Na hora de escolher onde ficar em Roma o viajante pode ter uma grande dúvida na cabeça e um belo problema a resolver.
A Cidade Eterna tem um centro histórico enorme, dividido em 22 rioni (os bairros romanos) e cada um tem características próprias. Entender as particularidades de cada localização é o passo mais importante para reservar um hotel em Roma que proporcione uma experiência adequada ao roteiro imaginado para seus dias na capital da Itália.
O centro histórico de Roma
Decidir onde ficar em Roma pode ser complexo para quem quer entender seus detalhes. Mas por outro lado, se você não quer se preocupar em escolher o melhor bairro, garanta apenas que a reseva de seu hotel seja no Centro Histórico e dificilmente a localização será ruim (dificil, mas não impossível. Pois vai que acontece, né?).
Claro que em Roma há bairros mais residenciais e outros mais turísticos, alguns não muito simpáticos – os mais baratos normalmente – e outros maravilhosos, uns repletos de opções de transporte e outros mais limitados. Mas, contanto que esteja no Centro Histórico, o turista sempre estará bem localizado.
Veja uma lista com todos os hotéis localizados no Centro Histórico de Roma.
Isto ocorre porque quase todas as atrações de Roma estão dentro dos limites do Centro e um turista raramente precisa sair desta área durante sua estadia.
Já para quem é mais detalhista, quer reservar uma experiência mais personalizada e deseja encontrar a região da cidade e o hotel em Roma que tenham mais semelhanças com seu estilo de viajar, a tarefa pode ser ampla.
Leia mais: Veja como conseguir um seguro viagem para a Itália
Onde ficar em Roma: 10 melhores bairros
Não é necessário entender as características de todos os bairros para descobrir onde reservar seu hotel em Roma. Nem todos os bairros contam com boas opções de hospedagem e vamos citar abaixo apenas os mais populares.
Os melhores bairros para ficar hospedado em Roma são:
- Castro Pretorio
- Esquilino
- Trevi
- Pigna e Parione
- Campo Marzio
- Ludovisi
- Monti
- Celio
- Trastevere
- Vaticano Prati
Bairros perto da Estação Termini – para Viajantes econômicos
Quem quer economizar nos gastos com hospedagem costuma ir direto para a região mais perto da Estação Termini. Esta é a área onde está a principal estação de trens da cidade, ligada às duas linhas de metrô de Roma e por lá proliferam opções baratas de estadia.
Veja os hotéis e albergues localizados nos arredores da Estação Termini
Feito toda área ao redor de um grande terminal de transporte, a região do Termini é um tanto tumultuada. Como os maiores pontos turísticos não estão por ali, ficar perto do Termini vale pela economia, mas não dá aquela impressão de estar, de fato, em Roma.
Para quem quer ficar hospedado por aqui, fique atento: os dois “lados” da estação são compostos por dois rioni distintos, Castro Pretorio e Esquilino, que são completamente diferentes entre si. Há o bairro “bonito” e o bairro “feio”. Quem não prestar atenção pode acabar trocando um pelo outro.
1. Castro Pretorio
Castro Pretorio é o bairro que fica do lado da estação que é margeado pela Via Marsala. É o pedaço mais bonito, limpo e tranquilo d Estação Termini. Se ao buscar onde ficar em Roma sua decisão for por se hospedar próximo à estação central, prefira sempre as hospedagens que ficam em Castro Pretorio.
Em nossa primeira passagem por Roma, foi em Castro Pretorio que ficamos hospedados, passando nossas primeiras noites na cidade no Hotel Dell’Urbe. O hotel é a unidade de quartos privados do The Beehive, um albergue que fica bem perto dali, na Via Marghera, onde fizemos o check-in e íamos todos os dias tomar o café da manhã.
Além deste, outra opção barata que sugerimos no bairro é o Hotel Regio.
Para quem busca quartos coletivos, os melhores albergues são:
- O The Yellow
- ou o Ostello des Artistes
Ambos ficam bem perto da Estação Termini e têm fácil acesso ao metrô Castro Pretorio.
2. Esquilino
O bairro de Esquilino fica na lateral da Estação Termini que beira a Via Giovanni Giolitti. É a parte feia, suja e barulhenta desta região. Esquilino é multifacetado, com restaurantes típicos de quase todas as nacionalidades, mas não dá aquela sensação ao turista de estar em Roma. Não ser como a Roma dos cartões postais pode ser frustrante a quem não estiver preparado para isso.
Além de muitas opções de hospedagem baratas, Esquilino também conta com hotéis estrelados, como uma unidade do Best Western Plus. Mas não se engane, o valor a pagar por hotéis de padrão mais alto aqui será muito melhor investido se usado para reservar algo em outro bairro.
Veja a lista de hotéis localizados em Esquilino.
Os bairros mais turísticos de Roma
Ao buscar onde ficar em Roma a maior parte das pessoas está, na verdade, imaginando que ficará localizada na região que engloba, entre outros, os bairros de Trevi, Pigna e Parione.
Afinal, é nesta parte da cidade que estão concentrados muitos dos mais famosos pontos turísticos romanos: a Fontana di Trevi, o Panteão, a Praça Navona e o Campo de Fiori estão por aqui.
Circular por estes bairros dá a mais pura sensação de estar caminhando pelos cartões postais de Roma.
Se caminhar por suas ruas são o grande destaque, o ponto negativo de ficar hospedado por aqui também costuma ser esse. Este “miolo” do centro de Roma deixa o turista perto de tudo, mas não é servido pelas linhas de metrô, fazendo com que longas caminhadas sejam rotineiras. Com tantas atrações turísticas em volta, isto não costuma ser um grande problema.
Outro fator negativo surge justamente pela popularidade da região entre os viajantes, que deixa suas ruas sempre abarrotadas de turistas. Desta forma, o comércio e os restaurantes estão sempre voltados a eles – adequando seus preços também a isso. Para quem gosta de uma experiência mais local e genuína, esta área não costuma ser uma boa escolha.
Os três principais bairros desta região – Trevi, Pigna e Parione – não possuem tantas diferenças entre si. Se ao procurar onde ficar em Roma você estiver atrás das imagens clássicas da cidade, qualquer um deles será uma boa escolha.
3. Trevi
Trevi é o bairo de Roma que dá nome à famosa Fontana di Trevi, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Dos bairros do “miolo” do Centro de Roma, Trevi é o único que conta com uma estação de metrô, o que é uma vantagem em relação aos demais. A estação Barberini fica a cinco minutos de caminhada da Fontana, o coração do bairro.
A área é extremamente movimentada, dia e noite, e cobra seu preço por isso. Para procurar onde ficar no bairro, valha-se da máxima de que quando mais perto da Fontana, mais caras serão as hospedagens. Opções mais próximas da estação de metrô costumam ser mais baratas.
Neste sentido, duas opções boas e baratas no bairro são:
- O Hotel Fellini
- E o Hotel Julia.
Alternativas próximas à Fontana que não exigem que o turista deixe um dos rins na hora de pagar são:
Veja a lista com todas as opções de hotéis em Trevi.
4. Pigna e Parione
Assim como Trevi, os rioni de Pigna e Parione são alguns dos bairros mais antigos de Roma. Boa parte de suas ruas são estreitas e sinuosas, criando uma surpresa – e um novo clique – a cada esquina dobrada, que é o que todo turista imagina ao visitar a Europa.
Como estão mais distantes da linha de metrô, ficar nestes bairros faz com que o turista tenha que contar com táxis, os ônibus e com as próprias pernas.
Em Pigna a grande atração turística é o Panteão. Por lá uma sugestão barata pro padrão da região é o Best Suites Pantheon. Outra alternativa é o Hotel Pantheon, que fica muito bem localizado, próximo dali.
Veja outras opções próximas ao Panteão de Roma.
Já Parione tem um ar mais jovem e artístico, sendo povoado por artistas de rua, lojas de roupas e bons restaurantes. As atrações de destaques do bairro são a Praça Navona e o Campo de Fiori.
Por aqui, uma boa opção mais em conta é o Navona Tower Relais. Outra opção muito procurada é o Hub Navona.
Explore outros hotéis nos arredores da Praça Navona.
Os bairros mais sofisticados de Roma
Os rioni de Campo Marzio e Ludovisi são as melhores escolhas se ao procurar onde ficar em Roma sua busca tenha como objetivo hospedagem mais confortáveis e bairros mais estruturados em relação ao transporte da cidade.
Por mais que o “miolo” clássico do centro de Roma seja a área mais procurada pelo turista padrão, quem chega na cidade em busca de um pouco mais de conforto não costuma se dar muito bem por lá. Os hotéis da área central são mais antigos, com quartos menores. Suas ruas são mais estreitas e abarrotadas de turistas. O panorama não é muito agradável a quem quer elevar o estilo da estadia.
Não a toa, Campo Marzio e Ludovisi são os bairros que têm a maior concentração de hotéis cinco estrelas da cidade. Mas mesmo quem não tenha verba disponível pra reservar algum deles e queira passar suas noites por aqui, pode encontrar preços mais acessíveis se pesquisar bastante.
5. Campo Marzio
Localizado a dez minutos a pé da Fontana di Trevi, Campo Marzio conta com duas estações de metrô:
- Spagna, junto à famosa Piazza di Spagna
- Flaminio, logo atrás da Piazza del Popolo, outro grande ponto turístico desta região.
Além dos hotéis de alto padrão, o bairro atrai os viajantes por contar com uma grande concentração de lojas de marca, grifes e restaurantes renomados.
Na área próxima a Piazza di Spagna, opções boas, mas com preços em conta são:
- O Hotel Piazza di Spagna
- E o Hotel San Carlo, ambos três estrelas.
Veja os outros hotéis próximos a Estação Spagna do metrô.
Ao norte do bairro, próximo a Piazza del Popolo, as alternativas são:
- O Hotel Centrale, também três estrelas
- Ou o Hotel Valadier, de quatro estrelas.
6. Ludovisi
Além do Campo Marzio, quem procura hospedagem de padrão mais alto pode escolher o rioni vizinho de Ludovisi, onde fica a Via Veneto, uma das ruas mais charmosas da cidade.
A Via Veneto é uma rua muito sofisticada da cidade, cheia de bares e restaurantes, que ficou famosa internacionalmente por aparecer em “La Dolce Vita”, de Federico Fellini. Desde então possou a receber artistas internacionais com frequência e seu nome nunca mais saiu do imaginário popular.
Perto da Via Veneto é ainda mais difícil encontrar hotéis com preços acessíveis.
Duas alternativas são:
- O Hotel Alexandra, de três estrelas
- E o Hotel Savoy, que tem quatro estrelas.
Veja a lista com todos os hotéis próximos a Via Veneto.
Os novos bairros da moda e alternativos
Falta um pouco de autenticidade aos bairros mais turísticos de Roma. Por serem muito voltados e frequentados por estrangeiros, lá não se vê muito da vida local, dos moradores.
Para ter a sensação de como é morar na cidade sem precisar sair do Centro histórico de Roma, encontrar trattorias e gelaterias genuínas, a melhor saída é procurar sua hospedagem em bairros alternativos, que (ainda) não são tão visados pelos turistas.
Optar por bairros mais residenciais é uma tendência atual no turismo. Para mim, viver por alguns dias como um local é uma das melhores experiências que qualquer cidade pode proporcionar. Se esta for sua escolha, três rioni de Roma serão suas opções: Monti e Celio, próximos ao Coliseu, e Trastevere, o bairro do outro lado do Rio Tibre.
7. Monti
Nos arredores do Coliseu, Monti é um bairro badalado, mas que ainda preserva sua autenticidade, sendo frequentado em sua maioria por locais, mas que já recebe muitos turistas. Ao sugerir onde ficar em Roma, Monti costuma ser a indicação perfeita para quem busca um bairro que dê a sensação ao viajante de viver como um local.
O bairro gira em torno da Estação de metrô Cavour, a meio caminho entre a Estação Termini e o Coliseu. Para ficar bem localizado, escolha um hotel próximo a Piazza della Madonna dei Monti ou junto às Vias Cavour e Urbana.
Boas opções (e bem mais em conta que em outros bairros) são:
Veja a lista completa de hotéis em Monti.
8. Celio
Em nossa segunda estadia em Roma ficar perto de Monti, mas em outro bairro, menos explorado pelos turistas. O Celio é um rioni formado pelo Coliseu de Roma, além de vários parques e igrejas. Quem fica por aqui tem o Coliseu como maior referência e sua estação de metrô como principal meio de se locomover pela cidade.
Em suas poucas ruas, no Celio os hotéis não são muito comuns. Nós ficamos hospedados nos Appartamenti MarcoAurelio49 , que é um edifício cujos apartamentos foram transformados em unidades independentes para aluguel. Além do quarto, tínhamos sala e cozinha completa, naquilo que foi uma das melhores experiências de estadia que tivemos na Europa.
Bem próximo de onde ficamos, outra boa opção é o Easy Budget Colosseo, que é bem acessível.
Explore outras alternativas próximas ao Coliseu de Roma.
9. Trastevere
Do outro lado do Rio Tibre (Tevere, em italiano), o Trastevere era o único dos rioni originais de Roma a ficar localizado na margem oposta do rio. Ainda hoje é esta sua localização que dá grande parte de seu charme.
Como o bairro não conta com metrô, acaba afugentando os turistas que viajam no estilo clássico. (E torna o bairro um prato cheio a quem gosta de explorar um bairro alternativo). Quem fica por ali, depende especialmente do bonde elétrico (o nosso VLT) numero 8, que atravessa a Viale di Trastevere e segue até a Piazza Venezia, junto ao Altare della Patria.
Reconhecido como o grande bairro boêmio de Roma, em Trastevere é mais comum ver os turistas durante a noite, quando suas praças se enchem de apresentações artísticas e suas ruas lotam de frequentadores vindos de todos os cantos da cidade.
Para viajantes econômicos, Trastevere pode ser uma excelente escolha por contar com muitas opções de hotéis menores e mais baratos.
Ótima recomendação é o SuitInn19, que fica bem próximo da estação do bonde 8.
Mais para dentro do bairro e do movimento, outras boas alternativas são:
- O Hip Suites
- E o Gio’ Suites
Ambos são muito bem avaliados.
Explore outras opções para uma estadia em Trastevere.
Para quem vai a Roma fazer turismo religioso
Das grandes atrações de Roma, o Vaticano é a que fica mais afastada do Centro Histórico. Normalmente é necessário reservar um dia do roteiro em Roma para conhecer a Basílica, seus museus e a Capela Sistina. Assim, pela distância, não é muito recomendável reservar sua hospedagem próxima à casa do Papa.
Mas, caso sua ida a Roma tenha um foco muito forte no Turismo Religioso e esteja planejando passar mais de um dia de sua viagem conhecendo o Vaticano, a coisa muda de figura.
10. Prati
Se o Vaticano for o foco de sua viagem, para procurar onde ficar em Roma você precisa buscar um hotel no rioni de Prati, que é onde está localizada a sede da igreja romana.
O bairro conta com duas estações de metrô, chamadas Ottaviano (mais próxima) e Lepanto (mais distante). A região conta também com farta oferta de hospedagem e, exceto em datas de algum evento específico, não é muito difícil encontrar ofertas por lá.
Próximo ao metrô Ottaviano, você pode experimentar o Hotel Vespasiano.
Já o Hearth Hotel fica quase em frente à entrada para os Museus do Vaticano.
Alternativas mais econômicas são:
- O Vatican Garden Rooms
- E o Vaticandays.
Veja as outras opções para uma estadia em Prati, ao lado do Vaticano.
Bom dia.
Tenho reserva no Best Western Premier Hotel Royal Santina, a região e boa para locomoção para pontos turisticos durante o dia e para sair por perto para jantar à noite? Viagem em casal. Fique na duvida entre esta região e Tratevere. Qual seria melhor para este estilo de viagem?
Obrigada!
É tranquilo sim, é do lado da Estação Termini. Só fique mais atenta durante a noite, pode ser um pouquinho estranho.
Bom dia. Tudo bem? Saberiam me informar algo sobre o bairro San Giovanni? Reservei um B&B que parece ser bom em Roma (B&B Just Rome). Fica na Via Gabi, 17.
A localização é boa para um casal que gosta muito de caminhar, pegar metrô, ônibus, e nunca foi a Roma?
Olá Carlos,
Eu sou a Sofia e gostava que me desse umas dicas sobre onde ficar em Roma com os meus clientes.
O meu budget por noite é de 160€ com PA incluído.
Gostávamos de ficar num hotel perto do centro, de forma a que seja possivel a deslocação a pé.
Obrigada.
Oi Sofia, as informações que podemos dar estão no texto. Não trabalhamos como agência de viagem.
Olá Carlos e Larissa,
Meu marido e eu iremos passar o natal deste ano em Roma, do dia 21 a 28, estamos perdidos com tanta informação rsrs, queremos um hotel que de para fazer os passeios a pé, nos indicaram próximo a Piazza Navona, mas estamos confusos pela questão de ser bem central se será confortavel, seria melhor escolher algo em Trastevere?
Oi Silvia, a Praça Navona é melhor localizada para fazer os passeios a pé. O Trastevere eu recomendaria para quem já foi a Roma outras vezes e pretende curtir a cidade sem obrigação de visitar os pontos mais turísticos.
Boa noite Carlos.
Comecei hoje a pensar nessa ideia, de viajar para Roma. A ideia é conseguir viajar em Maio de 2021. Mas, comecei já as pesquisas, onde encontrei teu blog.
Muito obrigada pelas dicas, estão sendo valiosas. Eu, que não entendo nada, precisarei de toda ajuda possível rsrs.
Oi Carla, obrigada pelo comentário! Roma é uma das cidades mais magníficas que já visitamos na vida, não vemos a hora de voltar!
Olá! Gostaria de sugestões de hotéis em Roma. Chegarei dia 20/05/20 e ficarei até 26. Daí seguiremos pra Paris( eu e uma irmã). Algo pelo Centro Histórico, de fácil localização e deslocamento.
Oi Márcia, aí no texto tem várias sugestões, dá uma olhadinha 😉
Boa noite,
Me chamo Glauco e estarei em Roma, pela 1ª vez, do dia 1 Nov a dia 04 Nov. Não conheço nada na cidade e por isso gostaria da indicação de Hostels com bom custo-benefício e cuja localização favoreça a locomoção pelos pontos Turísticos.
Como passarei muito tempo na rua desejo algo funcional, boa cama. bom chuveiro e organizado.
Agradeço desde já as indicações!!
Abs
Oi Glauco, tudo bem?
No nosso texto tem várias opções de hostels em vários bairros diferentes da cidade. Explicamos perto do que cada um fica e quais são os mais baratos. Acho que o ideal é ver o que interessa a você em cada um deles, já fizemos uma boa filtrada nas opções, dá uma olhadinha nelas e vê o que vc acha 😉 Nós recomendamos o The Beehive, ficamos num outro hotel deles em Roma, mas íamos lá para tomar café e era muito agradável.
Carlos, ficarei em Roma no período de 26 a 31 de dezembro com meu companheiro e meus 2 filhos adolescentes. Gostaria de sua dica para o melhor lugar para ficar , visto que me preocupo com o fator clima frio nessa época do ano. Qual bairro me atenderia melhor para fazer a sugestão dos 4 dias em Roma?
Oi Patrícia, nós gostamos muito do Trastevere, é um bairro incrível. Monti e Celio também são ótimos e bem perto do Coliseu. Caso possa gastar mais, indicaria os bairros de Trevi, Pigna e Parione, que tem hoteis mais caros, mas também com mais luxo.
Oi, Carlos! Ótimas dicas, obrigada! Gosto da ideia de ficar no Trastevere. Vamos chegar em Fiumincino e sair by trem. Como seria essa logística?
Obrigada
Não é complicado, não, Jussara! No aeroporto é só pegar o trem em direção a Roma Trastevere. Chegando lá, a estação fica em uma praça chamada Piazza Biondo Flavio, onde vocês irão pegar a linha 3 do bondinho (tram) e descer na estação Trastevere/Bernard da Feltre.
Bom dia Carlos…
Estarei em ROMA por cinco dias, viajo sozinho e no tempo que estiver na capital, gostaria de visitar a Fontana de Trevi, Coliseu e Capela Sistina, do mais é passeio sem pressa e deslumbre visual… Não tenho problema em caminhar, acredito que é uma das melhores formas de aproveitar o visual…rs ! Onde me sugere ficar? Abraços
Olha Marcelo, o lugar que mais gostamos em Roma foi do bairro de Trastevere. E fica numa ótima localização, onde dá pra ir caminhando para o Vaticano e para o Coliseu, pois fica ali no meio. Nós gostamos também do bairro de Celio, pois fica na porta do Coliseu, mas os restaurantes no entorno são bem para turista ver, ruins e caros.
Boa tarde Carlos
Estarei na Europa por 30 dias com esposa e filho de 12 anos em julho. Ficarei 02 dias em Roma e gostaria de sua opinião de onde podemos ficar, visto que já conhecemos o Vaticano e quando estive em Roma o Coliseu estava fechado para reforma, mas meu filho nunca esteve em Roma. Obrigado
Oi Paulo, caso possa pagar os hoteis no bairro de Trevi, seria o melhor lugar para passar 2 dias em Roma. Os bairros de Monti e Celio também são bons e do ladinho do Coliseu. Quanto mais próximo das atrações, melhor, visto que vcs terão poucos dias para explorar a cidade.
Olá Carlos, vou ficar hospedado no Flower Garden Hotel, Via Del Viminale, 7 e fiquei preocupado com sua recomendação próxima de Termini. É muito complicado nessa região, estarei com minha esposa lá.
Não é complicado, só não é uma região muito bonita da cidade. É na beira da linha do trem, então fica bem caótico ali no entorno.
Oi. Gostei muito dos comentários, mas gostaria de uma dica.
Vou ficar em Roma somente um dia (04-Maio) pois tenho uma feira a trabalho na Alemanha e gostaria de dica de estadia para somente uma noite.
Sei que não é o suficiente, mas pretendo voltar com a família toda no final do ano.
Muito obrigado. Abs e parabéns pelo site.
Oi Fabio, se você vai seguir para o aeroporto Fiumicino, talvez seja melhor ficar hospedado próximo do Termini mesmo, que é de onde saem os trens que levam até lá. Assim você otimiza um pouco do seu tempo na cidade.
Olá. Estou adorando as suas dicas sobre Roma. Vou ficar com minha sogra por 10 dias no final de abril. Estou pesquisando os bairros pra hospedar. Já fiquei na região do Vaticano e não gostei. Só vamos eu e minha sogra. Por 10 dias dá pra fazer um roteiro legal? Estou pensando em ficar na região central.
Abraços.
Denize.
10 dias são perfeitos para conhecer bem a capital italiana! O melhor é, se puder, ficar perto das atrações como Panteão e Piazza d’Spagna, ou até o Coliseu, irá facilitar a locomoção.
Obrigada. Abraço.
Oi Carlos, estou indo para Roma em Janeiro de 2020. Já comprei s passagens, mas hospedagem ainda não. Ficarei por 6 dias e estamos indo em 4 pessoas. Não conheço nada, só minha filha que fala inglês. O que você indicaria para hospedar que não seja caro, mas bom. Gosto de andar a pé e conhecer lugares diferentes. Você indicaria alguma cidade para conhecer em bate e volta?
Oi Rosalina, minhas recomendações são os bairros de Monti ou Trastevere. São os locais de Roma que mais gostei e acho que se adaptam bem a quem viaja assim em grupo.
Já sobre o bate e volta eu não tenho como recomendar porque na viagem que fiz só conheci Roma mesmo. (Espero poder voltar logo e explorar mais!)
Bom dia Carlos, estou vendo uma casa em Monti Parioli (airbnb) o bairro é bom? O acesso é fácil para o centro hisórico.
Oi Gabriel, essa área fica fora dos bairros que recomendo no texto. não a conheço muito bem para recomendar. pela localização acredito que você vá depender de ônibus para chegar ao centro
Olá, Carlos! Boa tarde!
A Via Varese 34 que corta na Cia Marguera é um local bom para ficar? Ou é parte “feinha” próximo a estação Término? Grata! E parabéns pelo blog!
Pode ficar ali sim, Alexandra, foi onde ficamos durante nossa primeira passada pelo país.
Oi Carlos!
Gostaria de uma sugestão tua. Qual o melhor bairro para eu ficar pra conhecer alguns pontos turísticos a pé? Ficarei apenas dois dias.
Para poucos dias, os bairros de Trevi, Pigna e Parione são os melhores e no meio das maiores atrações turísticas. Nesse texto mesmo temos dicas de bons hoteis nessas regiões 🙂
Parabéns Carlos, adorei suas dicas!!!
Obrigado, Cleide!
Oi Carlos, gostaria de saber se o hotel Reale Hotel Lazio em Roma tem boa localização . Se é seguro?
Oi Patrícia,
Este hotel fica no Castro Pretorio que é o lado do termini que eu recomendo no texto pra quem prefere se hospedar por ali. O hotel especificamente eu não conheço, mas parece ter boas avaliações no booking.
Olá Carlos, ótima matéria!
Gostaria de umas dicas suas…. estarei indo com meu namorado pela primeira vez a Roma e ficaremos 3 dias. Que lugar vc recomenda para otimizarmos tempo? Algo que o custo não seja elevado, tenha restaurantes / lojas e possamos andar a noite / dia.
Oi Aline, eu recomendaria o Celio, o segundo bairro que ficamos em Roma. Ele fica no mesmo bairro do Coliseu e tem uma estação de metrô bem em frente ao monumento. Vários restaurantes e dá pra ir andando pra grande parte das atrações. Andamos de noite por ali e achamos muito tranquilo. Os preços não são dos mais baratos, pois está bem perto do Coliseu, mas não são tão caros quantos os de perto da Fontana di Trevi e Piazza Spagna.
Oi Carlos, não vi suas dicas e ja reservei no hotel Taormina que fica via príncipe Eugenio 51 – Estação termini.. Que tal essa localização?
Oi Jurema, como falei no texto, na hora de buscar onde ficar em Roma não existe lugar ruim se a reserva for no Centro Histórico. Este hotel especificamente está no único bairro que eu não recomendo aos leitores, o Esquilino.
Se vc preferir cancelar e fazer outra reserva, eu recomendaria algo no Castro Pretorio,
Na nossa primeira estadia em Roma nós ficamos no Hotel Dell’Urbe, que é do mesmo nível que este seu, mas fica do outro lado do Termini e pode ser tão econômico quanto.
Oi Carlos, não tem mais vaga neste que vc me indicou. Que tal esse hotel régio – Via volturno, 22 , estação término? Obrigada. Jurema
A localização deste Hotel Regio me parece melhor mesmo. Eu preferiria ele em vez do outro.
Obrigada. Vou ver se ainda consigo cancelar o anterior.
Boa tarde garoto, legal ver que pessoas como vc se dispõem em fornecer dicas de turismo como de acomodação para outras pessoas, iremos em setembro de 2019 e desde já estou vendo dicas e sugestões de lugar para ficar, vamos em 2 casais, iremos para a Itália e teremos 30 dias para conhecer lugares. Vou verificar suas dicas de hospedagem, costumamos alugar imóveis de temporada, em tua opinião, quantos dias é necessário para conhecer razoavelmente Roma? grato.
Oi Guilherme, nós ficamos 4 dias e publicamos um roteiro explicando o que fizemos com este tempo. Eu achei bem razoável para um primeira vez, mas se pudesse ficaria um pouco mais.
Carlos, acha q de Trastevere é complicado seguir para o Centro Histórico (para quem vai sozinha, no caso), por não ter a opção de metrô?
Leilane, não é difícil não. Você terá que pegar o tram 8 até a Piazza Venezia e de lá seguir a pé ao Centro. Não tem perigo ir sozinha. Trastevere é bem movimentado dia e noite.
Obrigada!!! Achei as opções de hotéis bem mais em conta por lá!
Valeu pela dica. =)