Por fim, aproveitar o fim de semana na Praia de Ipanema pode ser ótimo para quem gosta de fazer uma caminhada ou andar de bike. Aos domingos, a pista fica fechada para carros e proporciona um bom lugar para a prática destas atividades físicas. Para as bikes, há ainda uma ciclovia aberta todos os dias e em qualquer horário.

2.Pedra do Arpoador

A Pedra do Arpoador vista do helicóptero

A Pedra do Arpoador é outro local incrível no bairro de Ipanema. Em qualquer horário, a vista é maravilhosa e perfeita para fotos. Entretanto, pode ficar ainda melhor em horários próximos ao pôr do sol, que atrai pessoas do mundo inteiro, que batem palma quando o astro rei se despede. Este, sem dúvidas, é um dos melhores atrativos de Ipanema.

Além disso, a pedra é um ótimo ponto de encontro de amigos e pessoas que estejam a fim de se conhecer pessoalmente. Já pensou ter na memória que o seu primeiro encontro com alguém foi tendo essa vista? Maravilhoso, né?

3. Praia do Arpoador

A Praia do Arpoador com a Pedra do Arpoador ao fundo e o Posto 7

Localizada entre a Praia de Ipanema e a Pedra do Arpoador, está a Praia do Arpoador. Esta praia é bastante frequentada por surfistas e entusiastas desse esporte por ter algumas boas ondas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ao lado da Pedra do Arpoador, há ainda uma pequena praia, a Praia do Diabo. Esta praia tem ondas mais fortes em comparação às praias de Copacabana e de Ipanema, mas suas areias são perfeitas pra jogar um vôlei de praia.

Outro destaque da praia do Arpoador é o Posto 7, onde viajantes e pessoas locais podem aproveitar juntos o melhor da praia.

No calçadão que leva à Praia do Arpoador ainda é possível ver a estátua de Tom Jobim carregando seu violão, em homenagem ao compositor que foi um dos grandes nomes da bossa nova.

4.Feira Hippie de Ipanema

Definitivamente, domingo é o melhor dia para se estar no bairro de Ipanema. Além da Avenida Vieira Souta estar fechada para os carros, no bairro acontece também a Feira Hippie. Perto do Posto 8, na Praça General Osório, vendedores com os mais variados produtos fazem o melhor possível para agradar fregueses e freguesas com seus produtos.

A maioria dos itens encontrados na Feira Hippie de Ipanema são de artesanato, mas além deles, você poderá encontrar também artes em formato de quadros, itens de vestuário e bijuterias.

Por fim, na parte da alimentação, há barraquinhas e restaurantes ao lado da feira com influência das culinárias brasileira e portuguesa. Vale a pena conferir o acarajé, um dos mais famosos do Rio de Janeiro.

A Feira Hippie de Ipanema funciona de 10 da manhã às 7 da noite aos domingos.

5. Restaurantes

Divulgação

Uma das melhores partes de fazer qualquer viagem é descobrir melhor a gastronomia de cada lugar. Como sabemos, o Brasil é muito rico culturalmente e apresenta uma grande diversidade gastronômica, e quanto a isso, no Rio de Janeiro não é diferente.

Na cidade do Rio, você encontrará restaurantes, bares, botecos e lanchonetes com influências diversas, que vão desde a brasileira, passa pela portuguesa, e chega na japonesa e sírio-libanesa.

Abaixo, alguns dos melhores restaurantes em Ipanema que você deve conhecer:

Gurumê

O Gurumê é um restaurante de cozinha oriental, principalmente japonesa, localizado na Rua Aníbal de Mendonça, próximo à estação do metrô Nossa Senhora da Paz. Muito bem avaliado por sua qualidade e atendimento, este restaurante traz uma ótima experiência para quem adora sair da rotina e experimentar temperos e preparações orientais.

Eu já fui incontáveis vezes e está no topo dos meus restaurantes favoritos!

Além da comida japonesa, há também opções para quem não tem tanto apreço por esta culinária. Ou seja, uma experiência gastronômica para a família toda sem dúvidas.

