Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Sul » A ensolarada região de Nelson na Nova Zelândia e seus arredores
Ilha Sul Nova Zelândia

A ensolarada região de Nelson na Nova Zelândia e seus arredores

nelson na nova zelândia
Compartilhe este texto!

As regiões de Marlborough, Tasman e Nelson, na Nova Zelândia são, para muitos turistas, a porta de entrada para a Ilha Sul do país. Por ser onde os ferry boats atracam após cruzar o Cook Strait, vindos de Wellington, muitas pessoas decidem iniciar sua viagem pela maior ilha do país por ali.

Muitos são atraídos também pelas “altas temperaturas” da região mais ensolarada da Ilha Sul, e por suas belas praias. Outros por sua vez, vêm atrás de suas paisagens cênicas, repletas de fiordes, parques nacionais e seus vastos vinhedos. É uma região com atrações de todos os tipos, para todos os estilos e em sua maioria, de fácil acesso.

Por possuir as maiores temperaturas da Ilha Sul, as regiões de Marlborough, Tasman e Nelson são inundadas de locais e turistas durante o verão, a altíssima temporada por lá, o que não quer dizer que durante a baixa temporada elas fiquem vazias, pelo contrário. Além disso, por mais que durante o inverno as temperaturas caiam um pouco (ou significativamente para nós, brasileiros), há a vantagem de ainda assim ser difícil encontrar dias inteiramente chuvosos.

AAAAH! Seguramos o anel mais famoso do cinema!  http://vidacigana.com/nelson-nova-zelandia/

As maiores cidades são Nelson, Blenheim e Picton, mas os maiores encantos desta parte do país são seus parques nacionais: o Abel Tasman, o Nelson Lakes e o Kahurangi e o conjunto de fiordes do Marlborough Sounds, todos eles imperdíveis.

Picton

nelson na nova zelândia

Picton é uma pequena e charmosa cidade que cresceu em torno do tráfego de ferry boats que ligam a Ilha Norte à Ilha Sul. É uma cidade portuária e centenas de pessoas passam por ela durante a semana. Seu porto é o maior do país turisticamente falando e chegar lá de barco é simplesmente de tirar o fôlego.

Com o passar dos anos e com o crescimento do turismo da Nova Zelândia (obrigada sir Peter Jackson!), Picton cresceu bastante e hoje apresenta inúmeros cafés, bares e restaurantes bastante charmosos, sendo possível encontrar até coxinha e pão de queijo, caso fique com saudades de casa.

A cidade é procurada também por suas trilhas e estradas que levam até o Marlborough Sounds, um conjunto de fiordes formados por glaciares na última Era do Gelo.

Marlborough Sounds

nelson na nova zelândia

O conjunto de fiordes que encabeçam a Ilha Sul são conhecidos como Marlborough Sounds, sendo o mais famoso deles o Queen Charlotte Sound.

É possível trilhar pelo Queen Charlotte Track, o caminho que cruza o mais conhecido dos fiordes a pé ou de bicicleta. Isto, caso seja uma pessoa bem disposta, pois a caminhada possui 71km no total.

Caso não seja uma pessoa atlética e não queira pedalar ou andar pelos fiordes, é possível contornar grande parte deles de carro ou pagar por um tour de barco.

Depois do Queen Charlotte, os mais visitados são o Pelorus e o Kenepuru Sounds, ambos magníficos. Com suas águas que variam de um verde intenso a um azul vibrante, os contornos da estrada em volta desses sounds são de deixar qualquer um de boca aberta a cada curva. É possível ir de carro até o final do Kenepuru Sounds, em um local chamado Kenepuru Head, onde as águas claras ondulam no meio de um vale sem fim.

nelson na nova zelândia

Para visitar os sounds é bom sair antes do meio dia para pegar parte deles encobertos de névoa, o que torna o lugar bastante místico. Com o passar do dia o sol vai aquecendo as montanhas e as águas límpidas aparecem para nos surpreender.

nelson na nova zelândianelson na nova zelândia vida cigana

E durante o passeio, que dura horas, é possível também acompanhar o movimento das marés, que tornam o ambiente e a paisagem completamente diferentes. Tanto em momento de baixa quanto de alta, a visão que se tem é magnífica.

Nelson

nelson na nova zelândia

Nelson é conhecida na Nova Zelândia como a “Sunny Nelson”, ou a Nelson ensolarada. É uma cidade vibrante, repleta de praias de águas limpas e sempre com o céu azul. É tida como uma das cidades mais artísticas da Nova Zelândia, apresentando galerias em cada esquina. Possui tudo o que uma cidade grande demanda, mas ainda mantém o ar de pequena, como a maioria das cidades neozelandesas. É a porta de entrada para quem quer visitar um dos parques nacionais mais bonitos do país, o Parque Nacional Abel Tasman.

Leia mais: O Parque Nacional Abel Tasman tem um post só para ele. Veja como foi nosso passeio.

Se Nelson estiver no roteiro, vale a pena conhecer a Trafalgar Street, a mais badalada rua, cheia de inovadores restaurantes, cinemas e lojas. No final dela, se encontra a igreja de Christ Church, com sua arquitetura um tanto diferente, apresentando um prédio em estilo neo-gótico e uma torre art decó.

nelson na nova zelândia

Para quem gosta de O Senhor dos Anéis, na mesma rua fica a loja do ourives que criou os anéis para o filme. É possível ver (e segurar!) um anel gigantesco, usado durante a trilogia para close ups, e até comprar uma réplica, caso tenha uns milhares de dólares para gastar.

Veja mais: Conheça Hobbiton, a Vila dos Hobbits de O Senhor dos Anéis na Nova Zelândia.

nelson na nova zelândia

Parque Nacional Nelson Lakes

Com seus dois lagos gigantescos, Rotoiti e Rotoroa, este parque nacional fica localizado ao final do Southern Alps, cercado de montanhas com picos nevados. É um lugar magnífico, com águas claras cheias de patos e cisnes, sendo o cenário ideal para um piquenique.

nelson na nova zelândia

Além disso, é possível ir até o topo do Mount Robert de carro observar toda a imensidão do lugar do alto e várias trilhas podem ser feitas dentro do parque, para os visitantes mais dispostos.

Conheça mais: Veja nossa travessia pelo Tongariro, o parque nacional mais famoso da Nova Zelândia.

nelson na nova zelândia

É bom visitar em períodos de seca, pois em época de chuva os lagos costumam transbordar, tornando alguns acessos impraticáveis. Um passeio recomendado, no meio da natureza, com uma fauna e flora rica e preservada.

nelson na nova zelândia

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close