Ao escolher onde se hospedar em Curitiba você também irá determinar o tipo de experiência que terá numa cidade que é rica em pontos turísticos e tem forte personalidade.
Curitiba é um laboratório de planejamento urbano e inovação.
A cada nova experiência na cidade a que o visitante se expõe é possível descobrir um novo detalhe que nos ensina como conviver em harmonia com a natureza e o espaço urbano.
Entre os diferentes bairros de Curitiba o transporte público é reconhecido como um dos mais eficientes do Brasil.
Na hora de escolher onde ficar em Curitiba é importante escolher a região que coincida mais com seus interesses. Numa visita à cidade, é um ponto a se valorizar bastante.
5 melhores bairros para se hospedar em Curitiba
Curitiba, como toda grande cidade brasileira, tem bons hotéis espalhados por diversos bairros. Entender as opções da cidade pode ser confuso de início.
Caso esteja planejando visitar a cidade pela primeira vez, é importante saber qual o melhor lugar para reservar sua hospedagem.
Para ajudar na tarefa, nós listamos a seguir apenas aqueles que consideramos os melhores bairros e os melhores hotéis em Curitiba.
A seleção contém os locais mais recomendados para quem visita a cidade a turismo. Nossa avaliação leva em conta o custo benefício, ou seja, a localização, preços e variedade de ofertas.
Assim, os bairros que sugerimos a quem precisa decidir onde ficar em Curitiba são:
Cada bairro listado acima tem muita história para contar.
Estas regiões oferecem experiências diferentes uns dos outros para a sua viagem, mas todos são excelentes opções para o viajante que quer explorar o melhor de Curitiba.
1. Batel
O bairro nobre do Batel é uma das áreas mais caras da cidade, uma das mais visitadas para passeios pelos curitibanos e é considerado por muitos como o melhor lugar para se hospedar em Curitiba.
No Batel ficam localizados pontos turísticos como a Praça da Espanha e a Praça do Japão. As duas praças são muito frequentadas pelos locais em finais de semana e feriados.
Além dos lugares abertos, o bairro ainda conta com dois grandes shoppings, o Pátio Batel e o Novo Batel.
O Batel ainda conta com a melhor vida noturna de Curitiba, com os melhores restaurantes e bares.
Mesmo com preços mais altos em alguns dos hotéis do bairro, ficar no Batel é um ótimo custo benefício na maioria dos casos. Reservar a hospedagem nesta localização deixa o turista numa parte bastante segura da cidade, com boa oferta de transporte público e vizinha ao Centro Histórico de Curitiba, o que a torna muito atraente a qualquer visitante.
Dicas para ficar hospedado no Batel
Para ficar hospedado no Batel, as principais recomendações de hotéis no bairro são:
- O Radisson Hotel Curitiba, que tem como vantagem a localização, logo em frente a Praça do Japão. Conta com piscina, centro de ginástica e sauna.
- O Nomaa Hotel, que tem perfil de hotel boutique 5 estrelas.
- Já o Quality Hotel Curitiba tem a vantagem de ser mais econômico para o padrão do bairro.
- O Mercure Curitiba Batel é outra opção a quem quer ficar hospedado no bairro sem precisar pagar os preços mais altos das diárias.
Veja a lista completa de hospedagens no Batel.
2. Centro Histórico
O Centro Histórico de Curitiba é uma área formada por dois bairros: o Centro propriamente e o bairro de São Francisco. Esta área é uma região que abriga uma série de edificações de grande valor histórico e cultural para a cidade.
O coração do Centro Histórico é o Largo da Ordem, que conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato típicos da região.
O lugar oferece uma deliciosa combinação de história e agito para conhecer o melhor que Curitiba tem a oferecer.
Melhores hotéis no Centro de Curitiba
Entre as opções de hospedagem, no Centro de Curitiba é mais fácil encontrar hotéis de perfil mais econômico. A região não tem o mesmo charme do vizinho Batel, mas para quem dá preferência a economia na hora de reservar a hospedagem, pode ser mais fácil se planejar para ficar hospedado por aqui.
No Centro Histórico de Curitiba nossas indicações de hotéis são:
- O Hotel Centro Europeu é uma opção de hospedagem bem econômica, localizado em frente à Praça Osório.
- Já o Grand Hotel Rayon é uma alternativa mais sofisticada, deixando seus hóspedes ao lado da famosa Rua 24 horas.
- E o NH Curitiba The Five chama a atenção pelo terraço ao ar livre com vista da cidade.
Veja a lista com todos os hotéis disponíveis no Centro de Curitiba.
3. Mercês
Mercês fica localizado ao norte do Centro e destaca-se pela presença da Torre da Telepar.
No campo gastronômico, a região conta com opções bem diversificadas de confeitarias, bares e restaurantes.
Entre as hospedagens, Mercês chama a atenção por ser o bairro que traz as opções mais acessíveis e com melhor custo benefício de Curitiba.
Alguns dos bons albergues que podem ser reservados no bairro são:
- O Motter Home Curitiba Hostel é um hostel charmoso situado em uma casa original da década de 1950. Oferece cozinha compartilhada, quartos individuais e quartos coletivos.
- Já o Knock Knock Hostel fica a só 10 minutos a pé do centro de Curitiba. Sua área de uso comum conta com churrasqueira, cozinha, computadores e TV com home-theater e karaokê.
4. Centro Cívico
O Centro Cívico é o bairro onde se concentram os principais prédios governamentais da cidade. É uma área com projeto urbanístico próprio, lançado em 1953.
Para o turista que fica hospedado por ali, alguns pontos turísticos que estão a uma curta distância são o Museu Oscar Niemeyer (apelidado de Museu do Olho) e o Bosque do Papa.
A região é movimentada tanto durante o dia quanto a noite e é relativamente próxima do Centro.
Hotéis no Centro Cívico de Curitiba
O Centro Cívico tem opções mais econômicas do que o Batel, por exemplo, e pode ser uma opção viável a quem não queira ficar hospedado na área central de Curitiba.
O bairro se tornou uma alternativa bem atraente na cidade devido a presença de alguns bons hotéis. Entre as hospedagens no Centro Cívico, nós destacamos:
- O Intercity Curitiba Centro Civico que fica numa área tranquila, onde o visitante consegue acesso fácil para toda a cidade.
- O Bristol Centro Civico Hotel que fica bem pertinho do Museu Oscar Niemeyer. Conta com academia e sauna.
5. Santa Felicidade
Santa Felicidade é o bairro sede da cultura italiana na cidade de Curitiba. Na hora de procurar onde se hospedar em Curitiba, saiba que o bairro é rico em arquitetura colonial e repleto de restaurantes de gastronomia típica. É o local ideal para quem viaja com a família.
Santa Felicidade é um bairro um pouco mais afastado do Centro da cidade – são 6km de distância. Por conta disso, ao escolher onde ficar em Curitiba, quem opta por uma estadia por aqui deve levar a questão do deslocamento para as atrações turísticas em consideração.
Na região, o hotel de maior destaque é o Ibis Styles Curitiba Santa Felicidade, que tem quartos com decoração especial e a piscina coberta e aquecida que é um convite para o relaxamento.
O que fazer em Curitiba
Além de reservar seu hotel, veja nossas dicas dos principais pontos turísticos de Curitiba e algumas indicações de lugares legais para conhecer na cidade para incluir em seu roteiro de viagem.
Segui as recomendações e amei a experiência. Obrigada
Obrigada pelo comentário, Laine!
obrigada pelas informações. vi q vc viajou pela 1a vez sozinho aos 20 anos. Eu estou enfrentando o medo e estudando uma forma de viajar sozinha já com 40 anos .
Não tenha medo, vc verá que será a melhor experiência da sua vida!
Boa noite Carlos, você poderia me informar onde hospedar em Curitiba.
Eduardo, eu recomendo qualquer hospedagem citada no texto. Dos bairros de Curitiba eu costumo ficar hospedado no Batel quando vou a cidade.