O primeiro passo para escolher onde ficar em Santiago é entender que o melhor lugar para ficar hospedado na capital do Chile não é o Centro da cidade. Longe disso.
Santiago tem opções excelentes de estadia a oferecer. Seus principais bairros hoteleiros têm toda infraestrutura necessária para uma estadia confortável e em nada deixam a desejar quando comparados à área central. Pelo contrário, ficar hospedado ali dá ao turista a oportunidade de ver de fato como é o dia a dia de quem mora na cidade, tornando a experiência da viagem pelo Chile muito mais agradável.
6 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis Baratos
Santiago, feito quase todas as grandes cidades da América do Sul (como Buenos Aires, Bogotá e Montevidéu, por exemplo), tem o centro com uso quase exclusivamente para fins institucionais e comerciais. Há poucas ruas centrais com função residencial, o que faz com que a região fique vazia durante a noite e em fins de semana, por exemplo.
Assim, para os turistas, a melhor solução é buscar uma estadia nos bairros próximos ou de fora da região central.
No total são 6 os bairros de Santiago que incluímos em nossa lista dos melhores lugares para ficar hospedado na cidade:
Para quem quer ficar num bairro legal sem sair de perto do Centro, a dica é reservar um hotel em Lastarria, como o Hotel Ismael, uma opção muito boa e acessível.
Nós, ao reservarmos nossa hospedagem, preferimos uma região menos movimentada e reservamos nossas diárias no Hotel Rugendas, que fica em El Bosque. Tivemos uma estadia excelente por lá e recomendamos sem restrições.
Estas, porém, não são as únicas opções para quem busca onde ficar em Santiago. A capital chilena oferece uma série de bairros residenciais de perfis distintos com opções de hotéis muito boas.
Além deles, abaixo vamos citar também os hotéis da região central, que não recomendamos, mas podem ser úteis especialmente aos que buscam uma alternativa de muito baixo custo.
1. Lastarria
Lastarria é um bairro pequenininho e, justamente por isso, super aconchegante.
A principal atração deste pedaço da cidade é o Centro Cultural Gabriela Mistral, um centro de arte e cultura maravilhoso, que vale a visita mesmo de quem não fica hospedado por aqui.
Além dele, suas poucas ruas são fartas em opções de bons restaurantes, que estão sempre movimentados, dia e noite, compondo um ambiente muito agradável.
Mas o grande diferencial em relação aos demais bairros residenciais de Santiago é sua localização. Lastarria fica logo ao lado do Centro, espremido entre o Cerro Santa Lucía, a Avenida Libertador O’Higgins (a mesma onde fica o Palácio de La Moneda) e a Costanera Norte.
Ficar hospedado ali não apenas deixa o visitante próximo de várias das atrações turísticas do Centro, como dá fácil acesso às demais regiões da cidade. Uma vantagem extra é contar com pelo menos duas estações de metrô:
- Universidad Católica, da linha 1, que liga o Centro ao distrito de Las Condes, onde fica o Costanera Center
- Bellas Artes, da linha 5, que passa pela Praça de Armas e vai até o Museu dos Direitos Humanos.
Para quem visita Santiago pela primeira vez, e especialmente, a quem tem poucos dias na cidade e precisa estar bem localizado para ter agilidade no roteiro, ficar em Lastarria é a opção ideal.
No bairro vale considerar reservar:
- O Hotel Montecarlo Santiago, de perfil mais econômico, apesar de ser um pouco antigo;
- O Hotel Ismael, que é mais moderno e tão bom quanto, o que consideramos ter o melhor custo benefício da região;
- O Hotel Cumbres Lastarria, para quem quer investir um pouco mais na hospedagem
Veja a lista completa dos hotéis de Lastarria
2. Providencia
Providencia é o bairro escolhido pela maioria dos turistas quando reservam sua estadia em Santiago. Também é a parte da cidade com a maior concentração hoteleira, com grande variedade de tipos e preços de hospedagem.
É um bairro enorme e muito bem estruturado, com bons hotéis, muito comércio e movimento intenso nas ruas.
Por ser enorme, a dica aqui é buscar sua hospedagem o mais próximo possível da Avenida Providencia, por onde passa a linha do metrô. Ali estão localizadas ao menos quatro estações.
A melhor parte do bairro, ou a que mais recomendamos, é a que fica entre as estações Pedro de Valdívia e Los Leones. Lá as ruas são mais movimentadas, o comércio é mais farto e te deixará pertinho do Costanera Center.
Os hotéis dessa região também são melhores, num investimento que vale a pena em troca da melhor localização.
Alguns exemplos que podemos citar incluem:
- Hotel Diego Velazquez, que fica a duas quadras do metrô Los Leones e tem preços muito bons para esta localização;
- Hotel Torremayor Providencia, que é um pouco mais caro, mas fica quase na porta do metrô Los Leones;
- Solace Santiago, que é a principal recomendação na região do metrô Pedro de Valdívia.
Além destes, no entorno das estações Santiago e Manuel Montt o bairro é menos movimentado e, em parte por isso, possui hotéis de perfil mais econômico.
Bons exemplos são:
- O Presidente Hotel Santiago, que é muito recomendado por viajantes brasileiros e fica quase ao lado da estação Santiago;
- Ibis Budget Providencia, que segue o padrão de baixo custo da rede, localizado próximo ao metrô Manuel Montt
Veja a lista completa de hospedagens no distrito da Providência.
3. El Bosque
El Bosque é um dos bairros que forma o distrito de Las Condes, um dos maiores da capital chilena e onde vive a classe alta de Santiago. O bairro está situado bem na divisa com a Providencia, do ladinho do Costanera Center.
Ficar hospedado na parte alta de Las Condes não é muito indicado por deixar o turista distante do acesso ao transporte público, fazendo com que precise alugar um carro. Mas El Bosque fica justamente no trecho mais baixo, por onde passa a linha de metrô.
Sua localização, portanto, dá ao visitante a vantagem de ficar hospedado perto desta parte comercial de Santiago, mas já numa área bem mais tranquila, longe do tumulto do dia a dia.
Quando tivemos que decidir onde ficar em Santiago, em nossa última visita à cidade, foi em El Bosque que reservamos nossas diárias e adoramos. O bairro é moderno, com avenidas largas e muitas opções de restaurantes.
Ficamos no Hotel Rugendas, que é excelente e tem diárias mais baratas se comparado ao padrão do bairro. Fica a apenas duas quadras do metrô El Bosque e a dez minutos de caminhada da Estação Tobalaba.
Além dele, outras boas opções no bairro são:
É uma região que recomendamos a todos que gostam de ficar hospedados em áreas mais residenciais, especialmente a quem viaja com a família, pois tem um ambiente mais calmo e mais seguro.
Veja a relação completa de hotéis em El Bosque.
4. Bellavista
Do outro lado da Costanera Norte, aos pés do Cerro San Cristóbal, Bellavista é um bairro bastante visitado pelos turistas que querem subir ao mirante e por abrigar “La Chascona”, uma das casas-museu de Pablo Neruda.
Durante a noite, porém, o foco do bairro são seus bares, restaurantes e casas noturnas com música ao vivo, que estão entre os mais populares de Santiago. Os destaques são o Pátio Bellavista, um shopping repleto de restaurantes, e os bares localizados na rua logo em frente, a Constituición.
Em Bellavista há bons hotéis, mas por conta do perfil mais jovem de seus freqüentadores, o bairro é um dos que conta com a maior quantidade de albergues em Santiago. Estes podem ser uma boa opção a quem quer economizar ficando hospedado num bairro bem localizado, sem precisar recorrer às hospedagens do Centro de Santiago.
Entre os albergues do bairro, podemos indicar:
Veja a lista completa de hospedagens em Bellavista.
5. Bairro Brasil
Bairro Brasil é como é denominada a área do centro de Santiago ao redor da Praça Brasil, localizada entre as estações de metrô Santa Ana e Cumming.
É um pedaço da cidade que ficou abandonado por bastante tempo. Por conta disso possui vários casarões ainda desocupados e edifícios grafitados, recebendo uma aura de local mais artístico e alternativo.
Por muitos anos o Bairro Brasil foi a principal recomendação aos mochileiros recém-chegados e aos viajantes em busca de mais economia ao procurar um lugar para ficar em Santiago.
