Home » Planejamento » Melhor Seguro Viagem: Top 10 com bom Custo benefício [Ranking 2022]
Planejamento

Melhor Seguro Viagem: Top 10 com bom Custo benefício [Ranking 2022]

como escolher o melhor seguro viagem internacional

Escolher o melhor seguro viagem nem sempre é algo fácil, mesmo para uma viajante experiente. Um seguro de viagem que tenha uma apólice com a cobertura necessária e um bom custo benefício é essencial para ter tranquilidade em seus dias de férias, especialmente em uma viagem internacional.

No mercado brasileiro as seguradoras comercializam hoje diversos planos de seguro viagem internacional com cobertura e valor distintos. Logo, para não ter surpresas indesejadas no decorrer da viagem, é necessário pesquisar bastante antes de comprar.

Para quem vai fazer uma viagem internacional, contratar um seguro incompleto ou de má qualidade pode fazer com que qualquer imprevisto estrague o que foi planejado durante meses.

Top 10 – Melhores Seguros para Viagem Internacional

Atualmente os 10 melhores seguros com cobertura médica para uma viagem internacional são:

  1. Assist Card
  2. Universal Assistance
  3. Allianz Travel Seguro Viagem
  4. GTA Global Travel Assistance
  5. World Nomads
  6. Intermac Assistance
  7. Sul América Seguros
  8. Coris Seguro Viagem
  9. Vital Card
  10. Safety Wing

Acompanhe abaixo o review completo de cada seguradora para escolher o seguro com melhor custo benefício para a sua viagem.

[Ranking 2022] Qual o melhor seguro viagem?

Seguro viagem é uma das partes mais burocráticas e menos excitantes no planejamento de uma viagem. De fato, é tedioso fazer comparações, avaliar qual tem a cobertura necessária e qual o plano de menor preço ou com o melhor custo benefício.

É normal, portanto, que os turistas acabem concentrando boa parte do tempo gasto com o planejamento de viagem pesquisando passagens aéreas ou os melhores roteiros para fazer no destino.

Para ajudar neste processo, nós selecionamos abaixo as empresas com os melhores seguros com cobertura internacional. Em cada tópico fizemos um review completo de cada seguradora para ajudar a tomar a decisão.

A avaliação de cada seguradora considera o preço de cada plano de seguro viagem, a variedade da cobertura e assistência médica oferecidas, além do índice de satisfação dos clientes.

1. Assist Card

assist card logo

A Assist Card está no primeiro lugar de nossa avaliação, pois a empresa oferece planos aos seus clientes com coberturas bastante diversificadas.

A seguradora tem cobertura para todos os perfis de turistas, incluindo idosos (maiores de 74 anos) e gestantes, independente do país de destino.

As apólices da Assist Card são sempre uma escolha segura. A empresa oferece planos com coberturas de até 1 milhão de dólares em despesas médicas e hospitalares.

Além disso, a Assist Card possui planos com cobertura para casos de contaminação Covid-19 durante a sua viagem, além de 1 ano grátis de seguro para acidentes pessoais.

Melhores planos de seguro viagem da Assist Card

A Assist-Card possui uma variedade grande de planos, nas mais diferentes faixas de preço e cobertura. Entre os melhores seguros de viagem oferecidos pela Assist Card, podemos destacar:

  • AC 35 Europa
  • AC 60 Europa Covid-19
  • AC 150 Mundo Covid-19 (exceto Estados Unidos)

Na Assist Card o grande destaque é o plano AC 60 Europa Covid-19. O seguro viagem oferece cobertura de despesas médicas e hospitalares de até 60 mil euros, inclui cobertura para Covid-19 e proteção complementar contra extravio de bagagem de até 1.200 euros.

Como contratar o seguro viagem

A melhor forma de comprar um seguro viagem da Assist Card é usando um comparador, como o da Seguros Promo.

O site da Seguros Promo oferece uma forma mais rápida de busca e facilita a avaliação e identificação das diferenças entre os planos comercializados pelas seguradoras brasileiras.

A Seguros Promo atua como uma consolidadora de seguros de viagem. Logo, comprar seu plano usando o comparador da Seguros Promo sai mais barato do que adquirir individualmente, diretamente no site da empresa. Após a compra você recebe sua apólice de seguro por e-mail, quase instantaneamente.

Caso queira fazer a comparação pessoalmente, você pode acessar o site da Assist-Card.

2. Universal Assistance

universal assistance logo

A Universal Assistance é a mesma empresa que antes era chamada como Travel Ace.

Entre as principais vantagens da Universal Assistance está a variedade de planos oferecidos pela seguradora. Só entre as opções de planos com destino a Europa são cerca de dez, com valores de cobertura entre 40 mil e 300 mil dólares.

A Universal Assistance aparece em segundo lugar em nossa lista porque o preço de seus planos a deixam em desvantagem frente às demais concorrentes do ramo.

Melhores planos da Universal Assistance

Entre os melhores seguros de viagem da Universal Assistance podemos destacar:

  • UA 40 Especial Mundo
  • UA 40 Mundo Covid-19
  • UA 150 Mundo Covid-19

O plano UA 40 é o melhor plano da seguradora por apresentar uma boa cobertura a viagens regulares, mesmo em locais onde a assistência médica costuma ser cara, como os Estados Unidos. O plano também atende às exigências de grande parte dos destinos turísticos onde o seguro viagem é obrigatório, como na Europa.

Como contratar o seguro viagem

A Seguros Promo é a melhor forma de contratar os seguros da Universal Assistance.

No comparador da Seguros Promo o usuário encontra preços melhores nos planos da Universal Assistance do que comprando diretamente no site da seguradora.

Os planos da Universal Assistance também estão disponíveis no site da seguradora.

3. Allianz Travel Seguro Viagem

allianz logo seguro viagem

A Allianz Travel é a marca que engloba a Allianz e a Mondial Assistance. A empresa atua em mais de 35 países.

A seguradora se destaca pela excelente reputação, qualidade em seus serviços oferecidos e por incluir cobertura para Covid-19 em todos os planos comercializados.

Uma desvantagem da Allianz Travel é a pequena variedade de planos – apenas três para cada destino atendido.

Outro problema é o fato de listar os valores das coberturas em reais (e não em dólares ou euros como os concorrentes), o que dificulta a comparação e atrela o plano às variações da moeda nacional.

Melhores planos da Allianz Travel

Os planos de seguro comercializados pela Allianz Travel são:

  • Clássico
  • Plus
  • Prime

O maior destaque é o plano Plus, por oferecer o melhor custo benefício. Além de cobertura para os gastos com despesas médicas e hospitalares a versão Plus do seguro oferece faixa de cobertura contra o extravio de bagagem.

Como contratar o seguro

Os planos de seguro viagem da Allianz Travel são vendidos apenas no site da seguradora. Não é possível encontrar menores preços ou algum plano diferente comercializado fora dele.

Para saber mais, acesse o site da Allianz!

4. GTA Global Travel Assistance

global travel assistance gta logo

A GTA Global Travel Assistance é uma seguradora das mais antigas do ramo, atuante no mercado a mais de 30 anos.

A GTA oferece assistência para todos os tipos de viagens, seja lazer, esportes, trabalho e até mesmo estudos. Por conta disso costuma ser muito requisitada para viagens de longa duração, como um intercâmbio.

A seguradora oferece preços competitivos quando comparada às demais seguradoras e tem como vantagem a possibilidade de incluir coberturas extras, personalizadas, na apólice.

Melhores planos da GTA Global Travel Assistance

Entre os planos internacionais da GTA Global Travel Assistance podemos destacar:

  • FULL
  • Euro Max
  • Global
  • Rubi
  • Diamante

Como contratar o seguro viagem

Para contratar um seguro viagm da GTA Global Travel Assistance, a melhor opção também é usar um comparador.

No comparador você pode avaliar cada plano de seguro viagem internacional e verificar qual de fato mais encaixa com as suas necessidades.

5. World Nomads

world nomads logo

A World Nomads é o melhor seguro viagem para quem gosta de viajar sem ter um destino certo no melhor estilo nômade.

A World Nomads é uma companhia de seguros criada em 2002 na Austrália. Hoje em dia está presente em mais de 150 países, tendo inclusive representação no Brasil.

Como um seguro de viagem feito para quem embarca sem planos rígidos, a World Nomads é a melhor opção para quem precisa contratar um plano já durante a viagem, o que é muito difícil (e limitado) nas seguradoras tradicionais.

Outra vantagem dos planos da World Nomads é a cobertura para diversas atividades radicais a preços acessíveis.

Como contratar o seguro

Por ser uma seguradora com propostas diferentes das habituais, os planos da World Nomads só podem ser consultados no site da empresa.

6. Intermac Assistance

intermac assistance logo

A Intermac Assistence é uma seguradora que atua no Brasil desde 1999.

Na Intermac Assistance o plano que mais se destaca é o Intermac Euro 40 Inter Covid 19 Top 10, que cobre qualquer viagem internacional, independente do país de destino.

Entre as garantias oferecidas pela seguradora podemos destacar:

  • Despesas farmacêuticas
  • Translado médico
  • Retorno antecipado
  • Seguro relacionado ao extravio de bagagem;
  • Acompanhamento em caso de hospitalização prorrogada
  • Assistência gestante

Como contratar o seguro

Os planos da Intermac Assistance podem ser encontrados no comparador da Seguros Promo, onde é vendido por valores menores do que no site da seguradora.

7. Sul América Seguros

sul america logo seguro viagem

A Sul América Seguros pode ser considerada uma das operadoras mais antigas desse segmento no Brasil.

Os seguros de viagem da Sul América se destacam pela excelência do serviço prestado e por comercializar apólices que podem ser emitidas para viajantes de até 90 anos, a maior cobertura do mercado.

Apesar de ter uma quantidade pequena de planos – apenas 3 opções para cada destino – as coberturas oferecidas têm um bom custo benefício.

Como contratar o seguro

Para contratar um plano da Sul América, você deve acessar o site da Sul América e escolher qual das opções de cobertura se encaixa melhor dentro das suas necessidades e possibilidades.

Os planos da Sul América não são comercializados fora do site da seguradora.

8. Coris Seguro Viagem

coris seguro viagem logo

A Coris é uma seguradora de origem francesa. Atualmente ela possui cerca de 40 centrais de atendimento espalhadas pelo mundo e já opera no mercado brasileiro faz alguns anos.

O melhor seguro viagem da Coris é Coris 100 Europa Basic + Covid-19 que permite usar a cobertura básica de despesas médicas e hospitalares para atender aos viajantes que apresentem sintomas durante a pandemia.

Como contratar o seguro

Os seguros da Coris podem ser adquiridos em um comparador de seguros.

9. Vital Card

vital card logo

A Vital Card está presente no mercado desde os anos 2000. A seguradora oferece um cartão completo de assistências, que tem como objetivo principal garantir o pronto atendimento em situações de urgências e/ou emergências durante viagens.

Como contratar o seguro

Todos os modelos de seguro viagem da Vital Card estão disponíveis no comparador da Seguros Promo.

10. SafetyWing

logo safety wing

A SafetyWing tem um modelo de negócios similar ao World Nomads, voltada ao viajante de roteiro flexível. A empresa se define como o primeiro seguro saúde internacional criado pelos nômades digitais para os nômades digitais.

Assim como sua principal concorrente, a SafetyWing permite ao turista adquirir a apólice mesmo depois de passada a data de embarque inicial. O plano pode ser renovado conforme a demanda do contratante.

Os planos da SafetyWing fornecem algumas vantagens. Dentre elas podemos destacar:

  • Grande cobertura para quem vive viajando
  • Possibilidade de contratar o plano após o inicio da viagem
  • Cobertura contra Covid-19
  • Compensação em casos de atrasos de voos, bagagem perdida, dentre outros

Vale destacar que ao contrário a World Nomads, a SafetyWing não possui site em português. A empresa ainda não atua diretamente no mercado brasileiro e nem possui um representante local no Brasil.

Como contratar o seguro?

Os planos da SafetyWing podem ser encontrados com bons preços em seu próprio site. Por lá, você pode tirar suas dúvidas e efetuar a contratação.

Como comprar o melhor seguro viagem para um destino internacional?

O melhor seguro viagem internacional não é o mais caro, nem o seguro mais barato, nem o que tem a maior cobertura. O melhor seguro é aquele adaptado às suas necessidades, ao seu orçamento e aos destinos incluídos em seu roteiro.

Saber qual o melhor plano de seguro envolve, portanto, uma análise criteriosa de cada cobertura oferecida em cada apólice. Elas devem estar adequadas às exigências e à realidade de cada país visitado. O preço deve estar dentro do valor limite que seu orçamento permite para que não inviabilize sua viagem.

Como saber qual o melhor seguro para uma viagem internacional?

Antigamente, para encontrar o melhor seguro era necessário ler a apólice inteira, com todos os termos jurídicos envolvido.

Hoje, basta usar acessar um site comparador como o da Seguros Promo.

seguros promo logo

Como as coberturas oferecidas por empresas diferentes não são padronizadas, se o viajante quiser comparar preços e planos por conta própria, será necessário ler cada apólice, de cada plano, de cada seguradora.

Uma atividade que parecia simples pode se tomar parte preciosa de seu tempo de planejamento de viagem.

Recorrer a um comparador é muito mais simples.

Onde contratar o melhor seguro viagem internacional

O segredo para contratar o melhor seguro viagem internacional é fazer sua cotação usando um comparador de planos e seguradoras.  Isto vai garantir que você possa visualizar facilmente os valores cobrados e conferir as coberturas oferecidas, item por item.

Nós usamos o comparador da Seguros Promo.

Para encontrar as melhores ofertas, basta preencher o destino (selecione o continente), data de ida, data de retorno e deixar uma forma de contato.

Na tela seguinte você verá todos os planos já filtrados para o destino e duração de sua viagem.

seguros promo tela de resultados de pesquisa

Nesta etapa, são apresentados os diferentes planos das seguradoras, exibindo os valores de coberturas para despesas médicas hospitalares e para seguro bagagem. Também são exibidos os valores a serem pagos por segurado e a idade limite permitida em cada plano.

Caso encontre o modelo perfeito ao seu caso, basta contratar diretamente. Mas é provável que surjam algumas dúvidas e o comparativo pode ser ainda mais útil nestes casos:

Da lista apresentada, marque a caixa “comparar plano”, selecionando até 4 seguradoras que você considera adequadas e com bom preço. Caso precise de orientação, a Assist-Card e a Universal Assistance têm ótimas referências entre viajantes experientes e são as que mais recomendamos.

Das seguradoras e planos selecionados, a SegurosPromo apresenta uma tabela enorme, comparando item por item os valores das coberturas fornecidas. Basta ver qual das empresas fornece a assistência necessária pro seu caso e contratar sem maiores preocupações.

Qual o melhor seguro viagem e quais as coberturas imprescindíveis?

Não existe uma cobertura padrão, mas desde 2014 o Susep determina que os seguros privados devem ter em sua apólice de seguro viagem internacional:

  • Assistência com despesas médicas hospitalares (DMH)
  • Translado médico
  • Regresso Sanitário (Repatriação)
  • Seguro por morte acidental

Além destes, uma série de coberturas podem ser incluídas pela seguradora em diferentes planos. Dependendo de seu perfil estas podem ser igualmente interessantes de estarem presentes na apólice contratada:

  • Assistência médica para doenças crônicas e preexistentes
  • Assistência médica para prática de esportes
  • Assistência odontológica
  • Cobertura odontológica
  • Cobertura Covid
  • Seguro por bagagem extraviada

Por aí já dá pra ter uma orientação. Ao comparar os diferentes planos já não fica mais tão complicado descobrir qual o melhor seguro viagem internacional.

É obrigatório contratar seguro viagem internacional?

como escolher o melhor seguro viagem internacional

Sim e não. Isto depende de alguns fatores.

Em viagens para a Europa

Um seguro viagem para a Europa é obrigatório em todos os países que assinaram o Tratado de Schengen. O turista precisa desembarcar na Europa com um seguro viagem internacional que garanta atendimento médico tendo uma cobertura de, ao menos, 30 mil euros.

Os países que fazem parte do Espaço Schengen atualmente são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.

Em viagens para os Estados Unidos

Não é obrigatório por lei contratar um seguro viagem para os Estados Unidos, mas os custos pelo atendimento em uma emergência médica no país são tão elevados, que poderiam causar uma dívida eterna.

Isto obriga o viajante a ser cauteloso sempre e garantir sua saúde financeira fazendo o melhor seguro viagem internacional possível. Em uma viagem pela América do Norte, em especial aos Estados Unidos, o recomendável é ter um plano com cobertura mais ampla nos valores de despesas médicas.

Em viagens para outros países

Ao viajar para outros destinos vale colocar na balança se os custos com uma possível emergência valerão a economia na hora da contratação de um seguro viagem.

Para países com moedas mais fortes que o real (como a Nova Zelândia por exemplo) é sempre recomendável optar pela segurança e contratar uma apólice. Em outros, como em Cuba, o seguro é obrigatório.

Mas isto não quer dizer que, nos países com economia similar ou mais fraca que a brasileira (como na Argentina e no Chile), fazer seguro é jogar dinheiro fora. Pelo contrário. Mas nestes casos o viajante pode ponderar será prefere viajar protegido ou não.

Vale viajar com o seguro viagem gratuito do cartão de crédito?

como escolher o melhor seguro viagem internacional

As grandes operadoras de cartão de crédito oferecem gratuitamente, em sua lista de benefícios, um seguro viagem internacional aos seus clientes.

O seguro dos cartões de crédito pode funcionar bem para cobrir seus possíveis gastos médicos no exterior, mas o viajante tem que ficar atento a uma série de detalhes para usá-lo corretamente.

O principal problema é que as operadoras só oferecem assistência com despesas médicas para os usuários da faixa Platinum ou superior, que são voltadas a clientes de alta renda. Se você não está incluído neste grupo, a ideia não é tão atraente assim.

Nos segmentos inferiores, para faixas de renda menores, chamados de Classic (ou Standard) e Gold, a apólice oferecida só cobre acidentes em caso de morte, não incluindo assistência para despesas médicas, o que inviabiliza seu uso.

Este modelo está longe de ser o melhor seguro viagem internacional possível, mas a quem for utilizá-lo, lembre-se que ainda há um pré-requisito extra: o passageiro só estará protegido caso as passagens (ou as taxas de embarque a quem viaja com milhas) tenham sido pagas com o mesmo cartão que oferece a cobertura.

Qual a diferença entre assistência viagem e seguro viagem?

Assistência e seguro viagem são suas formas diferentes de lidar com casos de acionamento por sinistro. Na assistência você não paga nada nas despesas hospitalares, mas fica limitado a usar a rede conveniada da seguradora. No seguro é o cliente quem paga as despesas pessoalmente e solicita o reembolso ao retornar, o que dá a liberdade de utilizar qualquer clínica ou hospital em seu trajeto.

Mas a maior parte dos contratos hoje é feito de forma híbrida. Para gastos pequenos funcionam como seguro, fornecendo reembolso posterior e para despesas grandes, como internações e cirurgias, funcionam como assistência.

Como acionar o seguro viagem internacional durante a viagem?

como escolher o melhor seguro viagem internacional

O melhor seguro viagem internacional é a aquele que você nunca precisa acionar, né? Mas não sendo o caso, ligue primeiro para os telefones disponíveis em sua apólice para receber as orientações da seguradora.

Caso tenha contratado alguma das listadas pela Seguros Promo, todas aceitam ligação a cobrar do exterior e funcionam com atendimento em português 24 horas por dia, todos os dias. E é permitido utilizar tanto como assistência viagem, na rede de clínicas e hospitais credenciados pela seguradora, quanto como seguro viagem, pedindo o reembolso das despesas pagas.

Salve estas dicas sobre seguro viagem no Pinterest

Como escolher o melhor seguro viagem internacional, passo a passo: Para uma viagem internacional, é imprescindível ter um seguro viagem para se proteger de emergências e ter que pagar muito por uma ida ao hospital. A maioria dos países europeus obrigam que o turista carregue o seguro ao entrar em seu território. Para países da América do Sul, como o Peru, onde muitos visitam Machu Picchu, é importante ter devido aos grandes casos de infecção alimentar.
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

7 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Olá morei na Europa 9 anos , tenho medico de familia , carta de condução e nis e outros documentos , apenas venceu meu cartao residencia . quero voltar a Portugal , tenho que fazer seguro viagem?

  • Olá. Parabéns pelas dicas, ajuda muito! Mas tenho uma dúvida que não consigo tirar em nenhum lugar: fiz cotação de seguros em algumas seguradoras para 4 viajantes e no resultado final nunca fica claro se aquele valor minimo de 30.000 Euros é dividido entre as 4 pessoas ou é um valor individual?

    • Oi Vagner, o valor é individual. Serão 4 apólices diferentes cada uma com o valor de 30 mil euros nas despesas médicas e hospitalares.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
cartão wise
abbv