Home » Brasil » O que fazer em Belo Horizonte: 20 lugares para conhecer em BH
Brasil

O que fazer em Belo Horizonte: 20 lugares para conhecer em BH

O que fazer em Belo Horizonte: A linda Casa do Baile, na Pampulha

Se você está com uma viagem marcada e não sabe o que fazer em Belo Horizonte, certamente esse é o post ideal para você conhecer um pouco mais sobre a capital mineira. Com muita história e belas paisagens, BH é uma excelente opção para quem quer conhecer uma metrópole, mas sem abrir mão de locais de natureza exuberante e construções arquitetônicas de encher os olhos.

Uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, Belo Horizonte se tornou a capital mineira em 1897 com a transferência da administração estadual vinda de Ouro Preto.

Com desenvolvimento econômico e planejamento, BH sempre foi uma cidade à frente de seu tempo. Dando a devida atenção a itens como urbanização, arborização e estruturação de ruas, associadas a uma arquitetura moderna ainda nos anos de 1920, a cidade ainda segue sendo incrível para quem mora e quem visita.

Se você ainda não conhece a cidade de Belo Horizonte, com certeza já ouviu falar de muitos dos pontos turísticos de BH, como a Lagoa da Pampulha, o Mineirão e a Praça da Liberdade são bons exemplos do que se pode esperar da cidade. Entretanto, BH é muito mais que isso, como iremos mostrar mais a frente neste texto.

Saiba também: Não sabe onde ficar em Belo Horizonte? Siga a nossa lista de melhores bairros e hoteis da cidade.

20 pontos turísticos de Belo Horizonte e lugares interessantes para conhecer em BH

O que fazer em Belo Horizonte: o interior da Igreja da Pampulha
O interior da Igreja da Pampulha

Belo Horizonte é uma cidade repleta de lugares interessantes para conhecer. BH tem pontos turísticos tanto para o visitante que quer respirar um pouco de ar puro em seus parques, como para quem quer se sentir culturalmente desafiado por seus museus ou simplesmente curtir uma boa gastronomia na vida noturna.

Por conta disso, montamos uma lista com 20 pontos turísticos de Belo Horizonte para você conhecer que serve para os mais variados perfis de turistas.

Os 20 lugares mais interessantes para incluir em um roteiro de viagem para Belo Horizonte são:

  1. Lagoa da Pampulha
  2. Igreja de São Francisco de Assis
  3. Casa do Baile
  4. Museu de Arte da Pampulha
  5. Casa Kubitschek
  6. Mercado Municipal
  7. Feira Hippie de BH
  8. Praça da Liberdade
  9. CCBB
  10. Memorial Minas Vale
  11. Museu das Minas e do Metal
  12. Espaço do Conhecimento da UFMG
  13. Casa FIAT de Cultura
  14. Savassi
  15. Mineirão
  16. Parque de Diversões Guanabara
  17. Parque e Mirante das Mangabeiras
  18. Parque da Serra do Curral
  19. Praça do Papa
  20. Inhotim

1. Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha vista do gramado em seu entorno

A Lagoa da Pampulha é o principal ponto turísticos de Belo Horizonte e não é para menos.

O que muita gente pode desconhecer é que a Lagoa da Pampulha não é exatamente uma beleza natural. A Pampulha é uma lagoa artificial construída entre os anos 1930 e 1940 para amortecer as enchentes nas proximidades do ribeirão Pampulha.

Além da Lagoa, as obras da região contam com atrações de reconhecimento internacional, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Baile.

As edificações modernistas da orla da lagoa, associadas à paisagem, formam o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos mais representativos da arquitetura brasileira do século XX, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Se você quer um conselho para aproveitar bem o seu passeio pela Pampulha, experimente alugar uma bicicleta no app Bike BH. Há vários pontos de coleta na orla da lagoa. Aproveite toda a extensão da Avenida Otacílio Negrão de Lima, que circunda a lagoa, para explorar a região.

2. Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja da Pampulha com suas curvas e azulejos azuis

A igrejinha da Pampulha com certeza é uma das edificações religiosas mais simpáticas do Brasil. A Igreja é a obra mais famosa do complexo da Pampulha, principal cartão postal e ponto turístico de Belo Horizonte.

Com projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, visitar a igrejinha é uma boa forma de admirar as curvas em seus projetos.

Esta forma usada na construção também foi alvo de grandes polêmicas assim que foi concebida. Por ser ser muito vanguardista aos olhos dos religiosos, a Igreja de São Francisco ficou fechada por 15 anos após concluídas as obras.

3. Casa do Baile

A Casa do Baile com seu teto curvilíneo lindo

A Casa do Baile é um dos principais pontos turísticos de BH quando se fala de design, urbanismo e arquitetura na capital mineira. Entre as obras do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Casa do Baile é o lugar que acho mais bonito.

O edifício é mais uma obra de Niemeyer na cidade com os jardins desenvolvidos por Roberto Burle Marx.

A Casa do Baile foi inaugurada em 1943 e abrigava um restaurante na época de sua criação. Hoje o edifício recebe exposições itinerantes e debates culturais, onde estudantes de arquitetura e design podem se abastecer de muitas referências no local.

4. Museu de Arte da Pampulha

O interior do Museu de Arte da Pampulha, com seu espelho amarelado

O Museu de Arte da Pampulha é mais uma obra de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte e uma visita imperdível para quem gosta de arte contemporânea.

Inaugurado como um cassino, este foi o primeiro edifício a ser construído para o conjunto arquitetônico da Pampulha, em 1943.

O lugar foi transformado em museu de arte moderna em 1957. Hoje abriga galerias de arte com mais de 1600 obras de artistas plásticos como Di Cavalcanti, Tomie Ohtake e Guignard.

5. Casa Kubitschek

A Casa Kubitschek é o museu situado na antiga casa de fim de semana de Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil. O lugar conta um pouco mais da história do político que anos após ser prefeito de Belo Horizonte se tornaria presidente da república e responsável por transferir a capital nacional do Rio de Janeiro para Brasília.

Inaugurada em 2013, a Casa Kubitschek contém cômodos restaurados para relembrar os anos 1940 e 1950.

Juscelino Kubitschek em Belo Horizonte

Juscelino foi o responsável por boa parte das construções e estruturas modernas de Belo Horizonte, principalmente na região da Pampulha. JK mudou o rumo da capital mineira com o planejamento, paisagismo e arquitetura de seus amigos Niemeyer e Burle Marx.

Não existe Juscelino Kubitschek sem Belo Horizonte, assim como não existiria a BH como conhecemos hoje sem JK.

6. Mercado Central de Belo Horizonte

Vidros de pimenta artesanais no Mercado Municipal de Belo Horizonte
Pimentas artesanais de todos os tipos e tamanhos no Mercado Central

O Mercado Central de Belo Horizonte fica localizado na região central de BH e tem mais de 90 anos de história e tradição. O lugar é uma excelente opção para quem quer experimentar comida mineira de verdade. O mercado é ótimo para ir em qualquer dia da semana para almoçar ou comprar produtos locais.

No Mercado Central é possível encontrar bons itens sendo vendidos nas bancas como doces, queijos, cachaças e licores. Nós, por exemplo, todas as vezes que vamos a Belo Horizonte, voltamos cheios de comida comprada lá.

7. Feira Hippie de BH

A Feira Hippie de BH é a melhor opção para o turista que não consegue voltar pra casa sem um souvenir ou alguma comprinha a mais. Apesar do nome, na feira há hoje vendedores dos mais diversos produtos e estilos.

A feira acontece aos domingos de 7h às 14h, na Avenida Afonso Pena, no trecho próximo ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

8. Praça da Liberdade

As palmeiras da Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade conta boa parte da história de Belo Horizonte e de todo o estado de Minas Gerais.

Localizada numa região nobre e central de BH, a praça traz excelentes opções culturais nos finais de semana.

Além da praça em si, o espaço é rodeado de museus e casas culturais. Em seu entorno o turista encontra atrações para incluir em seu roteiro de segunda à segunda.

Entre os principais museus do chamado Circuito Cultural Praça da Liberdade, estão detalhados abaixo:

  • CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
  • Museu das Minas e do Metal
  • Espaço do Conhecimento da UFMG
  • Casa Fiat de Cultura
  • Memorial Minas Gerais Vale

9. CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Obras de arte de Patrícia Piccinini no CCBB
O CCBB sempre tem ótimas exposições. Esta era de Patrícia Piccinini

O Centro Cultural Banco do Brasil está presente em várias capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte.

Com exposições permanentes, intermitentes e eventuais, o CCBB é um lugar que conecta o passado, o presente e o futuro através de mostras de artes plásticas, livros, cinema e música.

O edifício que abriga o centro cultural também é uma atração à parte. A rica arquitetura reflete o estilo da época em que foi construído, na década de 1920, o auge do desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte.

10. Museu das Minas e do Metal

Este é um dos museus prioritários para quem quer entender o desenvolvimento do estado mineiro.

Inaugurado em 2010 e mantido pela Gerdau num prédio do Século XIX, traz uma boa compreensão de conceitos de geologia, química, mineração e siderurgia.

A principal proposta desse museu é trazer ao seu visitante uma maior conscientização sobre os impactos econômicos e sociais e o desenvolvimento que pode ser trazido pelo setor às cidades, às regiões e sobretudo às pessoas que estão envolvidas no processo.

11. Espaço do Conhecimento da UFMG

Mais uma das atrações do Circuito cultural da Praça da Liberdade, essa é uma opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre itens científicos.

Também inaugurado em 2010, hoje é mantido pelo governo estadual de Minas Gerais e pela UFMG com patrocinío da Unimed.

A principal atração desse espaço é o Terraço Astronômico que possui um teto retrátil e permite a observação do céu por meio de telescópios. Para quem gosta de astronomia, não há opção melhor em BH.

12. Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura também é uma boa para quem gosta de exposições. Com mostras que contemplam obras de arte de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Caravaggio e de novos artistas, a Casa Fiat é um bom complemento ao Centro Cultural Banco do Brasil. Com exposições intermitentes e eventuais de qualidade, vale sempre a pena conferir a programação em suas redes sociais.

13. Memorial Minas Gerais Vale

Foto de Claiton Conto pelo Unsplash

Este memorial mantido pela Vale S/A traz a importância das tradições, culturas e histórias do povo mineiro.

Seu conceito traz 3 eixos fundamentais e principais em sua construção: unir a identidade do povo mineiro ao passado e ao futuro trazendo uma noção de onde pode chegar sem, no entanto, esquecer o que já foi.

Assim como a maioria dos museus do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, também está inserido num edifício histórico tombado como patrimônio artístico e histórico mineiro, cuja construção se deu em 1897.

14. Savassi

Praça da Savassi é o nome mais conhecido da Praça Diogo de Vasconcelos. O espaço ficou tão popular em Belo Horizonte que acabou se tornando um ponto turístico e batizando todo o bairro ao seu redor.

A Savassi é um lugar excelente para quem procura entretenimento, sobretudo em bares e restaurantes de Belo Horizonte. No bairro você vai encontrar muita gente interessante e disposta a conhecer gente nova.

Além disso, na região da Savassi existem restaurantes de gastronomia mineira que irão fazer você se sentir um local de tão bons que são os pratos.

Há também bares com outras propostas e influências que englobam a gastronomia nacional, americana e asiática. Ou seja: na Savassi com fome você não fica.

Alguns bares para você conhecer na Savassi:

  • Savassi 158
  • Estação Savassi
  • Cabernet Butiquim

15. Mineirão

O Estádio do Mineirão visto da Lagoa

Um dos grandes templos do futebol brasileiro e mundial, o Mineirão já recebeu grandes jogos, onde talvez o mais emblemático deles seja o infame 7 a 1 sofrido pelo Brasil contra a Alemanha, mas nem só de lembranças ruins para os brasileiros é feito o estádio.

Modernizado para a Copa do Mundo de 2014, uma boa experiência em dias fora de jogos é fazer a visita guiada. Com um preço bem acessível, você conhece toda a estrutura do estádio, cabines de imprensa, vestiários, túneis e o gramado, para você se sentir como os grandes craques.

Afinal, como diz a música da banda mineira Skank “quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”

16. Parque de Diversões Guanabara

O Parque de Diversões visto da Lagoa

Para quem gosta de diversões e/ou está viajando com crianças, o parque Guanabara é uma boa atração. Um parque de diversões a preço acessível e com várias opções de brinquedos.

Vale a pena passar uma tarde e admirar o sol da roda gigante do parque, além de ver toda a Lagoa da Pampulha lá de cima.

17. Parque e Mirante das Mangabeiras

A vista do mirante do Parque das Mangabeiras

O Parque Municipal das Mangabeiras é uma boa oportunidade para quem quer respirar um pouco mais de ar fresco mesmo estando numa metrópole. Ótimo lugar para caminhar, é mais uma das obras do paisagista Burle Marx inseridas no contexto urbanístico da cidade.

Além do parque, há o Mirante Mangabeiras, que é sem dúvidas uma das melhores experiências na cidade.

Com uma bela vista ao pé da Serra do Curral, o mirante dá uma ampla visão do que é Belo Horizonte. É possível ainda fazer a prática de tirolesa, descendo desde o mirante até o parque.

18. Parque da Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral é outro dos parques de BH ideais para quem quer fazer uma caminhada matinal e aproveitar as trilhas em meio à vegetação, que é bem heterogênea.

Apresenta uma visão ainda mais ampla que o Mirante das Mangabeiras. É importante ter um pouco de preparo físico, pois é só subida, mas a vista lá de cima compensa.

19. Praça do Papa

Essa praça tem esse nome (não-oficial) devido a uma visita do então Papa João Paulo II no local, onde ele se referiu à cidade e ao local como algo que realmente era um “Belo Horizonte”.

A Praça do Papa é ótima para quem está com crianças ou quer apenas contemplar a cidade sentado na grama olhando para o horizonte.

Aos sábados e domingos podem haver apresentações e manifestações culturais, bem como a presença de ambulantes vendendo bons lanches por lá.

20. Inhotim

Parte do imperdível Inhotim | Foto de Linoleum Magazine pelo Unsplash

É bom que fique claro, Inhotim não está localizada em BH e sim em Brumadinho, cidade da região metropolitana de BH.

Entretanto, os 60km de distância do instituto ao centro de BH compensam muito para qualquer visitante, pois o maior museu a céu aberto do mundo traz uma mistura incrível entre natureza e arte contemporânea.

Um passeio para um dia inteiro, sem dúvidas!

Como se deslocar em Belo Horizonte

Antes de definir o seu roteiro de viagem e, até mesmo o lugar onde você ficará em BH, uma boa estratégia é definir o que você espera da cidade.

O trânsito em Belo Horizonte de noite
A Avenida Afonso Pena a noite | Foto de Daniel Monteiro pelo Unsplash

Dependendo do que você irá querer conhecer em Belo Horizonte é mais prudente ficar num bairro como a Savassi e priorizar a região central, que possui excelentes hotéis, restaurantes e uma vida noturna bastante agitada.

Se você não conhece nada em BH e não faz ideia de como se deslocar pela cidade, vou te dar algumas recomendações:

  • A cidade até tem um sistema de metrô – Entretanto, a linha é muito curta e provavelmente ela não te ajudará em nada ou quase nada em seus deslocamentos. Sendo assim, você praticamente pode desconsiderar a ideia de se deslocar de metrô em BH.
  • Por outro lado, a cidade tem um bom sistema de ônibus BRT, os chamados “Move”, de pintura prata e verde atendem praticamente todas as regiões da cidade e não é complicado fazer integrações nas estações e chegar ao seu destino.
  • Por fim, uma boa opção em Belo Horizonte é através do transporte por aplicativos. Uma vantagem de Belo Horizonte é que os pontos turísticos em sua maioria estão localizados na região central, então os gastos com Uber, 99 e Cabify são reduzidos, principalmente se você tem com quem rachar a conta.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

9 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • A pior capital para se visitar,nada que realmente seja interessante, geografia péssima,onde faz de uma caminhadinha uma experiência aflita
    O que salva é a culinária, mesmo assim sabendo garimpar, transito caótico,motoristas ruim de roda,parece nunca ter frequentado uma auto escola
    Moda cafona, a falsidade das pessoas parece ser o carro chefe, onde vc esta num roda de amigos, virou as costas pra ir ao banheiro vc vira o assunto…
    Ponto turístico principal uma lagoa, ou seja um esgoto a céu aberto, impossível ficar perto em alguns pontos, não se tem uma ciclovia que preste, transporte publico é uma vergonha,metrô nem se fala, melhor seria não ter de tão insignificante queé a linha…resumindo, não perca seu tempo e dinheiro vindo a bh
    De Belo, o Horizonte não tem nada, a diversão é apenas bar, bar,bar,bar,bar e mais bar, se vc não é um alcoolatra, ai que fica sem opção de oq fazer mesmo…

    • Que isso, cara! Eu não sou muito de beber e nunca me faltou o que fazer em BH.

      Não sei o que é garimpar pra vc, mas nos lugares recomendados no artigo tem muito restaurante bom e não é difícil escolher.

      O trânsito é caótico, mas quem dirige em SP ou RJ não nota muita diferença.

      Tudo é ponto de vista. Talvez te falta viajar e conhecer mais outros lugares antes de criticar tanto assim.

    • Sua ótica está invertida, o problema está com vc!!
      Impressionante não enxergar nada belo lá…
      Vc deve morar no meio do mato sei lá …
      Faz terapia, ouve Augusto Cury, vai te ajudar mt

    • Geografia pessima?? hahahah me desculpa meu amigo, vamos nivelar as montanhas todas de Minas pra proxima vez vc ter uma caminhadinha agradavel

    • Concordo contigo. Ô povinho falso esses mineiros. BH tbm está infestada de mendigos e bailes funk. Lixo essa cidade e o prefeito.

abbv