Home » Destinos » Brasil » Onde ficar em Ubatuba: 10 Melhores Praias, Bairros e Hotéis
Brasil

Onde ficar em Ubatuba: 10 Melhores Praias, Bairros e Hotéis

Não é um processo simples escolher onde ficar em Ubatuba mesmo para quem só quer dar uma passadinha rápida no litoral norte de São Paulo. A região está entre as mais visitadas do estado, especialmente aos finais de semanas e meses de férias, e conta com mais de cem praias espalhadas pela sua costa, com diversas opções de hospedagem.

Logo, se você for viajar para Ubatuba durante a alta temporada, a principal dica é se programar em relação à localização de hospedagem com bastante antecedência. Só assim você vai conseguir encontrar opções em faixas de valores condizentes ao que de fato é ofertado.

Vale lembrar que uma reserva feita sem qualquer tipo de planejamento quanto a localização na cidade pode fazer com que a viagem não seja tão bem aproveitada, principalmente se seu orçamento for mais limitado.

Para entender melhor onde ficam as melhores pousadas e hotéis da cidade, acompanhe abaixo e descubra quais os bairros mais recomendados para ficar hospedado em Ubatuba. Veja onde ficam as melhores praias para reservar sua estadia e curtir a viagem sem preocupações.

Onde ficar em Ubatuba: Guia com 10 Praias e dicas de hotéis

Para entender a cidade e escolher onde ficar em Ubatuba é preciso levar em conta algumas características presentes em três áreas distintas da cidade. Elas podem ser divididas em: Praias do Sul, Área Central e Praias do Norte.

Onde ficar em Ubatuba: A Praia Vermelha do Sul deserta num dia de sol
A linda Praia Vermelha do Sul | Foto de Agnaldo Andrella pelo Unsplash

Somando essas três regiões, elaboramos um guia com as 10 praias mais indicadas para se hospedar em Ubatuba com recomendações de hotéis e pousadas. A lista inclui:

  1. Praia do Itaguá
  2. Praia Grande
  3. Centro (Praia do Cruzeiro)
  4. Praia das Toninhas
  5. Praia da Enseada
  6. Praia do Lázaro
  7. Praia da Lagoinha
  8. Praia do Sapê
  9. Praia da Maranduba
  10. Praia de Itamambuca

A Área Central de Ubatuba é o trecho mais frequentado pelos turistas, pois é a parte mais urbana e estruturada da cidade, mas a que tem as praias menos interessantes. Neste local, os bairros mais procurados, além do Centro, são o de Itaguá e a Praia Grande que, contam com opções fartas para hospedagem.

Já a região Sul de Ubatuba – entre o Centro e Caraguatatuba – possui praias mais interessantes, em geral mais tranquilas e ainda com alguma estrutura, com restaurantes, bares e quiosques à beira-mar.

Por fim, na região Norte de Ubatuba destaca-se a Praia de Itamambuca, ideal para quem busca um maior contato com a natureza e não liga por ficar hospedado numa área com opções limitadas de comércio.

Veja uma lista com os melhores hotéis e pousadas de Ubatuba.

Praias centrais em Ubatuba:

Os bairros e praias centrais de Ubatuba são os lugares de maior movimento da cidade. Contam com hotéis de maior porte e algumas pousadas, ideais para quem quer ter acesso fácil a bares e restaurantes e curte uma vida noturna agitada.

Nesta área destacam-se os bairros de Itaguá, Praia Grande e a Praia do Cruzeiro que, sem dúvida, são os mais visitados da cidade. 

1. Praia do Itaguá

Com muitas opções de quiosques, bares, restaurantes, lojas, shopping e até cinema, Itaguá é tido como um dos bairros mais charmosos de Ubatuba. Com uma noite bem agitada, a região conta com excelente estrutura de hospedagens.

Entre as melhores opções do bairro podemos destacar:

Embora o bairro seja o local onde está instalado o Aquário de Ubatuba e sede do projeto TAMAR, vale frisar que a Praia do Itaguá não é indicada para banho. Isto faz com que mesmo hospedados ali, os viajantes se encaminhem para a vizinha Praia Grande para darem um mergulho.

Veja a lista completa de hospedagens disponíveis na Praia do Itaguá.

2. Praia Grande

Sabidamente uma das praias mais movimentadas de Ubatuba, a Praia Grande fica bem ao lado de Itaguá e não importa se é feriado, na alta temporada a praia está sempre cheia.

Onde ficar em Ubatuba: a Praia Grande cheia de banhistas em seus guarda sois
A mais procurada das praias | Foto de família

Ao contrário de outros trechos da orla da cidade, a Praia Grande possui uma larga faixa de areia que a faz é ideal tanto para banhos como para a prática do surfe. Uma vez ali, não deixe de passear pela orla que, por sua vez, conta com vários quiosques espalhados por toda sua extensão.

Na Praia Grande o destaque entre as hospedagens é o tradicional Hotel Coquille.

Além dele, a grande vantagem desse bairro é a enorme quantidade de apartamentos de temporada disponíveis.

Veja a lista completa, com todas as opções de hospedagem na Praia Grande.

3. Centro de Ubatuba (Praia do Cruzeiro)

O Centro de Ubatuba também é conhecido como Praia do Cruzeiro. A área é frequentada por todos os públicos que visitam a cidade em razão de sua infraestrutura – é o bairro onde fica a rodoviária, por exemplo – mas ficar hospedado por aqui é indicado somente para quem queira economizar nas diárias, mesmo que fique distante das melhores praias.

O Centro de Ubatuba, com seus restaurantes gostosos e estilosos
Um dos restaurantes do Centro | Foto de família

Entre as melhores opções de hospedagem no Centro de Ubatuba podem ser destacados:

Já para quem quer economizar ainda mais na estadia, a dica é reservar um dos hostels do bairro. Vale a pena conferir:

Praias do Litoral Sul:

A região sul de Ubatuba é uma localização que conta com uma infraestrutura bacana de pousadas e hotéis. Os empreendimentos são menores do que as opções das praias centrais, mas não deixam a desejar em nada na qualidade.

Dentre as praias da região que valem a pena reservar sua hospedagem, destacamos as Praias das Toninhas, Enseada, Lázaro, Lagoinha, Sapê e Maranduba.

Acompanhe nos tópicos seguintes, as dicas de cada uma delas:

4. Praia das Toninhas

Localizada a 7 km da área central de Ubatuba, a Praia das Toninhas é uma opção interessante tanto para um passeio com a família quanto quem está a fim de pegar uma onda.

A Praia das Toninhas com guarda sois, céu azul e mar verde
Praia para todos os gostos | Foto de Alessio Bento pelo Unsplash

E isso porque a praia possui um trecho de mar mais calmo e outro onde prevalecem as ondas mais agitadas, indicadas para quem quer praticar o surfe.

A região da Praia das Toninhas se destaca não apenas por contar com uma estrutura comercial e gastronômica bacana, mas também por reunir boas opções de hospedagem.

Por ali vale destacar:

Veja a lista com as melhores hospedagens da Praia das Toninhas.

5. Praia da Enseada

A Praia da Enseada num dia de sol
Ótima para famílias e onde sempre ficamos | Foto de família

A Praia da Enseada está entre as favoritas das famílias que viajam a Ubatuba por contar com um mar mais calmo e dispor de uma boa infraestrutura para comércio.

Os pais da Larissa têm uma casa no bairro e é por ali que ficamos hospedados todas as vezes que vamos a Ubatuba.

Entre as hospedagens, vale reservar:

6. Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro é também uma excelente opção para quem pretende viajar para Ubatuba com a família, pois conta com um mar bem tranquilo.

Localizada num bairro mais distante da área central de Ubatuba, a Praia do Lázaro se caracteriza por um grande condomínio de casas, que deixa o trecho de areia logo em frente mais tranquilo. No outro extremo ficam as opções de lojas, restaurantes, quiosques, além de hotéis e pousadas.

Na região indicamos:

7. Praia da Lagoinha

A Lagoinha é outra das praias de Ubatuba ideais para ficar com a família. É uma atração que oferece um mar bem calmo e excelente para banhos.

O bairro, no entanto, já fica bem distante do centro da cidade. Na prática é mais rápido ir da Lagoinha a Caraguatatuba do que ao Centro ou Itaguá. Assim, ficar hospedado aqui ou nas áreas próximos é mais indicado para quem não pense em fazer nada que envolva grandes deslocamentos.

Dentre as opções de hospedagens na Praia da lagoinha, vale destacar:

8. Praia do Sapê

Situada entre as praias da Lagoinha e Maranduba, a Praia do Sapê conta com várias opções de hotéis e pousadas no estilo pé na areia. Bons exemplos são:

No entanto, vale frisar que apesar dessas opções, o movimento de banhistas acaba sendo um pouco menor, uma vez que as ondas são mais fortes, comparadas às praias vizinhas. O Sapê acaba sendo uma alternativa interessante para a prática do surfe em Ubatuba.

9. Praia de Maranduba

A Praia de Maranduba é a primeira que você vai se deparar quando sai de Caraguatatuba com destino a Ubatuba. É uma atração extremamente popular com excelente estrutura comercial, como lojas, bares, restaurantes e hotéis.

A melhor opção da região é a Pousada Ilha Vitória.

Veja outras alternativas na Praia de Maranduba.

Praias do Litoral Norte:

O litoral norte de Ubatuba é perfeito para quem curte praias preservadas e prefere uma região com menos urbanização e, por conta disso, menos banhistas. Ali o turista tem acesso a um mar belíssimo de ondas relativamente calmas em um local envolto pela mata atlântica.

O norte é, no entanto, a região com menor oferta de hospedagem em Ubatuba e o trecho com menos infraestrutura de apoio ao turista, incluindo poucos restaurantes.

A atração mais emblemática da região norte de Ubatuba é a Praia de Itamambuca, muito frequentada por jovens e surfistas de todas as idades.

10. Praia de Itamambuca

A Praia de Itamambuca durante o pôr do sol, com uma mulher surfando
Boa para surfe | Foto de Nelson Pigossi Jr pelo Unsplash

Localizada a 13 km do centro de Ubatuba, na estrada que liga a cidade a Paraty, a Praia de Itamambuca é famosa por suas ondas agitadas, o que acaba sendo uma das preferidas pelos surfistas.

Na verdade, Itamambuca é um bairro ocupado por diversos condomínios construídos bem em frente à praia, sendo que o seu visual é dividido entre o mar e o rio.

Assim, a melhor forma de ficar hospedado por aqui é reservando alguma das casas disponíveis para aluguel de temporada.

Salve estas dicas de Ubatuba no Pinterest!

Onde ficar em Ubatuba? A cidade paulistaé cheia de praias e enche no verão, mas onde é o melhor lugar para ficar em meio a tantas opções? Neste texto resolvemos suas dúvidas listando as 10 melhores praias, bairros, hoteis e pousadas para tornar sua viagem inesquecível.
Na hora de saber onde ficar em Ubatuba, siga nossas dicas de 10 melhores praias e hoteis para ficar nas seguintes localidades: Praia do Itaguá, Praia Grande, Centro (Praia do Cruzeiro), Praia das Toninhas, Praia da Enseada, entre outras.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner santander
hospedado por infinite cloud computing