A Torre de Belém em Lisboa é uma das maiores atrações turísticas de Portugal e o maior símbolo arquitetônico do país. Junto com o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos forma o trio mais visitado do país.
Leia mais: Descubra as atrações turísticas e os melhores hotéis de Lisboa
O Bairro de Belém, em Lisboa
Pense em um bairro lisboeta. Aposto que veio Belém na cabeça, não? Pois bem, a freguesia – como são chamados os bairros no país – com certeza é um dos mais conhecidos em Portugal pelos brasileiros, justamente por ser um dos mais visitados. Belém concentra muitas atrações históricas extremamente importantes na criação do nosso país, e dessas atrações, a mais visitada é a Torre de Belém.
Atração gastronômica imperdível em Belém: Pastéis de Belém: onde comer em Lisboa os doces mais famosos de Portugal
A Torre de Belém pela história
A Torre de Belém ou Torre de São Vicente foi construída no século XVI às margens do famoso Rio Tejo. Ali ela funcionava como fortaleza, contando com vários tipos de artilharia medieval.
Originalmente a torre ficava em uma base de pedras em meio ao rio, hoje já está integrada à Praia de Belém. Com o tempo, foi deixando de ser uma fortaleza e passou por transformações que fizeram dela um posto aduaneiro, farol e até masmorra para presos políticos. Hoje, é considerada patrimônio mundial pela UNESCO e é um dos símbolos de Portugal.
Como edificação, é um belo exemplar da transição do estilo arquitetônico medieval ao estilo manuelino, cujo nome vem do rei D. Manuel I, o mais importante dos reis portugueses, grande responsável pela expansão marítima em Portugal na Era dos Descobrimentos. Como marco histórico, foi dali que partiram os grandes navegadores portugueses em busca de novas rotas marítimas – Vasco da Gama até a Índia e Pedro Álvares Cabral até o Brasil, entre outros.
Veja onde ficar em Lisboa e conheça os melhores bairros da cidade.
Visitando a Torre de Belém, em Lisboa
A Torre de Belém, em Lisboa, possui uma beleza incrível, tanto em seu interior quanto no exterior. Sua fachada é repleta de símbolos importantes para Portugal como o rinoceronte que o rei D. Manuel I ganhou do rei de Cambaia, uma cidade indiana. Vários brasões do país se encontram adornando seu exterior, fazendo a construção ser uma das mais nacionalistas de Portugal.
Para entrar na Torre de Belém é preciso cruzar uma ponte que liga a torre à praia. Esta é uma das vistas mais clássicas do local, onde a torre ergue-se imponente em frente aos visitantes.
O baluarte, que é a parte mais baixa da torre, tem o formato de um hexágono e é bastante inovador para sua época, o que difere a Torre de Belém de outras construções medievais. O paiol, onde ficam os canhões, possui um lindo teto repleto de arcos. Além disso, um lindo pátio fecha com chave de ouro este andar inferior.
Já no terraço do baluarte vemos a torre de costas, que na verdade é a fachada principal, virada para o Rio Tejo. É por ali que começa a subida à parte mais alta, por uma escada caracol.
No corpo da torre, que possui 4 andares além do terraço, podemos ver a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela. Cada uma com suas distintas características. Mas é o terraço que rouba a atenção com sua privilegiada vista para o Rio Tejo e para dentro do bairro de Belém.
Vai pra Portugal? O seguro viagem é item obrigatório na hora de passar pela imigração na Europa. Veja como encontrar o melhor seguro viagem internacional e viaje tranquilo.
Como chegar à Torre de Belém, em Lisboa
A entrada para a Torre de Belém se dá pela Avenida Brasília, onde de lá é preciso cruzar o Jardim da Torre de Belém. Caso esteja hospedado no mesmo bairro, é só ir caminhando, pois é uma localidade super movimentada e próxima do centro da freguesia.
Caso venha do centro de Lisboa, o ideal é chegar de eléctrico (15) ou de ônibus (727, 28, 729, 714 e 751) a partir da Praça do Comércio. E em caso do carro ser seu meio de transporte, o trajeto dura menos de 20 minutos.
Mais sobre Lisboa: Bairro de Alfama, em Lisboa: um roteiro por suas atrações
Os ingressos para a Torre de Belém
Existem várias opções de ingressos para a Torre de Belém, podendo ser comprados no local ou pela internet. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.
Entre as opções, as mais comuns são o ticket individual e o conjunto. Este último consta em quatro tipos de combos que reúnem várias atrações diferentes em um só ingresso. Eles podem ser adquiridos na bilheteria de qualquer uma delas. Os combos são:
- Descobertas: Mosteiro dos Jerônimos / Torre de Belém
- Praça do Império: Mosteiro dos Jerônimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia
- Jerônimos: Mosteiro dos Jerônimos + Museu Nacional de Arqueologia
- Cais da História: Mosteiro dos Jerônimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia + Museu de Arte Popular + Museu Nacional de Etnologia + Museu dos Coches
Cada um possui um valor diferente, para ver os preços atualizados, consulte o site da Torre de Belém.
Para planejar melhor sua ida à capital portuguesa, fizemos um texto detalhado com as 6 regiões mais imperdíveis de Lisboa.
Ola, Larissa,
É possível fazer o roteiro Belém e a Lisboa dos descobrimentos em quanto tempo e sem pressa?
A pergunta é porque meu voo para Atenas é as 00:10h.
Obrigada,
Tania
Oi Tania,
Se você começar de manhã não terá problema algum com o horário. Belém fica a uns 30/40 minutos do centro de lisboa, as atrações de lá são próximas umas das outras.