Home » Peru » Onde ficar em Cusco e Machu Picchu: 6 melhores opções
Peru

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu: 6 melhores opções

Onde ficar em Cusco: uma lhama andado por entre as montanhas de Machu Picchu

Na hora de saber onde ficar em Cusco é preciso ter noção das principais atrações da cidade e ao mesmo tempo saber o que quer visitar fora dela, até porque, muitos do que vão a Cusco também querem visitar Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo.

A cidade de Cusco foi a capital do Império Inca, já sendo muito importante antes da chegada dos espanhóis. Hoje é um dos locais mais visitados do Peru e da América do Sul.

Além da importância histórica, política e comercial, Cusco também é a principal cidade de parada para viajantes que pretendem conhecer o Sítio Arqueológico de Machu Picchu.

Mas para quem vê a cidade de Cusco apenas como um ponto de parada e estadia para visitar Machu Picchu, saiba que a cidade é a mais importante e interessante do Peru. Hospedar-se em Cusco por alguns dias não é perda de tempo, muito pelo contrário. Você pode conhecer muito mais da história do Império Inca e da colonização espanhola.

Assim, se você pretende conhecer a famosa cidade e as maravilhosas ruínas de Machu Picchu, mas não sabe onde ficar em Cusco, aqui nós selecionamos diversas opções de hotéis ideais para cada tipo de viajante.

Onde ficar em Cusco e em Machu Picchu

Onde ficar em Cusco: A Plaza de Armas com uma procissão acontecendo em frente a Catedral

Para programar onde ficar em Cusco, primeiro trace seu roteiro de viagens pelo Peru e determine quantos dias você planeja ficar ali. Mas, antes de decidir onde pretende se hospedar, saiba que Cusco é uma cidade andina, ou seja, muitos sobes e desces serão feitos na sua viagem. Por isso, o melhor é garantir que o hotel de escolha fique próximo aos pontos que você pretende visitar.

Segue a nossa lista de melhores regiões para você escolher onde ficar em Cusco:

  1. Plaza de Armas
  2. San Blás
  3. Lucrepata
  4. San Cristóbal
  5. Aguas Calientes
  6. Machu Picchu

Saiba mais: O que fazer em Cusco, as 11 melhores atrações.

1. Plaza de Armas

A Praça de Armas com suas 2 igrejas imensas com um jardim de flores amarelas em sua frente

A Plaza de Armas é a principal referência turística de Cusco e marca o centro histórico da cidade.

É o melhor local na hora de saber onde ficar em Cusco. Além da Plaza de Armas ser a área plana da cidade, ao escolher se hospedar no centro histórico você ficará bem no coração de Cusco, a poucos minutos a pé de diversos pontos turísticos e dos principais restaurantes e vida noturna.

Alguns hoteis selecionados por nós na Plaza de Armas são:

  • Selina Plaza de Armas: Boa localização no centro histórico. Com quartos coloridos e impecáveis, o hotel possui um bar badaladíssimo e um restaurante de culinária local com pratos impecáveis. Ainda fornece aulas de yoga e aromaterapia. Aliás, os hotéis Selina estão espalhados por todo o Peru.
  • Hotel Inca Wasi Plaza: Além de acomodações confortáveis com uma decoração peruana, a amabilidade da equipe do hotel também é um ponto de destaque dos turistas que se hospedam aqui. Além disso, o café da manhã do hotel é muito elogiado por seus hóspedes, e está incluso nas diárias.
  • Loreto Boutique Hotel: Hotel boutique com foco em exclusividade de atendimento, os quartos do Loreto são aconchegantes e possuem tamanhos variados. O hotel também fornece sessões de massagem, traslado do aeroporto, aluguel de bicicletas e excursões para Machu Picchu.

2. San Blás

Turistas caminhando pelas ruas de San Blás, cheias de artesanato para vender
Foto de Nina Pascal pelo Unsplash

O bairro de San Blás é o berço do artesanato em Cusco. Assim, é comum suas calçadas de pedras estarem ocupadas por produtos e manufaturas produzidas por artesãos da região.

