Home » Destinos » Nova Zelândia » Escolhendo operadora de celular na Nova Zelândia
Nova Zelândia Planejamento

Escolhendo operadora de celular na Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, como em boa parte do mundo, as linhas de celular funcionam atualmente através de um SIM Card, o que simplifica bastante a obtenção de uma linha pré-paga para qualquer turista. Nos dias atuais chega a ser comum ver viajantes colecionando chips e linhas a cada país que visitam.

As operadoras

O país conta com 4 operadoras de celular em funcionamento, sendo duas bem grandes (Vodafone e 2degrees) e outras duas menores (Spark – a antiga Telecom, operadora das linhas fixas do país – e Skinny).

Todas oferecem planos pós e pré-pagos, mas para um estrangeiro não há muita opção, pois exigem no pós, além de um comprovante de residência, um prazo de fidelidade mínimo de 24 meses. Entre as opções de planos pré-pagos, todas oferecem pacotes similares que incluem 100 minutos de ligações para números neozelandeses e australianos, mensagens de texto ilimitadas e 500MB de dados de 3G por mês.

Na Vodafone, 2degrees e Spark, o pacote sai por 19NZD. Na Skinny custa 16NZD. Há pacotes mais baratos em todas elas também, com menos minutos, sem os SMS ilimitados (os kiwis usam muito mais o texto que a ligação em si) e sem 3G, que deveria ser adquirido em separado conforme a necessidade.

Na 2degrees e Skinny, os minutos e dados não usados acumulam para o mês seguinte. Na Vodafone e Spark, não.

Todas oferecem ligações gratuitas entre números da mesma operadora (na Vodafone apenas nos fins de semana), mas no dia-a-dia, grande parte dos números neozelandeses são da Vodafone, com a 2degrees vindo logo em seguida. Nós mesmos sequer havíamos ouvido falar na Skinny quando precisamos fazer nossa escolha. Optamos pela 2degrees por conta da possibilidade do acúmulo de minutos. De todo modo aqui também existe portabilidade numérica e parece ser bem fácil migrar entre uma e outra conforme a necessidade.

Comprando um chip neozelandês…

Para comprar o chip (ou o aparelho, caso precise), Vodafone e 2degrees têm lojas e revendas em todas as grandes cidades do país. A Spark tem algumas lojas e a Skinny não tem loja física, apenas online. É possível, no entanto comprar chips de qualquer operadora nas redes de supermercado do país (Pak’n Save, New World e Countdown) ou chips e aparelhos nas lojas The Warehouse – onde caso compre o aparelho você ganha o SIM card, economizando assim 5 NZD.

…e um aparelho

Os aparelhos, independente de onde sejam comprados, vêm bloqueados pela operadora e o desbloqueio não é gratuito (30NZD). Caso queira, no entanto, é possível reaproveitar um aparelho brasileiro, mas neste caso é recomendável comprar o chip em uma loja física de alguma operadora pois é necessário alterar algumas configurações internas pro chip funcionar.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Vida Cigana

11 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Internet aqui tem suas vantagens e desvantagens.

    Comparando com o Brasil as operadoras oferecem um plano de 4G mais barato. A diferença é que no Brasil se limita por dia ou por mês, enquanto aqui é só por mês.
    Logo pra um plano de 500 mega no mês, esse de 20 Kiwis, você pode ver um vídeo e gastar tudo de uma vez. Comparativamente a TIM que tem um plano mais barato cobra 99 centavos por 50 mb dia com limite de uso. Sendo assim, a franquia total de dados é de 1,5 Giga e você paga em torno de 30 reais só pra isso. Só que no Brasil você não acaba gastando só 30 reais neh? Aqui você tem internet de graça nas ruas, 30 minutos por dia e pode pagar por mais. A Spark também disponibiliza 1 giga de consumo diário para pontos espalhados pela cidade. São cabines aonde a internet é liberada. Fora isso, o plano pré pago mais caro que achei girava em torno de 46 dólares, com 3 gigas mensal. Achei caro nesse sentido. Aqui alguns hostels vão dar internet de graça e outros cobraram. Paguei 12 dólares a semana no Camel Hostel. Não é muito rápida e tem sempre pico de uso, mas dá pra se comunicar com os familiares e se virar bem.

  • Olá vou ficar um mês em Auckland com o meu namorado para fazer intercambio e pretendo comprar 2 chips, e gostaria de saber se é viável e se para turista é tranquilo pegar um chip pré-pago?

    Obrigada.

  • E internet?
    como funciona e quanto custa?
    como são os pacotes que usam modem em notebooks?
    Duvidas! duvidas!

    Voces são ótimos!
    abraços.

    Leatrice

    • Oi Leatrice,

      Nosso acesso a internet funciona sempre pelo wifi das casas onde ficamos. Antes de chegar nos aterrorizavam dizendo que seria bem lenta, mas parece que o sistema tem evoluído e não é mais como uns anos atrás.
      Quando ocorre um caso extremo de não termos housesitting e o local onde estarmos hospedados também não oferece wifi gratuito, nós ficamos apenas com o 3G do celular, já que isso não acontece por muitos dias seguidos. Nunca chegamos a pesquisar sobre modens portáteis, mas todas as operadoras oferecem pacotes. Vale acessar o site de cada uma e ver as condições.

      Um abraço,
      Carlos

  • Eu comprei um device da vodaphone, custou NZ60 com 5gb p usar em 6 meses, pode ligar 5 aparelhos diferentes, faz top up automatico se quiser … foi oq achei mais em conta …

  • Vocês conseguem usar a wi fi do cel de vcs no notebook enquanto viajam? Pergunto isso porque eu e me namorado acabamos de chegar na nz e queremos dar um rolê com um motorhome pela ilha mas assim como vcs trabalhamos online. Como vcs fazem?

    • Na verdade nunca tentamos. O notebook a gente usa quando apenas quando tem uma base fixa, mas existem sinais de wifi gratuitos da Spark em alguns pontos nas cidades maiores. E dá pra descolar wifi em alguns i-Sites tb, como o de Rotorua, ou nas bibliotecas públicas.

    • De todo modo (ainda que seja possível) não acho que seja uma boa opção usar a cota de 3G no notebook, já que é bastante limitada (500MB/mes). Talvez valha mais a pena passar em alguma loja de operadora e comprar um modem próprio.
      Um abraço,
      Carlos

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing