A Escócia faz parte do Reino Unido, mas são poucos brasileiros que ao visitar a Grã-Bretanha colocam o país em seus planos quando visitam a Inglaterra. Grande parte, quando se desloca até a Escócia, conhece no máximo Edimburgo, sua cidade mais turística.
Mas a Escócia tem muito mais motivos que justifiquem a visita (eu acho que até mais que a Inglaterra, desculpe-me), pois é uma região repleta de história e costumes próprios, recheada de paisagens épicas e de castelos antigos extremamente importantes para a cultura não só escocesa, mas de todo o Reino Unido.
Os Castelos da Escócia, os maiores pontos turísticos do país
Os castelos na Escócia são os maiores pontos turísticos da região, e em relação a eles o país não deixa nada a desejar se comparado a qualquer outra nação europeia. A Escócia possui inúmeros castelos medievais extremamente relevantes, que vão desde os maiores e mais conhecidos, nas grandes cidades, àqueles ilhados, às margens de suas estradas ou à beira de lagos de águas azuis.
Leia mais: Como organizar um roteiro de viagem pela Escócia
Em nossa visita ao país visitamos 5 deles, os mais conhecidos por sua importância histórica ou beleza, mas existem muitos outros que merecem a devida atenção.
Em ordem de distância de Edimburgo, fizemos uma lista dos castelos escoceses.
Os que visitamos pessoalmente:
- Castelo de Edimburgo
- Castelo de Stirling
- Castelo Eilean Donan
- Castelo de Inverness
- Castelo de Urquhart
Outros castelos da Escócia igualmente interessantes:
1. Castelo de Edimburgo
O Castelo de Edimburgo não só é o mais conhecido castelo da Escócia, como a atração turística mais visitada de todo o país. Sem qualquer coincidência nisso, fica na cidade escocesa que mais recebe turistas, Edimburgo. É o símbolo da cidade e reside imponente no alto da Castle Rock, uma formação rochosa de onde é possível ver toda a região ao redor lá embaixo.
Sua história é tão rica que ele é tido como um dos castelos mais importantes do Reino Unido, na frente de vários encontrados na Inglaterra. Foi palco de várias guerras, incluindo as de independência do país, na qual teve William Wallace – o protagonista de Coração Valente – como herói.
Veja mais informações sobre o Castelo de Edimburgo, e saiba como chegar, como é a visita ao castelo e onde ficar hospedado durante sua visita à cidade.
2. Castelo de Stirling
Também tido como um dos castelos mais importantes do Reino Unido, muita coisa aconteceu na região do Castelo de Stirling, com eventos datando desde a Idade da Pedra. Fica na cidade de Stirling, a uma hora de carro de Edimburgo.
Em Stirling foram coroados inúmeros monarcas escoceses, como Maria da Escócia, prima de Elizabeth I. Dentro do castelo, grandes obras artísticas nascidas no país podem ser vistas em seus salões, como as Stirling Heads, objetos de decoração que adornavam os tetos dos castelos.
Além dos estilos arquitetônicos únicos que deixaram seu legado por lá, o Castelo de Stirling ainda oferece ao visitante um lindo passeio por seus jardins.
Ao planejar sua viagem pela Escócia, dê uma conferida no Castelo de Stirling. Se organize para visitá-lo a partir de outras cidades, ou planeje uma visita completa à cidade, incluindo suas outras atrações.
3. Castelo Eilean Donan
Tido como o castelo escocês mais bonito, Eilean Donan arranca suspiros de quem o visita. Ele se encontra numa região montanhosa, entre três lagos diferentes, em cima de uma ilhota nos Highlands de Escócia.
Eilean Donan é parada obrigatória para quem quer visitar a Ilha de Skye e fica a 4 horas de carro de Edimburgo.
O castelo de hoje é uma réplica do que ali existiu desde o século XIII e que foi destruído durante uma rebelião no século XVIII. Hoje é procurado como cenários de filmes, casamentos e eventos de alto luxo.
Veja como chegar no Castelo Eilean Donan, o que esperar da visita e o que ver ao redor.
4. Castelo de Inverness
Inverness é a maior cidade dos Highlands escoceses. Lá fica o Castelo de Inverness, que não é aberto ao público (mas existe um projeto para incluí-lo nas rotas dos castelos), mas é possível passear por seu jardim e ter a vista mais linda da cidade, logo acima do rio Ness. Fica a 3 horas e meia de Edimburgo.
O prédio ocre em sua frente é uma delegacia, mas nos fundos é possível ver o edifício construído no século XIX.
Para incluir Inverness em sua lista de castelos da Escócia, veja como visitar a parte mais interessante do país, as Highlands.
5. Castelo de Urquhart
Também nos Highlands, Urquhart fica entre Inverness e a Ilha de Skye. É um dos castelos mais antigos da Escócia e possui um atrativo a mais: o fato de estar à margem do Lago Ness.
Construído no século XIII, o Castelo de Urquhart foi palco de várias guerras e foi parcialmente destruído pelos ingleses durante as revoltas jacobinas.
Hoje o castelo está em ruínas, mas ainda assim é lindíssimo, ressaltando o contraste do azul das águas do Lago Ness com as montanhas ao redor. Fica a 4 horas de carro de Edimburgo.
Saiba mais sobre o Castelo de Urquhart para saber como chegar lá, o que encontrará na visita e onde ficar hospedado. Aproveite e agende um passeio de cruzeiro pelo Lago Ness com a visita ao castelo inclusa.
Outros castelos na Escócia que merecem a visita
Durante o mês em que moramos em Glasgow, ainda ficaram faltando muitos (muitos mesmo!) castelos na Escócia para visitar. Um retorno é mais que sonhado por nós para que possamos conhecer mais e mais este canto do planeta que tanto amamos.
Segue uma lista de castelos que não visitamos, mas que estará em um próximo roteiro para quando retornarmos à Escócia.
6. O Castelo de Glamis
É digno de contos de fadas por sua incrível beleza. Foi escolhido por William Shakespeare para ser o lar de MacBeth, e na vida real foi onde a Rainha Elizabeth passou sua infância. Hoje é conhecido por ser um dos mais assombrados do país, com várias histórias horripilantes sobre fantasmas e demônios. Fica a 1 hora e meia de Edimburgo.
Saiba mais sobre o Castelo de Glamis no site do órgão de turismo da Grã-Bretanha ou no site oficial do castelo.
7. O Castelo de Dunnottar
Foi maravilhosamente construído, no século XIII, em um rochedo na beira do mar, e está estrategicamente posicionado para defender a costa escocesa de navios invasores. O castelo foi escolhido para ser cenário do filme Hamlet, de 1990, com Mel Gibson. Fica a 2 horas de Edimburgo.
Para conhecer mais sobre o Castelo de Dunnottar visite o site do órgão de turismo da Grã-Bretanha ou o site oficial do castelo.
8. O Castelo de Balmoral
É uma das residências oficiais da Família Real britânica, adquirido pela Rainha Victoria no século XIX, e é utilizado principalmente no verão, mas isso não impede os turistas de visitá-lo. Fica a 2 horas e meia de Edimburgo.
Obtenha mais informações sobre o Castelo de Balmoral no site do órgão de turismo da Grã-Bretanha ou no site oficial do castelo.
9. O Castelo de Dunvegan
Fica na linda Ilha de Skye e é o castelo ocupado ininterruptamente por mais tempo em toda a Escócia. O mesmo clã escocês dos MacLeod vive ali há 800 anos. Fica a 5 horas de Edimburgo.
É famoso pela Fairy Flag (ou Bandeira da Fada, em português), um pedaço de pano bastante deteriorado que acreditam ter sido entregue ao chefe dos MacLeod por uma princesa fada. Outra lenda diz que a bandeira foi trazida pelo líder do clã durante as Cruzadas. Após vários estudos foi comprovado que a bandeira veio do Oriente Médio devido ao tipo de tecido e cores encontrados nela.
Conheça mais sobre o Castelo de Dunvegan no site do órgão de turismo da Escócia ou no site oficial do castelo.
Como visitar os castelos na Escócia
A melhor maneira de visitar os castelos na Escócia é de carro. O país possui estradas muito boas e as paisagens entre um lugar e outro são de tirar o fôlego. É bastante natural ficar deslumbrado e querer parar a cada 5 minutos para tirar foto de alguma montanha nevada ou vales épicos. Usar transporte público pode ser relativamente fácil no Reino Unido, mas trará limitações de horários e algumas dificuldades de planejamento. Sem um veículo próprio o turista não terá a liberdade necessária para visitar a região em seu tempo. As paisagens vistas do lado de fora enquanto viaja só poderão ser vistas de longe, das janelas.
Quando for alugar o carro para conhecer os castelos da Escócia, pesquise os preços na RentCars. Com eles é possível pagar a reserva em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes!
Caso queira ir de trem, pesquise no site do ScotRail.
Caso queira ir de Ônibus, pesquise no site do CityLink.
Olá,
Vou à Europa pela primeira vez, no próximo sábado dia 18, e eu e minha esposa nos apaixonamos pelas Escócia, e chegamos em Edimburgo no dia 29 a noite, e ficamos até a madrugada do dia 03.
Já fizemos o roteiro dos castelos que queremos conhecer.
Se vocês pudessem nos dar dicas, quais seriam ?? rs
Castelos que de repente não atingiram às expectativas, algum restaurante .. dicas sobre o Clima para a época ( estamos garantindo de ir bem agasalhados )
Para a Itália, montei o meu roteiro baseado nas suas experiências .. nota 10 para o seu blog.
Oi Gabriel, obrigada pelo comentário, que bom que se interessou em ir para a Escócia, lá é demais mesmo!
Sobre os castelos, eu não colocaria muita expectativa do Eilean Donan e cortaria o de Inverness. O Eilean Donan é muito bonito por fora, mas só isso mesmo, devido a região que ele fica.
O de Inverness não pode entrar, dele só a vista da cidade que vale um pouco a pena de seus jardins.
Em maio/junho não estará TÃO frio, mas o tempo lá é sempre um pouco imprevisível.
Boa viagem para vocês e curtam bastante!
Oi, Larissa. Tudo bem? Eu estou com uma dúvida em relação ao Reino Unido, talvez você consiga me ajudar. Eu fiquei no Reino Unido por 182 dias em 2018. Entrei em Dublin no dia 15 de fevereiro e no mesmo dia já pegueu um voo para Edimburgo. Saí de Edimburgo no dia 18 de abril. Voltei para Edimburgo no dia 02 de maio e saí no dia 28 de agosto. Somando tudo ficou um total de 182 dias e o máximo permitido para o período de um ano é 180, certo? Eu tenho passagem marcada para Edimburgo agora para o dia 26 de fevereiro, você acha que esses 2 dias a mais que fiquei poderão causar problemas? Beijos e obrigada!
Oi Bárbara, a regra é clara e vai depender muito do agente de imigração que estiver na cabine na hora que você estiver entrando no país. Não temos como dizer… 🙁
Oi Larissa, preciso de uma dica, ficaremos pouco tempo em Edimburgo.
E estou buscando alguma excursão que nos leve até high lands e alguns castelos legais no caminho, você tem algum para indicar?
Pensei em excursão pois vou com meus pais e acredito ser mais confortável para eles.
Obrigada, adorei as dicas
Oi Luísa, essa excursão aqui é bem procurada, com um vasto público e bem avaliada. Sai de Edimburgo, como você quer e vai até as Highlands, Glencoe, Lago Ness e Castelo de Urqhart.
Muito bom , Larissa! Parabéns pelo blog.
Quarta embarco para uma viagem de 18 dias pelo Reino Unido. Faremos Londres, Edimburgo, Inverness e Glasgow . Ficamos super tentados a conhecer ilha de Skye.
Amei as dicas e já as anotei.
Show!!
Obrigada pelo comentário, Olivia! Fico muito feliz de ver cada vez mais brasileiros indo para a Escócia!
fiquei na ESCÓCIA em 2013 por 35 dias, visitei,mais de 40 castelos,todos os mencionados aqui,e fui de trem e onibus a partir de EDIMBURGO,montei minha rota com cidades bases,como STONEHAVEN,PERT,INVERNESS,OBAN, ILHA DE SKYE, os trens são fáceis e os onibus tb,alguns castelos dei uma boa caminhada da estrada,mais tudo perfeito, fiz tudo sobre MARY STUART,onde nasceu,castelos que viveu,onde foi presa e as ruinas na ilha, de onde fugiu,os escoceses, são o povo mais gentil que conheci, de toda EUROPA,ninguém me deixava pegar uma mala,as senhoras cuidando do jardim me diziam, HELOO,HAVE A NICE DAY,as vezes não acreditava que era o mesmo planeta,no dia de vir embora, chorei muito na ponte perto da estação, onde um gaiteiro tocava,assustei as pessoas que pensavam que eu estivesse, mal,mais era só tristeza por deixar aquela terra de sonhos,meus 60 anos foi um presente que me dei com a graça de DEUS
A Escócia é um lugar maravilhoso mesmo!
