Já pensou em fazer um passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro? Se não, deveria! Conheci a Cidade Maravilhosa por este novo ângulo e comprovo que foi uma das experiências mais incríveis que já tive em anos de viagem pelo mundo. Que o Rio é lindo, todos nós sabemos, mas que era possível deixá-lo ainda mais bonito, poucos de nós conseguimos imaginar.
Tive a oportunidade de conhecer o Rio de uma forma que nunca tinha visto e conto aqui neste post toda a experiência e como você pode incrementar sua visita à cidade mais visitada do Brasil num passeio que irá ficar na sua lembrança pro resto da vida.
O Rio de Janeiro continua lindo…
Já rodei o mundo inteiro e conheci inúmeras cidades dos mais variados padrões ao redor do globo, mas toda vez que volto ao Rio, me impressiono como se fosse a primeira vez. O Rio reúne o que há de mais dramático no mundo: praias e montanhas, vida cultural e noturna, tranquilidade e caos.
Toda vez que pedalo pelo Aterro do Flamengo e vejo o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor ali, ou então vou mergulhar na Praia de Ipanema e vejo o Dois Irmãos emoldurando o lugar, fico imaginando como sou sortuda de ter a cidade sempre por perto.
Agora, imagina ver tudo isso do alto de um helicóptero? Acredite, é de chorar de tanta emoção.
Saiba mais: O que fazer no Rio de Janeiro: 29 atrações com o melhor da Cidade Maravilhosa.
O passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro*
Eu fiz o passeio de helicóptero pelo Rio com a Comandante Nobre, uma das empresas mais sérias e organizadas da cidade. O piloto é o Guilherme Nobre, que já fez mais de 2 mil viagens pela Cidade Maravilhosa levando brasileiros e estrangeiros a verem o Rio de seu melhor ângulo: do alto.
Todos os passeios saem do Aeroporto de Jacarepaguá, cujo acesso é bem simples, seja para quem vai de carro ou usando transporte público. Para quem vai de metrô, aconselho a descer na Estação Jardim Oceânico e pegar um Uber/Cabify, marcando no aplicativo “Comandante Nobre”, pois ele te deixará bem em frente à agência, já dentro do aeroporto.
A empresa opera com 3 tipos de passeios de helicóptero diferentes, além dos especiais, todos podendo ser organizados em diferentes horários do dia, dependendo da disponibilidade da empresa.
O horário mais procurado é durante o do pôr do sol, simplesmente um escândalo! Mas os passeios diurnos e noturnos também são lindíssimos.
Os pacotes e passeios disponíveis pela Comandante Nobre são:
Nesses pacotes o serviço de fotografia não está incluso (exceto os dos passeios especiais), podendo ser tratado diretamente com o fotógrafo oficial da empresa ou levando o fotógrafo escolhido pelo cliente, que deverá arcar com os gastos deste a parte.
Além destas opções, você pode levar sua própria câmera ou celular, que foi o que eu fiz! Mesmo com o vidro do helicóptero na frente, é possível tirar fotos magníficas de dentro dele.
Em dias chuvosos os vôos são cancelados e remarcados pela empresa, podendo sair no mesmo dia ou em dias diferentes, dependendo da previsão do tempo.
Quanto custa o passeio de helicóptero no Rio? Veja os preços atualizados dos passeios no site do Comandante Nobre.
Leia mais: Veja onde ficar hospedado no Rio e escolha os melhores bairros da cidade.
Rio 40 Graus (30 minutos de vôo)
O passeio Rio 40 Graus dura 30 minutos e cobre o básico que todo turista precisa conhecer no Rio. Foi este passeio que fiz e recomendo fortemente caso você não possa arcar com os passeios mais longos, pois ele apresenta o clássico da Cidade Maravilhosa, sem dever nada aos outros.
Neste passeio o helicóptero sai de Jacarepaguá e passa por inúmeros pontos turísticos, indo em direção à Praia da Barra e de lá para a Zona Sul da cidade. Sobrevoamos a Rocinha, Pedra da Gávea, Praia da Joatinga, Praia de São Conrado, Avenida Niemeyer, Vidigal e o Morro Dois Irmãos, Praia do Leblon, Praia de Ipanema, Praia e Pedra do Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas, Forte e Praia de Copacabana, Praia do Leme, Pão de Açúcar e o bairro da Urca, seguindo para o ponto alto do passeio, uma volta em 360 graus ao redor do Cristo Redentor.
Ver o Cristo do alto foi um dos momentos mais emocionantes de todas as minhas viagens na vida. O helicóptero vai subindo devagar e paira bem em frente à imagem, no alto do Morro do Corcovado. É realmente inacreditável.
Eu fiquei com os olhos cheios d’água e me deu um calafrio na nuca, é impossível não se emocionar. Ver o símbolo mais emblemático do Brasil desse ângulo é de tirar o fôlego.
Na volta que o helicóptero dá ao redor do Corcovado ainda é possível ver o Cristo de costas com o Pão de Açúcar ao fundo. A clássica foto digna de cartão postal.
Depois adentramos a Floresta da Tijuca, uma vista até então desconhecida para mim e que possui uma imagem inacreditável, da densa selva no meio da metrópole. Lá ao fundo, ainda dá para ver as praias da Zona Oeste.
Dali seguimos até o Aeroporto de Jacarepaguá novamente para a aterrissagem.
Garota de Ipanema (45 minutos de vôo)
A segunda opção de passeio disponível no Comandante Nobre chama Garota de Ipanema e dura 45 minutos. Essa é talvez a melhor opção para quem quer ver o Rio no ponto ideal.
Além das atrações vistas no Rio 40 Graus, neste passeio o helicóptero inclui passagens sobre o Aterro do Flamengo, Arcos da Lapa, Igreja da Candelária, Museu do Amanhã, Porto Maravilha, MAC de Niterói, Central do Brasil, Sambódromo e coroando com o nosso querido Maracanã.
Cidade Maravilhosa (1 hora de vôo)
Se você quiser sair com o diploma zerado do Rio, vendo todas as suas atrações do alto, o Cidade Maravilhosa é o passeio certo para você.
Dura uma hora inteira e, além de passar por todos os pontos turísticos vistos nos passeios Rio 40 Graus e Garota de Ipanema, o helicóptero ainda sobrevoa o Engenhão, o Parque Olímpico, e as lindas Praias do Recreio, Grumari e Prainha.
Passeios Especiais
Fazer um passeio de helicóptero pelo Rio é uma das formas mais populares de pedir seu parceiro em casamento, por incrível que pareça! Cada vez mais casais procuram o Comandante Nobre para fazer um vôo especial com o namorado/a e lá em cima, com todo o Rio aos seus pés, se preparam para pedir a mão do seu parceiro.
É tão popular que existe até um pacote já preparado pra isso!
O pacote especial inclui um buquê de flores a critério do cliente, espumante Chandon para o casal brindar nas alturas, fotógrafo exclusivo e filmagem com a GoPro durante todo o percurso.
Sobrevoa os mesmos pontos turísticos do passeio de 30 minutos, mas com tudo feito especialmente para o casal. Um dos grandes diferenciais do Comandante Nobre para casais aventureiros, mas que não abrem mão do romance.
Outros passeios personalizados podem ser requeridos, mas precisam ser estudados pelo piloto e checados para ver se são possíveis. Para esse tipo de passeio, é preciso agendar com certa antecedência.
Por que escolher a empresa Comandante Nobre?
A Comandante Nobre é uma das empresas pioneiras na organização de passeios de helicóptero no Rio de Janeiro. O Guilherme, piloto e dono da empresa, já levantou mais de 2 mil vôos pela Cidade Maravilhosa e oferece todo o conforto aos seus clientes.
Todos os seus pilotos são credenciados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e seus aviões passam por rigorosas manutenções e vistorias frequentemente.
Além de pacotes especializados, a Comandante Nobre ainda possui um lindo escritório no Aeroporto de Jacarepaguá, o único com esse recurso na cidade. Na agência é possível esperar seu vôo na sala VIP da empresa (com ar condicionado e wifi!) enquanto toma um café ou usufrui do serviço de bar do estabelecimento, tudo isso com vista para o hangar do aeroporto, cheio de lindos aviões, modernos e vintage.
O Rodrigo, concierge da Comandante Nobre, auxilia em todos os detalhes, desde o agendamento do serviço até o embarque e desembarque dos clientes, tudo falado em 3 línguas.
Tenho medo de altura, e aí?
Uma das perguntas que mais me fizeram quando viram que eu tinha voado de helicóptero era “você não sentiu medo?”.
Eu tenho medo de altura, a ponto de ter ido a Machu Picchu e não ter conseguido andar em certos lugares com medo de cair. E mesmo assim achei o vôo de helicóptero extremamente tranquilo. O Guilherme passa muita confiança e eu me senti protegida estando dentro do helicóptero. A experiência é tão mágica (e rápida) que eu nem percebi que estava tão alto. Além disso, como levei a minha câmera, ela serviu de escudo para a realidade, afastando a noção da enorme altura em que estava.
Mesmo assim, acredito que o meu medo de altura não seja dos mais pesados, então não teria como falar com toda certeza a alguém que tenha verdadeiro pavor de lugares altos. Cada um sabe do seu limite, claro! Mande uma mensagem para eles, peça conselhos, veja as fotos e sinta o seu limite.
Caso queira saber sobre algum detalhe da minha experiência, deixe uma mensagem no texto que terei o prazer de responder. E caso resolva ir, aproveite e muito, é lindíssimo e inesquecível!
* Larissa fez o passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro a convite da Comandante Nobre. As opiniões aqui contidas, no entanto, permanecem independentes.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.