Quando for escolher onde ficar no Algarve, todo viajante precisa primeiro decidir qual cidade irá usar de base para explorar a região e só então eleger a melhor hospedagem e fazer sua reserva.
No Algarve, o local da estadia influencia enormemente no roteiro de viagem e na forma como o turista irá percorrer suas principais atrações.
Por ser uma região que engloba todo o sul de Portugal, o visitante conta com inúmeras alternativas de cidades e vilarejos para ficar hospedado. São tantas opções que o viajante de primeira viagem pode ficar perdido.
Para quem visita no verão, em especial, a escolha pode ser ainda mais difícil. O Algarve conta com centenas de praias paradisíacas e é muito procurado tanto por turistas portugueses como estrangeiros. Para garantir a melhor hospedagem é preciso reservar com antecedência.
Para ajudar a planejar a viagem perfeita, vamos indicar abaixo os melhores lugares para você usar de base, reservar sua hospedagem e conhecer os cantos mais bonitos do Algarve.
Mais Portugal: As melhores dicas do que fazer em Lisboa e no Porto para programar sua viagem.
Onde ficar no Algarve: 7 Melhores Lugares para usar de base
O Algarve é uma região extensa e muito turística. Existem dezenas de cidades e vilarejos com boa estrutura hoteleira que podem servir de base para o turista explorar os arredores. Há opções para todos os gostos e bolsos.
Numa viagem como esta, a escolha da cidade em que ficará hospedado vai ditar bastante as praias que você irá ver, onde irá comer e como irá curtir a noite, se com mais ou menos agito.
Em um roteiro com poucos dias de viagem, o ideal é escolher apenas um local de base e explorar o restante da região a partir dali.
Onde ficar no Algarve
Para quem está a pé, a dica é ficar nas cidades maiores, com mais estrutura. Os preferidos costumam ser Lagos, Albufeira e Portimão.
Com um carro, nossa principal recomendação é ficar hospedado na vila de Carvoeiro.
Mas para quem quer ter mais opções, a lista completa de recomendações no Algarve, inclui:
Com um pouco mais de tempo no roteiro, experimente reservar hotéis em 2 locais diferentes para explorar a região mais a fundo.
Foi o que fizemos em nossa primeira viagem ao Algarve, quando escolhemos montar base primeiro em Carvoeiro, depois em Lagos. Ficamos muito satisfeitos com o nosso planejamento e os hotéis escolhidos, o Tívoli Carvoeiro e o Tivoli Lagos.
Saiba mais: O que fazer no Algarve, um guia com as melhores atrações e praias da região.
1. Lagos
Lagos é uma das cidades mais famosas do Algarve e costuma ser a favorita dos turistas que visitam a região.
A preferência se dá porque Lagos conta com um centro histórico dentro da muralha medieval e tem ótimos restaurantes na beira da marina, mas principalmente pela proximidade de algumas das praias mais fotogênicas do Algarve.
Na cidade o turista tem fácil acesso a algumas das paisagens clássicas como a Praia do Camilo, Praia de Dona Ana (que já foi eleita a mais bonita da Europa) e a incrível Ponta da Piedade.
Na hora de escolher onde ficar no Algarve, se sua opção for por uma estadia em só uma cidade, Lagos é certamente a melhor opção.
Entre as hospedagens em Lagos, indicamos:
- Tivoli Lagos, um resort com decoração mediterrânea, piscina e restaurantes temáticos;
- Carvi Beach Hotel fica logo em frente à Praia de Dona Ana, numa localização super privilegiada;
- O The Salty Lodge oferece studios e apartamentos completos bem no centro da cidade.
2. Carvoeiro/Lagoa
Para quem vai ao Algarve atrás de paz e sossego, ficar hospedado nas maiores cidades não é a melhor opção. Para ter mais tranqüilidade, nossa recomendação é reservar sua estadia em alguma das charmosas vilas à beira mar da região.
Neste sentido, a Vila de Carvoeiro é uma das mais gratas surpresas do Algarve. É uma comunidade de pescadores que faz parte do município de Lagoa e atrai cada vez mais turistas aos hotéis e casas de veraneio ali localizadas.
O centrinho da vila é pequeno, mas muito charmoso, com casinhas brancas espalhadas por suas falésias. Diferente das grandes cidades, ali quase não existe vida noturna, sendo o lugar ideal pra quem quer relaxar e fugir da agitação.
Ficar hospedado em Carvoeiro é a dica perfeita para quem quer curtir sem pressa as maiores atrações turísticas do Algarve. É a melhor área de hospedagem para quem quer visitar a famosa Gruta de Benagil, a Praia da Marina ou pretende fazer a Trilha dos 7 Vales Suspensos.
Entre as hospedagens do Carvoeiro, nós recomendamos:
- O Tívoli Carvoeiro é imbatível. Um resort magnífico com uma praia privativa (Praia do Vale Covo) e piscina entre as falésias;
- O Hotel Carvoeiro Plaza, que fica bem no centrinho, com vista para a praia da vila;
- O Pestana Palm Gardens tem apartamentos completos e isolados, deixando o hóspede logo no comecinho da Trilha dos 7 Vales.
3. Albufeira
Se ao contrário da tranquilidade das vilas você vai ao Algarve atrás de agito e vida noturna, a opção é reservar suas noites em Alfubeira.
A cidade é uma das mais antigas do Algarve. Ainda conta com ruas medievais no estilo mourisco, com ruas estreitas e labirínticas. E vale a visita por todos que queiram fazer um roteiro completo pela região.
Além da história, ficar em Alfubeira permite ao visitante curtir as praias da cidade. Há de se convir que estas não são tão bonitas quanto às de outros locais, mas como uma cidade grande e estruturada, de Albufeira é possível reservar tours para visitar a Gruta de Benagil e locais próximos.
Mas Albufeira se destaca mesmo por ser a cidade mais badalada do Algarve. A orla conta com uma grande quantidade de restaurantes e uma vida noturna bem ativa, atraindo muitos estrangeiros, especialmente os amantes de baladas.
Para reservar a hospedagem em Albufeira, nós sugerimos:
- Hotel Sol e Mar Albufeira, que fica literalmente na areia da praia da cidade;
- O Vila Gale Cerro Lagoa fica um pouco mais distante do centro, mas a uma distância supertranquila de ser percorrida a pé;
- Já o Windmill Hill fica do outro lado do Centro, numa área mais tranquila da cidade, mas a apenas dez minutos da praia.
4. Vilamoura/Quarteira
Vilamoura é uma estância do Algarve, mas não se parece tanto com a região que conhecemos nas fotos. Ali não existem mais falésias nem as praias dramaticamente bonitas, mas por ser uma área mais plana, tem a vantagem de criar um ambiente mais familiar.
Calçadões, praias calmas e edifícios a beira mar atraem os visitantes em busca de ter todas as facilidades próximas. É só descer do hotel e já está com o pé na areia.
Outro tipo de turista que procura bastante Vilamoura é o que quer diversão e esportes mais sofisticados. Em Vilamoura se concentram os cassinos, os campos de golf e os passeios de lancha.
Hotéis em Vilamoura
Em Vilamoura os melhores hotéis estão concentrados nos arredores da grande marina da cidade.
Entre eles se destacam:
Hospedagem em Quarteira
Quarteira é uma cidade que quase se funde com Vilamoura, que fica logo ali perto. A cidaade conta com opções de hospedagem em geral mais econômicas.
Em Quarteira boas opções são:
Ambos ficam de frente para o mar
5. Portimão
Portimão é a maior cidade do lado ocidental do Algarve. A capital, Faro, é a maior de todo o Algarve, mas para quem vai fazer turismo, Portimão tem a vantagem de ser melhor localizada, por estar no trecho da região onde ficam as melhores praias e atrativos.
Por seu tamanho e estrutura, Portimão é uma boa opção de estadia para quem vai ao Algarve sem um veículo próprio, pois a cidade oferece tudo o que um turista precisa no dia-a-dia. De lá o visitante ainda pode contar com os tours que partem para as praias próximas, incluindo a Gruta de Benagil.
Para quem quer ficar numa cidade grande, com shopping center, várias opções de restaurantes e não liga de fazer deslocamentos para as praias famosas em tours organizados, reservar seu hotel em Portimão é uma ótima escolha.
Dos hotéis de frente para a Praia da Rocha, a principal de Portimão, as melhores recomendações são:
Veja a lista com todas as hospedagens disponíveis em Portimão.
6. Faro
Faro é a capital do Algarve e onde fica o aeroporto da região, que serve de entrada para os visitantes que chegam de outros países da Europa.
Turisticamente, o centro possui algumas atrações históricas como a Cidade Velha, a Capela dos Ossos, a Igreja de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Mas a cidade em si não conta com praias tão bonitas como as mais famosas da região a uma distância razoável.
Deste modo, para quem procura uma hospedagem no Algarve, Faro não costuma entrar no radar de opções. Mas a cidade pode servir bem a quem precisa pernoitar por ali antes de seguir viagem.
Para ficar hospedado num hotel próximo ao aeroporto, a melhor opção é o Hotel 3K Faro Aeroporto.
Se preferir ficar no centro da cidade de Faro, a dica é reservar o Hotel Eva.
7. Tavira
No extremo leste do Algarve, Tavira fica quase na fronteira com a Espanha. Pela localização não é uma boa alternativa para quem quer conhecer as praias clássicas do Algarve devido à distância, mas a cidade tem muitas outras atrações que podem valer uma visita.
Tavira conta com um centro histórico lindo, com ruínas medievais, pontes romanas e igrejas antigas. Além disso, da cidade partem balsas que levam à Ilha de Tavira, uma ilha imensa e rústica, onde a única forma de se hospedar é acampando embaixo do céu mais estrelado que você irá ver.
Ao pesquisar onde ficar no Algarve poucos turistas costumam considerar Tavira como uma opção, mas se você estiver atrás de um passeio fora da rota tradicional a cidade tem tudo para ser uma ótima surpresa no roteiro.
Em Tavira boas dicas são:
Ola Larissa! Vou estar em Algarve de 08 a 10 de maio, vindo de Lisboa de carro e partir para Madrid do aeroporto de Faro. Onde devo ficar?
O lugar que sempre fico quando vou ao Algarve é Lagos, pois tem praias lindas e várias atrações, mas fica a 1 hora de Faro.
Adorando as dicas!
Começando a montar minha viagem para meados de agosto. Nunca estive em Portugal. Pensei em 4 dias em Lisboa, visitando Cascais, Sintra, Coimbra. Seguir de carro para o Algarve. Gostei da ideia de escolher dois pontos. Dá para visitar as Grutas a partir de Carvoeiro?
Olá Ana! Sim, dá sim para ir para as grutas de Carvoeiro!