Home » Destinos » Brasil » Onde ficar em Ilha Grande: 6 Melhores Praias e Pousadas
Brasil

Onde ficar em Ilha Grande: 6 Melhores Praias e Pousadas

Onde ficar em Ilha Grande: uma mulher de costas sentada na beira do mar

Escolher onde ficar em Ilha Grande é a primeira coisa que deve ser feita ao planejar seu roteiro. Isto é essencial porque o ponto da ilha onde estará sua hospedagem influencia diretamente no formato que sua viagem vai ter.

Ilha Grande tem uma série de enseadas. Algumas delas possuem pequenos povoados que são estruturados minimamente. Outras contam apenas com algumas opções de hospedagem espalhadas em meio à natureza.

A ligação entre uma enseada e outra é feita, na maioria dos casos, apenas por viagens de barco (a um custo alto e frequência incerta) e trilhas em meio à mata. Com isso, é fundamental decidir onde será sua base, de onde você irá partir todos os dias para explorar o restante da ilha, pois uma vez lá não é tão simples assim se movimentar de um ponto a outro.

A escolha da melhor enseada para uma estadia na ilha depende do que você pretende encontrar em sua viagem, se quer ter acesso frequente às facilidades da vida moderna ou se prefere um recanto virgem quase exclusivo.

Leia mais: Veja nossas dicas do que fazer no Rio de Janeiro e os melhores bairros da cidade para se hospedar.

Onde ficar em Ilha Grande: 6 melhores regiões

Se seu plano é ficar hospedado em Ilha Grande você provavelmente ficará em algum hotel ou pousada da Enseada do Abraão.

Para quem viaja de maneira independente e, especialmente, aos que vão conhecer a ilha pela primeira vez, reservar uma hospedagem no Abraão é quase obrigatório.

Mas há vários trechos da Enseada que têm boas opções de hospedagem, seja na vila ou em algumas de suas praias.

Onde ficar em Ilha Grande: Mapa ilustrado da região

Abaixo vamos dar dicas de hotéis e pousadas. Vamos também listar nossos pontos preferidos da região para te ajudar a escolher onde ficar em Ilha Grande.

Em resumo, os melhores lugares da ilha para reservar sua hospedagem são:

Os 4 primeiros da lista cima ficam na Enseada do Abraão e são os lugares que exigem o menor esforço no planejamento antes de começar a viagem.

Além deles, vamos explicar como é possível ficar hospedado na Praia do Pouso, na Enseada das Palmas, um dos lugares mais exclusivos da ilha. E vamos dar algumas dicas sobre a Enseada de Araçatiba, a segunda mais movimentada de Ilha Grande.

Veja uma lista com os melhores hotéis e pousadas de Ilha Grande.

PS: Caso prefira ficar hospedado em um lugar com mais estrutura para fazer apenas um bate e volta a Ilha Grande, reserve seu hotel no continente. Veja nossas dicas dos melhores locais para ficar hospedado em Angra dos Reis.

Vila do Abraão

A Vila do Abraão é o único lugar de Ilha Grande com ligação frequente ao continente. No porto da enseada chegam barcos vindos de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí diariamente.

Além de ser o ponto mais acessível, a Vila do Abraão é também o povoado mais estruturado de toda a ilha. Lá fica a maior parte do comércio, bares e restaurantes. Também é do Abraão que partem os passeios turísticos para outros pontos da ilha.

Onde ficar em Ilha Grande: Uma ilhota com algumas árvores

E claro, lá estão a maior parte dos hotéis, casas de temporada e as melhores pousadas, incluindo as de perfil mais econômico.

Não a toa quase todos os turistas que visitam Ilha Grande ficam hospedados no Abraão. Se você estiver planejando uns dias na ilha durante algum feriado, no verão ou em qualquer período de alta temporada, garanta sua reserva no Abraão com a maior antecedência possível.

No trecho central da Vila do Abraão, nossas recomendações são:

Para encontrar algo mais inserido na natureza o ideal é reservar as hospedagens que ficam nas ruas que levam à parte mais alta da ilha como:

Ambas te deixam em meio a Mata Atlântica.

O ponto negativo de ficar no Abraão é que a praia da vila está longe de entrar na lista das melhores de Ilha Grande.

A praia fica logo em frente ao cais de desembarque, sendo desgastada pelo movimento constante das embarcações. Isto faz com que alguns turistas busquem sua hospedagem um pouco mais distante dali, em outras praias do Abraão ou até em outras enseadas.

Praia do Canto

A Praia do Canto é o melhor lugar para quem quer ficar num trecho um pouco mais tranquilo sem precisar sair da Vila do Abraão.

Ao desembarcar do píer do Abraão, caminhe para a esquerda pela Rua da Praia até o final da faixa de areia. Em Ilha Grande este pedaço é conhecido como a Praia do Canto.

A Praia do Canto
Foto de Eli Armas pelo Unsplash

Essencialmente é a mesma praia da Vila do Abraão, mas decidimos destacá-la porque as hospedagens localizadas por ali têm, em geral, uma melhor perspectiva da enseada. Conseguem assim ter quartos com vistas bem melhores do que em outros pontos do Abraão.

É o caso, por exemplo, da Pousada Tagomago, que tem a vista como o grande diferencial.

Na Praia do Canto também fica o Che Lagarto Ilha Grande, talvez o melhor hostel da ilha, que tem um deck com vista sensacional para a enseada.

Após a Praia do Canto começa uma trilha que leva às demais praias da Enseada do Abraão, como a Praia da Júlia, da Bica, da Crena e Abraãozinho.

Praia da Crena

A Praia da Crena é uma das mais bonitas da Enseada do Abraão. Fica a 1km da Vila num trecho que pode ser percorrido a pé, em uns 20 minutos de trilha, ou numa viagem de 5 minutos de barco partindo do Abraão.

Vegetação bem vasta e verde na beira do mar

A praia é a grande vantagem de ficar hospedado na Crena, podendo curtir uma área quase privativa a uma viagem curta de barco do Abraão.

Na Praia da Crena a dica é reservar o Asalem, que tem um padrão mais alto do que a maioria das hospedagens do Abraão.

Após a reserva, combine com o hotel o transfer do Abraão para o check in.

Abraãozinho

Pouco depois da Praia da Crena, seguindo pela mesma trilha, o Abraãozinho é a última das praias do chamado circuito Abraão.

As praias em Ilha Grande têm águas claras e vegetação intacta

É uma praia de águas calmas e transparentes que ainda conta com um barzinho na areia, coisa rara em Ilha Grande.

No Abraãozinho fica o Bonito Paraíso Ilha Grande, que é perfeito para quem vai à ilha buscando um canto sossegado sem precisar reservar a hospedagem nas enseadas menores.

Praia do Pouso

A Praia do Pouso fica na Enseada das Palmas, que é uma das menos habitadas de Ilha Grande. A maior parte dos turistas conhece a Praia do Pouso apenas de passagem, pois é lá que desembarcam para fazer a trilha a Praia de Lopes Mendes, umas das mais famosas da ilha.

A linda praia de Lopes Mendes, bem perto da Praia do Pouso

Apesar de pouco habitada, a Praia do Pouso conta com um restaurante e opções de hospedagem bem exclusivas, como o Atlântica Jungle Lodge.

Ficar num lugar tão remoto e tão perto de Lopes Mendes faz valer a viagem.

Para chegar a Praia do Pouso e a Enseada de Palmas é preciso pegar um barco na Vila do Abraão – os mesmos que levam os turistas para a trilha de Lopes Mendes. Outra opção é alugar um taxi boat ou lancha direto para Palmas em Conceição do Jacareí.

Enseada de Araçatiba

A Enseada de Araçatiba é a segunda mais movimentada de Ilha Grande. É ligada ao continente por barcos que saem em dias de semana apenas do porto de Angra dos Reis.

Araçatiba fica no extremo oeste de Ilha Grande. Ficar hospedado aqui é ter uma experiência completamente diferente da de quem fica no Abraão.

As ilhas Botinas

Como a Praia Grande de Araçatiba, mesmo com a chegada dos barcos, é boa para banho, quem reserva hospedagem aqui consegue encontrar um equilíbrio melhor entre a proximidade da praia e a facilidade de estar num povoado minimamente estruturado.

Araçatiba só não é tão ativa durante a noite quanto o Abraão, mas para muita gente isto pode ser mais uma vantagem.

Se você já foi a Ilha Grande algumas vezes e quer ter uma experiência nova, vale se programar para ficar hospedado em Araçatiba desta vez.

Em Araçatiba boas opções são:

Salve estas dicas de Ilha Grande no Pinterest!

Saiba onde ficar em Ilha Grande: Vila do Abraão, Praia do Canto, Praia da Crena, Abraãozinho, Praia do Pouso, Enseada de Araçatiba
Na hora de saber onde ficar em Ilha Grande, damos dicas das melhores praias, melhores hoteis e pousadas e como chegar em áreas mais afastadas
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner publicidade surfshark
hospedado por infinite cloud computing