Home » Destinos » Reino Unido » Roteiro pela Escócia: as cidades, as Highlands e a Ilha de Skye
Reino Unido

Roteiro pela Escócia: as cidades, as Highlands e a Ilha de Skye

Roteiro pela Escócia: A maravilhosa Aurora Boreal vista dos céus de Inverness, nos Highlands escoceses.

Para montar um roteiro pela Escócia é preciso primeiro definir que parte do país você quer conhecer. A Escócia é dividida geograficamente entre as Terras Baixas, onde se localizam suas maiores cidades, e as Terras Altas, as famosas Highlands, onde estão suas paisagens mais impressionantes. Escolher visitar uma região ou outra (ou ambas) é determinante para saber quantos dias de viagem serão necessários em seu roteiro e qual a melhor forma de se locomover de um canto a outro do país.

O que incluir em seu roteiro pela Escócia

As maiores cidades escocesas ficam na parte baixa do país, próximas à fronteira com o norte da Inglaterra. A capital, Edimburgo, é a cidade mais turística e costuma ser o ponto de partida de todo roteiro pela Escócia.

Edimburgo tem atrações para vários dias de estadia e pode ainda servir como base para explorar as cidades vizinhas ou mesmo as Highlands, em tours diários. Das demais cidades, Stirling e Glasgow são opções interessantes para incluir alguns dias no roteiro.  Já na costa leste, Dundee e Aberdeen, sem grandes atrativos, não costumam figurar nas escolhas de muita gente.

Na costa oeste do país, a única cidade grande é Inverness, que serve de apoio para explorar o Lago Ness e seus arredores. O restante das Highlands é formado por vilarejos e pequenos povoados, que apesar de reduzidos, têm boa estrutura de hospedagem para quem viaja o interior do país por conta própria. Um roteiro pela Escócia certamente passará por muitos deles, especialmente daqueles que quiserem se aventurar por dentro da Ilha de Skye, com a calma que a região merece.

Leia mais: 9 Castelos na Escócia para se apaixonar pelo país

Como se locomover na Escócia

O sistema de transporte público funciona muito bem na Escócia. O turista tem à disposição linhas de trem e ônibus que circulam por todo o país ligando as principais cidades e os mais diversos vilarejos do interior.

Na parte baixa do país os trens são a melhor escolha. Há partidas a cada 20/30 minutos ligando Edimburgo, Glasgow e Stirling, em viagens que duram pouco menos de uma hora. Os horários podem ser vistos no site da ScotRail.

Para economizar umas libras a mais, a alternativa pode ser recorrer aos ônibus intermunicipais. A maior empresa, que oferece viagens até aos menores povoados do país, é a Scottish City Link. Para encontrar ofertas de viagens por 1 libra apenas, procure por promoções com a MegaBus.

Para combinar trens e ônibus e comparar qual o melhor trajeto a ser feito até seu destino, faça sua busca inicial no Traveline Scotland.

Para visitar as maiores cidades o transporte público é suficiente. Mas para um roteiro pela Escócia que se aprofunde nas Highlands e vá explorar a Ilha de Skye, a melhor escolha é alugar um carro para ter a liberdade necessária para explorar a região.

roteiro pela escócia: as incríveis paisagens da ilha de skye

Por mais que seja possível chegar aos povoados mais remotos usando os trens e ônibus escoceses, só o carro permitirá que o visitante chegue aos locais com as paisagens mais impressionantes.

O trânsito na Escócia segue a mão invertida, como na Inglaterra. Mas não limite seu roteiro por receio de dirigir “do lado errado”. As estradas na Escócia não são muito movimentadas e talvez sejam o melhor lugar para perder o medo de guiar sentado do lado direito do carro.

Para sua viagem: Alugue um carro com a RentCars e pague por sua reserva em reais sem cobrança de IOF.

O que ver e fazer em cada cidade e região escocesa

Para explicar o que fazer em cada região e dar dicas de quantos dias de viagem serão necessários para cumprir seu roteiro pela Escócia, vamos dividir as atrações do país em quatro regiões:

Edimburgo

Roteiro pela Escócia: A cidade de Edimburgo vista do alto do Castelo.

Edimburgo é a melhor introdução para um roteiro pela Escócia. É a cidade mais turística e onde estão as maiores atrações da parte baixa da Escócia. Fique alguns dias para se ambientar, use a cidade de base para explorar outras próximas e saia de lá em um carro alugado para explorar as Highlands.

2 ou 3 dias – O básico de Edimburgo

Reserve 2 ou 3 dias de seu roteiro pela Escócia para conhecer as principais atrações da cidade. Faça o básico: vá ao Castelo de Edimburgo, explore a Royal Mile, suba o Calton Hill e não saia de Edimburgo sem visitar também o National Musem of Scotland para entender a história do país.

4 ou 5 dias – Edimburgo por inteira

Com alguns dias a mais já dá para conhecer tudo o que Edimburgo tem a oferecer com a calma necessária.

Veja o que fazer em Edimburgo, conheça todas as atrações locais e se apaixone pela cidade.

7 dias ou mais – A Escócia inteira sem sair de Edimburgo

Se você não curte a ideia de alugar um carro para explorar o interior do país, você pode montar seu roteiro pela Escócia sem precisar dormir fora de Edimburgo.

Da capital, explore Glasgow e Stirling em passeios diários, estilo bate e volta, usando os trens escoceses. Para visitar as Highlands, você pode embarcar em tours organizados pelas agências turísticas locais, que têm opções com um ou mais dias de duração.

Glasgow e Stirling

Roteiro pela Escócia: Arte de rua de Glasgow, maravilhoso!

Muita gente deixa de fora Glasgow e Stirling do roteiro pela Escócia, mas as cidades são essenciais para entender a história do país e ver como é a vida de quem vive na Escócia hoje em dia.

Ambas podem ser visitadas como um bate e volta a partir de Edimburgo, mas para uma viagem com mais calma, reserve ao menos uma noite em cada para sentir o clima das cidades escocesas.

Em Glasgow, para quem visita em um bate e volta, passe o dia no centro da cidade, caminhando pela George Square, Buchanan e Argyle Street. Se possível, visite a cidade em um fim de semana de sol (coisa rara no Reino Unido) e veja as ruas se colorirem, cheias de apresentações culturais ao ar livre.

Para quem quer dedicar mais tempo a Glasgow em seu roteiro pela Escócia, passe uma noite na cidade para poder explorar os restaurantes do West End e ir ao Riverside Museum.

Veja o que fazer em Glasgow, a maior cidade da Escócia.

Em Stirling, as atrações são o castelo da cidade – imperdível – e o Monumento a William Wallace. A cidade é o local da famosa batalha retratada em “Coração Valente” e uma visita é fundamental a quem se interessa por este período da história escocesa.

Conheça Stirling, na Escócia e a história de William Wallace.

O Lago Ness, Inverness e as Highlands

Roteiro pela Escócia: O Castelo de Urquhart na beira do Lago Ness, nos Highlands escoceses.

Inverness é a maior cidade das Terras Altas escocesas e ponto de parada obrigatório em qualquer roteiro pela Escócia que pretenda explorar as Highlands.

Inverness também é famosa por ser a base para visitar o famoso Lago Ness e tentar avistar o famoso monstro. Reserve ao menos um dia de seu roteiro para conhecer o lago e o lindo Castelo de Urquhart, de onde se tem as melhores vistas do espelho d’água.

Com uns dias a mais, use seu tempo para explorar o centro da cidade. E fique atento à previsão: Inverness é o melhor lugar do Reino Unido para ver a Aurora Boreal! É raro, mas caso o dia esteja propício, se afaste das luzes da cidade para presenciar um fenômeno único.

Leia mais: As Highlands da Escócia, como fazer a melhor viagem do Reino Unido.

A ilha de Skye

Roteiro pela Escócia: O lindo e dramático cenário da Ilha de Skye

Dentro das Highlands, mas ainda mais isolada, a ilha de Skye é um destino à parte e merece alguns dias dedicados apenas para si num roteiro pela Escócia.

A ilha não é servida pelas linhas férreas escocesas. As estações de trem mais próximas ficam em Kyle of Lochalsh, próximo ao Castelo de Eilean Donan e em Mallaig, de onde é possível cruzar até a ilha usando um ferry.

De ônibus, a Scottish City Link tem linhas até Portree, a maior cidade de Skye. Ou mesmo até o porto de Uig, no extremo norte da ilha.

Estas viagens, no entanto, servem mais aos moradores do que aos turistas. Como todas as atrações da ilha ficam distantes dos povoados, alugar um carro é fundamental para ordenar bem seu roteiro.

Veja como foi nosso roteiro pela Ilha de Skye.

Como combinar seu roteiro pela Escócia com o restante do Reino Unido

Roteiro pela Escócia: Como visitar a Escócia e ainda ver algumas cidades do norte da Inglaterra, como York
York, no norte da Inglaterra

Um roteiro pela Escócia encaixa muito bem como uma extensão de uma viagem a Londres. Pela distância, um voo curto é a melhor opção para viajar da capital britânica à Escócia, levando 1 hora e meia no trajeto. Na Escócia os principais aeroportos são os de Edimburgo e Glasgow, que recebem voos de diversas companhias, incluindo as low-cost.

Indo de ônibus, as viagens saem do terminal Victoria em Londres e duram 8h30 até Glasgow ou 9h30 até Edimburgo, caso opte por viagens noturnas sem paradas. Poucas linhas, no entanto, fazem o trajeto direto e as paradas podem fazer a viagem durar até o dobro do tempo.

Para pesquisar linhas e horários de ônibus pelo interior do Reino Unido use o site da National Express. Para comparar preços e trajetos de empresas diferentes use sites como o Check My Bus.

Os trens de longa distância no Reino Unido são muito caros e só compensarão se a compra das passagens for feita com muita antecedência. Use o site da National Rail para se planejar.

De Londres a Edimburgo os trens saem da estação Kings Cross. Se seu destino for Glasgow, as viagens partem de London Euston.

Particularmente acho um desperdício emendar um roteiro pela Escócia saindo diretamente de Londres. Caso tenha tempo em sua programação, inclua paradas intermediárias pelas cidades do norte da Inglaterra e sua viagem será muito mais interessante.

Se você vai de Londres a Edimburgo, passe alguns dias em York antes de seguir pela Escócia. A cidade, com seu centro amuralhado, é uma das mais fascinantes de todo o Reino Unido.

Para quem tem Glasgow como destino final, a melhor opção é explorar Liverpool e conhecer de perto as atrações da cidade dos Beatles.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

22 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Tenho 5 dias pra visitar as highlands na Escócia no meio do ano, e tô com dificuldades de escolher o que visitar. Já bati o martelo que quero ver Inverness e a Ilha de Skye. Por enquanto meu roteiro é o seguinte:

    Dia 1: chegada em Inverness às 15:00, explorar a cidade.
    Dia 2: Lago Ness, Castelo de Urqhardt, etc.
    Dia 3: Saída de manhã pra Ilha de Skye: Old Man of Storr, Kilt Rock, etc. Dormida em Portree.
    Dia 4: ?
    Dia 5: ? (preciso estar de volta a Inverness às 17:00hs pra pegar meu trem de volta) a Edimburgo.

    Minha dúvida é o que fazer nesse dia 4, e no dia 5 até o meio da tarde. Aqui vão as opções que eu estou pensando:

    1) Ficar mais 1 dia em Skye?
    2) Deixar Skye na manhã do dia 4 e irmos pra Fort William?
    3) Ou você tem alguma sugestão melhor?

    No mais, você acha que esse roteiro está razoável?

    • Oi Pablo, já deu uma olhada nesse nosso roteiro pelas Highlands? Veja se tem algo a mais para incluir. Fort William e Glen Nevis podem ser uma ótima opção, são lugares bem bonitos.

  • Pessoal, boa noite. Eu e minha esposa achamos top demais este blog de vocês. Tanto é que lemos o post sobre as highlands e vamos fazer exatamente o roteiro que vocês fizeram…rs! Desculpem-nos por imitá-los.

    Uma dúvida que ocorreu é o seguinte (não sei se alguém perguntou): onde posso encontrar o tradicional uísque escocês? eu amo uísque e queria um que fosse aquele bem tradicional. Vocês recomendam algum?

    Dps mando um comentário no post das highlands com algumas duvidas.

    Muito obrigado.

    Abração.

    • Oi Raphael, obrigado. Não tem problema nenhum “imitar” nosso roteiro. É pra isso mesmo que a gente publica em nosso blog. 🙂
      Sobre as destilarias, existe a “rota do uísque” na Escócia, uma região que concentra várias destilarias famosas, entre as rodovias A95 e A96, mais ou menos 1h ou 1h30 de carro de Inverness (sentido Aberdeen). Como eu não sou conhecedor, sugiro que você, ao chegar em Edimburgo ou Inverness, procure indicações locais e monte seu roteiro das destilarias conforme te sugerirem.

  • Boa Tarde Carlos e Larissa, estou muito encantada com o site de vocês, pretendo fazer minha primeira viagem internacional (comemorar os 30tão rsrs) e o roteiro que mais me agrada é o reino unido principalmente a Escócia, vi que vocês já postam bastante conteúdo, já li quase todos, estou encantada eu pude viajar pelas Higlands apenas lendo a matéria, meu coração quase saiu pela boca quando chegou na parte da Aurora Boreal, me senti feliz por vocês! Gostaria de fazer duas perguntas…
    1º quantos dias para explorar as Higlands sem pressa?
    2º quanto gastarei em média ?

    Desde já agradeço!

    • Oi Gabriela! Nem fale em fazer 30! Hahahaha vou fazer 31 esse mês e já estou aflita! 😀
      Ficamos felizes que tenha gostado do texto e que tenha se apaixonado pela Escócia, lá é um lugar mágico e não vemos a hora de voltar!
      Sobre suas dúvidas:
      1 – Para explorar as Highlands sem pressa eu reservaria 5 dias. Nós fizemos em 3, conseguimos ver bastante coisa, mas muitos lugares também passaram batidos.
      2 – Sobre os gastos, depende muito do seu estilo de viagem, não temos muito como calcular. Depende do tipo de acomodação, se vai alugar um carro, se vai fazer todas as refeições na rua, etc.

  • Cheguei a esse blog, procurando informações para fazer Londres/Escócia e ir até Inverness, de carro. Pretendemos sair de Londres na segunda 04/06/18 e retornar na sexta ou sábado (09/06), pois na segunda já estaremos de partida para Amsterda/Bruxelas/Paris (22 dias ao todo). Enfim, gostaria de algumas dicas, do trajeto até Edimburgo, se for possível!! Obrigada ( Saio do Brasil dia 24/05 ficando alguns dias em Londres com meu irmão)

    • Oi Grazielle, tudo bem? Você teria 5 dias entre Londres e Inverness, não é? Ficaria bem corrido para parar em muitos lugares. Nós fizemos o caminho inverso e passamos por Edimburgo/York/Liverpool/Stratford-Upon-Avon/Bath/Bristol/Londres. Temos textos sobre cada um dos destinos, menos, Bristol. Mas se fossemos escolher para conhecer rapidinho, iríamos com certeza em Bath e York. Cidades maravilhosas! Agora, se vc for uma beatlemaníaca como eu, tem Liverpool também, mas não sei se é comparável com Bath e York. De Bath vc pode aproveitar para visitar Stonehenge.
      Coloquei todos os links pra vc dar uma lida nos textos e se decidir 🙂

    • Oi larissa, obrigada pela resposta, mas desculpa não expliquei direito, vou chegar em Londres dia 25/05 e saio dia 11/06….então quero ficar uns 6 dias com meu irmão e o restante pretendo conhecer outros lugares! Obirgada.

    • Ah, então vc teria mais ou menos uns 9/10 dias para conhecer o resto, é isso? Eu iria para York, depois Edimburgo, Ilha de Skye, Inverness. De lá descia de volta a Edimburgo, Bath (com Stonehenge) e depois seguiria de volta a Londres. Ficaria meio corrido, mas se for de carro acho que dá pra administrar bem.

    • E abusando um pouco, fiquei sem saber se os castelos que vcs visitaram na Escócia cobram para entrar!! Brigadinhaaa

  • OI, Carlos, tenho sonho de viajar para Escócia mas não sei inglês. Queria um pacote com tudo incluso: passagem ida e volta, hotel e passeios pelas terras altas da Escócia, principalmente, os lugares onde foram filmados a série Outlander. Estou pesquisando mas acho pacotes separados: passagens e passeios terrestres. Se puder me orientar o que devo fazer te agradeço. Katia.

    • Oi Katia, o mais adequado seria procurar uma agência de viagens que possa fazer um pacote personalizado para você. Como costumamos viajar por conta própria, não estamos muito por dentro dos pacotes e agências, até porque ir com elas sai mais caro. Dê uma olhada nas maiores da sua cidade, converse com um agente e veja o que pode ser feito para você aproveitar ao máximo.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade