Home » Planejamento » Qual o melhor Seguro viagem para a Itália? (Vale a pena o do INSS?)
Planejamento

Qual o melhor Seguro viagem para a Itália? (Vale a pena o do INSS?)

seguro viagem italia particular ou com o cdam do inss

Viajar com um seguro viagem para Itália é obrigatório, assim como em quase todos os países da Europa. Como assinante do Tratado de Schengen, a Itália não exige visto de brasileiros que viajam a turismo. Porém, como condição para a entrada no país é obrigatória a apresentação de alguns documentos, incluindo uma apólice de seguro viagem para Europa com cobertura de despesas médicas e hospitalares no valor mínimo de 30 mil euros.

Por causa disso, quem planeja uma viagem econômica para o país precisa procurar um seguro viagem para a Itália que seja barato, mas que preencha os requisitos mínimos exigidos pela imigração na Europa. Não é uma tarefa complicada, pois atualmente há várias empresas no Brasil que fornecem apólices já configuradas conforme as regras do espaço comum europeu. Nossa tarefa como viajantes se resume a comparar suas cotações e escolher o modelo mais adequado para a viagem que planejamos.

Para começar suas buscas, compare os valores no site da Seguros Promo para descobrir qual o melhor seguro viagem para suas datas de viagem à Itália.

seguro viagem italia particular ou com o cdam do inss

Vale a pena usar o certificado do INSS em viagens para a Itália?

Além da facilidade de termos diversas empresas comercializando apólices de seguro viagem, no caso específico de viagens para a Itália, um acordo previdenciário entre aquele país e o Brasil permite que a comprovação do seguro viagem seja substituída por um certificado emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. É o chamado CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica.

O certificado não substitui um seguro viagem, mas na Itália ele permite que o portador possa ser atendido na rede pública de saúde do país. Desta forma ele elimina a obrigatoriedade de apresentar uma apólice completa na chegada, o que pode ser útil caso você não pretenda visitar nenhum outro país durante sua viagem.

O certificado está disponível a todos os brasileiros que contribuem para o INSS e viajam para Itália, assim como a seus dependentes. O processo de obtenção, no entanto, exige um esforço burocrático da parte do interessado. De todo modo, para quem tem o orçamento de viagem limitado e prefere cortar os gastos com o seguro viagem obrigatório, pode valer a pena passar pelo processo de emissão do CDAM para economizar um pouco mais.

Qual o melhor seguro viagem para a Itália?

Abaixo vamos detalhar o processo de emissão de um seguro viagem para a Itália através das seguradoras particulares, assim como explicar o que deve ser feito para conseguir o CDAM, caso você seja contribuinte do INSS. Para decidir qual dos dois modelos é a melhor escolha para sua viagem à Itália é preciso entender como funciona cada um deles e quais as consequências geradas em seu planejamento de viagem por cada alternativa.

Seguro viagem para a Itália com seguradora brasileira

A melhor forma de comprar um seguro viagem é usando um comparador de planos e seguradoras. Eles são as mais poderosas armas que o viajante pode usar para encontrar rapidamente um seguro que cumpra as exigências básicas de sua viagem e que seja barato ao mesmo tempo.  Um bom comparador faz com que o viajante possa colocar lado a lado os preços, condições e coberturas de vários planos facilitando enormemente o processo de cotação de seguros.

Hoje existem muitos comparadores de seguro viagem, mas há vários anos nós adotamos a Seguros Promo para nossas pesquisas, pois apresenta os melhores preços do mercado.

página inicial de pesquisa do comparador da seguros promo

No site da Seguros Promo, para cotar os diferentes planos de seguro viagem para a Itália, escolha “Europa” como destino na tela inicial. Desta forma o comparador irá apresentar somente as opções de seguro que têm o valor mínimo de cobertura exigido pelo Tratado de Schengen, do qual a Itália é signatária.

Na tela seguinte, você verá todos os planos de todas as seguradoras adequados para sua viagem. Eles virão ordenados segundo o melhor custo-benefício. Para listar pelo mais barato é só clicar no botão “menor preço” para modificar a classificação.

