O clima no Vietnã é bem diverso ao longo do ano. Desta forma, escolher a melhor época para visitar o país é o primeiro passo para garantir uma viagem perfeita.
O Vietnã é um país extenso, que se prolonga das altas montanhas na fronteira com a China, às planícies úmidas do sul do país, passando por mais de três mil quilômetros de litoral. Com isso, é possível que sua viagem encontre períodos secos num dia e chuvosos no outro, apenas por ter se deslocado de uma região a outra do país.
Assim, antes de planejar a viagem, é bom saber que, independente da época escolhida para visitar o país, o clima encontrado será bem diversificado ao longo de suas regiões.
Saiba as 3 formas de conseguir o visto para o Vietnã.
Qual a melhor época do ano para viajar para o Vietnã?
Numa análise simplificada, a melhor época para viajar para o Vietnã vai de novembro a abril.
Mas para montar um roteiro de viagem detalhado é necessário se aprofundar nas variações climáticas do país. E para isso é preciso entender como é o clima no Vietnã nas três principais regiões em que o país pode ser dividido.
O clima nas diferentes regiões do Vietnã
Para montar um roteiro de viagem que passe por toda a extensão do Vietnã, o ideal é imaginar o país como se fosse composto por três destinos distintos:
- O Norte: Hanói, Halong Bay e as Montanhas
- O Centro: Hué, Hoi An e Nha Trang
- O Sul: Ho Chi Minh City, o Delta do Mekong e a ilha de Phu Quoc
Como cada uma dessas regiões tem suas características e clima próprios, escolher a melhor época para visitar o Vietnã, organizando uma só viagem que contemple as três áreas, pode se tornar uma tarefa complexa.
As temperaturas médias no Vietnã
O clima no Vietnã está longe de ser apenas quente e úmido o ano inteiro, como normalmente essa questão é apresentada numa análise superficial.
O Sul do país, na região ao redor da Cidade de Ho Chi Minh, é a única região onde as temperaturas se assemelham ao que ocorre no restante da parte continental do Sudeste Asiático, com abril sendo o mês mais quente.
Quanto mais ao norte, mais identificáveis ficam as estações do ano, com invernos frios e secos, em grande contraste com o restante do país. No extremo norte, nas montanhas que fazem fronteira com a China, o inverno pode baixar a temperatura para níveis próximos a zero, tendo possibilidade até de nevar (!) em anos mais frios.
As chuvas no Vietnã
No norte e no Sul do Vietnã o período de chuvas acontece de maio a outubro. O período seco, portanto, de novembro a abril, coincide com a melhor época para visitar a Tailândia e outros países da região, tornando-o ótimo para planejar um roteiro pelo Sudeste Asiático.
Já na região central do Vietnã a história é diferente. A área é afetada por chuvas de monções que começam no final de agosto e se estendem até o fim do ano. Durante os meses de pico das chuvas há inclusive o risco de tufões se formarem e a visita não é recomendável.
O Norte: Hanói, Halong Bay e as Montanhas
O clima no Norte do Vietnã começa o ano com o nível mais baixo de chuvas e com temperaturas igualmente baixas, se comparadas ao restante do Sudeste Asiático.
Em Hanói, a capital do Vietnã, as temperaturas mais amenas em janeiro podem tornar a visita mais agradável e não diminuem em nada a diversão nos passeios e cruzeiros por Halong Bay. Para quem pretende ir às montanhas, roupas de frio passam a ser uma necessidade. A partir de março as temperaturas sobem e uma visita às regiões montanhosas passa a ser altamente recomendável.
De maio a meados de outubro é o período com as temperaturas mais altas do ano e também o momento em que chegam as chuvas das monções no norte, com junho, julho e agosto sendo os meses mais chuvosos. Nesse período a visita a Halong Bay fica em risco e são cancelados os planos de subir às montanhas. Como o grande atrativo da região são as trilhas, elas estarão enlameadas ou mesmo bloqueadas devido ao excesso de chuva.
No fim de outubro as chuvas cessam, os cruzeiros por Halong Bay têm pouquíssimo risco de fracassarem e as trilhas voltam a estar próprias ao turismo. Ao longo de toda a região as temperaturas se mantêm altas, diminuindo gradualmente ao longo dos meses conforme o inverno se aproxima novamente.
O Centro: Hué, Hoi An e Nha Trang
A região central do país reúne um pouquinho de cada um dos modelos disponíveis de turismo no Vietnã. Por aqui estão a cidade imperial de Hué e a histórica Hoi An, a antiga zona desmilitarizada da guerra, próxima a Da Nang, as praias de Nha Trang e as caminhadas pelas montanhas em Dalat e no interior, na fronteira com o Laos.
Assim, visitar o centro do país é ter a chance de explorar um pouquinho de tudo o que o Vietnã tem a oferecer, mas sem a “fama” dos destinos mais conhecidos do país. E como as monções afetam a região quase de maneira inversa às demais áreas do país, o centro passa a ser um destino certo a quem quer conhecer o país mesmo fora da época ideal para visita às suas maiores cidades.
O clima no Vietnã em sua região central faz com que a visitação seja propicia em todos os primeiros meses do ano. Para quem curte uma trilha pelas montanhas, em janeiro ainda faz um friozinho, mas já dá praia em Nha Trang, e nas maiores cidades da região o ano já começa com um clima ótimo.
De fevereiro a junho a região está em seu auge, com todas as atividades altamente recomendáveis. Em junho e agosto o clima segue ótimo para a praia e para as visitas às cidades próximas ao litoral.
A partir de setembro a chuva chega de vez em toda a região. E se tornam tão intensas em outubro e novembro que passa a ser desaconselhável o turismo. O centro histórico da cidade de Hoi An, por exemplo, que é patrimônio mundial da UNESCO e uma das mais turísticas da região central do Vietnã, fica em área inclinada a alagamentos e por lá são comuns as inundações nessa época de chuvas mais intensas.
O Sul: Ho Chi Minh, o Delta do Mekong e a ilha de Phu Quoc
O sul do Vietnã é a região do país que mantém o clima com a maior regularidade ao longo do ano. As temperaturas e a umidade estão sempre lá no alto e fazem com que a decisão sobre qual a melhor época para visitar suas atrações como a Cidade de Ho Chi Minh, o Delta do Mekong ou a ilha de Phu Quoc, passe apenas pela análise de seu período chuvoso.
No sul do país, como em boa parte do Sudeste Asiático, só há duas estações: a seca e a chuvosa. O período seco vai de meados de outubro a abril e as chuvas ocupam os meses de maio a setembro.
Ao contrário do centro do Vietnã, onde as precipitações têm uma cara de dilúvio, no sul a dinâmica é mais parecida com o clima tropical, com chuvas torrenciais concentradas no meio da tarde. Isso faz com que, apesar de não ser o ideal, mesmo no período chuvoso, por aqui seja possível nesta época visitar até as regiões de praia, como a ilha de Phu Quoc, próxima ao litoral do Camboja.
De janeiro a março é uma excelente época a visitar o sul do Vietnã, com temperaturas altas e quase nenhuma chance de chuvas. Em abril até meados de maio a chuva também não dá as caras, mas o ambiente fica extremamente quente, ainda mais que o normal, mesmo para os padrões da região.
No final de maio a chuva chega de vez e se faz presente, em geral, até a metade de outubro. Como dificilmente são severas ou durem por muitas horas, mesmo nestes meses ainda dá pra arriscar uma visita à região, mas a quem tenha poucos dias disponíveis pode ser preferível direcionar seu roteiro a outra parte do país.
Ao final de outubro o clima no sul do Vietnã retorna a sua estação seca, com novembro e dezembro sendo excelentes escolhas para aproveitar todas as atrações.
O clima no Vietnã mês a mês
Para quem não pode se dar ao luxo de escolher a melhor época para viajar ao Vietnã, seguem abaixo algumas dicas do que incluir em seu roteiro de acordo com o período de visita ao Vietnã, mês a mês.
Janeiro
No primeiro mês do ano o clima no Vietnã permite incluir todas as regiões do país em seu roteiro. A única preocupação a se ter é que nas regiões montanhosas, próximas às fronteiras com a China e o Laos, o inverno estará rigoroso, fazendo com que sejam necessárias roupas para duas estações na mala.
Fevereiro e Março
Talvez os meses que recebem as melhores condições climáticas em todo o país, escolher fevereiro e março para visitar o Vietnã faz com que o viajante não precise ter preocupação alguma com o clima. Se é para destacar algo, em fevereiro, com o fim do inverno, é possível que se gere alguma neblina em Halong Bay, diminuindo a visibilidade, mas prever o fenômeno é meio incerto e isto pode ocorrer ao longo de toda a estação.
Abril e Maio
Como no mês anterior, abril segue com o clima no Vietnã gerando ótimas condições ao visitante, sem chuvas em todas as regiões. Mas o quarto mês do ano também chega levando as temperaturas lá pra cima. Se normalmente já se passa calor no Sudeste Asiático, em abril a sensação térmica beira o intolerável. Em maio a chuva começa a dar as caras no norte e chega com uma frequência maior no sul, mas ainda não consegue impedir a visitação.
Junho, Julho e Agosto
De junho a agosto o clima no Vietnã muda o que se via até então no ano, com a estação chuvosa dominando boa parte do país. Enquanto no sul as chuvas podem não ser um grande impedimento, no norte elas podem ser um obstáculo enorme e ainda se tornarem barreira intransponível a quem pretenda visitar as montanhas.
Por outro lado, na região central o clima nestes meses ainda é excelente à visitação e pode ser uma boa escapatória concentrar seu roteiro por ali.
Setembro
O clima no Vietnã passa por uma transição em setembro em todas as suas regiões. Enquanto no norte e no sul as chuvas estão diminuindo, mas ainda não pararam, no centro do país elas já chegaram com força. Isto faz deste mês um período difícil para o viajante passar pelo país sem ser incomodado pelas monções. Para quem viaja em setembro o ideal é concentrar seu roteiro no norte do país, onde as chuvas são menores, já sendo possível ir até às montanhas, com as trilhas secando.
Outubro e Novembro
Outubro e novembro são os meses de alagamentos no centro do país, quando há possibilidade de tufões na área costeira, sendo recomendável evitar a região.
Nas demais regiões ainda há chuvas em outubro, especialmente no sul, mas em formato torrencial ao fim do dia, não chega a ser um grande empecilho.
Em novembro as condições já voltam a ser as ideais nos extremos do país. Foi em meados de novembro que visitamos o Vietnã e, após termos riscado a região central de nosso roteiro por conta das condições climáticas, fomos recebidos com um tempo quente e seco durante todos os nossos dias por lá, tanto no norte quanto no sul.
Dezembro
Em dezembro as chuvas seguem intensas na região central, que ainda é bom ser evitada, e são quase inexistentes no sul e no norte.
O último mês do ano ainda reduz as temperaturas em todo o país, introduzindo o breve inverno vietnamita. A queda nos termômetros, no entanto, só será uma preocupação de fato a quem pretenda visitar as regiões mais elevadas.
Olá estou a pensar viajar para o vietnam entre 16 e 25 agosto viagem familiar com duas filhas 10 e 18 anos acho arriscado por causa do tempo ou é pacífico? Obrigada
Tudo muito bem escrito e é uma viagem ler todo texto. Obrigada!
Obrigada!
Tudo muito bem escrito, parabéns Carlos!
Agradecendo pelo Carlos, Lissa!
Oi, Carlos, boa tarde.
Muito bom seu conteúdo! Favoritei!
Me ajude numa questãi, por favor.
Você acha que passar o reveillon em Hoi An é uma boa? Estou para chegar lá dia 28 de dezembro, acredito que as chuvas já tenham apaziguado nesse período, não?
Olá Mariah, desculpe, mas não fazemos ideia. Não fomos a Hoi An.
Parabéns Pelo site, muito legal! Entrei aqui pela 1a, agora que as restrições e receios estão diminuindo e a vontade de viajar está aumentando. Uma dúvida: no norte, em final de dezembro, há banho de mar? Entendi que na parte central e no sul as praias são convidativas, certo? No norte há algum trekking interessante / recomendável?). Muitas perguntas, se puderem responder…desde já agradeço pelo tempo e atenção.
Olá, Carlos!
Adorei seu post e fiquei empolgada para conhecer o Vietnã do Sul ao Norte e compreendi que o melhor mês para isto será o de março (evitando surpresas com chuvas fortes no país todo). Obrigada!
Obrigada pelo comentário, Paulina!
Muito bom ! Obrigado.
Parabéns pela matéria! Só fiquei com uma dúvida, o tempo ameno em Hanói em janeiro exige agasalho ou uso de calças? tenho pouco espaço no mochilão pra roupas maiores hahahaha
Um casaco fino pode ser suficiente
Muito bom o site. Li em alguns lugares que Halong Bay tinha grandes chances de ficar com neblina em dezembro. A temperatura cai muito no norte? Tem praias bonitas no sul?
Oi Thiago, Halong Bay em dezembro é frio sim… O Norte do Vietnã fica frio no inverno, indo de 15 a 19 graus.
Sim, existem bastante praias bonitas no sul, já lemos sobre, mas não temos como indicar pois no sul só estivemos em Ho Chi Minh
Eu tenho uma dúvida, Halong Bay é muito nublado em janeiro?
Oi Filipe, em janeiro o índice de chuvas é baixo no norte do Vietnã.
Meu marido e eu iremos para o Vietnã em Novembro. Assim como vocês decidimos riscar a parte central da nossa viagem. Vocês poderiam nos indicar qual seria a melhor alternativa de transporte partindo do sul para o norte? Obrigada e parabéns pelo blog, suas dicas tem nos ajudado muito com o planejamento da nossa trip pela Asia!
Tati, nós fizemos de avião porque o país é bem grande, apesar de não parecer. Como os voos domésticos na Ásia são bem baratos, acho que não compensa fazer de outra forma.
Gostei tanto dos comentários que animei de viajar em 2019 para lá. Obrigado pela explicação detalhada.
De nada Tadeu! O Vietnã é incrível e você vai adorar!
Muito bem explicado . Sem rodeios e tudo muito bem definido .
Parabéns
Obrigada pelo comentário, Savério!
O melhor e mais bem explicado post que já li sobre o clima e melhor época para ir ao Vietnã. Parabens!
Muito obrigado Junior, ficamos extremamente felizes de poder ajudar!