Olá Larissa! Adorei o post. Nunca fui em um castelo mas quero muito ir. São demais, contam histórias por si só. O que mais me chamou atenção foi esse de Dunnottar. Achei lindo. Parabéns pelo post e pelas fotos. 😉
Castelos nos faz remeter as aulas de história da escola, não é? É muito emocionante visitá-los. O de Dunnottar não fomos, mas queremos voltar à Escócia para ir nele!
Oi. Procuro fazer amigos para conhecer a Escócia. 😊
FABIO, o castelo de DE DUNNOTTAR é incrível,num penhasco, vc se hospeda em STONEHAVEN, uma cidadezinha que fica a uma hora de trem de EDIMBURGO, de lá pega onibus que para no caminho que leva ao castelo,fiquei no HOTEL, ROYAL,num quarto de frente pro mar,ao lado de um pub, onde conheci a cerveja GUINESS, e tb fui em mais dois castelos sendo um o CAWDOR.tudo vale a pena, a ESCÓCIA é maravilhosa,o caFé da manhã é um almoço,pesquisei tudo e lá eu sabia todos os horários,dos destinos, e o melhor gastei muito pouco,pq comprei comida em supermercados,e detalhe fui sózinha com DEUS.
Adorei a viagem à Escócia que fiz há uns anos e foi excelente relembrar com este artigo. Uma das coisas que mais me lembro são dos castelos, super imponentes por entre aquela linda paisagem verde. Realmente não é um país muito conhecido or portugueses… talvez por ser um pouco caro.
Realmente a Escócia, assim como o Reino Unido todo é bem caro, uma pena 🙁
Mas o país é fascinante, adoramos o povo de lá, bem hospitaleiro! Brasileiros não visitam muito também, a maioria vai a Londres e no máximo a Edimburgo.
Que castelo mais perfeito que o outro. E a paisagem em volta é de tirar o fôlego. Quantos dias você acha necessário para conhecer todos eles? E dá para entrar em algum? Beijos
Oi Giulia, a maioria desses castelos ficam nos Highlands escoceses, temos um texto só sobre viajar por lá: https://vidacigana.com/highlands-terras-altas-escocia/
Acredito que 1 dia para cada é o suficiente, já que o deslocamento é o que pesa, pois não são perto uns dos outros. Dá pra entrar na maioria sim 🙂
Adorei o castelo de Elian Donan! Com aquela pontezinha, fica mesmo pitoresco! A Escócia deve ser um país muito interessante de visitar… há 2 anos visitei a Irlanda em pleno inverno, que tem as suas semelhanças, e ADOREI mesmo. Foi uma das viagens que mais gostei (ainda tenho que escrever sobre isso no blog, mas isso são outros 500!).
beijos!
A Irlanda é um sonho nosso, queremos muito ir! Quem sabe no Saint Patrick’s Day? HEHEHE
Vou procurar suas dicas quando pisar em terras irlandesas, aguardo os posts 🙂
Eilean Donan é uma preciosidade, fica em um lugar mágico!
Não precisei nem chegar no 9 para você me convencer.
Lindos demais!!! Já entraram para a minha Bucket List!!
Que bom Fran! Queremos muito voltar a Escócia para ver os outros que não conseguimos visitar!
Olá Larissa, parece cenário de conto de fadas. Quase esperamos que sereias de longos cabelos ruivos ou duendes rezingões saiam detrás de uma pedra, para nos surpreender. E a ideia de passar aí um mês sem pagar alojamento é realmente fantástica.
Grata pela partilha
Fazer house sitting foi a melhor coisa que fizemos nessa volta ao mundo!
E sim, a Escócia parece saída de um conto de fadas, tem lugares lá que eles até acreditam em fadas!
Caramba que castelos incríveis! A Escócia já estava na minha bucket list de viagem e agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer o país! Parabéns pelo post 🙂
A Escócia é linda por inteiro, com um povo maravilhoso! Não vejo a hora de voltar!
Bah, nunca tinha pensado em fazer uma rota de castelos na Escócia e sinceramente, nem pensava que existia tantos, além do de Edimburgo.
A Escócia é um dos países com mais castelos na Europa. Durante sua história já existiu mais de mil em todo o país!
Adoro a Escócia!!! Coincidentemente, acabei visitando os mesmos castelos que você… Mas também fiquei com vontade de conhecer esses outros…
Sim, queremos muito voltar pra conhecer esses outros, o Glamis então, deve ser um espetáculo!