Escolher onde ficar em Medellín é fácil. Muito fácil na verdade. Reserve algum destes hotéis do bairro de El Poblado e terá a certeza de que irá curtir o melhor que a cidade tem para apresentar a um turista.
Além de El Poblado, para não dizer que só há uma opção na cidade, ao buscar onde ficar em Medellín você ainda pode encontrar bons hotéis na região de Laureles, que é mais econômica e muito buscada por quem pretende ficar mais tempo em Medellín.
Ou pode escolher ficar na área central da cidade, o que não recomendamos, mas que tem lá suas opções de hospedagem.
Onde ficar em Medellín: os melhores bairros
Os bairros com mais opções de hospedagem em Medellín são:
- El Poblado
- Laureles
- La Candelaria, o centro de Medellín
Medellín é uma cidade que encanta não tanto por suas atrações turísticas, mas por seu estilo de vida, sua população, seu clima e pelas soluções urbanas que a levaram a ser eleita a cidade mais inovadora do mundo, pelo Wall Street Journal.
Feito toda grande cidade sul-americana multifacetada, escolher bem o bairro e o hotel onde ficar hospedado é fundamental para que os planos de sua viagem coincidam com a realidade encontrada.
Uma decisão mal feita pode ser a diferença entre voltar para casa apaixonado pela cidade ou sem entender porque tantas pessoas recomendam incluí-la no roteiro ao lado de outras cidades colombianas, como Bogotá e Cartagena.
El Poblado
El Poblado é uma área do sul da cidade onde vive a classe alta de Medellín.
Suas ruas são muito arborizadas, cheias de restaurantes, bares e lojas tipo boutique. É um bairro muito seguro e policiado, onde estão também os maiores (e mais caros) shopping centers da cidade. Lá também está a Zona Rosa, a região ao redor do Parque Lleras, que contém um grande núcleo de casas noturnas frequentadas pelos que querem curtir a noite de Medellín.
El Poblado é, portanto, diferente de todo o restante da cidade.
Na hora de escolher onde ficar em Medellín, isto costuma ser o grande argumento a favor de uma estadia no bairro (e também o maior argumento contrário, dito por quem prefere uma estadia mais próxima da realidade local).
Veja uma seleção com os melhores hotéis em El Poblado.
Com o passar dos anos, El Poblado se tornou uma região muito procurada pelos estrangeiros que visitam a cidade.
Assim, a região é hoje a de maior concentração hoteleira de Medellín, com opções para todos os perfis e bolsos de viajantes. Ficando em El Poblado você encontrará de tudo: grandes redes internacionais, hotéis boutique, econômicos e hostels baratos.
Nós nos apaixonamos por Medellín quando estivemos lá e isto se deve em grande parte pelo que encontramos em El Poblado.
É um bairro tão atraente e conveniente a um visitante recém-chegado a Medellín, que vamos dividir nossas recomendações de hospedagens na região em quatro trechos distintos, cada um voltado a um perfil distinto de viajante.
Os quatro principais trechos hoteleiros de El Poblado são:
A estação Poblado
Para um turista, ao buscar onde ficar em Medellín, uma das desvantagens de escolher El Poblado é a falta de uma estação de metrô próxima da área central.
A região é servida até por mais de uma estação, mas elas ficam junto ao rio Medellín, na parte baixa do bairro. Chegar até lá caminhando é fácil quando em descida. A volta é outra história.
Para fugir disso a solução pode ser reservar sua estadia na parte baixa do bairro, mais próxima à Estação Poblado do metrô. A vantagem de estar perto do principal sistema de transporte da cidade é óbvia, visto que as maiores atrações turísticas não ficam no bairro.
A desvantagem, no entanto, é que a parte junto à estação é a mais tumultuada do bairro, que é destino de muita gente que trabalha por ali e mora em outras regiões da cidade.
Deve-se considerar também que ficar na parte mais baixa, apesar de facilitar o deslocamento aos outros pontos da cidade, dificulta na hora de aproveitar o que El Poblado tem a oferecer de melhor, seus bares e restaurantes, que estão em sua maioria na parte alta.
Próximo a Estação Poblado, a maior parte das ofertas de hospedagem são hostels. Alguns bem populares entre viajantes ficam localizados por aqui, como:
- O Black Pine, na Carrera 47A;
- O Black Sheep Medellín, na Transversal 5A
Para um hotel padrão, experimente o Hotel Alameda de La 10, que fica na principal via do bairro.
O Parque Lleras
O Parque Lleras é o centro da vida noturna da classe alta de Medellín.
É uma área repleta de bares e casa noturnas de alto padrão, cheia de gente por suas ruas e praças e extremamente segura para caminhar e beber com os amigos.
Ficar hospedado no Parque Lleras e seus arredores é o ponto ideal para quem gosta de curtir a noite e voltar para o hotel andando sem ter preocupação de hora.
Há dois pontos negativos: o barulho, que pode durar até tarde e incomodar caso escolha um hotel mal localizado e sem isolamento; e os preços, visto que a região é o coração de El Poblado, a mais cara de todo o bairro.
Durante a noite, a maior atividade acontece nas Carreras 37A, 38 (que fecha para veículos) e 39. Para ter um pouco mais de tranquilidade, procure um hotel fora destas ruas.
No Parque Lleras há opções de hotéis para todos os bolsos. Nesta variedade estão:
- O The Charlee Hotel, um belíssimo cinco estrelas que fica na Calle 9A;
- O Epic Boutique Hotel, que é uma opção mais em conta e fica bem perto dali;
- O Hotel Dix que fica na Calle 10 e pode ser uma escolha bem econômica.
