Home » Destinos » Brasil » 3 Passeios imperdíveis em Angra dos Reis
Brasil

3 Passeios imperdíveis em Angra dos Reis

Passeios em Angra dos Reis: Uma escuna parada na Baía de Angra, cercada pela serra e por infinitas ilhas.

A cidade de Angra dos Reis, em sua área urbana, não é uma das mais procuradas como destino turístico. No entanto, sua baía de águas protegidas é superfamosa pelas praias paradisíacas e por suas muitas ilhas espalhadas pela costa. A maior, e mais conhecida delas, a Ilha Grande, é um enorme destino por si só, mas também pode ser descoberta em passeios que usem Angra como base, alavancando o interesse turístico na cidade.

Angra faz parte daqueles paraísos no Brasil que ficam mais perto do que imaginamos, mas nem sempre recebem o destaque merecido. Para consertar um pouco esta situação, montamos uma lista com ótimas opções de passeios em Angra dos Reis que explorem a cidade, as praias e ilhas da região (incluindo Ilha Grande), explicando como fazê-los a fim de aproveitar tudo que a região tem de melhor.

Angra dos Reis e Ilha Grande

Passeios em Angra dos Reis: A Pousada Nautilus com sua linda vista da baía de Angra ao redor.

A cidade de Angra dos Reis é bem antiga, com sua descoberta datando de 6 de janeiro de 1502, dia de Reis. Daí vem o seu nome: Angra é uma pequena enseada que foi descoberta no dia dos reis magos. Fica no litoral sul do Rio de Janeiro, próxima a Paraty, rodeada pelo mar e pela serra. O acesso se dá pela RJ-155, uma estrada bem tortuosa e com vistas incríveis do litoral. Em sua baía encontram-se 365 ilhas, que são a maior atração turística da região, sendo a maior delas, Ilha Grande.

Aos que vão visitar a cidade, é possível fazer diferentes passeios em Angra dos Reis, tanto relacionados às ilhas e praias, quanto no âmbito histórico, já que a cidade é bem antiga e ainda guarda um pouco de seu aspecto rústico e histórico.

Passeios em Angra dos Reis: as várias opções

As opções de passeios em Angra dos Reis são inúmeras e realizadas quase todas com o apoio de barcos que levam o turista a percorrer a baía. O ideal é programar sua viagem separando um dia disponível na cidade para cada passeio.

Nós estivemos em Angra dos Reis e Ilha Grande a convite da Angra CVB, que nos apresentou a vários dos passeios mais famosos da região, como:

  • Passeios de Escuna
  • Passeios de Lancha
  • City Tour pelo Centro Histórico de Angra

Passeio de Escuna

Passeios em Angra dos Reis: A Praia de Araçá com sua mata atlântica exuberante, céu azul e água verdinha.

Ideal para famílias ou grupos maiores, o passeio de escuna em Angra dos Reis é a terceira atração mais visitada do Rio de Janeiro, ficando atrás somente do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. O tour de barco passa por várias ilhas e praias bem tranquilas, sendo um passeio perfeito para nadar e curtir a natureza.

As escunas possuem lotação para 150 pessoas e oferecem serviço de bar, música ambiente, aluguel de snorkel e serviço de fotografia submarina, para quem não tiver uma câmera a prova d’água. O passeio completo dura em torno de 6 horas.

Passeios em Angra dos Reis: A Lagoa Azul, com águas perfeitas até em dias nublados.

A rota mais comum das escunas é a que passa pela Ilha de Cataguazes, onde o barco para no meio do mar e quem quiser pode ir até a areia e nadar com as boias em formato de macarrão. De lá segue para a famosa Lagoa Azul, na Ilha Grande, lugar belíssimo com águas transparentes e perfeitas para fazer snorkel e ver os peixes. A parada seguinte é a Praia do Araçá, historicamente uma das praias favoritas de D. Pedro II, onde é possível fazer uma trilha de 5 minutos até a Igreja da Freguesia de Santana, um lugar muito bonito e sereno. Ao final a escuna segue para o almoço na Praia de Japariz, finalizando em seguida o passeio de volta à Estação Santa Luzia, o porto de Angra dos Reis.