Além disso, San Blás também é um bairro boêmio e está repleto de bares e restaurantes típicos.  Por isso, se você objetiva conhecer as noites cusquenhas, hospedar no San Blás é uma excelente opção na hora de escolher onde ficar em Cusco.

Hospedagens escolhidas por nós em San Blás:

  • Auka Boutique San Blás: Possui quartos coloniais confortáveis com camas grandes, ar condicionado e banheira (os quartos superiores contam com banheira de hidromassagem). Ainda, o hotel oferece a seus hóspedes um generoso café da manhã que pode ser apreciado na sala de jantar do hotel, que possui uma vista panorâmica de Cusco. 
  • MOAF Cusco Boutique Hotel: Hotel boutique com quartos amplos e confortáveis em estilo colonial. Além do conforto, o MOAF possui poucos quartos disponíveis para reserva, o que permite a seus hóspedes um serviço de atendimento personalizado que conta com café da manhã gratuito e programação de excursões.
  • Casa Biru Hotel Boutique: Hotel boutique localizado em uma bela casa colonial reformada. Além da boa localização, o hotel fornece a seus hóspedes quartos espaçosos e equipados, café da manhã gratuito, chá de coca e oxigênio para turistas que não estejam ambientados com a alta altitude.

3. Lucrepata

A cidade de Cusco vista do alto de Sacsayhuamán

O bairro de Lucrepata está localizado a 1 quilômetro da Plaza de Armas, a 1,2 km das ruínas de Sacsayhuaman e a apenas 500 metros da Igreja de San Blás.

Em suma, Lucrepata está próximo tanto das noites de boemia quanto dos principais pontos turísticos, se tornando uma boa opção na hora de escolher onde ficar em Cusco. Essa região não é tão visada para passeios, mas está repleta de hotéis para turistas que desejam aproveitar o melhor do dia e da noite de Cusco.

Alguns hotéis para se hospedar nessa parte de Cusco:

  • Amaru Colonial: Casarão de tipo colonial completamente reformado que fornece aos hóspedes do hotel quartos que podem facilmente ser confundidos com a casa grande dos colonos espanhóis. O café da manhã (incluso na diária) é servido no segundo andar do casarão e fornece a seus hóspedes vistas panorâmicas da cidade de Cusco invejáveis.
  • El Mariscal Cusco: Hospedagem pequena e aconchegante localizada a 1,7 km de Sacsayhuaman. As áreas comuns são repletas de plantas e cores que ornam perfeitamente entre si. Além disso, seus quartos são bem equipados com vista para o jardim ou para a cidade. O café da manhã está incluso nas diárias.
  • La Morada Suites: Localizado no topo da escadaria de San Blás, o La Morada agrada seus clientes pelos quartos limpos e confortáveis e café da manhã servido no terraço com vista para a cidade. O hotel também oferece traslado gratuito para o Aeroporto Internacional, que fica a aproximadamente 6 km do hotel.

4. San Cristóbal

A região de San Cristóbal também está localizada no centro histórico da cidade, só que numa área com mais subidas e descidas. Seu principal ponto turístico são a Igreja de San Cristóbal e seu mirante que estão a apenas 500 metros da Plaza de Armas.

Assim como as outras áreas centrais, este é um bom lugar na hora de saber onde ficar em Cusco, com excelente opções de hospedagem:

  • Hostal Qolqampata: Com quartos confortáveis e com vista para o horizonte cusquenho. O restaurante do hotel está localizado no terraço, o que permite que os hóspedes desfrutem de uma bela vista enquanto aproveita seu café da manhã. Abriga quartos individuais e coletivos, que podem receber até 7 pessoas.
  • Luna House Cusco: A casa do Sr. Aristides (o dono) é uma graça: repleta de jardins, terraço coberto e áreas de convivência espaçosas e acolhedoras. Os quartos são lindos, com janelões que permitem a entrada de bastante luz natural, camas grandes e detalhes da estrutura colonial de madeira como parte da decoração.
  • Hotel Encantada Casa: Hotel boutique spa encantador com as ruínas de Sacsayhuaman localizadas nas colinas logo atrás do hotel. Construído em um antigo casarão colonial totalmente reformado, os quartos superiores possuem varandas que garantem uma maravilhosa visão de Cusco e das montanhas.

5. Águas Calientes

A cidade de águas calientes com suas casas de 4 andares feitas de forma bastante irregular
Foto de Giancarlo Revolledo pelo Unsplash

A cidade de Águas Calientes está a cerca de 70 km de Cusco, a 6km de distância até Machu Picchu e está situada no Vale Sagrado dos Incas. A cidade é o destino de muitos viajantes e mochileiros que tem o Vale Sagrado como caminho escolhido para Machu Picchu.

Assim, Águas Calientes é considerada o ponto de partida para a subida da montanha. Por isso, muitos roteiros de viagem marcam ali como local de parada entre Cusco e Machu Picchu. Além disso, Águas Calientes também é famosa por suas fontes termais ideais para banhos relaxantes e que devem ser conhecidas caso você passe pela cidade.

Então, separamos para você alguns hotéis ideais para uma boa noite de sono e descanso antes de encarar a subida até as famosas ruínas incas:

  • Hotel Machupicchu Inn: Hotel simples e confortável que possui localização extremamente atrativa, pois está a 160 metros da estação Machu Picchu que é a última estação de trem antes do Sítio Arqueológico de Machu Picchu. Café da manhã gratuito e ambiente comum agradável.
  • Usgar Machupicchu Inn: o Usgar também é um hostel localizado próximo a estação de Machu Picchu. Seus quartos são amplos e confortáveis. Escolhendo camas em dormitórios compartilhados você irá dividir quarto com outras pessoas, o que é sensacional se você pretende fazer um mochilão ou conhecer novas pessoas e novas culturas.
  • Susanna Inn Machu Picchu Hotel: Seus quartos são amplos e arejados. Localizado em frente às rochas, seu restaurante com vista panorâmica para as montanhas deixam o ambiente com um ar leve e relaxante que exala natureza e paz. O café da manha no Susanna está incluso nas diárias.

6. Machu Picchu

A clássica vista das ruínas de Machu Picchu

A viagem de Cusco a Machu Picchu é cansativa tanto pelo percurso quanto pela baixa disponibilidade de oxigênio em elevadas altitudes. Claro, a viagem vale a pena e conhecer as ruínas mais famosas do que antes fora o grande Império Inca faz valer o desgaste.

Entretanto, além de chegar ao sítio arqueológico e explorar as ruínas, o caminho inverso de volta ao ponto de partida também deve ser feito.

Muitos turistas gostariam de ficar dentro do sítio e ter essa experiência incrível do que deve ser acordar em meio às ruínas. Porém, não é tão simples assim.

O único hotel dentro do sítio arqueológico de Machu Picchu é o:

Este é um hotel de luxo que fornece a seus hóspedes tudo que um hotel cinco estrelas pode oferecer: quartos amplos e confortáveis e alguns ainda possuem varandas privativas com uma bela paisagem do sítio, restaurante à la carte com vista panorâmica para as matas, café da manhã incluso.

As opções de roteiros por Machu Picchu e massagens de aromaterapia podem ser contratados na recepção do hotel.

Assim como a viagem ao sítio arqueológico de Machu Picchu devem ser agendadas com meses de antecedência, o mesmo ocorre para reservas no Sanctuary Lodge.

Como esse é o único hotel dentro do sítio arqueológico, os preços são consideravelmente superiores aos hotéis da cidade e os valores das diárias variam de acordo com o quarto escolhido e também de acordo com o número de acomodações disponíveis para a data.

Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
cartão wise
abbv