facebook pixel
Home » Nova Zelândia » Os belos lagos de Rotorua e seus vulcões escondidos
Nova Zelândia

Os belos lagos de Rotorua e seus vulcões escondidos

Lagos Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

Rotorua possui onze lagos ao seu redor, a maioria formada a partir de erupções vulcânicas. Grande parte destes é na verdade crateras submersas e fazem parte da Zona Vulcânica de Taupo, a área com atividades vulcânicas mais explosiva do mundo. Visitamos quatro deles, desde o maior, o Lago Rotorua ao menor, o Lago Tikitapu ou Blue Lake (Lago azul).

Lago Rotorua

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

O maior dos lagos, o que nomeia a cidade, surgiu com o colapso de um grande vulcão após uma de suas erupções. Esta explosão gerou uma enorme caldeira – as montanhas que circundam a cidade – com o lago surgindo em seu interior bloqueando a cratera, que segue adormecida em seu fundo. É o segundo maior lago da Ilha Norte.

Lago Tarawera

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

Muito famoso devido a grande erupção do Monte Tarawera, em 1886, o segundo maior lago da região têm o vulcão às suas margens e o mesmo nome do vizinho esquentadinho. A explosão do fim do século XIX ainda é a maior do país em tempos recentes e destruiu a maior atração turística da Nova Zelândia na época, os terraços rosa e branco (antes mesmo do surgimento da cidade e do Rotorua Museum) e apagou do mapa a aldeia maori Te Wairoa, matando 120 pessoas (os sobreviventes se mudaram para a Vila de Whakarewarewa). Após essa erupção, vários lagos que não existiam antes surgiram, uns aumentaram, outros diminuíram e o vulcão continua lá, quieto, mas não extinto.

Lago Rotokakahi (ou Green Lake, Lago Verde)

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

Possui esse nome devido à sua intensa cor (adivinhem qual?) verde, provocada pelos componentes encontrados em suas águas. É tido como sagrado pelo povo Maori, e por conta disso nele é proibido nadar, pescar, nadar de barco ou qualquer outra coisa. A ilha que se encontra em seu meio, Motutawa, é o local onde vários ancestrais maori foram enterrados. Rotorua é o grande centro maori do país e como a população maori preza muito pela natureza, quando algo é sagrado para eles, regras bem rígidas são impostas e respeitadas pelo governo.

Lago Tikitapu (ou Blue Lake, Lago Azul)

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

É o menor dos lagos de Rotorua, e provavelmente um dos mais bonitos e mais frequentados. Sua cor é de um azul claríssimo, sendo possível ver com nitidez o seu fundo. Pareceria uma praia paradisíaca, não fosse a parede de montanhas erguidas em sua volta, cheia de árvores altas cercando o lago. Muitas pessoas vão até lá acampar, fazer suas refeições com a família nos finais de semana, nadar, andar de caiaque, entre outros. Muitos patos habitam a região, tornando o local mais agradável e natural.

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e AzulLagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e AzulLagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul
É possível visitar os quatro lagos em um único longo dia, caso você disponha de um veículo (saiba aqui como alugar um na Nova Zelândia). A mesma estrada que sai do centro de Rotorua em direção ao Tarawera, circunda também os Lagos Verde e Azul. Em determinado ponto há um mirante (muito bem sinalizado) que torna possível observar ambos simultaneamente por cima de uma faixa de floresta nativa que os separa.

Lagos de Rotorua, Tarawera, Verde e Azul

Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv