Fazer um passeio de barco em Budapeste é a melhor escolha que os turistas podem fazer para ter um panorama geral da cidade. Como suas mais belas atrações ficam nas margens do Danúbio, é impossível visitar Budapeste sem conhecer o rio. E a melhor forma de explorá-lo é, sem dúvida, fazendo um passeio por suas águas, vendo os belíssimos edifícios que o cercam e as pontes que o atravessam. Se durante o dia a visão já impressiona, de noite o passeio se torna uma das maiores atrações para colocar em seu roteiro pela capital da Hungria!
Durante nossa passagem pela cidade, testamos os dois passeios. Abaixo explicamos porque vale a pena investir nos tours diurno e noturno pelo Rio Danúbio em sua visita a Budapeste.
As atrações de Budapeste nas margens do Danúbio
Budapeste, como muitas cidades européias, fica nas margens de um grande rio. No caso da capital húngara, o Danúbio. Você provavelmente já deve ter ouvido falar da famosa valsa composta por Strauss, “Danúbio Azul”, que fez famoso o nome do rio em livros de história e geografia.
Pois o Danúbio no passado funcionava como uma fronteira natural entre duas cidades distintas, Buda e Peste, que somente no século XIX vieram se unir, criando a Budapeste que conhecemos.
A antiga cidade de Buda hoje forma a parte montanhosa da cidade, onde está o castelo e mansões da população mais endinheirada; Peste, do outro lado, forma a parte plana, o centro turístico e comercial da capital.
Ainda que geograficamente diferentes, tanto o lado Buda quanto o lado Peste possuem atrações na beira do Rio Danúbio. As principais são:
- Cidadela
- Castelo de Buda
- Igreja de Matias
- Bastião do Pescador
- Sapatos às Margens do Danúbio
- Parlamento Húngaro
Além dessas atrações, o Rio Danúbio ainda conta com a Ponte das Correntes, uma atração à parte, que é muito famosa e a mais antiga da cidade.
Ver todas essas atrações caminhando de uma a outra, uma por uma, é possível, mas toma tempo. Para quem viaja com um roteiro apertado, será impossível ver tudo. Por conta disso, a melhor forma de ver todos esses monumentos é num gostoso passeio de barco em Budapeste. Num dia ensolarado então, fica tudo ainda mais especial.
E caso você faça o tour no verão europeu (entre março e outubro), além das vistas, o passeio de barco ainda permite uma visita à Ilha Margarida, uma espécie de Central Park de Budapeste. É uma área repleta de jardins e locais imersos na natureza, ideais para descansar e passear de bicicleta.
Leia também: 5 Documentos obrigatórios para Viajar para Europa.
8 Melhores passeios de barco em Budapeste
Budapeste é um local com diversas obras-primas para se apreciar além de milhares de atrações que chamam a atenção dos visitantes, afinal a capital húngara oferece as mais diversas experiências.
Agora, imagina as diversas lembranças que você pode criar nos mais diversos passeios de barco que Budapeste oferece?
Vale a pena lembrar ainda que os passeios de barco em Budapeste são de alto nível e estão entre os melhores passeios de barco em todo o mundo! Dentro os principais passeios podemos destacar:
Saiba mais: O que fazer em Budapeste, as 17 melhores dicas.
1. Cruzeiros pelo Rio Danúbio
Conhecida como a Paris do Oriente, Budapeste que é uma cidade incrivelmente romântica pode se tornar mais divertida e inesquecível quando você embarca em um cruzeiro luxuoso.
Os cruzeiros pelo Rio Danúbio oferecem desde jantares com música ao vivo a coquetéis ao luar, bem como, cruzeiros com degustação de cerveja.
Mas antes de você conhecer os principais cruzeiros que navegam pelo Rio Danúbio é interessante que você tenha em mente alguns pontos, como, por exemplo:
- Hora do dia em que gostaria de fazer o cruzeiro, afinal ao realizar um cruzeiro noturno você poderá testemunhar a cidade toda dourada, pois todos os seus edifícios se iluminam à noite.
- Duração do cruzeiro, inclusive, existe um cruzeiro que leva você por toda a cidade e seus pontos turísticos fascinantes em 75 minutos.
- Com ou sem alimentos e bebidas, afinal Budapeste é especialmente famosa por seus cruzeiros de pizza e cerveja!
- Com ou sem entretenimento a bordo, pois, as vezes você está procurando um passeio de barco em Budapeste mais tranquilo, ou seja, com algum tempo de silêncio para disfrutar com seu companheiro(a) e um pouco de vinho durante a viagem.
Para facilitar a sua busca, separamos alguns dos principais cruzeiros pelo Rio Danúbio em Budapeste.
Cruzeiro noturno de 1 hora com drink de boas vindas
Não há nada mais lindo do que Budapeste à noite. Pode apostar. Então este é o passeio que mais indico, que ficará marcado em sua mente. Além disso, é possível se maravilhar com a vista da cidade enquanto se delícia com um drink de boas vindas.
O ponto de partida desse cruzeiro é na Doca 42 e ao entrar você já recebe seu drink de boas vindas de acordo com sua escolha.
Durante esse passeio você passará por alguns monumentos como o Parlamento de Budapeste, o Castelo de Buda e o Várkert Bazár, restaurado de volta ao seu esplendor original. Ainda poderá desfrutar da vista incrível da Sala de Concerto de Vigadó iluminada no deque do barco.
Apesar da incrível vista, esse cruzeiro não possui guias de áudio ou guias ao vivo para auxiliar durante o passeio, pois funciona mais como um café flutuante.
Destaca-se ainda que o mesmo possui cancelamento gratuito com até 24 horas de antecedência para conseguir o reembolso integral. Para mais informações sobre esse passeio pelo rio Danúbio, clique aqui e acesse o site.
Cruzeiro turístico diurno
A bordo desse cruzeiro diurno você navega pelo Danúbio e consegue apreciar os dois lados de Budapeste. Foi outro passeio que fiz e também é tão bom quanto o noturno, onde é possível passear pela Ilha Margarida em dias ensolarados.
O embarque dele é feito na Doca 7 e, ao embarcar você vai desfrutar da vista tomando um drink de boas vindas de acordo com a sua preferência.
Dentre as bebidas disponíveis que o cruzeiro diurno disponibiliza aos seus tripulantes, pode-se citar, champanhe, vinho, cerveja e refrigerante.
Nesse passeio de barco, é possível ver a Ponte das Correntes e a Ponte Elisabeth, além do enorme edifício do Parlamento de Budapeste e o Castelo de Buda na colina, por fim, circundará a Ilha Margarida.
Uma atividade adicional que esse passeio oferece durante o verão, é uma parada na Ilha Margarida, conhecida por ser um oásis verde fantástico no coração de Budapeste além de um lugar ideal para se relaxar. No entanto, também existem muitas atrações que valem a pena visitar.
Depois, você embarcará no barco para a viagem de volta ao centro de Budapeste. Esse cruzeiro conta com guia de áudio em até 30 idiomas diferentes e tem duração de cerca de 70 minutos.
Para mais informações sobre esse passeio pelo rio Danúbio, clique aqui.
Cruzeiro de barco privado
Alguns barcos oferecem passeios privados, dentre eles estão, o M/S Danube Vagabond e M/S Klara. O passeio comporta até 10 pessoas.
No barco ficam disponíveis música e um bar, que conta com lanches e bebidas disponíveis para a compra.
Destaca-se ainda que esse passeio é considerado uma pequena viagem, com aproximadamente 60 minutos, para que você consiga desfrutar melhor das belas paisagens de Budapeste.
No roteiro estão incluídos, a passagem pelo Parlamento, o Castelo de Buda, o Varkert Bazar renovado, a Sala de Concertos Vigado e muitos outros locais agradáveis entre a Ponte Margarida e Szabadság.
O embarque é feito em Szt. Istvan Park Port. Para mais informações, basta clicar aqui e acessar o site.
Cruzeiro com jantar, música ao vivo e dança folclórica
Nesse passeio, além de apreciar a vista noturna de Budapeste acompanhada de música ao vivo, você ainda poderá desfrutar de um maravilhoso buffet durante o jantar.
Como a maioria dos passeios que são feitos no rio Danúbio, esse passeio que começa e termina no terminal de barcas e, passa por pontos como, a Casa do Parlamento, a ponte da Corrente, o Castelo de Buda e o Bastião do Pescador na colina do castelo.
Enquanto curte o passeio, no salão do cruzeiro acontece uma apresentação ao vivo com membros de uma orquestra e um conjunto folclórico da região.
Esse cruzeiro ainda oferece uma bebida de boas-vindas aos tripulantes, além de embarque e desembarque no hotel caso seja de sua escolha. Uma das desvantagens desse cruzeiro é que ele não oferece guias de áudio.
Se você ficou interessado e deseja mais informações, acesse o site e descubra mais sobre esse passeio.
Cruzeiro de barco no Natal ou Ano Novo
Que tal passar o Natal ou a virada do ano em um cruzeiro no meio do rio Danúbio? Uma boa ideia, não é mesmo?
Nesse cruzeiro além de uma bela vista da cidade de Budapeste você ainda terá a experiência de conhecer outras pessoas, afinal nunca é demais aumentar nossa galeria de boas histórias de viagem, não é mesmo? Na virada do ano então, você verá os magníficos fogos de artifício de dentro do rio.
O passeio começa às 21h30 e durará até mais ou menos as 2h do dia seguinte. No roteiro realizado pelo barco estão incluídos a Ilha Margarida, o Teatro Nacional e depois o Parlamento por volta da meia-noite.
No cruzeiro está incluído um jantar com vários pratos húngaros feitos na hora, com opções de cardápios de carnes vermelhas, aves e vegetarianos. Para bebidas, vinho, cerveja e refrigerantes locais são ilimitados. E como boa tradição na virada do ano, o champagne será servido durante os primeiros minutos do ano.
Além disso, o Natal conta com música ao vivo, e no Ano Novo, um DJ a bordo.
Ficou interessado? Então, clica aqui e acesse o site para conseguir mais informações sobre esse cruzeiro e ver também todo o menu servido a bordo.
2. Passeio de Ônibus Anfíbio
Enquanto a maioria dos visitantes de Budapeste já esteve em um barco antes, e todos pegaram ônibus em um ponto ou outro, quantas pessoas podem dizer que já estiveram em um ônibus flutuante antes?
Para uma maneira verdadeiramente única de percorrer a capital húngara, considere o RiverRide, o primeiro serviço de turismo de ônibus flutuante na Europa Continental.
É um ônibus? É um barco? Na verdade são os dois!
O RiverRide é a maneira perfeita de dar um “mergulho” em Budapeste enquanto você vê os pontos turísticos.
Embarque neste divertido ônibus amarelo e veja a Basílica de St Steven, a Praça do Herói, o Parlamento, a Cidadela e muito mais em seu veículo anfíbio!
O RiverRide se transforma de um ônibus em um barco, levando você por esta cidade deslumbrante para um passeio turístico como nenhum outro. Você passará por inúmeros pontos turísticos em terra firme antes de ver as atrações no rio Danúbio. Isso tudo sem precisar trocar de veículo.
O passeio inclui um guia turístico, com comentários em inglês e alemão. Além disso, é importante saber que o mesmo é realizado quatro vezes ao dia de abril a outubro e, três vezes ao dia entre novembro e março devido ao período de inverno.
3. Festas no Rio Danúbio
Se você gosta de balada e está procurando uma experiência verdadeiramente diferente, o Budapest Boat Party é o cruzeiro para você!
A empresa criadora desse cruzeiro oferece uma série de festas de barco diferentes, com nomes que vão desde “Sounds of Summer” a “Shipwrecked Boat Party” a “River Rampage” e, estas viagens são garantias de uma noite e tanto.
Nesse cruzeiro você pode apreciar os mais diversos pontos turísticos icônicos da cidade iluminados à noite enquanto navega pelo rio Danúbio e curte uma festa regrada a bebida e dança.
Essa festa é dividida em três etapas, começando com um esquenta, que vai de 20 até 22 horas. E é aqui que as bebidas ilimitadas fluem de forma rápida e gratuita. Este é o momento perfeito para conhecer, conviver e conversar com outros tripulantes dessa aventura.
As 22:30 é que a festa realmente começa! Você vai se divertir sob as estrelas enquanto aprecia as vistas incríveis do Parlamento até a Ponte das Correntes e o Castelo de Budapeste, por exemplo.
E o terraço ao ar livre presente no cruzeiro irá mantê-lo fresco nas noites quentes de verão. Enquanto a pista de dança e bar interno protegem do frio nas noites de inverno. A festa acaba a 00:30.
Festa que é festa tem que ter o famoso after, não é mesmo? E, o after rola de até as 5 da manhã. Ao sair do barco você pula as filas de espera e já entra nos clubes mais famosos de Budapeste como um verdadeiro VIP.
4. Stand Up Paddle
Se você é daqueles que prefere um passeio mais tranquilo e independente, eis aqui seu lugar! Budapeste oferece a seus visitantes excelentes passeios tanto de Stand Up Paddle quanto de caiaque pelas águas calmas do rio Danúbio.
Para começar o passeio você terá uma breve introdução sobre o equipamento e como remar sua prancha. A partir disso, o passeio se inicia com você saindo para o rio e desfrutando das belas paisagens, além de poder curtir o pôr do sol na prancha indo da Ilha Lupa até Romai.
Durante esse passeio você ainda consegue observar algumas partes escondidas da cidade da água e até mesmo apreciar o som da natureza enquanto flutua.
Caso queira mergulhar durante o trajeto. as águas durante o verão aproximam-se dos 20 graus facilitando um pouco essa prática. Para obter mais informações sobre o passeio, basta acessar o site.
A parada na Ilha Margarida (em alguns tours)
Caso tenha reservado seu passeio de barco em Budapeste entre os meses de março e outubro, que são os mais quentes, o tour inclui uma parada na Ilha Margarida. Descer lá é opcional, mas vale muito a pena.
A Ilha Margarida é enorme, com muito espaço verde. É um ambiente onde a população local gosta de ir para pegar um bronze e ler um livro durante o verão. Um ótimo lugar para relaxar, levar as crianças e ver o tempo passar. A parte mais visitada da ilha é um chafariz com águas que jorram de acordo com as músicas tocadas. Quando estivemos lá ouvimos muitas canções da Disney… mas em húngaro :p. É um lugar muito agradável e, dependendo do calor, ótimo para se refrescar, pois o chafariz possui uma área para sentar e molhar os pés.
A Ilha Margarida também é um lugar perfeito para alugar uma bicicleta (existem opções individuais ou aquelas para famílias) e passear pelo local.
Os barcos do passeio pelo Danúbio param na ilha de hora em hora, mas somente durante os passeios de dia, logo, fique atento. O turista que tenha o ticket pode entrar em qualquer barco da mesma empresa, em qualquer horário de funcionamento, podendo controlar seu horário na ilha conforme seu roteiro.
Depois de muito passear, descansar e tirar altas fotos de Budapeste através de ângulos diferentes (a Ilha Margarida fica bem no meio do Danúbio, e proporciona vistas inusitadas da cidade), é hora de voltar ao barco. O último tour que sai da ilha às 16:55, ou seja, não passe desse horário.
Passeio de barco no verão x Passeio de barco no inverno
Durante o verão (entre março e outubro), os passeios de barco durante o dia saem desde às 10:30, de hora em hora, até às 16:30. Todos os passeios diurnos fazem uma parada na Ilha Margarida (opcional) antes de retornarem ao porto de embarque.
Já os passeios de barco noturnos, durante o verão, começam às 19:00 e tem saídas, também de hora em hora, até às 22:00. Nestas viagens, no entanto, não são feitas as paradas na Ilha Margarida.
No inverno (entre novembro e março), as saídas são mais limitadas, funcionando apenas à tarde (entre 14:00 e 17:00) e sem direito a parada na Ilha Margarida. Isso porque o rio amanhece congelado, então é preciso esperar até de tarde para ele estar minimamente navegável, e termina cedo porque anoitece mais rápido (e porque, com a noite, ele volta a congelar).
Qual o link do passeio de barco que dá pra ir duas vezes? Pq nas opções tá marcando 70 min. Obg
Estamos modificando este texto, pois o passeio que indicamos não existe mais.
Não consigo achar esse ticket no Get Your Guide. Não tem opção de tour diurno e noturno. Alguma dica? ja digitei Dock 8A e nada tb. obrigada
Estamos modificando este texto, pois o passeio que indicamos não existe mais 🙁
Boa Tarde,
Ao comprar esse pacote de bebidas ilimitado, tem bebidas DURANTE o passeio de barco ou somente antes e depois? Caso não, tem algum passeio que inclua bebida?
Oi Falcão, se não me engano existe um bar dentro do barco sim, no andar de baixo.
Existe um passeio com jantar a bordo também, caso queira fazer um passeio mais romântico.