Home » Estados Unidos » Roosevelt Island: 5 Atrações turísticas para visitar
Estados Unidos

Roosevelt Island: 5 Atrações turísticas para visitar

Planejar o que fazer em Roosevelt Island, Nova York, pode não estar na sua lista de prioridades na cidade. Você pode até nunca ter ouvido falar nesta ilha.

Mas saiba que cresce a cada ano o número de turistas lá, e nós acabamos por ir visitar numa de nossas passagens pela cidade e amamos! Nessa ilhota do East River você pode encontrar atrações diferentes, distante da multidão. Também é um ótimo local para avistar a skyline de Manhattan de outra perspectiva.

Sabe a foto do poster do filme Manhattan, de Woody Allen? Então, ela foi tirada ali, na Roosevelt Island.

Se você está se preparando para uma viagem aos Estados Unidos, Roosevelt Island é definitivamente um lugar que você deve considerar incluir no seu roteiro.

Aqui vamos revelar as 5 melhores atrações turísticas para adicionar ao seu itinerário e facilitar seu planejamento. Em um dia você consegue conhecer todas as nossas sugestões.

5 lugares imperdíveis na Roosevelt Island, em Nova York

O que fazer na Roosevelt Island: Carlos na ponta do parque, em forma de barco, com a skyline de Nova York ao fundo

Antes de mergulhar em tudo o que a Roosevelt Island tem para oferecer, é importante entender o que torna esse pedaço de terra tão especial.

A Roosevelt Island não é apenas mais uma ilha em Nova York, mas um lugar com personalidade totalmente oposta ao que se vê do outro lado do rio, onde você pode apreciar a metrópole com um pouco mais de tranquilidade. É incrível ver como um lugar tão calmo fica a apenas alguns metros de Manhattan.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir as 5 melhores atividades e pontos turísticos de lá. Lugares históricos, espaços de natureza e arte e muitas outras atrações para ocupar um dia em Nova York.

  1. Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park
  2. Smallpox Hospital e Southpoint Park
  3. Cornell Tech
  4. The Octagon
  5. Lighthouse Park

Agora que já temos nosso roteiro pronto, vamos ver mais detalhes sobre cada uma dessas atrações turísticas para que você possa aproveitar ao máximo sua visita à Roosevelt Island em Nova York.

Saiba mais: O que fazer em Nova York: Top 22 atrações da Big Apple.

5 atrações em uma caminhada só

Caminhar pela Roosevelt Island, de um ponta a outra, leva apenas 40 minutos, então você conseguirá tranquilamente visitar todas as atrações em um mesmo dia.

▼ O roteiro pela ilha que sugerimos é o seguinte:

Quando chegar à ilha, a primeira parada será no Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park (1). O parque fica bem na pontinha da ilha, ao lado do Smallpox Hospital e Southpoint Park (2). Em 3 minutos de caminhada pela estrada W Loop, você chegará à Cornell Tech (3).

Em seguida, continue na mesma rua por 20 minutos e vire à esquerda na W road para chegar no The Octagon (4). Por fim, para chegar no Lighthouse Park (5) ao final da ilha, são apenas 11 minutos andando.

1. Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park

Foto do Parque Franklin Roosevelt Four Freedoms

O Franklin Roosevelt Four Freedoms Park é um parque e memorial localizado no extremo sul da Roosevelt Island, em Nova York.

Construído como uma homenagem ao Presidente Franklin Roosevelt e seus “Quatro Pilares da Liberdade”, o parque foi projetado pelo arquiteto Louis Kahn, que adotou um design minimalista. São 4 caminhos que levam ao centro, onde se encontra a estátua de bronze de Roosevelt.

Aqui a experiência pode ser de descanso ou aprendizado, a praça conta as histórias políticas e de vida do presidente americano em meio a um ambiente bem tranquilo e natural.

Também é possível ter uma vista panorâmica do horizonte de Manhattan no local, o que adiciona à experiência.

Recomendo inclui-lo em seu roteiro de viagem se você busca explorar pontos históricos significativos e entender mais da história americana.

2. Smallpox Hospital e Southpoint Park

Smallpox Hospital frente

O Smallpox Hospital, também conhecido como Renwick Ruin, é um antigo hospital do século XIX. Ele representa uma parte importante da história da cidade, pois aqui eram internados pacientes com varíola, na época em que a doença ainda estava fora de controle.

Em sua época de funcionamento, este edifício também abrigou uma escola de enfermagem, contribuindo para a formação de profissionais da saúde.

Hoje o prédio é cercado e faz parte do Southpoint Park. Além do hospital, lá você encontra trilhas de caminhada e uma área verde ótima para piqueniques.

Apesar de estar em ruínas, sua arquitetura neogótica ainda impressiona os visitantes. Há quem diga, inclusive, que o local é assombrado, mas a dica de visita fica pela apreciação estética e passeio pelo parque.

Saiba mais: Como escolher o melhor seguro viagem para os Estados Unidos.

3. Cornell Tech

Imagem da Cornell University, Cornell Tech

Cornell Tech é uma instituição acadêmica ligada à Cornell University. O prédio em Nova York mantém cursos e projetos voltados para inovação tecnológica e empreendedorismo.

Com um campus moderno e colaborativo, esse centro atrai estudantes e profissionais de todo o mundo interessados no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Além dos programas educacionais avançados oferecidos pela universidade, Cornell Tech também organiza eventos, workshops e palestras que promovem o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.

Ao visitar o campus você tem a oportunidade de conhecer as instalações e até mesmo acompanhar projetos em andamento.

Se você tem interesse por ciência e tecnologia, incluir uma visita à Cornell Tech em seu roteiro é certamente uma excelente opção.

4. The Octagon

The Octagon, em Roosevelt Island

O The Octagon é uma estrutura histórica, originalmente construída como o edifício principal de um manicômio, no século XIX.

Hoje, o prédio é residencial e também abriga um museu dedicado à ilha. Aqui, além de apreciar a construção, que é bem bonita, você também irá aprender mais sobre a evolução de Roosevelt Island e da comunidade local ao longo dos anos, através das exposições informativas.

Durante o passeio, os visitantes podem explorar as áreas públicas do prédio, observar detalhes arquitetônicos e apreciar a vista panorâmica da cidade de Nova York nos terraços externos.

Para quem busca entender parte da história da Roosevelt Island, incluir o The Octagon no roteiro é uma boa escolha.

5. Lighthouse Park

Foto do Lighthouse Park, em Nova York

O Lighthouse Park é um dos lugares mais lindos da ilha e como o próprio nome sugere, lá fica um farol histórico que servia como guia para os navios que navegavam pelo Rio East.

Além dele, o parque tem uma atmosfera tranquila e paisagens bonitas, perfeitas para relaxar durante seu passeio.

Fazer um passeio no Lighthouse Park é uma oportunidade para conhecer a história marítima da região e apreciar algumas das melhores vistas da ilha de Manhattan, do outro lado do rio.

Além disso, algumas trilhas percorrem a do parque. Então, se você busca tranquilidade e contato mais próximo com a natureza, incluir o Lighthouse Park em seu roteiro é altamente recomendado.

Qual a melhor forma de chegar a Roosevelt Island?

Bondinho/Teleférico na Roosevelt Island

Chegar a Roosevelt Island em Nova York é simples e parte da aventura. O jeito mais popular de chegar à ilha é pelo bondinho/teleférico, também conhecido como Roosevelt Island Tramway.

De carro, a principal forma de fazer a travessia e chegar à Roosevelt Island é por meio das pontes, que ligam a ilha à Manhattan (Queensboro Bridge) e ao Queens (Roosevelt Island Bridge).

Por fim, para quem usa transporte público, há opções como chegar até a estação de metrô Roosevelt Island da linha F ou de ônibus (Q102, que sai do Queens e cruza a Ponte Queensboro).

Por fim, a última opção é optar pelo NYC Ferry com saídas do East River Pier em Manhattan.

Queensboro Bridge

A Queensboro Bridge vista da Roosevelt Island, com o bondinho passando por cima

A Queensboro Bridge, também conhecida como 59th Street Bridge, foi construída em 1909. Ela se estende sobre o East River, conectando Manhattan ao Queens. Além de ser uma importante via de transporte, a ponte oferece vistas deslumbrantes do horizonte da cidade, incluindo o edifício Chrysler e o Empire State Building.

Na ponte, os visitantes podem caminhar ou pedalar pela passarela especialmente designada para pedestres e ciclistas.

Por esse caminho também é possível ter acesso fácil ao bairro do Queens, com suas opções gastronômicas diversificadas.

Bondinho de Roosevelt Island

o que fazer em Roosevelt Island - Bondinho Teleférico

O Bondinho de Roosevelt Island, além de ligar Manhattan à ilha Roosevelt, é também uma atração turística. O teleférico é o meio de transporte mais escolhido pelos visitantes, porque proporciona uma ótima vista da cidade durante a travessia pelo East River, diferente de outros pontos.

Conhecido pelo nome de Roosevelt Island Tramway, o bonde tem seu ponto de partida na Tramway Plaza, que fica entre as ruas 59th e 60th.

A viagem dura cerca de 10 minutos pode ser acessada facilmente com o uso do metrocard, também usado em outros meios de transporte público nova-iorquinos como os trens e metrôs.

A construção foi realizada nos anos 1970 para melhorar o acesso à ilha, substituindo as antigas pontes móveis que ligavam as ilhas de Roosevelt e de Manhattan.

Como muitos locais em NY, o teleférico já apareceu em filmes. Se você já assistiu ao filme Homem Aranha, de 2002, você já o viu na tela.

Veja mais: Primeira vez em Nova York: explorando a cidade com o CityPASS.

Hospedagem na Roosevelt Island

Imagem do Lighthouse Park, em Nova York, Estados Unidos

Embora Roosevelt Island seja um local incrível para visitar, não há tantos hotéis de qualidade como Manhattan e o Queens.

Se você pretende apenas conhecer a ilha durante uma viagem, recomendo que você se hospede em uma dessas duas regiões. Um bate-volta é uma boa opção, por exemplo.

Porém, se você quer uma experiência mais completa na ilha, recomendo que você escolha o Graduate Roosevelt Island, um hotel de ótima estrutura e avaliações.

Seja qual for a sua escolha, seja hospedar-se em Roosevelt ou não, você certamente encontrará algo que atenda às suas necessidades. Áreas como Midtown East em Manhattan, por exemplo, estão bem próximas e contam com diversas opções hoteleiras.

Da mesma forma, do outro lado da ponte, no Queens, existem alternativas de hotéis mais econômicos em Long Island City.

Veja mais: 10 Hotéis Baratos em Nova York para a sua Viagem.

Descubra o que fazer em Roosevelt Island

Vista inferior da Queensboro Bridge, em Roosevelt Island, Nova York

Agora que você já sabe o que fazer em Roosevelt Island, chegou a hora de montar o seu passeio perfeito por Nova York.

De parques a belos exemplos da arquitetura moderna, a cada esquina, Roosevelt Island surpreende com sua história e paisagens. Esperamos que este guia possa ajudá-lo a planejar sua viagem pela cidade e te inspire a conhecer os cantos mais afastados da metrópole.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv