facebook pixel
Home » Brasil » Onde ficar no Recife: 5 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Brasil

Onde ficar no Recife: 5 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Onde ficar no Recife: obras do escultor Francisco Brennand no Recife Antigo

O segredo para escolher bem onde ficar no Recife é saber qual tipo de turismo você prefere fazer.

Em geral os bairros das praias agradam quem gosta de sol, e o centro do Recife, com seus bairros históricos atraem quem gosta de aprender mais sobre o povo pernambucano e sua cultura.

Se vendo assim parece difícil decidir a melhor área da cidade para uma temporada, ou se quiser aproveitar de tudo um pouco, nós vamos lhe ajudar a escolher o lugar ideal, com o melhor custo benefício para se hospedar no Recife.

5 Melhores Lugares para se Hospedar no Recife

Onde ficar em Recife: Recife e Olinda vistos e Olinda

Existem diversas opções de hospedagens no Recife, em diversas faixas de preço, e boa parte delas vai oferecer uma bela vista de uma das cidades mais antigas e animadas do país.

A nossa seleção com os melhores lugares para ficar hospedado na capital de Pernambuco inclui:

  1. Boa Viagem
  2. Pina
  3. Recife Antigo
  4. Boa Vista
  5. Olinda

1. Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é o melhor lugar para se hospedar no Recife para a maioria dos turistas. No bairro você vai encontrar hotéis com bom custo benefício espalhados por toda sua extensão. A maior parte das hospedagens estão concentradas no Centro e na parte Sul da Boa Viagem.

Centro de Boa Viagem

a praia de boa viagem vista do alto
Foto de Ricardo Amaral pelo Free Images

Ficar hospedado no Centro de Boa Viagem deixa o visitante bem próximo ao Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A localização é ótima para não perder tempo na chegada ou saída do Recife.

Aliado a isso, este trecho do bairro se destaca pela boa estrutura que oferece aos visitantes ao longo da Avenida Boa Viagem, à beira-mar. Há um extenso calçadão com pista de cooper e ciclofaixa, parques e quadras de esportes como opções abertas a todos. Bares e restaurantes também não faltam na Boa Viagem, assim como galerias de arte, cinemas e shoppings e lojas.

Para quem pretende ficar hospedado no Centro de Boa Viagem, estas opções de hospedagem podem agradar:

  • O Mercure Recife Navegantes é uma das melhores alternativas, localizado a poucos metros do mar.
  • O Fity Hotel é um pouco mais econômico, com oferta de academia e café no quarto, além de aceitar pets.
  • O Bristol Recife Hotel é uma opção para quem aprecia tratamentos de spa.
  • O Radisson Recife é um pouco mais caro, mas fica logo ao lado do Terceiro Jardim de Boa Viagem, uma das várias praças da região que atraem e acolhem os turistas no lugar. 

Sul de Boa Viagem

A Praia da Boa Viagem com várias barraquinhas amarelas com uma casinha de salvavidas

Na parte sul do bairro de Boa Viagem está localizado o Parque Dona Lindu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço inclui o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa.

Nessa área também fica um dos principais marcos do bairro: a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, que deu o nome à vizinhança. A feirinha na praça da igreja, com comidas típicas e artesanato local é outro lugar que merece destaque.

Entre os melhores hotéis deste pedaço do bairro, destacam-se:

  • O Bugan Recife Hotel que fica bem pertinho da Igreja e sua feirinha, então não tem como deixar de conhecer.
  • O Grand Mercure Recife Boa Viagem que fica à beira-mar e é perfeito para quem não quer perder um segundo da paisagem.
  • O Mar Hotel Conventions que dispõe de três piscinas.
  • Já o Ibis Recife Aeroporto fica logo em frente ao aeroporto e oferece translado. Esta opção é a ideal para quem tem voos tarde da noite ou bem cedo, ou mesmo para quem precisa pernoitar enquanto espera um voo de conexão, como os que saem do Recife para Fernando de Noronha.

Vale a pena ficar na Boa Viagem?

Onde ficar em Recife: O mar da Praia da Boa Viagem com seu recife em frente
Foto de Ricardo Amaral pelo Free Images

O bairro de Boa Viagem faz parte da área nobre do sul do Recife. As hospedagens localizadas nesta região, sem dúvidas, oferecem o maior conforto aos turistas.

Em todo o bairro a oferta de hotéis é alta e atinge diversas faixas de preço. Além disso, na região estão localizados grandes centros de compras, várias opções de lazer e, claro, a principal praia do Recife.

Para quem gosta de acordar de frente para o mar, Boa Viagem não vai desapontar.

Apesar de alguns pontos da praia não serem aptos para o banho por estarem sujeitos a ataques de tubarão, a praia é de beleza ímpar. Para aproveitar, basta respeitar a sinalização. Com seus excelentes restaurantes, bares e uma ótima infraestrutura do bairro, além do grande centro de compras, é justo dizer que Boa Viagem tem de tudo.

Veja a lista com todos os hotéis disponíveis na Boa Viagem.

2. Pina

Onde ficar em Recife: A praia do Pina, linda, com águas claras e faixa de areia grande
Foto de Thiago Japyassu pelo Unsplash

O Pina fica bem ao lado de Boa Viagem. As hospedagens disponíveis no bairro seguem o mesmo nível de conforto da praia vizinha mais famosa. Nesta região o turista ainda conta com shoppings e outras opções de lazer.

Além disso, a praia — uma das preferidas para quem visita a zona sul do Recife, é aberta ao banho. Mas deve se ficar atento com a proximidade da comunidade de Brasília Teimosa, o que pode representar menos segurança para o turista desavisado.

Por outro lado, ficar hospedado no Pina deixa o turista mais próximo do Recife Antigo, ao mesmo tempo em que ainda é possível aproveitar todas as vantagens de Boa Viagem, incluindo a proximidade do aeroporto (que fica a menos de 20 minutos).

Algumas opções de hospedagem no bairro são:

Já para quem procura um lugar com quartos compartilhados, no Pina a opção é o Cosmopolitan Hostel, que fica próximo à praia e a algumas belas praças.

3. Recife Antigo

Os prédios amarelos e antigos do Recife Antigo

O Recife Antigo, outro nome do Bairro do Recife, é um apelido justo: lá, a história da cidade está representada nas fachadas de casarões antigos, prédios centenários, ruas de pedra com resquícios dos trilhos dos bondes.

Por estar localizado em uma ilha, o acesso ao bairro é feito pelas antigas e famosas pontes do Recife. No Recife Antigo a arquitetura de séculos atrás se mistura aos espaços de lazer e uma visão gloriosa do encontro dos rios Capibaribe e Beberibe com o mar.

O bairro é também o centro cultural da cidade, o lugar onde acontecem os grandes eventos no Recife e onde o visitante encontra bons restaurantes de culinária regional e mundial, tudo no mesmo lugar.

Apesar de tantas atrações, as opções de hospedagens são mais escassas aqui. Para ficar hospedado próximo ao Centro Histórico do Recife, o mais recomendado é buscar sua hospedagem no bairro da Boa Vista, que é vizinho.

4. Boa Vista

o rio capibaribe cortando o recife antigo
Foto de Helmut Kemper pelo Free Images

A Boa Vista é um dos principais bairros do Recife e tem ótimas opções de hospedagem. Esta localização é a melhor opção para quem quer ficar em um lugar mais centralizado e mais próximo ao Recife Antigo.

Esta região do Recife também é conhecida por sua vida noturna, com boates, bares e botecos, além de servir como um centro comercial da cidade.

No bairro o turista vai encontrar:

  • O belo Cinema São Luiz, o maior cinema de rua e cine-teatro da cidade;
  • O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam);
  • A Faculdade de Direito do Recife, uma das mais antigas instituições superiores do Brasil
  • O Parque Treze de Maio.

Além dos lugares acima, vale a pena conhecer outros pontos nos bairros vizinhos, como Santo Antônio e São José.

Para quem quer aproveitar a história do Recife, as sugestões de hospedagem no bairro são:

  • O Hotel Central funciona em um prédio histórico, da década de 1930, e está a poucos metros de museus, igrejas, shopping e parque.
  • O NovoHotell Recife está a pouco mais de dois km do centro histórico, além de estar bem próximo de dois dos principais corredores viários da cidade, o que garante fácil acesso.

5. Olinda

Uma rua de Olinda com suas casas coloridas
Foto de Afonso Lima pelo Free Images

Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil e “gêmea” do Recife. A cidade é o lugar certo para quem quer conhecer a gastronomia pernambucana. É também a melhor localização para quem gosta de história, de arquitetura barroca e colonial, música, carnaval e, por que não? Praia também.

No bairro do Carmo estão algumas das principais atrações da cidade. Na região se destacam as igrejas antigas e históricas, como:

  • a Basílica e Mosteiro de São Bento
  • a Praça do Carmo
  • o Convento de São Francisco
  • a Igreja de São Pedro Apóstolo

Outro lugar interessante para visitar em Olinda é o Alto da Sé, com seus pontos de artesanatos, ateliês e museus, além do elevador panorâmico e mirantes que esbanjam beleza na vista.

Se ao pesquisar onde ficar no Recife você acabar preferindo se hospedar em Olinda, boas escolhas são:

  • A famosa Pousada dos Quatro Cantos, que fica bem no centro histórico de Olinda e funciona em uma mansão do século XIX.
  • O Hotel 7 Colinas, próximo ao Convento de São Francisco e o Alto da Sé, que é repleto verde e tem um museu colonial nas suas dependências.

Qual o melhor lugar para ficar no Recife?

Entre as melhores áreas para ficar hospedado no Recife, os preferidos são os bairros de Boa Viagem e Pina, pelo conforto oferecido, e a Boa Vista, pela diversidade cultural. Mas há vários outros pontos que valem a pena de conhecer e reservar a estadia.

Cada região vai oferecer diferentes experiências para a sua viagem, mas você pode aproveitar com a família, ou mesmo sem companhia, a vista da praia, as noites agitadas, manifestações culturais ou um bom passeio para compras.

O que fazer no Recife

Assim que começar a listar o que fazer no Recife o turista percebe que terá atividades para preencher todo os dias de seu roteiro .

Cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, o que lhe rendeu o apelido de Veneza Brasileira, o Recife é uma metrópole cheia de charme. Com suas famosas pontes, manifestações culturais importantes e vida noturna diversificada, sua história e paisagens cativam qualquer turista.

Também é berço do Frevo, considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, e do Manguebeat, movimento que misturou o maracatu pernambucano com outros ritmos para retratar o Recife e seus manguezais, e é reverenciado até hoje na cidade na arte em geral.

Entram na conta, ainda, a grande variedade de eventos espalhados pela cidade, que se multiplicam em temporadas de Pré-Carnaval, Carnaval e São João. Não faltam oportunidades para conhecer as paisagens e o calor humano do Recife.

Salve estas dicas do Recife no Pinterest!

O segredo para escolher bem onde ficar no Recife é saber qual tipo de turismo você prefere fazer. Em geral os bairros das praias agradam quem gosta de sol, e os centros históricos atraem quem gosta de aprender mais sobre o povo pernambucano e sua cultura. Se vendo assim parece difícil decidir a melhor área da cidade para uma temporada, ou se quiser aproveitar de tudo um pouco, nós vamos lhe ajudar a escolher o lugar ideal para se hospedar no Recife.
O segredo para escolher bem onde ficar no Recife é saber qual tipo de turismo você prefere fazer. Em geral os bairros das praias agradam quem gosta de sol, e os centros históricos atraem quem gosta de aprender mais sobre o povo pernambucano e sua cultura. Se vendo assim parece difícil decidir a melhor área da cidade para uma temporada, ou se quiser aproveitar de tudo um pouco, nós vamos lhe ajudar a escolher o lugar ideal para se hospedar no Recife.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

4 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv