Na nossa mais recente ida a Nova York, resolvemos tirar uma tarde para explorar a fundo o Upper West Side.
Já conhecíamos as principais atrações do bairro, como o American Museum of Natural History e a região deste lado do Central Park, mas percebemos que ainda não tínhamos dedicado tempo suficiente para descobrir lugares menos visitados.
A cidade de Nova York tem 5 distritos, e cada um deles oferece opções diferentes de cenários e atividades. Upper West Side é uma parte nobre da cidade, além de artística, já que lá ficam, a Columbia University e o Conservatório Juilliard.
Para te ajudar a criar o seu roteiro ideal, separamos uma lista com 12 lugares imperdíveis no Upper West Side, para sua viagem em Nova York!
Explorando Upper West Side: 12 atrações
Entre o lado oeste do Central Park e o Rio Hudson, existem diversas atrações em Upper West Side que nem sempre têm o destaque merecido em roteiros de viagens a Nova York.
Para ajudar você a conhecer mais lugares, separamos 12 locais imperdíveis que vão enriquecer sua experiência na cidade:
- Columbus Circle
- Lincoln Center
- Septuagesimo Uno
- Edifício Dakota
- Strawberry Fields
- Bethesda Fountain
- New York Historical Society Museum
- Museu de História Natural
- Hammer Boy
- Children’s Museum of Manhattan
- West Side Community Garden
- Catedral St John the Divine
A seguir, vamos conhecer com mais detalhes cada uma dessas atrações, para que você possa aproveitar ao máximo sua visita ao Upper West Side.
Veja mais: O que fazer em Nova York: Top 22 atrações da Big Apple.
Mapeando seu roteiro pelo bairro
Para chegar ao Upper West Side, você tem duas opções de transporte público: as linhas de metrô e as de ônibus.
▼ Veja a caminhada pelo Upper West Side que sugerimos:
A primeira parada da nossa rota é o Columbus Circle (1), e ela está logo na saída da estação de metrô de mesmo nome. Dalí, vamos até o Lincoln Center (2), a 8 minutos de caminhada pela Broadway e 62th St.
Volte para a Broadway e caminhe em direção à 71st Street, lá você encontra o pequeno parque escondido, Septuagesimo Uno (3).
O Edifício Dakota (4) fica na rua de cima, na direção sudeste. Depois, vá até o Central Park, onde você encontrará Strawberry Fields (5) e Bethesda Fountain (6).
Saindo do parque pela porção oeste, você chega ao New York Historical Society Museum (7), na Central Park West. São 3 minutos de caminhada, na mesma rua, para chegar ao Museu de História Natural (8).
O mural de Banksy, Hammer Boy (9), fica na 79th Steet, perto do museu. Depois, caminhe 4 quarteirões pela Amsterdam Ave, e vire na 83rd Street, até o Children’s Museum of Manhattan (10).
A próxima parada é o West Side Community Garden (11), que a fica alguns minutos de distância, na 89th Street.
O local mais longe da nossa lista é a Catedral St John the Divine (12). Ela está a 28 minutos de caminhada, mas você tem opções de ônibus e táxis pela região.
1. Columbus Circle
O Columbus Circle é uma praça que fica na intersecção entre a Broadway, Central Park West, Central Park South e Eighth Avenue.
A característica mais marcante do local é uma estátua de Cristóvão Colombo sobre um pilar, bem ao centro.
Esse ponto turístico está entre os mais visitados em Nova York, devido à sua localização estratégica e pontos próximos.
Vale também apreciar, ao lado da estátua de Colombo, a escultura metálica do globo terrestre. Ali também ficam shoppings centers para quem quiser ir às compras.
2. Lincoln Center
O Lincoln Center Plaza é o principal complexo de arte em Nova York. É um lugar diversificado que acolhe várias vertentes artísticas, incluindo teatro, dança e cinema.
Nesse espaço também estão a New York Philharmonic e a Metropolitan Opera House.
O complexo também é a casa do New York City Ballet, e foi cenário para as gravações do filme Cisne Negro, com Natalie Portman.
Como esse espaço atrai muitos visitantes, é importante se programar com antecedência, principalmente durante a temporada de Natal, onde geralmente as apresentações são de O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes.
Caso você queira assistir a uma apresentação do ballet, ou algum outro espetáculo no Lincoln Center durante sua visita ao Upper West Side, recomendamos a compra dos ingressos antecipadamente.
Por ser localizado na região central de Manhattan, o acesso é fácil e prático.
3. Septuagesimo Uno
Septuagesimo Uno, um nome peculiar, se refere ao menor parque da cidade. Sua localização é quase secreta, ele fica apertado entre dois prédios no Upper West Side.
É uma boa perspectiva para o uso estratégico do espaço urbano em Nova York. Embora seja apenas uma pequena área verde com bancos, o lugar ressalta a importância de aproveitar até os menores espaços públicos na cidade.
Não há grandes atrações por aqui, entretanto, vale a pena visitar o lugar como uma curiosidade nova-iorquina. Aparece no filme Little Manhattan, que foi como ficamos sabendo dele.
4. Edifício Dakota
O prédio, que tem influência da arquitetura germânica, foi erguido num momento em que o Upper West Side ainda não possuía grandes arranha céus. Como dizemos no Brasil, quando isso tudo ainda era mato.
A sua localização, longe do centro na época da sua construção, levou ao apelido “Dakota”, em uma referência ao estado do longínquo centro-norte americano.
O Edifício Dakota também ganhou fama por ser a residência de John Lennon. Infelizmente, foi na entrada nesse prédio que ocorreu o assassinato trágico do ex-beatle, em 1980.
A visita vale pela vista da fachada e pelo seu papel histórico e cultural. O Dakota Building também foi cenário do filme O Bebê de Rosemary, um clássico do terror, de 1968.
Lembrando que por se tratar de uma propriedade privada residencial, turistas não podem acessar a parte interna.
Veja também: Onde ficar em Nova York: 10 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis.
5. Strawberry Fields
Strawberry Fields é um espaço localizado dentro do Central Park.
Por estar em frente ao prédio onde vivia John Lennon, sua esposa, Yoko Ono, mandou construir no lugar um memorial em mosaico, onde fãs costumam deixar flores. Além disso, artistas locais apresentam covers de suas canções por lá, como homenagem ao músico.
O destaque do local é o mosaico circular no piso, onde está escrito “Imagine”, uma área sempre muito movimentada pelos fãs. Tanto o Imagine quanto o nome Strawberry Fields são duas canções escritas pelo ex-beatle.
Por ficar em propriedade pública, a visitação é livre.
6. Bethesda Fountain
A Bethesda Fountain é uma das atrações que ficam dentro do Central Park. Você irá encontrá-la em um conjunto de terraços distribuídos em dois níveis, enfeitados com várias esculturas.
É uma parada frequente para muitos visitantes, pois proporciona um bom ambiente para relaxar durante o passeio pelo bairro.
Nos dias de verão é uma maravilha poder sentar em sua borda e molhar os pés.
7. New York Historical Society Museum
Esse é o museu mais antigo de Nova York. Ele foi estabelecido no início do século XX.
Sua temática principal é a história e o desenvolvimento de Manhattan. Além disso, ele também oferece exposições que cobrem aspectos dos outros distritos da cidade e pontos relevantes na história dos Estados Unidos.
Para visitar o museu, basta adquirir ingresso diretamente na entrada ou através do site oficial.
Vale a pena conferir os horários de funcionamento atualizados antes da visita para garantir sua entrada.
8. Museu de História Natural
O Museu de História Natural é um marco importante e uma das principais atrações turísticas de Nova York. Ele fica localizado no Upper West Side, com vista para a margem oeste do Central Park.
Esse museu é conhecido mundialmente por suas exposições de diversas áreas da história natural. É reconhecido como um dos museus mais significativos da cidade e atrai inúmeros visitantes todos os anos.
Para quem gosta de filmes, esse foi o cenário do longa Uma Noite no Museu, estrelado por Ben Stiller e Robin Williams.
Ele está aberto todos os dias, exceto no dia de Ação de Graças e no Natal. Para visitar as exposições, é necessário comprar ingressos antecipadamente.
9. Hammer Boy
A Hammer Boy é um grafite criado pelo artista Banksy. O trabalho foi feito em outubro de 2013 e retrata um menino usando um martelo.
O estilo de Banksy, que hoje é inconfundível, contribui para a cena artística urbana de Nova York.
Essa obra sobrevive em bom estado graças ao esforço do proprietário do edifício, que assumiu o compromisso de preservar a arte.
Visitar o mural não requer ingressos nem tempo de espera, ele está disponível publicamente no Upper West Side.
É uma maneira rápida e fácil para os visitantes interessados em street art experimentarem diretamente uma obra de Banksy durante a sua estadia.
10. Children’s Museum of Manhattan
O Children’s Museum é um espaço dedicado ao público infantil.
Com proposta educativa, o local oferece às crianças a chance de aprenderem através do contato direto com obras de arte e atividades interativas.
No museu, elas têm acesso a cinco andares com uma variedade de exposições, que exploram diferentes tópicos artísticos e culturais.
É importante planejar sua visita com antecedência para aproveitar tudo o que o museu tem a oferecer.
O museu funciona de terça à domingo, das 10h às 17h.
11. West Side Community Garden
O West Side Community Garden é um parque privado aberto ao público entre a Amsterdam Avenue e a Columbus Ave.
Foi fundado nos anos 1970, no lugar do que era antes apenas um terreno baldio cheio de entulho e carros quebrados.
Hoje, ele oferece uma variedade de flores, especialmente tulipas na primavera, além de vegetais e ervas. Como é um espaço comunitário, moradores ajudam a manter o ambiente.
A visita ao jardim pode ser feita durante todo o ano e é livre para todos. Anualmente, o espaço também sedia concertos musicais gratuitos.
12. Catedral St. John the Divine
A Catedral St. John the Divine fica na Amsterdam Ave, em Upper West Side.
É uma igreja anglicana de arquitetura neogótica que se destaca não apenas por sua beleza, mas também por ser uma das maiores catedrais do mundo.
A visita permite aos turistas explorar tanto o interior quanto os jardins ao redor. É recomendável reservar um tempo para conhecer toda a área apropriadamente.
Recomendamos, também, verificar os horários de funcionamento antes da visita, pois pode haver alterações em função dos serviços religiosos regulares.
Além disso, a Catedral St. John the Divine costuma sediar eventos culturais e atividades comunitárias durante todo o ano.
As diferenças entre Upper West Side e Upper East Side
Ambos são bairros ricos de Nova York mas, entre eles, o Upper East Side é considerado mais caro.
O custo de vida no Upper West Side também é alto, porém, nem tudo por lá exige um orçamento tão grande. Como você viu na nossa lista, há várias atrações turísticas gratuitas, ou com preço acessível, para conhecer durante sua visita.
O Upper East Side fica ao leste do Central Park. A região é muito famosa por sua aparição em diversos filmes e séries, como Gossip Girl, Sex and the City e O Diabo Veste Prada, todos com personagens muito ricos.
A maior diferença entre os dois bairros é que, enquanto o Upper West Side é uma das regiões de maior alto-padrão dos Estados Unidos, ela mantém um estilo de vida mais artístico e menos rebuscado, em comparação ao seu vizinho ao leste.
A vida real no Upper West Side
O Upper West Side é considerado um bom lugar tanto para visitar, quanto para morar.
A comunidade local é formada por estudantes da Columbia University e do Conservatório Juilliard, professores e pessoas do ramo financeiro de Manhattan. Além disso, atores como Robert De Niro e a cantora Madonna já tiveram casa por lá.
Entre o clima urbano de Nova York, o bairro Upper West Side adiciona uma porção mais verde ao local, com suas ruas arborizadas e parques em meio aos arranha céus.
Conheça o Upper West Side, em Nova York
Upper West Side é um bairro repleto de museus e parques, e tantas outras atividades.
Com nossas dicas de 13 atrações, você está preparado para criar seu próprio roteiro de viagem pela região, sem deixar para trás nenhuma boa opção na Big Apple.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.