Home » Brasil » Onde ficar em Belo Horizonte: 7 melhores bairros e dicas de hotéis
Brasil

Onde ficar em Belo Horizonte: 7 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Belo Horizonte: o interior da Igreja da Pampulha

Escolher onde ficar em Belo Horizonte não é uma tarefa das mais simples seja para uma viagem a passeio ou para quem visita BH a negócios.

Belo Horizonte é uma das principais cidades do Brasil e como tal, tem uma rede hoteleira de qualidade. Em BH o turista encontra opções de hospedagem para os mais diversos tipos de viajantes e bolsos.

No entanto, por ser uma cidade com muitos atrativos não é a tarefa mais fácil do mundo definir o bairro de BH ou o hotel onde você vai ficar hospedado em sua viagem.

Para não ter erro, abaixo vamos explicar caso a caso quais os melhores bairros de BH para cada tipo de viajante.

7 Melhores Lugares de BH para ficar hospedado

Onde ficar em Belo Horizonte: uma mulher de vermelho dentro do Museu de Arte da Pampulha

Com tantas especificidades, fizemos uma seleção dos melhores bairros de BH para que ninguém fique perdido em sua escolha.

Em cada lugar temos recomendações de hotéis dos mais variados perfis para que todos possam reservar sua estadia com segurança.

Assim, entre os lugares de Belo Horizonte com mais opções de hospedagem, nós destacamos:

  1. Savassi
  2. Lourdes
  3. Funcionários
  4. Pampulha
  5. Cidade Nova
  6. Belvedere
  7. Centro de BH

1. Savassi

Onde ficar em Belo Horizonte: bares no bairro da Savassi
Os bares da Savassi | Foto de Helena Lopes pelo Unsplash

O bairro da Savassi é reconhecido como um dos melhores lugares para ficar hospedado em BH atualmente.

A fama se deve pela excelente localização aliada a ampla oferta de opções de vida noturna. Os melhores bares e restaurantes de Belo Horizonte estão concentrados nesta região.

Ficar hospedado na Savassi deixa o viajante dentro dos limites da Avenida do Contorno. No bairro, o hóspede fica bem próximo Praça da Liberdade e também da Avenida Afonso Pena, que liga a região ao Centro.

Além de todas as comodidades, na Savassi ao longo dos anos têm surgido cada vez mais hotéis, o que tem transformado o bairro num verdadeiro polo hoteleiro em Belo Horizonte.

Melhores hotéis na Savassi

No bairro da Savassi, entre os bons hotéis para se hospedar podemos citar:

Veja a lista completa de hotéis na Savassi.

2. Lourdes

Onde ficar em Belo Horizonte: A Praça da Liberdade, com suas palmeiras imperiais

O Bairro do Lourdes é uma excelente opção para quem quer fugir um pouco da agitação da Savassi. Ficar hospedado no Lourdes mantém o turista em uma área nobre de BH e próxima aos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

Vizinho à Savassi e ao Centro de BH, Lourdes é um bairro majoritariamente residencial e por isso acaba proporcionando um sossego maior ao hóspede, principalmente à noite.

Além disso, é neste bairro que fica a Praça da Liberdade, sem dúvidas, um dos lugares mais icônicos de Belo Horizonte. A praça concentra alguns dos principais museus e centros culturais de BH em seu entorno.

Outro destaque local, o Diamond Mall é uma das melhores opções de shoppings em BH e fica no outro extremo do bairro.

Onde ficar em BH no bairro do Lourdes

No bairro do Lourdes, separamos 3 excelentes hotéis com um bom custo-benefício para tornar a sua viagem uma boa experiência:

Explore outras opções de hospedagem no bairro do Lourdes.

3. Funcionários

Funcionários é outro dos bairros centrais de BH que deixam o turista na parte interna do anel formado pela Avenida do Contorno.

Como os vizinhos, a Savassi e o Lourdes, o bairro tem localização privilegiada, mas conta com uma vantagem: por não ser muito conhecido a procura por hotéis na região não é tão alta.

A baixa procura faz com que esta região se torne um dos bairros com o melhor custo-benefício para se hospedar em Belo Horizonte.

Para se hospedar em BH no bairro Funcionários, nossas recomendações são:

No bairro propriamente não há muitos pontos turísticos, mas por ser vizinha de bairros mais famosos, a região permite que se explore a pé ou gastando bem pouco com transporte os lugares próximos.

4. Pampulha

Onde ficar em Belo Horizonte: A Lagoa da Pampulha com a Igreja ao fundo.

A região da Pampulha talvez seja o lugar mais famoso de Belo Horizonte.

O conjunto arquitetônico e paisagístico, que inclui a Lagoa da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Baile formam o principal ponto turístico e imagem mais icônica da cidade.

Composta por diversos bairros como São Luís, Ouro Preto e Liberdade, a região fica bem distante do Centro e dos bairros mais movimentados da cidade.

Ficar hospedado na Pampulha pode ser interessante para aproveitar a proximidade com a Lagoa, mas pode impactar severamente os gastos com transporte em sua viagem. Belo Horizonte é uma cidade com trânsito intenso e poucas opções de transporte de massa.

Ainda assim, por ser uma área nobre e com muitos pontos atrativos aos turistas, a Pampulha apresenta boa infraestrutura, com hotéis muito bem equipados.

Onde ficar na Pampulha

Algumas boas dicas de hospedagem na região da Pampulha são:

  • O Quality Hotel Pampulha fica na Avenida Presidente Antonio Carlos, que liga o bairro ao Centro e é uma opção de ótimo custo-benefício para a região;
  • O Frimas Pampulha Hotel é uma opção bem mais simples e mais econômica;
  • E o Stop Inn Plus Pampulha é mais uma alternativa para quem busca algo de padrão econômico na região.

Veja mais opções de hotéis disponíveis na região da Pampulha.

5. Cidade Nova

A Avenida Cristiano Machado com o Ouro Minas Palace Hotel ao fundo | Foto de Daniel Monteiro pelo Unsplash

Belo Horizonte é uma cidade tradicionalmente focada em receber o viajante de negócios. A Cidade Nova é o lugar da capital onde esta característica fica mais evidente.

O bairro está localizado em um trecho de BH de expansão mais recente, fora do anel da Avenida do Contorno e às margens da Avenida Cristiano Machado.

A Avenida Cristiano Machado é uma importante ligação da capital mineira com o Aeroporto Internacional de Confins. Por conta disso, em frente aos hotéis da região existem paradas de ônibus que levam diretamente ao aeroporto, o que torna a região muito procurada para quem precisa chegar e sair rapidamente da cidade.

Já para quem vai fazer turismo, ficar hospedado no bairro talvez não seja a melhor opção. Na Cidade Nova seu roteiro ficará dependente das estações de MOVE (o BRT de BH) para acessar as regiões centrais.

Quem fica no bairro tem poucas opções de comércio por perto. O Minas Shopping fica próximo e pode ser uma boa base de apoio.

Em uma de nossas viagens a Belo Horizonte nós ficamos hospedados no Ramada e gostamos, apesar das dificuldades geradas pela localização.

6. Belvedere

Belo Horizonte vista do alto do Mirante das Mangabeiras

O Belvedere é outro dos bairros de Belo Horizonte voltados para quem viaja a trabalho e tem compromissos um pouco mais distantes da região Central da cidade.

Com uma população de classe média e boas opções de comércio como o BH Shopping, o bairro é uma excelente pedida para quem precisa ficar hospedado na região sul da cidade, próximo às rodovias que ligam BH a cidades do entorno como Nova Lima, Ouro Preto e Mariana.

No Belvedere a principal opção de hospedagem é o Caesar Business Belo Horizonte Belvedere, um hotel 4 estrelas muito bem avaliado localizado logo em frente ao BH Shopping.

7. Centro de BH

O Centro de BH não é a melhor opção para quem precisa se hospedar na capital mineira. Como em outras grandes cidades brasileiras, o Centro de BH tem uso mais comercial e sofre com um esvaziamento ao final do expediente. Sem ter muito movimento à noite, o bairro se torna um lugar perigoso.

Apesar de já ter sido uma realidade bem pior e a segurança no Centro ter melhorado nos últimos anos, andar pelo centro de Belo Horizonte durante a noite não é uma experiência agradável. Para um turista que conheça pouco da região é menos indicado ainda.

Por tudo isso, os hotéis do Centro costumam ser de um perfil bem mais econômico, oferecendo diárias muito mais baratas do que outras regiões. Estes hotéis, no entanto, costumam ser mais antigos e menos preservados que os demais. A economia no preço da diária não costuma compensar.

Qual o melhor lugar para ficar em BH?

Para quem vai fazer turismo em Belo Horizonte, os três primeiros bairros de nossa seleção, Savassi, Lourdes e Funcionários, são os que oferecem as melhores estadias em áreas bem localizadas da cidade.

Já os demais atendem especialmente ao viajante de negócios ou a quem precisa ter acesso mais fácil ao aeroporto ou às rodovias que ligam BH a cidades próximas.

O Centro de Belo Horizonte é uma região mais degradada e perigosa. Por isso, a melhor recomendação que podemos dar a você é que o evite e procure por outros lugares em volta da Avenida do Contorno, que também são bairros centralizados, mas bem mais tranquilos e interessantes.

Além deles, outros bairros como a famosa Pampulha são mais afastados e podem ser bons em casos específicos.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

7 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Fui fazer um curso em BH esse ano e me hospedei em um Airbnb no centro, em um prédio em frente ao edifício do Maletta, a 2 ruas da Feira hippie.

    Não achei nada de perigoso e sem movimento, muito pelo contrário. Tem uma grande variedade de bares e restaurantes na região, o que a torna bem movimentada à noite.

    É perto de comércio, teatro, farmácias, padarias, mercados, ponto de ônibus e de táxi… tudo o que a gente pensa quando vai escolher uma hospedagem. A corrida de Uber era menos de 20 reais pra Savassi e pra Lourdes (onde foi meu curso é só tinha restaurante sem noção de tão caro por perto).

  • Nasci e moro a 44 anos em BH. Eu se fosse escolher a região para ficar, certamente ficaria entre Lourdes, Savassi e Funcionários. Central, com vários, bares, restaurantes boates, próximo, diariamente sai van para Inhotim , além de contar com Shoppings, boates, pontos de ônibus, táxi e loja de locadoras de carros . A região do Belvedere é válida pra quem vai circular na saída para Rio como no Alphaville, Nova Lima, Ouro Preto e Mariana, Inhotim, etc… E sim tem muita coisa perto no Villa da Serra, bairro de alto poder aquisitivo com vários restaurantes. O Belvedere abriga o primeiro e maior shopping de BH, que é o BH Shopping, situado num trevo, que deu origem inclusive ao logo da administradora Multplan que também administra o Barra Shopping, Morumbi, etc…. . A região é próxima da Savassi de carro, em torno de 15 minutos fora do horário de pico. A cidade nova embora abrigue um dos hotéis ditos mais luxuosos, que é o Ouro Minas, que fica ao lado de um shopping e em frente a outro, não considero boa por não ter mais nada perto. Foi construída ali, pois haveria um centro de convenções que não foi construído. A segurança no local não é das melhores…. sobretudo a noite. A região da Pampulha acho que é boa pra quem vai em eventos no Mineirão e Mineirinho e em fds, eventos na UFMG e região da Pampulha. Mas a maioria dos hotéis ficam isolados sem nada perto pra comer, como uma padaria, ônibus, etc… Há alguns na beira da lagoa que ficam de fato isolados….Se está sem carro vai depender de táxi ou Uber. Tirando o Quality que fica na Antônio Carlos em frente a estação do BRT, os demais ficam sem transporte público próximo. Há também o Go Inn que fica em frente ao Shopping Del Rey, com bom custo benefício e transporte público próximo.

  • Indicar ficar no Belvedere é o cúmulo. O bairro mais distante do Centro, com nenhum atrativo perto. O Parque das Mangabeiras, o Parque Municipal e a Praça do Papa NÃO são perto do Belvedere, como vcs dizem no texto. Bem equivocada essa indicação, sugiro que seja revista. NADA é perto do Belvedere, ele fica na saída da cidade. Tenho 36 anos, sou belo-horizontina e vivo aqui desde que nasci. E sou turismóloga na cidade tb. =)

    • Oi Carol, obrigada pelo seu comentário! Vamos remover as atrações que havíamos colocado como perto. Recebemos essas instruções de um amigo que mora lá, vamos puxar a orelha dele rs Mas iremos manter o bairro como opção, pois, como escrevemos no texto, ele é bom para quem não quer entrar de fato na cidade, mas dormir perto das rodovias 😉

    • Boa tarde Carol.

      Como você mora em BH há muito tempo, por favor pode informar qual o melhor bairro para se hospedar em Belo Horizonte quando a pessoa irá fazer uma prova de concurso público.

      Geralmente quais o locais mais comuuns que são realizadas as provas de concursos em BH (escola, faculdade, etc)?.

      O deslocamento dentro da cidade de BH para o local de prova é fácil ou não?

      Aguardo. Obrigada.

abbv