Passeios em Angra dos Reis: Igreja da Freguesia de Santana, na Praia de Araçá, em plena natureza.

Este passeio nós fizemos com a Doce Angra, uma agência oferece o translado desde o Rio de Janeiro a quem quer fazer estes passeios em Angra dos Reis como um bate e volta saindo da capital. Outras agências da cidade também fazem a mesma rota, que é muito procurada na alta temporada.

Passeios de Lancha

Passeios em Angra: Praia bem vazia em uma das ilhas é um dos pontos altos de Angra,

Os passeios de lancha são um pouco mais caros que os de escuna, pois eles são mais exclusivos e com menos pessoas numa mesma embarcação, onde cada uma dela carrega no máximo 18 pessoas. Além disso, o deslocamento da lancha é mais rápido entre um ponto e outro, facilitando que se alcance pontos mais distantes num mesmo dia.

Por ser uma embarcação menor e mais exclusiva, muitas agências são abertas a negociar o trajeto com o cliente, que pode montar seu próprio roteiro com os destinos que mais lhe agrade, dependendo do quando esteja disposto a gastar.

Passeios em Angra: As famosas Ilhas Botinas, cartão postal de Angra e lugar perfeito para fazer snorkel.

Este modelo de passeio costuma ser identificado pelas agências como o “passeio das ilhas paradisíacas” e inclui paradas na Praia da Piedade, nas famosas Ilhas Botinas (que são o cartão postal de Angra, perfeitas para fazer snorkel), na Praia do Dentista e na Lagoa Verde.

Passeios em Angra dos Reis: A degustação de vieiras é um ponto alto dos passeios em Angra. Uma iguaria natural da região.

Recomendamos também uma visita à Praia de Jaconema, especificamente na Pousada Nautilus, onde fica uma das maiores fazendas de cultivo de vieiras do Brasil, sendo procurada pelos melhores restaurantes do Rio e de São Paulo. No passeio é possível entender todo o processo do cultivo desta iguaria com a especialista no assunto, ver de perto como as vieiras são cultivadas e no final fazer a degustação delas. As vieiras são moluscos extremamente raros e caríssimos, então poder passar por essa experiência e ainda provar desta incrível iguaria no final é maravilhoso. Para agendar o passeio, visite o site da Maricultura Costa Verde.

Passeios em Angra dos Reis: A Praia de Lopes Mendes foi eleita uma das mais bonitas do Brasil e fica em Ilha Grande.

Para quem está hospedado em Ilha Grande, na Vila do Abraão, um passeio de barco superpopular é o que vai até a Praia do Ponto, de onde começa a trilha mais curta até a Praia de Lopes Mendes, tida como uma das mais bonitas do Brasil. A trilha dura 20 minutos de uma praia a outra e é fácil para quem tem crianças.

Outras opções de passeios para regiões menos badaladas são a Praia da Feiticeira, a Praia de Aripeba, a Praia de Fora e o Saco do Céu.

City Tour pelo Centro Histórico de Angra

Passeios em Angra dos Reis: Um painel pintado no Centro Histórico da cidade.

O City Tour pelo Centro Histórico da cidade é um dos passeios em Angra dos Reis que poucas pessoas conhecem. Angra é uma cidade muito antiga e possui muita história que vale a pena ser conhecida.

O passeio começa na Igreja e Convento do Carmo, uma construção datada do século XVII. Como fica de frente para o mar, sofreu alguns bombardeios durante as tentativas de invasões francesas na área.

Passeios em Angra: A Igreja e o Convento do Carmo, construção histórica da cidade de Angra dos Reis.

Logo ao seu lado fica a Praça General Osório, projetada por Burle Marx, mas hoje já bastante descaracterizada.

O passeio segue pela Rua do Comércio, a primeira de Angra dos Reis, com alguns edifícios antigos e projetada em curva para que o cheiro ruim das embarcações que chegavam no passado não percorresse toda a extensão da via.

Na mesma Rua do Comércio fica a Igreja de Santa Luzia, construída em 1632 em promessa de um antigo morador que pediu para que sua filha voltasse a enxergar. Como Santa Luzia é a santa protetora dos olhos, a graça foi dada e a igreja, construída.

Ao lado da igreja fica a Travessa de Santa Luzia, que ainda mantém seu piso original, com o meio-fio no qual passavam os carrinhos com as mercadorias da época.

Passeios em Angra dos Reis: O interior da Igreja Matriz de Angra dos Reis, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Mais a frente, na Rua do Comércio também fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma das padroeiras da cidade juntamente com os Reis Magos e São Benedito. Começou a ser construída em 1625 e levou mais de 100 anos para ser finalizada. Diz a lenda que um navio indo para Paraty, carregando a imagem de Nossa Senhora da Conceição, quase naufragou na baía de Angra, e por esse motivo, eles acreditaram que a imagem deveria permanecer na cidade. Hoje, a santa se encontra na igreja matriz.

Passeios em Angra dos Reis: O interior do Mercado Redondo, onde vendem peixes fresquinhos todos os dias.Passeios em Angra dos Reis: Povo conversando na Praça no s;abado de manhã.

Já na Praça Nilo Peçanha ficam os prédios históricos da Prefeitura e da Câmara Municipal, onde antes funcionava um presídio. E na Praça Almirante Tamandaré fica o Mercado Redondo, onde são vendidos frutos do mar fresquinhos, e onde fica o casario antigo de Angra dos Reis, uma graça. Legal é andar por lá no sábado de manhã e ver todos comprando peixes fresquinhos para fazer no almoço, idosos conversando nos bancos da praça e uma feirinha de verduras frescas.

Nós fizemos o city tour com o Marcio Miler, um guia super entendedor da região. Para agendar com ele, só entrar em contato por telefone ou whatsapp: 24 99999-9224.

 

*Larissa e Carlos visitaram Angra dos Reis a convite da Angra CVB e ficaram hospedados no Promenade Hotéis & Aparts.

Passeios em Angra dos Reis

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

3 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Ola Larissa! Pretendo visitar Angra/ilha grande em novembro e queria tirar uma dúvida: da pra ficar hospedado em Angra dos Reis e fazer passeios em lagoa verde e azul de ilha grande? Ha agências que partem de Angra para passeios em ilha grande e retornam pra Angra? Vejo que ha opções de hospedagem mais estruturadas em Angra e por isso estou considerando ficar lá. ( viajarei com crianças). Meu objetivo lá é fazer passeio em botinas e cataguases, e outro dia em lagoa sul e verde. O que VC me aconselha, ficar em Angra ou Ilha Grande mesmo? Abraços, Marina

    • Oi Marina!
      Foi exatamente isso que nós fizemos por lá. Ficamos o tempo todo hospedados em Angra indo até Ilha Grande em passeios de escuna e de lancha em dias alternados. Nossos passeios foram feitos com a Angra Way e incluíram todos estes locais que você quer visitar – você pode ver os preços e itinerários no site deles.
      As opções de hospedagem na Ilha são bem rústicas e ficar em Angra é mais confortável mesmo. Caso aceite uma sugestão, nas duas vezes em que estivemos em Angra ficamos hospedados no Promenade Angra (o antigo Meliá), que deve ser ótimo para quem viaja com crianças também, já que tem várias opções de recreação.

  • Olá Larissa! É a Patricia da Maricultura Costa Verde / Pousada Nautilus! Amo o vida cigana, e nem imaginava que eram vocês aqui! Pura desatenção! Adorei a matéria! Beijos

    • Oi Patricia, que surpresa boa! Não sabia que você nos acompanhava 🙂
      Adoramos o seu tour e suas explicações, foi para nós o ponto alto do final de semana.
      Muito sucesso pra vocês! Beijos

House Sitting

publicidade

Close