Boas bebidas também estão no cardápio, com uma carta de drinks de excelência e chegando até a chás e cafés. Não há motivos para você não conhecer o Gurumê.

Zazá Bistrô

O Zazá Bistrô é outra boa opção de restaurante em Ipanema. Com visual moderno, este restaurante localizado entre a Avenida Vieira Souto e a rua Prudente de Morais traz as culinárias marroquina e asiática como suas principais influências.

Traz também alguns pratos como carnes assadas e com sugestões de harmonização com drinks. No Zazá Bistrô há ainda um cuidado bastante especial com os drinks, que são receitas de um mixologista (uma espécie de chef dos drinks).

Por fim, a decoração é bastante aconchegante e intimista e muito apropriada para encontros românticos ou saídas com a família. Por fim, se você é vegetariano, o Zazá Bistrô também conta com uma boa variedade de pratos para você.

O Zazá Bistrô fica na Rua Joana Angélica, 40 e fica aberto de segunda a sábado de 12 às 23h e no domingo de 12h30 às 22h.

Balada Mix

Se você está procurando um lugar para uma alimentação mais rápida, porém ainda com qualidade, o Balada Mix é uma boa escolha. Uma opção mais barata em comparação com os outros restaurantes da nossa lista, há opções de alimentação natural, carnes, pratos completos e até mesmo café da manhã.

Suas boas avaliações destacam-se pelo bom atendimento e a variedade do seu cardápio. Além disso, a maioria dos seus pratos contam com o conceito “farm to table”, isto é, com a utilização de alimentos não industrializados sempre que possível.

O Balada Mix fica na rua Farme de Amoedo, 39. Aberto de segunda à quinta-feira de 11 às 22h e de sexta à domingo de 9 às 22h.

Satyricon

Mais um dos bares e restaurantes de nossa lista, o Satyricon é uma opção para quem está em busca de uma comida com influência da culinária mediterrânea. Por lá, você pode encontrar algumas das melhores opções em frutos do mar e peixes.

Por fim, itens do cardápio como bebidas e drinks complementam uma experiência gastronômica bastante satisfatória.

Os preços são um pouco mais salgados que os outros restaurantes citados nesta lista, entretanto, por se tratar de pratos com frutos do mar isso se justifica.

O Satyricon fica na Rua Barão da Torre, 192, Rio de Janeiro. Aberto de domingo à quinta-feira de 12h às 0h e do meio-dia à 1h da manhã nas sextas e sábados.

Gero

Outro restaurante sofisticado em Ipanema é o Gero Rio. Este é uma das melhores opções de culinária italiana da cidade do Rio de Janeiro e traz experiências realmente inesquecíveis.

Entre os principais destaques do Gero Rio estão o atendimento discreto e o ambiente bastante elegante. Não se surpreenda: o Gero é excelente para encontros românticos ou jantares de negócios por sua sofisticação e elegância.

Além disso, o Gero traz boas opções de massas e com uma carta de vinhos bastante completa e harmonizada com os pratos do cardápio.

O Gero Rio fica na Avenida Vieira Souto, 80, Ipanema.

6.Vida Noturna

Foto de John Arano pelo Unsplash

Além da gastronomia, conhecer a vida noturna de uma cidade está entre as boas motivações para se fazer uma viagem. No Rio de Janeiro, há vários lugares em que você pode fazer isso, mas boa parte dos destaques estão no bairro de Ipanema.

Listamos alguns dos melhores lugares abaixo:

Garota de Ipanema

Tom Jobim e Vinícius de Moraes podiam não saber, mas ao escrever a letra de “Garota de Ipanema” influenciariam gerações décadas depois. Isso tanto é verdade que um bar com o nome desta canção está entre os lugares mais procurados pelos jovens que se hospedam no bairro de Ipanema.

Este é um dos bares e restaurantes mais rústicos de Ipanema e o nome se deve ao fato de ter sido ali, naquele lugar, onde a canção foi escrita em homenagem a Helô Pinheiro. Como não poderia deixar de ser, o Bar fica na Rua Vinícius de Moraes, 49.

Entre os principais itens consumidos por lá, estão a porção de picanha acompanhada por um bom chopp Brahma. Outros destaques são também os pasteizinhos de carne e camarão e os famosos bolinhos de bacalhau.

Se você é um amante de música brasileira e bossa nova, não deixe de conhecer este local. Boa parte da história aconteceu por ali.

Boteco Belmonte

O Boteco Belmonte é uma das principais redes de bares e restaurantes da cidade do Rio de Janeiro e tem como seu principal carro chefe as empadas abertas.

No caso de Ipanema, há uma filial próxima ao posto 8 na Avenida Vieira Souto, número 236. Por lá você pode experimentar petiscos tomando um chopp ou cerveja gelada. Bolinhos de bacalhau e carne seca são excelentes pedidas e combinam com dias quentes depois de uma praia.

Além disso, se você está com um pouco mais de fome, vale a pena experimentar uma alcatra grelhada com alho crocante servida neste bar. Algumas coisas são tipicamente cariocas: neste caso, a alcatra virá com uma farofa de ovo deliciosa e as chances de você querer voltar novamente a este bar são bastante altas!

O Boteco Belmonte funciona todos os dias de 11 às 2 da manhã!

Barzin

O Barzin Rio Live é um ótimo bar para quem quer ouvir música de diversos estilos em qualquer hora.

No andar inferior, o Barzin é um restaurante de gastronomia brasileira. Já no segundo andar, funciona um ambiente de música ao vivo bastante aconchegante.

Há ainda um terceiro andar, onde funciona uma boate. Ali são feitas festas com temáticas bastante diferentes com dias para o pagode, o samba e o funk, por exemplo.

Vale a pena conhecer se você está em busca de estender um pouco mais a sua noite. Como um dos principais defeitos do Barzin está o tamanho da boate, muito pequena.

Fica na Rua Vinícius de Moraes, 75.

Bar ZigZag

O Bar ZigZag é o último bar que trazemos para a nossa lista. Este bar é uma das coisas mais tradicionalmente cariocas no bairro de Ipanema. Com petiscos e cervejas sendo servidos durante o dia todo, é uma boa experiência passar por lá.

Entre os principais destaques, está o cardápio de pastéis que conta com mais de 20 opções de sabores, todos fritos na hora. Há ainda opções de petiscos como frango a passarinho, uma linguicinha assada e peixe à dorê.

Se você quiser almoçar, o Bar ZigZag serve também um bom prato feito que não deve nada a restaurantes mais requintados da região, tudo com preços bem acessíveis.

Fica na Rua Prudente de Morais, número 10.

7.Mirante da Paz

Vista de Ipanema do Mirante da Paz

O Mirante da Paz é um dos importantes mirantes da Zona Sul do Rio de Janeiro. Localizado na integração de Ipanema com o Morro do Cantagalo, de lá é possível visualizar todo o bairro e as praias.

Se você for ao Mirante da Paz, dê preferência por dias ensolarados, onde a vista fica livre e excelente de se admirar. Além disso, ao lado direito você poderá ver também a Pedra Bonita de São Conrado, outro ponto turístico importante da cidade.

8.Arquipélago das Cagarras

As Ilhas Cagarras vistas do helicóptero
Foto de Samuel Wesley Silva pelo Unsplash

Se você não sabe o que fazer em Ipanema para sair um pouco da área urbana, do asfalto e dos prédios, o Arquipélago das Cagarras está entre os itens que você não pode deixar de fora do seu roteiro.

Este arquipélago conta com 7 ilhas e rochedos e fica a 5km da orla da Praia de Ipanema e pode ser acessado com o uso de barcos que fazem passeios por lá.

O nome do arquipélago deve-se à um tipo de ave que contraditoriamente não costuma habitar a cidade. A nomeação errônea aconteceu com os portugueses chegando ao local e tendo confundido as fragatas (aves que habitam a ilha) com cagarras, tradicionalmente europeias.

Entre as principais atrações para se fazer, está o passeio de barco. Este passeio é feito todos os dias e custam entre 100 a 140 reais, mas vale muito a pena.

Se você puder escolher um bom horário para fazer este passeio, não deixe de curtir um belo pôr do sol no local. Assim como no caso do Arpoador, a vista será inesquecível e você certamente irá querer voltar mais vezes!

9.Parque Garota de Ipanema

O Parque Garota de Ipanema fica próximo à praia do Diabo e ao posto 7 de Ipanema. Entre os principais destaques estão as opções de lazer. Lá conta com uma pista de caminhada e uma para skate, o que faz qualquer um se sentir renovado e mais jovem conhecendo este local.

Além disso, uma vista para a praia e para o Morro Dois Irmãos faz com que este local seja visitado para quem queira dar uma desestressada.

Outro bom item para conhecer neste parque é a gruta com a imagem de Santa Sara Kali, uma santa católica e padroeira dos ciganos. Apesar de ter pouco conhecimento no Brasil, este santuário é bastante visitado e contemplado por pessoas que vão para lá por motivos religiosos ou não. Ali, no dia 24 de maio, acontece uma festa em sua homenagem, onde a maioria dos frequentadores são ciganos.

Por fim, devemos alertar sobre a falta de segurança no Parque. Infelizmente, este problema tem sido bastante recorrente e você pode se sentir inseguro ao andar por lá. Converse com as pessoas que trabalham em bares ou onde você se hospeda e pegue algumas dicas com relação a isso e evite ir sozinho sempre que possível.

10.Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas vista de um helicóptero, com Ipanema ao fundo, antes do mar

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos turísticos mais importantes da Zona Sul do Rio de Janeiro. Sempre mostrada em novelas e filmes da TV, a lagoa está localizada bem atrás do bairro de Ipanema e é uma parada obrigatória para qualquer pessoa que esteja no Rio de Janeiro.

Uma boa opção do que fazer na Lagoa são as atividades físicas e praticar esportes por lá. Se você souber andar de patins ou skate, dar uma volta ao redor da lagoa pode ser uma boa experiência. Se você não tiver nenhuma dessas opções, aproveite ainda para usar a ciclovia para pedalar e botar a endorfina em dia com um bom visual.

Onde ficar hospedado em Ipanema

O bairro de Ipanema visto do helicóptero, com a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor ao fundo

Se você já se decidiu ficar em Ipanema pelo número de opções lá, temos algumas sugestões de hotéis para você ficar por lá. Aproveite!

  • Hotel Arpoador: hotel 4 estrelas localizado na Rua Francisco Otaviano, 177. Moderno, com piscina no rooftop e vista para a Praia do Arpoador. Entre os principais itens neste hotel estão os drinks servidos no bar, bem como um café da manhã de qualidade e com bastante variedade. O restaurante Arp é assinado pela conceituada chef Roberta Sudbrack.
  • Arena Ipanema Hotel: hotel 4 estrelas na Rua Francisco Otaviano. Decoração de bastante bom gosto, desde o salão principal até os quartos. A piscina na cobertura é uma experiência maravilhosa, sobretudo para a vista para o Arpoador e para a Praia de Ipanema.
  • El Misti Hostel Ipanema: este hotel da Rua Joana Angélica, número 47, conta com excelente custo benefício e atendimento acima da média. Os quartos são simples (como na maioria dos hostels), mas trazem sensações muito boas de aconchego e pertencimento. Bastante indicado para jovens (de todas as idades) que estejam em busca de fazer amizades e viajar pagando um preço justo.
  • Ipanema Beach Hostel: a última hospedagem de nossa lista fica na rua Paul Redfern, 37. Contando com quartos simples, o hostel surpreende por sua cara bastante moderna (tanto por fora quanto por dentro). Está entre as melhores avaliações de hospedagem no bairro e conta com um bar modesto, mas bastante aconchegante.

Salve estas dicas de Ipanema no Pinterest!

Quer saber o que fazer em Ipanema? Confira as nossas 10 dicas para curtir ao máximo um dos melhores bairros cariocas. Tem opções culturais, praianas, gastronômicas, hotelaria e de vida noturna pra ninguém botar defeito.
Na hora de saber o que fazer em Ipanema, coloque no seu roteiro nossas 10 melhores dicas de um dos bairros mais famosos do Rio. Falamos sobre praia, restaurantes, hotéis, bares e mirantes.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv