Home » Destinos » Brasil » 14 melhores apartamentos para temporada no Rio de Janeiro
Brasil

14 melhores apartamentos para temporada no Rio de Janeiro

Apartamentos para temporada no Rio de Janeiro: A área de lazer em um prédio no Vidigal. Em primeiro plano está uma piscina azul, parcialmente coberta e limitada por uma cerca transparente onde é possível ver a Praia do Vidigal de lá. O mar tem uma cor linda, verde clara, cercado de muitas árvores verdes. O céu está perfeitamente azul.

Alugar apartamentos para temporada já não é mais novidade pra ninguém, não é mesmo? Já faz quase uma década que o ramo começou a se estabelecer e a se profissionalizar no mundo. E é claro que o Brasil não ia ficar fora dessa, principalmente a sua cidade mais turística, o Rio de Janeiro.

Nós podemos dizer com propriedade que alugar um apartamento de temporada é uma das melhores formas de se hospedar em viagens, pois tem sido o nosso principal tipo de acomodação há anos. Como somos nômades digitais, precisamos de um mínimo de estrutura para trabalhar de casa. Assim, nada melhor do que alugar um apartamento inteiro enquanto viajamos. De bônus ainda vem a ótima sensação de poder turistar em um lugar e se sentir um local ao mesmo tempo.

Aluguel de temporada no Brasil

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar com paredes amarelas, sofás cinza, almofadas listradas. Uma rede bege na frente da janela.

No Brasil, alugar casas de temporada era muito comum apenas em cidades pequenas de praia. Os contatos eram feitos boca a boca e as reservas por telefone.

Hoje em dia a comunicação não é mais um empecilho – a internet está aí pra isso – e os apartamentos estão disponíveis em todas as cidades. A reserva é tão simples quanto a de um hotel, pois o processo é o mesmo. Há vários apartamentos para temporada listados no Booking.com ao lado de hotéis e albergues. Abaixo, ao citarmos alguns exemplos de imóveis para aluguel de temporada no Rio de Janeiro, todos os links respectivos são de suas páginas no Booking.com

Aliás, em grandes metrópoles isso é cada vez mais comum e tem sido a preferência tanto de quem viaja a lazer como a trabalho. Ou para quem vive no meio termo, como é o nosso caso.

No caso do Rio de Janeiro, muitas opções estão disponíveis para aluguel de temporada e em lugares variados, que muitas vezes não são acessíveis a quem procura somente hotéis, por exemplo. Um dos bairros que está sendo cada vez mais procurado por brasileiros e estrangeiros é o Vidigal – antes evitado por sua favela – mas que hoje é supertranquilo e conta com as melhores vistas da Zona Sul da cidade maravilhosa. Sério!

A Zona Sul do Rio de Janeiro e a segurança

Apartamentos para temporada no Rio: A Praia do Vidigal em primeiro plano, seguindo por toda a Zona Sul, com a Praia do Leblon, Ipanema e Arpoador ao fundo. O mar tem uma cor magnífica, cercado de muitas árvores. O céu está azul.
Achem o Cristo Redentor 😉

Quem viaja para o Rio sempre fica com aquele pé atrás no quesito segurança. E realmente, a cidade não é das mais tranquilas, mas caso você saiba onde se hospedar e por onde circular, o problema já não será tão grande.

Leia mais: O que fazer no Rio de Janeiro: 27 atrações com o melhor da Cidade Maravilhosa.

Em geral, a Zona Sul do Rio ao todo é uma área bastante segura. É lá também que fica o trecho mais turístico da cidade. Ao se hospedar ali, o turista não terá grandes problemas, pois todas as atrações estarão na porta de casa.

Claro que a Zona Sul comporta vários bairros e existem aqueles cuja demanda é maior turisticamente falando. Os principais são Copacabana, Ipanema, Arpoador e Leblon/Vidigal.

Além destes, para pessoas que viajam a negócios ou procuram um estilo de viagem mais calmo, outra região com muita oferta de imóveis para aluguel de temporada é a Barra da Tijuca, junto ao Parque Olímpico.

Os tipos de apartamentos para temporada no Rio de Janeiro*

Apartamentos para temporada no Rio: Uma piscina azul retangular com bastante sol e uma mesa redonda com cadeiras em primeiro plano. Espreguiçadeiras estão do lado da piscina.

É possível achar de tudo quando o assunto é aluguel de temporada no Rio de Janeiro.

  • Para famílias que têm problemas na hora de viajar para cidades grandes. Não é fácil arrumar hospedagem econômica em hotel para abrigar tanta gente e um apartamento de temporada pode ser a solução, mesmo para quem viaja por poucos dias.
  • Para casais, alguns apartamentos de temporada são perfeitos por serem compactos, e terem à disposição tudo o que precisam. Além do quarto, ter uma cozinha pode ser fundamental naquele dia cansativo que você passou inteiro na rua vendo todos os pontos turísticos da cidade e não quer pensar em sair de novo para procurar onde comer.
  • Para grupos de viajantes, como um casal com um amigo ou uma família com uma criança. Num apartamento aquele sofá-cama extra sempre resolve.

O Rio é uma das cidades mais caras do Brasil, e juntar toda essa comodidade e ainda pagar barato seria excelente, não? Pois saiba que alugar um apartamento por temporada, principalmente em cidades onde a hospedagem é cara como o Rio, sai mais barato que reservar quartos de hotel. É por isso que sempre buscamos apartamentos inteiros em nossas viagens.

Os 14 melhores apartamentos de temporada no Rio de Janeiro

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar bem iluminada com um sofá bege com almofadas, um móvel com uma tv, porta para a varanda aberta com muita luz entrando.

Além de me hospedar em apartamentos deste tipo, eu já trabalhei fotografando interiores (desde 2011!), e já entrei em apartamentos de praticamente todas as ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro. Juro! Pode apontar para qualquer bairro ou rua, citar qualquer edifício, que eu já estive lá trabalhando!

Com a minha experiência prévia de 7 anos no ramo, fotografando e conhecendo os proprietários dos imóveis que conheci, elaborei uma lista com 14 dos melhores exemplos de apartamentos da cidade em relação custo-investimento para diferentes tipos de viajantes e em áreas distintas dentro da Zona Sul do Rio.

Selecionei somente apartamentos com ar condicionado (pois só quem mora no Rio sabe o quanto este item é importante!) e porteiro 24 horas. Todos também disponibilizam serviço de transfer de e para o aeroporto, independente de ser o Santos Dumont ou o Galeão. Entre em contato com o host, Omar, para cotar o valor da corrida fornecida por um motorista experiente e de confiança.

Os apartamentos estão divididos abaixo de acordo com os bairros:

Copacabana

Provavelmente o bairro mais conhecido do Brasil, Copacabana é um dos locais mais populares na Zona Sul do Rio. Mas não se engane ao pensar que toda hospedagem lá é bacana. Copacabana pode ter preços mais em conta que seu bairro vizinho, Ipanema, por exemplo. Mas em compensação, também apresenta vários imóveis em estado deteriorado. Por ser um bairro muito procurado pelos turistas, em Copacabana os donos dos imóveis não se preocupam muito em dar uma cara moderna e confortável aos apartamentos.

Claro que não é o bairro inteiro assim. Nos exemplos abaixo selecionei apenas imóveis muito bons, avaliados de acordo com minha própria experiência ao visitar cada um deles. Como conheço o serviço oferecido por seu host, recomendo cada um deles com absoluta segurança.

1.     Rua Souza Lima #1 (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Um quarto de um apartamento onde uma cama com colcha listrada verde e amarela está em primeiro plano. Toalhas estão em cima da cama. Um quadro está na cabeceira com a silhueta do Rio. Ao fundo, dois sofás beges com um abajur bem moderno. A janela está aberta e bem iluminada.

Este primeiro apartamento pra temporada fica na Rua Souza Lima, bem no finalzinho de Copacabana. É um imóvel muito bem arejado, bem iluminado e numa rua bem tranqüila. Conta com uma cama de casal e 2 sofás-cama de solteiro no mesmo ambiente, abrigando 4 pessoas. Tem uma cozinha separada do quarto com mesa redonda, perfeita para um café da manhã ou aquela pizza à noite. O apê está só a 3 minutos a pé da Praia de Copacabana, a mais famosa do Brasil.

2.     Rua Souza Lima #2 (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Um estúdio bem iluminado, com um sofá bem colorido e com uma estampa moderna em primeiro plano. Acima do sofá está um mapa mundi. No fundo fica uma cama com uma colcha verde e um quadro azul em sua cabeceira.

Este segundo fica localizado no mesmo edifício do apartamento anterior, na Rua Souza Lima, e abriga 4 pessoas também. Possui um lindo sofá descolado e colorido na sala e, além da cama, ainda apresenta um sofá-cama de casal que fica na entrada do apartamento. A cozinha é bem espaçosa e conta com tudo que é preciso. Pra quem procura um lugar com máquina de lavar, esse apartamento é ideal.

3.     Avenida Nossa Senhora de Copacabana (para até 3 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Um estúdio com uma cama de casal com manta azul e travesseiros azuis. Um biombo branco em primeiro plano. Uma tv e a janela está aberta e bem iluminada

O terceiro apê que indico em Copacabana é um charmoso estúdio bem iluminado na avenida mais conhecida do bairro, a Nossa Senhora de Copacabana. Conta com uma cama de casal e outra em estilo futon, excelente para famílias com uma criança. Possui uma cozinha em estilo americano, com bancada e tudo que é necessário para fazer refeições no local. Fica a um minuto a pé da praia.

Arpoador

O Arpoador, ou Apex para os mais íntimos, é um cantinho entre Copacabana e Ipanema muito requisitado pelos cariocas da gema. Possui uma faixa de areia mais estreita e exclusiva, sendo muito frequentada por locais. Além disso, conta com a Pedra do Arpoador emoldurando o início da praia. Por lá, no final de cada dia, inúmeras pessoas vão assistir a um dos pores do sol mais bonitos do país. É tão lindo que todo mundo acaba aplaudindo no final. Eu, particularmente, escolheria esse lugar para me hospedar, é um cantinho único no Rio, e ainda assim, com restaurantes e supermercados na porta.

4.     Rua Bulhões de Carvalho (para até 6 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar no Arpoador muito bem decorada, com um amplo espaço, um sofá de couro escuro, uma luminária que se projeta a frente da mesa de centro, que está em cima de um tapete de imita pele de animal. Televisão ao fundo, quadro vermelho, estante cheia de objetos de decoração e uma mesa de jantar de vidro com cadeiras em estofado branco.

Meu favorito no Arpoador é um apartamento super moderno na Rua Bulhões de Carvalho, com uma incrível sala de estar e três quartos! Cabem 6 pessoas nesse apartamento, que possui duas camas de casal e duas de solteiro. Perfeito para amigos viajando juntos ou famílias grandes. E o melhor de tudo, fica praticamente na rua da praia, cheia de bares, restaurantes e supermercados ao seu redor. A Praia do Arpoador está ali do ladinho e, virando a esquina, você já está em Ipanema. Possui garagem, então é perfeito para quem vem de carro também.

5.     Rua Francisco Otaviano (para até 4 pessoas)

A segunda opção é um apart-hotel na esquina da praia, mais precisamente na Rua Francisco Otaviano. Neste cabem 4 pessoas divididas em uma cama de casal e um sofá cama. Ainda conta com piscina, sauna e uma portaria bem moderna. Também tem garagem e lavanderia.

Ipanema

Ipanema é um dos bairros mais famosos do Rio, devido à música Garota de Ipanema, de Tom Jobim, reproduzida mundo afora em diversos idiomas diferentes. Bem próximo a Copacabana, mas mais organizado, Ipanema conta com grandes áreas de lazer (uma das pistas da Vieira Souto abre para pedestres aos domingos) e uma vista maravilhosa do Morro Dois Irmãos fechando a paisagem ao fundo. O bairro é a escolha certeira para ter uma ótima passagem pelo Rio.

6.     Rua Visconde de Pirajá #1 (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Um estúdio em Ipanema com uma mesa redonda com cadeiras em primeiro plano. Atrás está um sofá bege com uma manta verde como detalhe. A sala é dividida do quarto por um lindo biombo brando furadinho. Uma luminária vermelha desce do teto acima da mesa.

O primeiro estúdio que indico é muito gracinha. Fica na Rua Visconde de Pirajá, a principal de Ipanema, com uma decoração super bem feita, num toque moderno misturado com retrô, totalmente reformado e bem iluminado. Um lugar para quem procura estilo! Fica e a 2 minutos da praia de Ipanema. Com uma cama de casal e um sofá-cama separados por um biombo, abriga até 4 pessoas numa das áreas favoritas dos turistas no Rio de Janeiro.

7.     Rua Visconde de Pirajá #2 (para um casal)

Apartamentos para temporada no Rio: Um estúdio em Ipanema com uma cama de casal coberta por uma manta cinza e com toalhas amarelas. Uma escrivaninha preta está a frente, com um enorme leque vermelho chinês entre a cama e a escrivaninha. O final do estúdio é todo aberto, com uma área externa bem iluminada e uma rede laranja pendurada.

A segunda indicação em Ipanema também fica na Rua Visconde de Pirajá, a 3 minutos da praia. Abriga 2 pessoas em cama de casal e ainda vem com um bônus: sua área externa conta com uma rede, ótima para aquele cochilo pós praia. Conta com uma cozinha ampla e uma escrivaninha ótima, ideal para quem precisa trabalhar enquanto viaja. Sua decoração é levemente asiática.

8.     Rua Prudente de Morais (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma cama de casal muito bem decorada, com uma manta bege e 3 sets de travesseiros, dois brancos, dois vermelhos e dois estampados em vermelho e azul. Acima da cama fica um quadro em tons terrosos. Uma escrivaninha está de frente para a janela. Dois abajures do lado da cama em tons amarelos. A janela está aberta e lá fora pode-se ver bastante verde das árvores.

Este apartamento fica na Rua Prudente de Morais, bem em frente à Praça General Osório, uma das principais de Ipanema, que tem entrada para o metrô. Aos domingos, nessa mesma praça, acontece a Feira Hippie, onde o turista com certeza achará o suvenir perfeito para levar de volta pra casa.

O imóvel é um lindo apart-hotel novinho, com uma decoração adorável e fresca, cheia de cores e texturas. Além disso apresenta uma varanda com rede, com vista para a praça e para o Cristo Redentor. O hóspede ainda pode aproveitar a piscina, a sauna e a academia. Um dos nossos apartamentos favoritos e a só 2 minutos da praia. Com uma cama de casal e um sofá-cama, comporta até 4 pessoas.

9.     Rua Gomes Carneiro (para até 6 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar bem espaçosa, com uma mesa com duas cadeiras em primeiro plano, uma TV em cima de um móvel de madeira no fundo, um sofá com uma manta verde e almofadas, e bem ao fundo, uma área externa, com plantas, bem iluminada e cortinas brancas.

Este apartamento na Rua Gomes Carneiro abriga até 6 pessoas divididas em: uma cama de casal, duas de solteiro e um sofá cama. É um apartamento grande e arejado, com quartos amplos e visual bem clean. É o local perfeito para se sentir em casa, com uma cozinha comprida com tudo que é necessário, tanto para rápidas passagens quanto para quem quer estender um pouco mais a estadia no Rio. Ainda possui garagem no edifício.

Leblon/Vidigal

O Leblon é o bairro mais nobre do Rio de Janeiro, o metro quadrado mais caro do país. Tanto que é o palco de todas as novelas de Manoel Carlos, as mais famosas da Globo. É um bairro mais residencial, mais caro e exclusivo. Além do Leblon, que termina junto ao Morro Dois Irmãos, a região ainda conta com a Estrada do Vidigal, que fica próxima a Avenida Niemeyer, onde estão as melhores vistas da Cidade Maravilhosa, sem sombra de dúvidas! Este pedaço do bairro fica na entrada do Dois Irmãos, que antes era evitada pelos turistas, mas que hoje recebe cada vez mais e mais pessoas com seu visual de tirar o fôlego. Perfeito também para quem quer fazer a trilha do Dois Irmãos e ver o Rio de uma posição privilegiada. Quando falo da vista, não estou brincando! Mesmo eu já tendo rodado meio mundo, essa vista está na minha lista das mais lindas que já vi na vida.

10. Estrada do Vidigal #1 (para um casal)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar no Vidigal com uma incrível vista para o mar de sua varanda. Uma rede está pendurada em sua varanda. Um sofá branco está na frente de uma parede verde com pinturas do Rio da artista Linda Valente. Uma estante com uma tv e objetos de decoração está na frente do sofá.

Este primeiro apartamento que recomendo na Estrada do Vidigal é conforto puro. Com uma sala muito estilosa e a parede pintada pela artista carioca Linda Valente, conta com uma varanda com uma rede e vistas de tirar o fôlego. É simplesmente maravilhoso se balançar naquela rede vendo o Rio todo aos seus pés. Além disso, o hóspede pode curtir uma piscina com a mesma vista para a cidade maravilhosa, sauna, academia e garagem (importante para esta locação, pois é preciso fazer uma caminhadinha entre o Leblon e a entrada do edifício, mas nada puxado, e com um visual inacreditável).

