Home » Destinos » Tailândia » Qual a melhor época do ano para viajar para a Tailândia?
Tailândia

Qual a melhor época do ano para viajar para a Tailândia?

Maya Bay Tailandia

Com um clima complexo nas diferentes regiões do país, escolher a melhor época do ano para viajar para a Tailândia não é tarefa simples, mas estudar a região e fazer o dever de casa com calma pode ser a diferença entre aproveitar tudo o que o país tem a oferecer e passar dias preso no hotel por conta das chuvas.

Com história, templos e, especialmente, praias maravilhosas, a cada ano aumenta a quantidade de turistas que decidem viajar para a Tailândia. No entanto, decidir fazer uma viagem como esta exige muito planejamento para que as férias de seus sonhos não corram por água abaixo. Literalmente.

Saiba mais: Veja nosso guia de viagem para a Tailândia

melhor época para viajar para tailândia
Em 15 anos o número de turistas que desembarcam na Tailândia por ano triplicou.

Afinal, qual a melhor época do ano para viajar para a Tailândia?

Por consenso, a melhor época do ano para viajar para a Tailândia é de novembro a fevereiro.

Esta é a resposta curta. Mas para entender porque esta é a melhor época, se é possível viajar nos outros meses do ano e que tipo de clima será encontrado, é necessário entender a resposta longa.

As diferentes regiões da Tailândia

melhor época para viajar para tailândia

A Tailândia é regida por um típico clima tropical que pode ser dividido em duas estações: o período seco e o período de chuvas. É possível visitar o país durante quase o ano todo, mas o período de chuvas pode impossibilitar os dias de praia, causar alagamentos nas grandes cidades e fechar estradas próximas às fronteiras, na parte rural.

O problema para entender o clima do país é que ele é dividido em 3 regiões diferentes e cada uma delas tem suas respectivas épocas secas e de chuvas. Logo, quando estiver seco em Bangkok, pode estar chovendo nas ilhas, e vice versa. Assim, para encontrar a melhor época para visitar a Tailândia, é necessário antes entender suas regiões, ver qual clima rege cada uma delas nos diferentes meses do ano e checar se isto bate com seus planos de viagem.

1. Bangkok, o centro e o norte da Tailândia (Chiang Mai e Chiang Rai)

melhor época para viajar para tailândia

De Bangkok até o norte, em Chiang Mai e Chiang Rai, o clima da Tailândia se aproxima dos demais países continentais do Sudeste Asiático, com a estação seca ocorrendo de novembro ao fim de abril/início de maio.

Leia mais: O que fazer em Chiang Mai, Tailândia

Esta é considerada a melhor época para viajar para a Tailândia porque nestes meses quase nenhuma chuva é esperada, mas há grandes variações de temperatura. Enquanto em novembro e dezembro as temperaturas são mais amenas, no que seria o “inverno” no país (inverno entre aspas, já que no norte pode fazer um friozinho, mas nada que assuste e em Bangkok a temperatura passa fácil de 30°C), a partir de janeiro os termômetros começam a subir e lá pra abril e maio beiram o insuportável, atingindo marcas próximas aos 40°C constantemente.

melhor época do ano para viajar para tailândia

Também em maio chegam as monções e começa a estação chuvosa na Tailândia. No início do período formam grandes pancadas de chuva que podem durar algumas horas, diminuem um pouco em junho/julho e atingem seu máximo em agosto, setembro e meados de outubro, meses onde é melhor repensar sua visita à Tailândia.

Leia mais: O que fazer em Bangkok: uma visita pelo centro antigo da cidade

2. As praias do Mar de Andaman (Phuket, Krabi, Ko Phi Phi, Ao Nang, Ko Lanta)

Maya Bay Tailandia

As praias da costa oeste da Tailândia, as que são banhadas pelo Mar de Andaman (o que inclui entre outras Phuket, Krabi, Ko Phi Phi, Ao Nang e Ko Lanta), têm as estações parecidas com aquelas de Bangkok e do interior da Tailândia, mas por lá o clima é muito mais afetado pelas monções, o que gera variações mais extremas.

Assim, quando estiver quente e seco em Bangkok, em Phuket o clima estará muito mais intenso. E quando estiver chovendo em Bangkok, não vai ter chance alguma de dar praia nas ilhas da costa oeste.

Logo, a melhor época para visitar esta região da Tailândia também é, como em Bangkok, de novembro ao fim de abril. Sendo que de novembro a janeiro as temperaturas estarão mais toleráveis que de março em diante, mas ao contrário de Bangkok, talvez isto não seja um problema se sua intenção for apenas a de ficar pulando de praia em praia.

Leia mais: Como aproveitar ao máximo as Ilhas Phi Phi, na Tailândia

3. As praias do Golfo da Tailândia (Ko Samui, Ko Phan Ngan, Ko Tao)

Já as praias da costa leste, banhadas pelo Golfo da Tailândia (o que inclui Ko Samui, Ko Phan Ngan, Ko Tao), são afetadas pelas monções apenas após o período de chuvas na outra costa ter encerrado.

Assim, quando está chovendo em uma das costas, está seco na outra, e vice versa. Por um lado isto faz com que seja sempre possível pegar uma praia em alguma das ilhas do país, mas se a intenção for conhecer tudo de uma vez só, a tarefa é mais complicada.

Nesta costa leste, o período de chuvas começa em agosto/setembro, atinge o auge em outubro e novembro e ainda chove bastante até meados de dezembro. Logo, a melhor época para visitar o Golfo da Tailândia vai do finalzinho de dezembro até maio, com junho e julho também sendo boas opções.

O clima na Tailândia mês a mês

E sempre tem quem só pode viajar em determinada época do ano, sonha conhecer a Tailândia e não pretende mudar seus planos. Nestes casos o que deve ser feito? O que dá pra esperar encontrar pela frente em uma viagem pela Tailândia em cada mês do ano? Aqui embaixo temos um bom panorama:

melhor época do ano para viajar para tailândia

Janeiro e Fevereiro

Os primeiro meses do ano são uma ótima época para visitar a Tailândia. Chove muito pouco em todas as regiões e as temperaturas ainda não estão tão altas, tornando a visita às grandes cidades mais agradável.

Março e Abril

Nos meses de março e abril a chuva ainda não chegou a nenhuma região da Tailândia, mas o visitante nesta época do ano deverá enfrentar temperaturas escaldantes, dificultando as visitas aos templos de Bangkok ou, em menor proporção, Chiang Mai. Já nas praias, qualquer uma será uma boa opção para se refrescar do calor, independente de qual costa pretenda conhecer.

Maio, Junho e Julho

Os melhores períodos para viajar para a Tailândia se encerram em maio, com o começo das chuvas.  Em maio, junho e julho ainda dá pra pegar uma praia na costa leste e talvez, arriscar uma visita a Bangkok e ao Norte sabendo que pegará chuva no caminho. Mas Phuket, Ko Phi Phi e as demais ilhas do Mar de Andaman estarão debaixo de chuva constante e devem ser riscadas do roteiro.

Agosto, Setembro e Outubro

Em agosto e setembro as chuvas atingem seu auge tanto em Bangkok quanto em Phuket e na costa do Mar de Andaman. Ao mesmo tempo, no Golfo da Tailândia as monções estão começando a agir com mais intensidade e também não é boa opção correr pra lá.

Neste caso a única saída seria adiar a viagem para meados de outubro, quando as chuvas começam a diminuir e começar a viagem preferencialmente a partir do norte, onde são menos intensas.

Ou deixe a Tailândia para outro momento e, se for ficar no Sudeste Asiático, prefira viajar para Bali, na Indonésia, que estará vivendo seu melhor momento do ano.

Novembro e Dezembro

Nos últimos meses do ano a temperatura começa a baixar e as chuvas diminuem em Bangkok e na costa oeste, iniciando uma nova época boa para viajar para a Tailândia. Até meados de dezembro ainda chove bastante na costa do Golfo, mas do outro lado da península as praias estão bombando em Phuket e Ko Phi Phi. No fim de dezembro as chuvas cessam em todo o país e um novo ciclo se inicia.

Leia mais: Dormindo em Maya Bay: A Praia mais famosa da Tailândia

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

41 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Comprei um pacote promocional para Bangkok e Phuket que só pode ser usado entre março e novembro. Considerando as limitações de férias do meu trabalho, só poderei ir em março/abril ou final de outubro, qual seria melhor?

  • Olá,

    Eu tinha viagem para Maio, mas com o vírus 🦠 vou ter que alterar, a Emirates vai trocar o voo para quando eu quiser. Estou pensar ir na última semana de outubro ao a 1 semana de novembro. Acha que não deve ver problemas e se vou ter sorte com o tempo

    Muito obrigado

    • Oi David, se o vírus permitir será uma troca excelente. O clima na Tailândia é muito melhor em outubro/novembro do que em maio.

  • Olá Carlos tudo bem, quero tua opinião , tenho viagem marcada para bangkok de 18 a 29 Fevereiro,mas com esta situação do cornavirius estão a ponderar alterar para outubro(19 a 29) que achas?
    Obrigada

  • Vou me casar em 13 de Junho. Vamos viajar no dia 16/06. A nossa vontade é ir para Tailândia e de acordo com as pesquisas acontece bastante chuva por lá nessa época. Vale a pena arriscar? É melhor comprar os pacotes com tudo incluso, tipo passeios, hotel, cafe da manha ou é melhor pagar separado? Queremos o melhor custo benefício. Poderia nos ajudar a pelo menos sair do lugar?

    • Oi Paulo César, em junho não é uma boa época para visitar a Tailândia não. As chuvas lá são coisa séria e pode simplesmente arruinar sua viagem inteira.
      Nós preferimos comprar tudo separado, mas nós já viajamos dessa forma há mais de uma década, aí já estamos acostumados. Não é difícil não, lá na Tailândia o inglês é bem disseminado. Só fique atento que eles são bem malandrinhos.

  • Olá Carlos, Sou de Petrópolis, estou indo Bangkok agora dia 16 outubro.
    Será que vou pegar chuvas?
    Dicas, aceito!!!
    Lembranças de uma petropolitana como você.
    Grata

    • Oi Gisele, respondendo pelo Carlos e pedindo desculpas pelo nosso atraso na resposta, estávamos viajando e fica difícil responder comentários.
      Espero que esteja correndo tudo bem pra vc aí em Bangkok!

  • Olá!
    Obrigada pelas dicas.
    Vamos para a Tailândia na 1ªquinzena de Agosto. Não é a melhor altura, mas a que podemos :). 2 adultos + 2 crianças.
    Como é a nossa primeira vez e com os miúdos, estamos a pensar ir com tudo marcado.
    Vamos para BK e depois Krabi. Estava a pensar ficarmos 1 ou 2 noites nas Phi, Phi ou outro local perto.
    Antes de marcar gostava de pedir-vos uma sugestão :).
    Grata

    • Oi Natacha, olha, complicado ir para a Tailândia em agosto, ein! Estará no auge das monções e pode ser uma viagem desperdiçada.
      Se fosse outra época eu super encorajaria vocês a ficarem 2 dias em Phi Phi, lá é ótimo. Mas com chuvas, eu não sei mesmo…

  • P.S – Estou viajando com Familia (2 Criancas) é melhor já sair com tudo reservado??? ou só ter um Lugar pra chegar lá e depois fechar algumas coisas por lá?
    Valeu 🙂

  • Oi Carlos,
    Estamos com viagem marcada pra Tailandia,saindo dia 28/7 e volta dia 15/8.
    Por ter Lido em vários Sites que esta epoca tem as Moncoes na Costa de Phi pHi etc,decidimos ir pro outro lado Koh Samui,por terem sempre falado que se um lado esta ruim o outro está bom.Más Agora lendo seu Blog vc fala ao contrario. E aí,me ajudaaaaaa 😉
    Abracos,Harlem:.

    • Oi Harlem, realmente, essa é a época mais confusa em todo o país. Em julho e agosto estará chovendo menos na costa leste, realmente. Acho menos arriscado ir pra costa leste mesmo.

    • As praias das Ilhas Phi Phi são as mais famosas, com melhor infraestrutura, seria uma boa opção. Mas em abril qualquer praia da Tailândia está apta.

  • Adorando p blog de vocês. Estou muito na dúvida. Terei 6 noites na 1 quinzena de maio em Bangkok, seria melhor ficar só por lá por causa da chuva ou vale arriscar conhecer outro país em 2 dias ou as praias de ko panghan? Muito obrigada.

    • Luciana, em maio as chances de pegar chuva são iguais em quase todas as regiões da Tailândia e dos países vizinhos. Quanto mais dias você passar em cada cidade, mais chances você terá de pegar alguns dias de sol (nessa época há chances de chuva em 50% dos dias)

  • Olá Carlos, boa tarde!

    Parabéns pelo blog e pelas dicas!

    Só tenho entre Maio ou Junho para viajar! Você indica qual mês para pegar menos chuva?

    • Tanto faz, Marcos. Neste caso recomendo que o roteiro, se for passar pelas praias, que seja no golfo da Tailândia. Planeje seus dias sabendo que talvez em metade deles você pegará chuva em algum momento.

  • Olá, estou na duvida para ir na metade de Outubro para Koh Samui. É uma boa época? Tenho muito medo de chuvas torrenciais e raios…deveria escolher outra época para este destino?

    • Oi Paola, outubro é o auge da época de chuvas em Ko Samui, ou seja, não aconselhável mesmo ir nesse período. No texto diz sobre cada cantinho da Tailândia, com seus respectivos meses de chuva 😉

  • Parabens pelo site, tem ajudado bastante a montar meu roteiro, porem estou em duvida se vale apena ir no final de novembro – inicio de dezembro por duas semanas, ou melhor esperar entre janeiro e marco em outro ano. Alguma sugestao? 2 semanas sao suficientes para Praia e Templos?

    • Joao, novembro já começa a estação seca na maior parte do país (exceto nas ilhas do golfo) e da pra fazer um roteiro bem legal. Foi neste período que fomos a primeira vez e não pegamos dia nenhum de chuva.
      Mas se seu roteiro incluir todo o país e não quiser arriscar nada, a partir de janeiro as chances de chuva são quase zero.

  • Boas carlos, segundo o que li aqui no teu blog, não convém ir do dia 25 de setembro ao 7 de outubro á tailandia?? Por causa da chuva?? obrigado

    • André, se puder evitar é melhor. Este é o finzinho do período de monções na Tailândia. Se puder mudar para meados de Outubro já vai ser o suficiente para encontrar o tempo bem melhor.

    • Jane, o maior reveillon da Tailândia é o do ano novo chinês, mas eles comemoram o “nosso” ano novo tb, com fogos e tal. Em Bangkok alguns hoteis com vista para o rio costumam ter pacotes especiais para a data.

  • Olá pretendo ir em Outubro para Tailândia e boa esta época ? o que ver la pretendo fazer de ônibus até as mulheres girafas depois de avião puket

  • Carlos, vou para a Tailândia dia 11 de Junho, 2 noites em banguecoque, 2 noites nas ilhas phi phi e 5 noites em phuket. Acha que vou apamnhar mau tempo? E o que me aconselha a nível de excursões?

    • oi Daniela, é provável que pegue mau tempo em alguns dias sim. Junho é um dos meses mais chuvosos na Tailândia.
      Eu não tenho muitas recomendações sobre Phuket, que é onde vc vai passar a maior parte do tempo. Já sobre Ko Phi Phi e Bangkok a gente tem muito conteúdo publicado aqui no blog. Dá uma olhada.

  • Olá
    tenho viagem marcada no seguinte periodo 03/05/2018 até 20/05/2018, será que ainda consigo pegar um tempo bom em Andaman? Ou melhor abandonar esses lugares?

    • Fernando, em maio a média é de 18 dias de chuva e 12 dias secos. A chance de pegar tempo ensolarado é pequena, mas existe. Fica por sua conta tentar arriscar ou não.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv