Escolher onde ficar em Cartagena é mais complicado do que em Bogotá, Medellín, ou qualquer outra cidade colombiana.
A melhor decisão é ficar hospedado no Centro, dentro dos limites da Cidade Amuralhada, a região mais atraente.
Mas esta área ocupa um espaço reduzido que, por ser preservado como patrimônio, possui opções limitadas de hospedagem. Os hotéis existentes cobram caro pelo direito de dormir em uma localização tão privilegiada.
Para quem quer economizar, a cidade ainda oferece outros três bairros aos que buscam onde ficar em Cartagena e não querem estourar o orçamento na hospedagem.
Onde ficar em Cartagena, na Colômbia: os 4 melhores bairros
Por muitos anos os viajantes eram unânimes ao afirmar que a busca por hospedagem em Cartagena deveria ficar contida nos limites de suas muralhas, onde estão seus principais pontos turísticos.
Reservar algo fora de lá faria com que o turista passasse seus dias em alguma área degradada ou perigosa, ou que ficasse bem distante das grandes atrações, aumentando os gastos com deslocamento.
Hoje a realidade é diferente.
A Cidade Amuralhada continua sendo o melhor lugar para ficar hospedado em Cartagena, mas quem quiser procurar algo fora de lá encontra boas opções sem os malefícios de antigamente.
A área fora da muralha, em seu entorno imediato, está aos poucos sendo incorporada ao circuito turístico e os bairros mais distantes agora estão mais acessíveis, com mais opções de transporte.
Atualmente, ao procurar onde ficar em Cartagena, os melhores bairros, pela ordem, são:
Os dois primeiros estão localizados dentro da cidade amuralhada. Os dois últimos, fora. Os quatro, porém, têm opções atraentes de hospedagem, cada um voltado a um público diferente.
Os bairros de dentro da Cidade Amuralhada de Cartagena
Apesar de muita gente considerar a Cidade Amuralhada como um conjunto uniforme, este trecho da cidade é dividido em dois bairros distintos: o Centro e San Diego.
O Centro é onde estão as casas de arquitetura mais bem preservada, as atrações mais famosas e claro, os hotéis mais caros.
Já San Diego é um bairro mais local, com edificações menores, restaurantes e hotéis mais acessíveis, mas que mantém boa parte da segurança que é o grande diferencial de ficar hospedado dentro das muralhas de Cartagena.
O Centro de Cartagena
O centro de Cartagena é a parte mais turística e mais movimentada da cidade. A área é repleta de casarões coloniais que criam a ambientação que fez Cartagena famosa no mundo.
Caminhar pelas ruas do Centro é de longe a maior atração da cidade e todo turista passará boa parte de seu tempo por ali, mesmo que hospedado em outro bairro.
Veja uma seleção de hotéis no Centro de Cartagena
Com os anos, a exploração do centro pelo mercado de turismo transformou a área.
O crescente interesse turístico fez muitos dos edifícios do Centro de Cartagena serem convertidos em hotéis, vários deles ocupando os palácios históricos dos tempos coloniais.
A população, por outro lado, não tendo condições econômicas de concorrer com o mercado, foi sendo levada aos bairros mais distantes, deixando o centro “sem vida”, apesar de superpovoado (por turistas), naquilo que é o maior ponto negativo de ficar hospedado por ali.
Hoje, a oferta de hospedagem no Centro, mesmo que ampla, ainda não supre a demanda. É preciso reservar cedo para garantir um hotel bom a preço justo no Centro, especialmente se no verão, em alta temporada.
Quase todo turista que chega a Cartagena quer ficar hospedado no Centro, mas os edifícios baixos, com poucos quartos disponíveis, comportam principalmente hotéis estilo boutique, que com a grande demanda por hospedagem, cobram preços mais altos do que o padrão na Colômbia.
Para economizar ao procurar onde ficar em Cartagena, se sua opção for pelo Centro, a única dica possível é: pesquise bastante.
Nem todos os hotéis do Centro são bons, mas todos cobrarão caro como se fossem. Sem a devida pesquisa o risco de pagar caro numa hospedagem ruim é alto.
Boas sugestões (e não muito caras pro padrão da área) são:
Ambos ficam um pouco afastados do burburinho do Centro (o que pode ser uma vantagem, dependendo do seu perfil).
Para ficar hospedado bem próximo das praças principais, as melhores dicas são:
- O Alfiz Hotel
- O Casa Claver Loft, que tem um terraço com vista para a Igreja de San Pedro Claver.
Para quem busca um albergue, o Centro não possui muitas opções. Os melhores da região são o Be Lounge Hostel e o Bourbon St Hostal.
San Diego
San Diego é o bairro vizinho do Centro, que divide com ele o espaço limitado dentro da Cidade Amuralhada.
Historicamente, enquanto o Centro era habitado pela aristocracia, em San Diego viviam os comerciantes e a classe média de Cartagena.
Veja a lista com os melhores hotéis de San Diego
Atualmente a diferença no padrão econômico dos dois bairros ainda se mantém.
Em San Diego os edifícios são mais baixos e ainda se vê muitos moradores circulando. No bairro os restaurantes são mais acessíveis e à noite suas ruas têm uma aura mais boêmia, especialmente no entorno da Praça de San Diego e do Parque Fernández de Madrid.
Em nossa última passagem por Cartagena, foi em San Diego que ficamos hospedados, no Hotel El Claustro. Ele funciona em um antigo mosteiro que, pela localização, na “fronteira” entre San Diego e o Centro, teve um bom custo-benefício (apesar do quarto bem pequeno diante do valor da diária).
Para ficar no coração do bairro, próximo de suas praças principais, as melhores opções são:
Aos mochileiros, San Diego conta com mais opções de albergues do que o Centro. Entre eles estão:
- O El Viajero Hostel, que é o mais conhecido deles, tendo quartos coletivos e privados;
- O República Hostel, que serve como alternativa, mas que só conta com dormitórios.
Os bairros de fora da Cidade Amuralhada de Cartagena
Em Cartagena, ficar hospedado fora da cidade amuralhada não costuma ser a escolha de muitos, mas isto pode ser uma decisão necessária em alguns casos.
Os motivos mais comuns são:
- Para encontrar opções de hospedagem mais baratas;
- Para reservar as diárias nas grandes redes de hotéis que são (quase) inexistentes na Cidade Amuralhada;
- Ou porque, viajando na alta temporada, não encontraram quartos disponíveis em bons hotéis dentro dos limites da muralha.
Para um turista procurar onde ficar em Cartagena na parte de fora da Cidade Amuralhada, os principais bairros são Getsemaní, área popular vizinha do Centro, ou Bocagrande, bairro de alto padrão a quinze minutos de carro da região central.
Getsemaní
Getsemaní sempre foi o bairro para onde todo mochileiro corria quando precisava procurar onde ficar em Cartagena.
É um bairro popular, muito humilde e que por anos sofria com a violência. Era perigoso andar por suas ruas, mas anos atrás, para quem queria economizar de verdade na hospedagem, era a melhor opção, já que fica ao lado do Centro e oferecia preços muito menores.
Hoje, o clima local é bem diferente, com ruas coloridas, cobertas de street art e muita personalidade.
O turismo em Cartagena tem crescido a cada ano e a rede hoteleira do Centro não tem mais como dar conta da demanda por diárias em seus hotéis.
Como não há mais como construir novas edificações dentro das muralhas, o núcleo hoteleiro do Centro está se expandindo para o bairro vizinho, reformando casarões e mudando a rotina de uma região antes degradada.
Conheça as opções de hospedagem em Getsemaní.
Com o mercado turístico indo e direção ao bairro, Getsemaní hoje não abriga apenas mochileiros em economia extrema. O bairro se tornou local de hotéis e albergues descolados, muitas vezes rivalizando em qualidade com os de dentro da Cidade Amuralhada.
Mas atenção! Apesar do perfil em transformação, ainda estamos falando de um bairro humilde de uma cidade grande latino-americana. Ficar hospedado por ali é mais econômico e dá maior contato com a realidade local dos colombianos, mas ainda há trechos do bairro onde não é tão seguro caminhar.
Para ficar hospedado em Getsemaní, prefira os hotéis localizados no entorno da Praça da Santíssima Trindade, o coração do bairro.
Por ali uma ótima opção é o Hotel Casa Cytia.
Se for reservar um albergue o melhor é o Hostel Papaya Getsemaní.
Bocagrande
Bocagrande é a imagem oposta do que se vê nos bairros centrais de Cartagena. À beira mar, mas numa praia que não tem grandes atrativos, a área é ocupada por diversos arranha-céus, shoppings e lojas de marca.
É um dos bairros mais ricos e exclusivos da Colômbia.
Com seus edifícios altos, Bocagrande se tornou a casa de todas as grandes redes internacionais de hotéis de alto padrão, como o Hyatt e o Hilton, que têm unidades no bairro.
Mas Bocagrande também oferece opções mais econômicas, como o Holiday Inn Express.
Diante da extensa procura por diárias no Centro, Bocagrande acaba se tornando uma opção interessante quando não se encontra bons hotéis para reservar na parte histórica da cidade.
Com uma concorrência maior, no bairro é mais fácil encontrar bons hotéis em oferta do que na Cidade Amuralhada.
O Oz Hotel e o San Martin Cartagena são exemplos de como é possível reservar hotéis de excelência no bairro por preços muito mais acessíveis do que os de mesmo nível na parte central da cidade.
Explore outras opções de hotéis em Bocagrande para encontrar mais ofertas.
Ao escolher onde ficar em Cartagena, optar por uma estadia em Bocagrande tem como grande desvantagem a distância do bairro às principais atrações da cidade. Isto faz com que o turista dependa constantemente dos táxis da cidade, que circulam sem taxímetro em Cartagena. Um alento aos viajantes é a atuação da Uber e outros aplicativos na cidade, praticando preços mais acessíveis.
Carlos, adorei seu blog! Vou para a Colômbia no final de janeiro e coloquei Cartagena como base para ir às Islas San Bernardo e a San Andrés, de onde voltarei para Bogotá. Pensei em passar o primeiro dia para conhecer parte da cidade amuralhada (especialmente o castelo). Uma dúvida que tenho é quanto ao dinheiro: não sei se levo tudo em espécie e troco em pesos colombianos (estava preocupado com o armazenamento) ou se é possível levar reais e trocar aos poucos (em Cartagena e Santa Marta). Ainda pensei no cartão de débito internacional para sacar, pois um rapaz comentou no Viaje na Viagem, em outubro, que conseguiu a cotação de 777 pesos para cada real, com o IOF e taxas já descontadas.
Desde já, muito obrigado pela atenção!!! E muito sucesso e VIAGENS para você em 2020! Grande abraço!
SAbe onde posso encontrara um hotel all inclusive que nao seja muito cARO OU UM que seja vizinho de bons restaurantes em cartagena ?
Não acho uma boa ideia um all inclusive em Cartagena. Preferiria um dos citados da Cidade Amurallada e procurar os restaurantes por la
obrigado por suas dicas!
🙂
Obrigada!!! Muito útil suas informações.
De nada, Meiry, obrigada pelo comentário!