Para quem procura um hostel, experimente reservar o Hostal Lleras, na Calle 8.
As Carreras 34 e 35
Um pouco mais acima do Parque Lleras, as Carreras 34 e 35 concentram tantos bares e restaurantes quanto, mas já sem a aura (e sem os preços) da parte mais famosa do bairro.
Foi por lá que nós ficamos, em um quarto privado do CocoBamboo Hostel, na Carrera 34. Foi a melhor experiência que tivemos em toda a viagem pela Colômbia.
Próximo dali ótimas escolhas são:
- O In House The Hotel, que fica na mesma Carrera 34, ideal para quem procura um modelo clássico;
- O simpático Casa Del Reloj, localizado uma rua abaixo, na Carrera 35;
- O Hotel Casa la Fleur, que é um dos mais procurados da região.
Caso queira um com opções de quartos compartilhados o Caminante Hostel pode ser uma boa alternativa.
Os shoppings Santa Fé e Oviedo
Do outro lado do bairro, numa área mais próxima à estação Aguacatala do metrô, ficam dois grandes shoppings centers: o Santa Fé, que é o maior de Medellín, e o Oviedo.
Próximos a eles ficam diversas unidades das grandes redes internacionais de hotéis, que formam um núcleo hoteleiro separado do restante do bairro.
Por ali estão localizados, por exemplo:
- O NH Collection Royal Medellín próximo ao Shopping Santa Fé
- O Hotel BH El Poblado;
- O Hampton by Hilton de Medellín, que fica entre um shopping e outro;
- E o Four Points Sheraton Medellín que fica junto ao Shopping Oviedo, tendo inclusive acesso direto por corredores internos
Laureles
Os que criticam El Poblado o fazem por achar que o bairro não condiz com a realidade colombiana, sendo muito voltado aos gringos. Para estes, ao buscar onde ficar em Medellín os visitantes deveriam reservar suas diárias em Laureles.
Laureles ainda não tem atraído tantos turistas, mas tem se tornado ponto de encontro de nômades digitais e pessoas em viagens de longo prazo. Isto ocorre porque nestas situações, a economia por trocar El Poblado por Laureles faz muita diferença no bolso.
A tendência, com o crescimento do turismo em Medellín, é que o bairro fique cada vez mais popular entre viajante com o passar dos anos.
A região fica no oeste da cidade, próximo à estação Estádio, da linha B do metrô, e do Estádio Atanásio Girardot, casa dos maiores clubes da cidade, o Atlético Nacional e o Independiente Medellín.
Para um turista, Laureles apresenta características similares às de El Poblado: fartas opções de hospedagens, restaurantes, bares e casas noturnas. Mas tudo acontece em um ambiente local, colombiano, de classe média.
Em Laureles, portanto, são maiores as chances do viajante poupar seus gastos com hospedagem, alimentação e na vida noturna, visto que lá tudo é mais acessível e popular.
Quanto ao transporte, Laureles fica igualmente afastado do centro e é conectado a ele pela linha B do metrô (El Poblado fica na linha A, que é maior e leva direto a mais pontos da cidade). A estação mais próxima, Estádio, fica distante do centro do bairro e é necessário fazer uma caminhada diária até lá, mas a área é plana pelo menos, facilitando a circulação.
O eixo central do bairro é a Transversal 39B e as casas noturnas ficam na Calle 33. Os hotéis, no entanto, se concentram na Carrera 70 e em ruas ao redor, no trecho que liga a Universidade (UPB) à estação de metrô.
Algumas das boas opções de hospedagem do bairro são:
- O Hotel Laureles Plaza, que fica bem perto do Primeiro Parque Laureles, um dos melhores locais do bairro;
- O Hotel Egina Medellín que fica mais perto do metrô;
- E o Hotel Mediterraneo que pode ser uma alternativa mais econômica.
Se você busca um albergue, o melhor de Laureles é o Hostal Casa Paraiso.
Conheça outras opções de hospedagem em Laureles
La Candelaria, o centro de Medellín
O centro de Medellín recebe o nome de “La Candelaria”, a mesma denominação do bairro colonial de Bogotá. Mas esta La Candelaria de Medellín em nada se parece com a da capital e não se deve confundir uma com a outra.
A região central de Medellín é majoritariamente comercial. E como acontece em muitas cidades sul-americanas, apesar de ter muitos pontos turísticos, é uma área que não é muito recomendada para ficar hospedado, visto que é barulhenta, suja e fica completamente deserta após o por do Sol.
Ainda assim, se você quiser insistir e procurar onde ficar em Medellín nas áreas centrais, acabará encontrando muitas ofertas, mas a maioria será de baixa qualidade.
Não que sejam todos ruins, mas a localização não os ajuda a conseguirem boas avaliações ou a proporcionarem experiências satisfatórias.
No centro temos poucas recomendações a fazer, como:
- O Hotel Plazuela San Ignacio, que fica próximo ao Parque San Antonio, onde duas esculturas de Pássaros de Botero representam o passado e o renascimento da cidade;
- E o o Hotel Plaza Mayor, que fica em frente ao Parque de las Luces e próximo à estação Alpujarra do metrô.
Veja mais alternativas de hotéis e albergues em La Candelaria, o centro de Medellín.
Foi excelente conhecer, previamente, as opções que a cidade proporciona, como você bem disse chegar a um destino sem ter uma noção do que vai encontrar poderá você sair de lá com uma noção negativa do lugar. Valeu meu camarada.
Obrigada pelo comentário, Carlos! E aproveite Medellín, é uma cidade fantástica!