11. Estrada do Vidigal #2 (para um casal)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar com um sofá com almofadas coloridas, uma rede pendurada, uma mesa redonda branca com cadeiras brancas, a janela é imensa e dá para ver o mar lá embaixo

Esta segunda indicação de apartamento também fica na Estrada do Vidigal. Possui um visual bem clean e arejado, com amplas janelas com as melhores vistas do Rio de Janeiro. Tambem conta com rede na varanda e um sofá para apreciar a vista. Seu banheiro possui com dois chuveiros e uma máquina de lavar. Fica no mesmo edifício do primeiro, recomendado anteriormente, contando com piscina com vista para a Praia do Vidigal, Leblon, Ipanema e Arpoador, sauna, academia e garagem.

12. Estrada do Vidigal #3 (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma varanda no Vidigal com uma vista inacreditável para o mar lá embaixo e todo o Rio, indo até a Praia do Arpoador. Uma rede laranja está pendurada na varanda.

Mais uma opção na Estrada do Vidigal. Este abriga 4 pessoas separadas em uma cama de casal e um sofá-cama. Com as mesmas vistas maravilhosas, fica no mesmo edifício dos outros dois anteriores, com piscina, sauna, academia e garagem. Sua varanda também tem rede com a tal vista que já cansei de elogiar aqui (mas é porque é arrebatadora mesmo!). Vale a pena a experiência, afinal, quem não vai querer acordar olhando o Rio dessa forma?

13. Avenida Niemeyer (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma sala de estar com um sofá cinza maravilhoso, com uma magnífica vista para o mar e o Rio todo lá embaixo. Uma tv está na frente do sofá em um móvel branco e uma cadeira vermelha está ao fundo.

Este apartamento fica na Avenida Niemeyer. Possui dois quartos, um com uma cama de casal e outro com duas camas de solteiro. Tem as mesmas vistas incríveis, comuns ao bairro, e uma cozinha com uma área externa cheia de verde. É sensacional.

Além disso, o apartamento é bem iluminado e com um visual bem clean. Sua sala conta com uma enorme janela que dá para o mar, então vai ser difícil escolher entre assistir TV ou olhar lá pra fora. Um bônus é sua churrasqueira.

Parque Olímpico

Para os que viajam a trabalho, ou visitam a cidade por conta dos eventos como o Rock in Rio, ou querem fugir dos locais clássicos do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca é uma boa opção. Ótimo também para quem ter mais contato com a natureza e ficar no seu canto sem pressão em turistar, pois assim estará localizado bem próximo às praias do Recreio e do Pontal.

14. Avenida das Américas (para até 4 pessoas)

Apartamentos para temporada no Rio: Uma cobertura na Barra com uma piscina azul redonda, churrasqueira e plantas. O céu está azul com nuvens brancas.

Na Barra da Tijuca, minha recomendação é este apartamento que fica na Avenida das Américas e possui tudo o que você imaginar no interior do edifício: piscina, academia, sauna, salão de jogos, garagem, além de churrasqueira e piscina em sua própria cobertura (sim, é um duplex). É super seguro, sendo possível deixar as crianças soltas enquanto faz um churrasco. Com uma cama de casal e duas de solteiro, abriga até 4 pessoas. Perfeito para quem quer ir pro Rio, mas se isolar em uma casa onde não é preciso sair para nada.

 

*Todas as fotos foram cedidas pela OmardoRio, empresa responsável por todos os apartamentos citados neste post. Reiterando o que foi dito no texto, conhecemos cada um deles pessoalmente, assim como seu anfitrião. Garantimos e confiamos na qualidade de seus serviços.

Salve estas dicas no Pinterest!

Apartamentos para temporada no Rio: os 14 melhores lugares para se hospedar na Cidade Maravilhosa, com vários bairros e hospedagem para diferentes tipos de viajantes, desde os que querem economizar até famílias. Dos mais próximos da praia aos com as melhores vistas da cidade.
Apartamentos para temporada no Rio: escolhemos os 14 melhores apartamentos dentre os milhares que existem na cidade maravilhosa e dizemos porquê cada um deles deve ser considerado na hora de reservar sua estadia na sua visita à cidade. Para vários tipos de viajantes, em vários bairros diferentes.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade