Não é simples escolher onde ficar em Moscou. A capital russa é uma cidade enorme, que tem hotéis e pontos turísticos espalhados por quase todos os seus bairros centrais. Ficar hospedado no local correto é fundamental para conseguir aproveitar bem seus dias na cidade e conhecer suas principais atrações.
É importante escolher onde ficar hospedado dependendo de como você quer circular pela cidade e o tempo que ficará em Moscou. O transporte público da capital russa é muito bem servido, com linhas de metrô bem amplas e que levam a praticamente todos os cantos da cidade. Além disso, os pontos turísticos centrais podem ser visitados a pé, pois são próximos uns dos outros.
Como são muitas atrações, é importante você se planejar bem, pensar em um roteiro e, claro, ter um bom lugar para descansar no final do dia.
Para que você aproveite bastante tudo que a cidade oferece, fizemos esse guia dos melhores bairros e regiões de Moscou. Em cada lugar indicamos bons hotéis, com as melhores localizações, para que você não fique perdido ao desembarcar na cidade.
O melhor é ficar hospedado no Centro de Moscou
Moscou é uma cidade enorme e super moderna. Você pode ficar meio perdido no começo, mas não é difícil entender as melhores localizações. O mais complicado talvez seja se achar em meio a placas no alfabeto cirílico, mas com um celular na mão e paciência, tudo é possível.
Em geral, assim como em São Petersburgo, quanto mais próximo ao Centro o turista ficar, melhor. Nessa região é um pouco mais difícil encontrar opções econômicas, mas elas existem.
Hotéis como o Maroseyka, próximo a Estação Kitay-Gorod e o Tverskaya, que fica a cinco minutos do Kremlin, são bons exemplos.
Há muitas vantagens em ficar perto do Centro: os hotéis são melhores e é mais fácil de andar pela cidade, principalmente porque os locais mais famosos estão localizados por ali.
Veja a lista completa dos hotéis no Centro de Moscou.
Fora do Centro, procure hospedagens próximas ao metrô
Quem quer economizar um pouco mais na hospedagem deve procurar por hotéis fora do Centro, usando o transporte público para se locomover.
A boa notícia é que o metrô de Moscou é bem grande e com ele você consegue percorrer toda a cidade. São muitas linhas ramificadas a partir do Centro, além de um ramal circular, facilitando bastante a movimentação pela cidade.
Estes círculos de trânsito de Moscou, aliás, chamados anéis, são ótimas referências na hora de saber se a sua hospedagem está bem localizada ou não.
Os anéis são uma forma de dividir a cidade e facilitar o trânsito, que é caótico em Moscou. Cada um deles tem uma característica especial e seus moradores são super apegados a seus anéis, algo que pode até ser descrito como bairrismo.
O ideal para um turista que procura onde ficar em Moscou é buscar hospedagem apenas dentro dos três anéis centrais:
- Boulevard Ring
- Garden Ring
- Third Ring Road
Boulevard Ring
O Boulevard Ring é a antiga Cidade Branca (White City ou, em russo, Biéli Gorod), chamada assim porque a muralha era branca. Como Moscou era alvo de muitas invasões, um dos mecanismos de defesa eram as muralhas entorno da cidade. Atualmente, os muros brancos deram lugar a belos espaços arborizados.
Garden Ring
O Garden Ring é o segundo e o mais nobre anel da cidade. Apesar do nome, ele não tem tantos jardins como o Boulevard Ring.
Dentro do Boulevard Ring e do Garden Ring estão os melhores hotéis de Moscou. Neste último, porém, é mais fácil encontrar opções baratas, por não ser tão procurado pelos turistas.
Third Ring Road
O último e mais moderno anel é o Third Ring Road. Em 2003, ele foi revitalizado, surgindo inúmeras polêmicas por conta de demolições e reorganização da cidade.
Sendo uma área nova, há vários hotéis em edifícios mais modernos do que nos centrais, mas ficar hospedado tão longe só é indicado pra quem tem muitos dias na cidade.
Onde ficar em Moscou: os 6 melhores bairros da cidade
Os melhores bairros para se hospedar em Moscou se ramificam a partir da região central. Eles incluem um pedaço do Boulevard Ring e se expandem para os outros dois anéis, o Garden e o Third Ring Road.
Logo, todos os bairros aqui citados cruzam os três anéis. Ao procurar sua hospedagem, você encontrará num mesmo bairro hotéis que podem estar tanto próximos quanto afastados do Centro. O valor da acomodação, portanto, não depende do bairro onde está localizado, mas da proximidade com o centro.
Separamos a seguir os seis melhores bairros para se hospedar em Moscou:
Independente do bairro, porém, listamos abaixo apenas hotéis e albergues localizados no Boulevard Ring ou no Garden Ring, as áreas mais centrais de Moscou.
Tverskoy
Tverskoy é o bairro mais nobre de Moscou. É também o mais próximo do centro histórico e turístico.
Ficar hospedado aqui deixa o visitante próximo da Praça Vermelha, do Kremlim e do Balé Bolshoi.
Além de ser o bairro mais elegante da cidade, há uma agitada vida noturna em Tverskoy. A região pode ser uma escolha ainda melhor caso você goste de bares e locais com música.
No bairro estão nossas principais recomendações de hospedagem em Moscou, como:
- O Megapolis Tverskaya, que fica dentro do Boulevard Ring;
- Florinn Hotel, que também fica no Boulevard e próximo ao metrô Chekhovskaya;
- O Art Hotel Che, que localizado no Garden Ring, é uma opção mais econômica.
Veja mais alternativas de hospedagem em Tverskoy.
Basmanny
Apesar de também ter muitos bares e restaurantes, Basmanny é um bairro mais tranquilo do que Tverskoy. É o local ideal para quem gosta de andar com calma e para quem está viajando em família.
A região não tem tantas atrações famosas, mas ficar hospedado ali deixa o visitante protegido do agito do centro sem ficar muito afastado das suas principais atrações.
Em Basmanny nossas principais recomendações são os hotéis no entorno da estação Kitay-Gorod, todos localizados no Boulevard Ring:
Veja outros hotéis disponíveis em Basmanny.
Arbat
Antigo bairro operário, o Arbat foi revitalizado nos últimos anos e hoje, é um local que atrai os jovens, por seu estilo mais alternativo e badalado, ter cafés diferentes, vários restaurantes, galerias de arte e ótima vida cultural.
Muitos poetas, escritores, músicos e artistas em geral viveram no Arbat, sendo um bairro repleto de arte e um pouco boêmio.
A rua Arbat é ótima para uma caminhada, assim como todo o bairro no geral.
Ali as maiores ofertas são de apartamentos de temporada. Mas para quem procura um hotel tradicional, no pedaço do bairro que fica no Boulevard Ring, uma boa alternativa é o Vremena Goda Hotel, que fica bem pertinho do metrô Arbatskaya.
Khamovniki
Da mesma forma que o Arbat, o Khamovniki também foi um bairro operário e hoje está revitalizado. As duas áreas são bem parecidas, sendo bons lugares caso você goste de programas culturais como exposições de arte, restaurantes e bares.
Em Khamovniki, porém, se destacam os albergues. Para quem busca um hostel o bairro conta com alguns muito bons localizados bem perto do Kremlin. Entre eles vale destacar:
Na parte do bairro próxima ao centro está a famosa Catedral de Cristo Salvador e o Museu Pushkin. Um pouco mais afastados, mas com estações de metrô próximas, estão a Catedral de Smolensk e o Convento de Novodevichy.
Presnensky
Podemos dizer que Presnensky é atualmente o bar da moda de Moscou. Fica ao norte do Boulevard Ring e é repleto de restaurantes, entre eles o icônico e caro Café Pushkin.
Presnensky se destaca dos outros bairros de Moscou justamente por ser mais moderno. Seus edifícios são bem altos no melhor estilo arranha-céu e com uma arquitetura bem nova e fresca, vindo se transformando na nova área comercial de Moscou, com várias empresas e escritórios internacionais montando base ali.
Caso queira ficar hospedado por lá, veja aqui a lista dos hotéis disponíveis em Presnensky.
Zamoskorechie
Zamoskorechie é um bairro de perfil administrativo em Moscou. Ele também é um dos mais modernos, com ciclovias e áreas para pedestres.
O nome do bairro quer dizer atrás de Moscou (o rio), indicando sua localização, logo ao sul da Praça Vermelha.
Além de ótimos restaurantes, Zamoskorechie conta com a galeria Tretyakov e com o Parque Gorki (vale ir de metrô até lá), que também é uma excelente opção de passeio.
Em Zamoskorechie uma dica muito boa é o N-House Hotel, que fica a 15 minutos do Kremlin.
Olá !
Acho muito interessante essa iniciativa de administrar um blog de viagens baseado em suas experiências pessoais de viagens. Também acho muito interessante o fato do autor ser de Petrópolis, cidade do estado do Rio de Janeiro, estado que também sou natural ! Parabéns pelo trabalho !
Oi Nathan, que legal saber que vc tb é de Petrópolis! O mundo é mesmo pequeno! Obrigado pelo comentário!