Hoje, podendo fazer uma busca por hospedagem online, com mais acesso a informação, é preferível ficar em Bellavista, por exemplo, pois a economia ao reservar algo no Bairro Brasil não é tanta em relação aos albergues de outros locais mais interessantes da cidade.
Veja os hotéis e albergues disponíveis no Bairro Brasil.
6. Centro Comercial de Santiago
Como em quase toda grande cidade latino americana, o Centro de Santiago concentra atividades comerciais e institucionais. Pouca gente vive de fato no Centro, o que o torna um local muito movimentado durante o dia, mas quase sem uso durante a noite.
Vale destacar que, em Santiago, não ter movimento não é sinônimo de ser perigoso, como é comum de se acreditar. A cidade é bastante segura, mesmo nestes lugares. O maior problema é você ficar hospedado num local onde quase nada acontece após o horário do expediente, enquanto em outros bairros os restaurantes estão cheios e as ruas super movimentadas. Não é a melhor maneira de aproveitar a sua viagem.
Leia mais: 4 Dicas para comprar um Seguro viagem para o Chile
Ainda que você faça questão de ficar no Centro por algum motivo, evite reservar as hospedagens ao sul da Avenida Libertador O’Higgins. Se a maior vantagem do Centro é justamente sua localização, não há porque ficar hospedado tão longe.
Veja os hotéis disponíveis no Centro de Santiago.
Ficou tudo muito Claro. Excelente conteúdo. Gostaria de saber mais sobre os hostel e se é confiável e confortável ir com família.
Obrigada, Leandro. Todas as acomodações descritas no post são confiáveis. Para ficar com a família no hostel, tenha atenção na hora de reservar e fechar um quarto para vocês.
Excelente post. Tudo muito claro e bem explicado! Obrigada
Obrigada pelo comentário querido, Jane!
Fomos em agosto 2019, ficamos no centro na avenida huerfanos. Realmente de noite é menos movimentado, mas ainda assim existe vida noturna.
Amelhor melhor parte é não dependemos de transporte, ali ficamos a 5 minutos de caminhada da rua bandeira, 10 da plaza de aramas, 15 da plaza Itália, etc. O mais distante é o serro San cristoban que demoramos uns 40 minutos de uma excelente caminhada com um visual maravilhoso passando por vários desses bairro citados, ainda ficamos a poucas quadras da estação Lá Moneda- linha1 do metrô. Ou seja super bem localizado e pagando um valor bom.
Outro ponto, não sei para os outros turistas mas eu nunca me senti tão seguro na minha vida. O povo super acolhedor tentando entender o nosso portunhol. Adoramos a viagem, para quem quer passear sem gastar muito , Santiago é a melhor escolha.
Obrigada pelo comentário, Jeymison. Santiago é incrível, sinto falta de lá!
Qual hotel você ficou?
Eudes, não sei se a pergunta foi para mim, mas caso seja, ficamos no BMB Suítes. Lá não é bem um homem, mas sim um apart-hotel. Fica no número 1400 da huerfanos. No mesmo condomínio tem vários locatários.
Mas é o seguinte, é a suíte com uma pequena cozinha, não tem nada de alimentação na hospedagem, o que não fez falta, pois saíamos sempre antes do horário que geralmente o café está posto nos hotéis e voltavamos tarde.
Obs. Logo ao lado tem um subway e um supermercado.
Hola,Carlos q tal te encuentras chaval?
Leyendo tu historia de vida * GITANA* m parece a mi….los viajes esta en mis arterías….. Vaya!!!
Es encantador seguir por el mundo…..cm esta sensación de libertad y en puro viajes de emociones….. Aventurado nos…. Sin saberlo al cierto q es q vendrá…. Cm ISO m facina Carlos👏👏👏👏
Te felicito chavalin….👋byeeeee💌❤💋
Ola, e como esses manifestos, qual bairro um pouco mais seguro para ficar hospedado?
Oi Patrícia, não sabemos, fomos meses antes das manifestações…
Carlos voce foi na epoca de manifestacoes? Onde hospedar para evitar as manifestacoes?
Não fomos na época das manifestações não, fomos meses antes, não sabemos como estão as coisas lá atualmente.