Caso decida usar o comparador da Seguros Promo, aproveite as dicas abaixo para pagar ainda menos no seguro para a Itália:

  • Use um cupom de desconto: como parceiros da Seguros Promo, nossos leitores têm 5% de desconto em qualquer plano ao usarem o cupom VIDACIGANA5 no check out;
  • Pague com boleto bancário: na Seguros Promo quem opta pelo boleto bancário como forma de pagamento recebe 5% de desconto no valor do seguro

Da lista apresentada pelo comparador, nossas recomendações das melhores seguradoras são:

  • Assist Trip, que é nossa escolha atualmente e tem os planos garantidos pela Zurich Seguros;
  • Assist Card, que costuma oferecer os planos mais econômicos, mas com coberturas menores;
  • Travel Ace, que contratamos uma vez e quando precisamos acionar fomos muito bem atendidos;
  • GTA, que normalmente é a melhor alternativa para os viajantes que preferem um plano com coberturas amplas.

comparativo de preços de seguro viagem para a europa no seguros promo

Dica: Por atuar como uma consolidadora de seguros no mercado, os preços apresentados pela Seguros Promo serão sempre mais baratos do que se você fizer a cotação individualmente, direto no site de cada seguradora.

Leia mais: Seguros Promo: vale a pena usar o comparador de seguro viagem?

Vantagens de comprar um seguro viagem com uma seguradora brasileira

  • A emissão da apólice é feita online;
  • O seguro viagem é válido em todos os países do Espaço Schengen, não somente na Itália;
  • O seguro protege toda a viagem, do momento do embarque até o retorno ao Brasil;
  • O atendimento médico do segurado pode ser feito nas redes públicas, particular ou mesmo em domicílio. Dependendo do caso o médico pode fazer a consulta onde o viajante estiver hospedado;
  • Todas as despesas são cobertas pela seguradora, até o valor limite estipulado no plano contratado (exceto para os planos que tenham franquia);
  • Um seguro viagem garante também proteção contra extravio de bagagem e atraso de voos.

Desvantagens de comprar um seguro com seguradora brasileira

  • Não existe opção gratuita (exceto aqueles emitidos por cartões de crédito tipo Platinum ou superior);
  • O custo do seguro aumenta conforme a duração da viagem;
  • O valor do seguro é cobrado por pessoa. Quanto mais membros da família viajarem juntos, mais cara será a cotação.

CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica

O CDAM, Certificado de Direito à Assistência Médica, é um documento que surgiu como resultado de um acordo previdenciário que o Brasil estabeleceu com a Itália (e mantém vigente também com Portugal e Cabo Verde). Com ele, brasileiros que contribuam para o INSS podem solicitar atendimento de saúde na rede pública italiana, recebendo o mesmo tratamento a que seus cidadãos têm direito.

O CDAM serve como um comprovante equivalente à cobertura de despesas médicas e hospitalares que uma apólice de seguro oferece, mas ele não substitui um seguro viagem. Com o certificado, o viajante tem direito a atendimento médico na rede pública italiana, mas isto não inclui itens comuns encontrados em apólices completas como repatriação, evacuação sanitária e translado de corpo. O CDAM tampouco cobre eventualidades comuns em viagens como extravio de bagagem e atrasos em voos, normalmente cobertos pelas seguradoras.

Trecho da Carta do cidadão - CDAM, publicada pelo Ministério da Saúde
Trecho do documento que regulamenta a emissão do certificado

Em resumo, o CDAM elimina a obrigatoriedade de apresentar um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros – uma das exigências para ter a entrada permitida no país – uma vez que o portador poderá ser atendido pelo sistema público. Porém, para todas as demais coberturas ele não terá qualquer utilidade.

Por um lado, para quem faz uma viagem rápida e prefere viajar inteiramente protegido contra qualquer eventualidade, o seguro viagem é a melhor opção. De outro, se sua viagem pela Itália durar várias semanas, a economia que o CDAM gera faz com que ele se torne uma boa alternativa para quem quer reduzir o orçamento de viagem.

Quem pode solicitar o CDAM

Ao contrário de Portugal, para viagens à Itália o CDAM só pode ser solicitado por brasileiros que sejam segurados do INSS e seus dependentes (menores de 21 anos e cônjuges). Assim, podem ser beneficiários:

  • Trabalhadores com carteira assinada (CLT)
  • Empregadores
  • Trabalhadores autônomos que contribuam para o INSS
  • Aposentados e Pensionistas do INSS

Como emitir o CDAM no Brasil

O CDAM é emitido presencialmente, somente nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, que ficam localizados apenas nas capitais de cada estado e no Distrito Federal. Para realizar a emissão, se faz necessário que o viajante vá pessoalmente solicitar. Para ser representado por outra pessoa, é preciso ter uma procuração pública registrada em cartório que conceda este direito a quem for fazer o processo.

Documentos necessários

No caso de viagens para a Itália, para emitir o CDAM é necessário solicitar o IB2 (nos casos similares de Portugal e Cabo Verde o modelo é o PB4), apresentando os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte válido;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante de vínculo com o INSS*
  • Passaporte, RG e CPF originais de todos os dependentes que viajarão juntos

Como comprovar vínculo com o INSS

Como em viagens a Itália o CDAM só é válido para quem contribua para a Previdência Social, torna-se obrigatório comprovar vínculo com o INSS. Os documentos necessário para isso variam caso a caso:

Para Trabalhadores CLT:
  • Carteira de Trabalho assinada ou contrato de trabalho;
  • Último contracheque.
Para Empregadores:
  • Contrato social;
  • Comprovante de pagamento em dia da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e de Informações à Previdência Social (GFIPS) vigente na data de solicitação;
  • Documento com número de inscrição individual no INSS, comprovando a vinculação pessoal ao CNPJ em questão.
Para Trabalhadores autônomos que contribuam para o INSS:
  • Comprovante de pagamento em dia da Guia da Previdência Social (GPS) vigente na data de solicitação
Para aposentados e pensionistas do INSS:
  • Documento comprobatório de concessão da aposentadoria/pensão
  • Número de inscrição do benefício no INSS

Após a apresentação dos documentos o certificado sai em até 5 dias úteis. O CDAM tem validade de 1 ano contado a partir da data de emissão.

De posse do certificado, o Ministério da Saúde recomenda também que seja feito o reconhecimento de firma na assinatura do documento e que ele passe pelo processo de apostilamento em cartório, para sua validação internacional. Os custos destes procedimentos variam de acordo com cada estado da federação.

Vantagens do CDAM

  • É gratuito. Mas possui gastos relativos às burocracias para emitir a documentação e posteriores trabalhos de cartório recomendados;
  • Vale por até um ano, inclui os dependentes no mesmo certificado e pode ser renovado;
  • Retira a obrigatoriedade legal de apresentar um seguro viagem na Itália.

Desvantagens do CDAM

  • O processo demanda muita burocracia, é feito apenas presencialmente e somente nas capitais do país;
  • É válido somente na Itália (caso o roteiro de viagem passe por outros países europeus, o seguro viagem volta a ser obrigatório);
  • Não substitui o seguro viagem, apenas elimina sua obrigatoriedade em viagens para a Itália;
  • Não garante translado de corpo nem evacuação médica;
  • Não cobre extravio de bagagem e atrasos em voos, como um seguro viagem.

Salve estas dicas no Pinterest!

Qual o melhor seguro viagem para a Itália? Seguro viagem para Itália com seguradora brasileira. CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica. Como emitir o CDAM ou IB2 pelo INSS no Brasil
para quem viaja com orçamento apertado, uma das primeiras tarefas do planejamento é encontrar o seguro viagem para a Itália que seja o mais barato possível, contanto que este cumpra as exigências mínimas de entrada na Europa. Felizmente, entre as seguradoras brasileiras é possível comparar a cotação de vários modelos, incluindo alguns muito econômicos. Por conta das relações previdenciárias entre Brasil e Itália, a comprovação do seguro viagem pode ser substituída pela apresentação do CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica, emitido através do INSS

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing