Desde 2001 a Nova Zelândia é conhecida como a Terra Média não ficcional. Nesse ano, estreou no mundo afora o primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis, baseado no livro escrito na década de 50 por J. R. R.Tolkien e filmado inteiramente aqui. Desde então, o turismo no país cresceu muito e todos os fãs têm como prioridade visitar um só lugar: Hobbiton.
Para quem não é familiarizado com o tema, Hobbiton (ou Vila dos Hobbits em português) é o local onde vivem os seres baixinhos e de pés peludos criados nesse mundo místico de Tolkien. Suas casas são como tocas de coelhos, dentro de colinas bem verdes, com portas redondas e hortas no quintal.
Saiba mais: Veja como é a Terra-Média em Wellington.
Nas filmagens de O Senhor dos Anéis, o cenário foi construído de forma temporária, mas com a produção de O Hobbit (prequel de O Senhor dos Aneis), resolveram construir de forma definitiva já avistando o turismo.
O tour
O set se encontra dentro de uma fazenda de ovelhas e gado Black Angus e pertence a uma família local. Fica próximo à cidade de Matamata, que antes sequer se configurava como uma cidade propiamente e hoje entra no roteiro de quase todo turista. Tours saem de Auckland, Wellington, Rotorua e Matamata, ou é possível ir diretamente com o próprio carro.
Uma loja se encontra na entrada, com vários artigos relacionados ao filme, desde chapéus como os de Gandalf a anéis feitos pelo ourives do filme. Ao lado da loja, os tours partem pelo menos a cada meia hora e duram duas horas no total. Vários ônibus fazem o trajeto do início da fazenda ao set, sempre com um guia entusiasmado explicando cada detalhe.
Ao chegar lá, é como se fossemos transportados para dentro do filme, algo mágico. Cada detalhe está ali, cada casinha, roupas nos varais, cercas com fungos, hortas cheias de vegetais, árvores frutíferas e lagos. Caminhamos pelas ruelas, repassando trechos do filme, falas, entramos em casas para tirarmos fotos até chegarmos ao alto da colina, o local mais esperado, a casa de Bilbo e Frodo (Bag End no original, Bolsão em português). Com sua plaquinha na porta do aniversário de 111 anos de Bilbo, todos são levados há 13 anos atrás, quando A Sociedade do Anel ganhava vida nos cinemas.
Mais a frente se encontra a grande árvore debaixo da qual foi comemorado o mesmo aniversário de Bilbo, com vista para o lago. O caminho continua passando pelo moinho, pela ponte na qual Gandalf chega a Hobbiton, até o The Green Dragon, a famosa taverna dos hobbits. Uma réplica perfeita do que se viu no filme (o interior foi filmado em estúdio). Lá ganhamos uma caneca de cerveja de brinde, podendo escolher entre quatro variedades, três alcoólicas e uma não.
Termina-se a jornada em Hobbiton meio alto por tomar uma caneca grande de cerveja pela manhã, fazendo-o se sentir um verdadeiro hobbit passeando pelo seu habitat.
Saiba o que fazer ao redor: Conheça o belíssimo Jardim Botânico de Hamilton.
Estou querendo fazer um roteiro pra conhecer os melhores lugares em nova Zelândia como faço não sei por onde começar, quero bastante aventura e paisagens deslumbrante,mas tudo q vejo e maravilhoso ai fica difícil me ajudem? Desde já agradeço.
Alessandra, nós temos textos no blog sobre todos os cantos da Nova Zelândia. Você pode dar uma olhada neles e ver o que mais te agrada para montar seu roteiro a partir deles.
Nossa!!! Muito legal!! Sabem me dizer de onde saem os de passeios de Auckland em direção à Hobbiton?
Oi Carla,
Saindo de Auckland você tem que procurar a agência de sua preferência, existem algumas que fazem e o i-Site deve te ajudar com as opções disponíveis. Os tour organizados diretamente pelo pessoal de Hobbiton saem de Rotorua ou Matamata.
Enviei uma pergunta mas não houve resposta.
Pedimos desculpas, mas não recebemos seu comentário. Tentamos responder a todos o mais rápido possível.
Encontrei um comentário seu no post sobre hospedagem gratuita perguntando sobre levar os filhos a um house sitting. Este foi respondido, dá uma olhada lá. Caso seja algum outro, peço desculpas novamente pois não recebemos.
Um abraço,
Carlos
Gente que máximo essa iniciativa de vocês, parabéns pelo Blog e continuem com essa ideia, inspirando pessoas!!
Tenho uma dúvida: No caso da NZ somente com o Holiday Visa eu consigo fazer House Sitting?
Obrigado Matheus,
Não sabemos dizer de outros países, mas na Nova Zelândia você pode fazer house sitting também com o visto de turista.
Abraço,