Home » Espanha » Museus em Barcelona: 12 principais instituições
Espanha

Museus em Barcelona: 12 principais instituições

Uma estátua em ferro na Fundação Joan Miró, um dos vários museus em Barcelona

Barcelona é um verdadeiro centro cultural, imperdível para quem se interessa por arte, história e arquitetura. Além de pontos turísticos mais conhecidos como a Sagrada Família e o Parque Güell, há diversas outras opções de atração na cidade.

Nós adoramos visitar museus, e Barcelona tem tantos importantes que é difícil não ir em nenhum! Entre eles, destacam-se não apenas os dedicados a obras de artistas renomados como Joan Miró, ou Picasso, mas também espaços multifuncionais como o Mercado Del Born, que combina arquitetura tradicional com descobertas arqueológicas medievais.

Neste guia prático, separamos os 12 museus em Barcelona que capturam a essência da região, tanto em termos artísticos quanto históricos.

Do Centro de Cultura Contemporânea até o histórico Museu Picasso, cada local foi selecionado para enriquecer sua visita e garantir uma compreensão profunda das tradições locais. Você encontrará aqui lugares que agradarão a todos os gostos.

12 museus imperdíveis em Barcelona

Exposição de esculturas na Fundação Joan Miró, um dos itens de nossa lista de Museus em Barcelona.

Ao planejar uma visita à capital da Catalunha, é muito comum ter dúvidas sobre quais museus em Barcelona visitar, dado o grande número de opções disponíveis.

Neste artigo, apresentaremos uma lista dos museus de mais destaque da cidade, oferecendo alternativas para diferentes interesses. O guia inclui desde coleções de arte moderna até espaços que exploram a história medieval catalã:

  1. Museu d’História de Barcelona (MUHBA)
  2. Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCBB)
  3. Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA)
  4. Mercado del Born
  5. Museu Picasso
  6. Fundação Joan Miró
  7. Museu de Arte da Catalunha
  8. Camp Nou Experience (Museu de Futebol do Barcelona)
  9. Casa Vicens
  10. Poble Espanyol
  11. Museu Maritimo de Barcelona
  12. CosmoCaixa

Cada uma dessas recomendações são úteis para quem quer conhecer melhor a cultura local durante sua estadia em Barcelona. Conheça, nos próximos parágrafos, características específicas que fazem destes locais pontos turísticos imperdíveis.

Veja mais: O que fazer em Barcelona: 18 melhores atrações da cidade.

1. Museu d’História de Barcelona (MUHBA)

Entrada do MUHBA na Plaça del Rei, em Barcelona.
Foto de JosepBC

O Museu d’História de Barcelona (MUHBA), situado na Praça do Rei, no centro antigo da cidade (Bairro Gótico), apresenta uma série de exposições que narram a história de Barcelona. Fundado em 1942 após a Guerra Civil Espanhola, o museu tem o objetivo de documentar, preservar e divulgar a história da Catalunha.

As principais exposições estão localizadas no subsolo da praça, embora o MUHBA inclua outras 15 locações pela cidade.

Você poderá escolher entre explorar o museu por conta própria ou participar de visitas guiadas. Essas opções oferecem a liberdade de percorrer as coleções conforme seu interesse ou obter informações detalhadas fornecidas pelos guias sobre os artefatos exibidos.

O MUHBA também realiza atividades relacionadas às suas coleções. Aconselhamos verificar as programações disponíveis no site para planejar adequadamente sua ida ao museu.

2. Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB)

Prédio espelhado do Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona.

O CCCB Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona fica no distrito de El Raval e é focado em temas urbanos e na dinâmica da cidade. O local oferece uma variedade de atividades culturais como exposições de arte, debates, festivais, shows e mostras de cinema.

A programação busca examinar a interação entre cidade, tecnologia e linguagem por meio de uma abordagem que promove discussões sobre desenvolvimento e espaços públicos.

Uma característica do CCCB é a integração de diferentes mídias e tecnologias para criar experiências diversas. Ao combinar várias expressões artísticas com temas urbanos, o centro não só expõe arte, mas também incita reflexões sobre a vida moderna.

Para visitar o CCCB, consulte a programação no site oficial para selecionar eventos ou exposições específicas. Embora alguns eventos sejam gratuitos e o acesso a documentos seja livre para consulta pública, grande parte das exibições exige compra antecipada dos ingressos.

O centro cultural funciona das 11h às 20h, de terça-feira a domingo, incluindo alguns feriados nacionais.

3. Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA)

Fachada do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.
Foto de José Luiz

O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, ou MACBA, construído entre 1991 e 1995, está situado no bairro de El Raval, mais precisamente na Plaça dels Àngels. Esse museu em Barcelona foi declarado como patrimônio histórico nacional pela Generalitat da Catalunha.

Aqui você encontra uma coleção que conta com cerca de 5.000 obras da segunda metade do século XX. O MACBA é relevante tanto local quanto internacionalmente por sua capacidade de apresentar tendências artísticas contemporâneas, incluindo peças abstratas e minimalistas.

Os horários de funcionamento variam conforme o dia da semana, portanto, consulte-os antes da visita. Aproveitar as exposições temporárias durante a estadia pode complementar a visita ao museu.

4. Mercado del Born

Ruínas encontradas durante as obras do Mercado del Born, hoje expostas no local.

O Mercado del Born, situado no bairro de El Born em Barcelona, foi construído em 1878. Este mercado é um exemplo da arquitetura modernista com suas estruturas de ferro.

Inicialmente funcionava como o principal mercado de frutas e verduras para os moradores da área e, mais tarde, serviu toda Barcelona até cessar suas atividades comerciais em 1997. Passou por uma reforma significativa em 2002 com a intenção de transformar o edifício num centro que incluiria uma biblioteca pública.

Durante as obras, foram encontrados vestígios arqueológicos que datam do período medieval até ao século XVIII, alterando os planos iniciais para o espaço.

Assim, em 2013 inaugurou-se no local um Centro de Cultura i Memória. Este centro oferece aos visitantes a oportunidade de explorar os restos arqueológicos descobertos por meio das exposições permanentes. É uma visita muito legal e interessante, ótima pra perceber como era a vida na cidade de antigamente.

A entrada é gratuita, no entanto, para andar por entre as ruínas é preciso pagar. Recomendamos verificar os horários antes da visita pois eles podem mudar dependendo da época do ano.

5. Museu Picasso

Exterior do Museu Picasso, no centro antigo de Barcelona.
Foto de MARIA ROSA FERRE

O Museu Picasso é dedicado a Pablo Picasso, um dos artistas mais importantes do século XX. Com uma coleção que ultrapassa 3.500 obras, o museu oferece uma visão detalhada das fases iniciais da carreira de Picasso, destacando sua conexão com Barcelona durante sua formação.

A grande quantidade de peças disponíveis torna o local relevante para quem deseja estudar ou apreciar suas obras.

Localizado no bairro de El Born, o museu ocupa cinco palácios da era gótica. A posição destes edifícios não só ressalta seu valor arquitetônico como também a relevância histórica da rua onde estão situados. Esse contexto contribui significativamente para a experiência cultural ao visitar as instalações.

No Museu Picasso você pode optar por explorar o espaço por conta própria ou através de tours guiados que proporcionam maior compreensão. Um dos principais atrativos é a série “Las Meninas”, na qual Picasso reinterpreta a obra homônima de Velázquez.

O museu está aberto de terça-feira a domingo das 9h às 20h e recomendamos a compra antecipada dos ingressos para facilitar seu acesso.

6. Fundação Joan Miró

Escultura em frente ao Museu de Joan Miró.

A Fundação Joan Miró foi criada em 1975 por Joan Miró, seguindo sua primeira importante exposição em Barcelona em 1968.

O museu se compromete a manter e divulgar o trabalho de Miró, incluindo uma variedade de formas artísticas como pinturas, esculturas, têxteis, cerâmicas e desenhos. A fundação não apenas exibe peças de Miró mas também atua como um local para o estudo e apreciação da arte contemporânea.

Além das peças do artista, estão expostas obras de outros que tiveram alguma conexão com ele ou influenciaram seu trabalho.

Essa variedade proporciona uma visão mais completa sobre a influência cultural e artística de Joan Miró. Há disponível opção para visitação guiada, que complementa a visita a este museu em Barcelona.

Verifique os horários pois podem mudar dependendo da temporada. O museu funciona entre terça-feira e domingo.

7. Museu de Arte da Catalunha

Estrutura do Palácio Nacional, que abriga o Museu de Arte da Catalunha.

O Museu de Arte da Catalunha está situado no Palácio Nacional na colina de Montjuïc, em Barcelona. Inaugurado em 1934, apresenta uma coleção que abrange várias eras artísticas, desde a românica até a contemporânea.

A configuração atual foi estabelecida em 1990 com a integração do Museu de Arte Moderna, e expandiu-se em 1996 com a inclusão de um departamento de fotografia.

O museu não se limita ao Palácio Nacional, pois também gerencia mais três instituições, reforçando sua presença no contexto cultural da região. O espaço é utilizado tanto para exibição das obras quanto para análise da evolução artística ao longo do tempo na Catalunha.

Abre de terça-feira a domingo e nos feriados nacionais, com horários variáveis conforme a estação do ano. Todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita, assim como aos sábados após as 15h.

8. Camp Nou Experience (Museu de Futebol do Barcelona)

Exposição de troféus no Museu de Futebol de Barcelona.
Foto Ank Kumar

O Camp Nou Experience (Museu de Futebol do Barcelona) oferece um tour pelo estádio do FC Barcelona, inaugurado em 1957. O local funciona como uma arena para jogos e como museu, que documenta a história e as conquistas do clube.

Durante o tour pelo Camp Nou, você poderá acessar áreas geralmente fechadas ao público. É possível visitar os vestiários usados pelos jogadores, passar pelo túnel que leva ao campo e aproveitar o ambiente das partidas.

Tudo isso é acompanhado por áudio-guias, disponíveis em diversos idiomas. Esses guias contam histórias do clube e informações sobre alguns dos jogadores mais conhecidos. O museu dentro do estádio exibe uma coleção com fotos antigas, troféus e outros itens significativos que narram a trajetória do clube.

Um ótimo programa pra quem curte futebol e quer ver de perto do estádio de um dos maiores times do mundo.

Recomendamos comprar ingressos previamente para evitar filas. Verifique também os horários disponíveis antes da visita.

9. Casa Vicens

Fachada da Casa Vicens, obra de Gaudí em Barcelona.
Foto de Canaan

A Casa Vicens é a primeira obra significativa de Antoní Gaudí, projetada como uma casa de veraneio entre 1883 e 1888. Esse projeto marcou o início da carreira do arquiteto, incorporando elementos que ele repetiria em trabalhos futuros.

O telhado-terraço é um dos pontos principais da casa, proporcionando uma visão ampla de região. A fachada da Casa se destaca por sua cerâmica branca e verde, possui quatro andares, jardim, torres e chaminés. O interior também apresenta características interessantes, incluindo a sala conhecida como fumadeiro.

Declarada patrimônio nacional pela Espanha em 2005 e aberta ao público em 2017 após restaurações para manter suas características originais, a Casa Vicens oferece visitas guiadas que enriquecem a experiência. Para evitar filas longas é recomendado comprar ingressos antecipadamente.

10. Poble Espanyol

Praça central do Poble Espanyol, em Barcelona.
Foto de Poble Espanyol de Barcelona

O Poble Espanyol foi construído para a Exposição Internacional de Barcelona em 1929.

Originalmente, este vilarejo foi concebido para mostrar a variedade arquitetônica e cultural da Espanha e deveria ser uma atração temporária de seis meses. No entanto, tornou-se uma exposição permanente devido ao interesse que despertou.

Durante uma visita ao Poble Espanyol, você vai caminhar por ruas e praças que reproduzem diferentes áreas da Espanha. O local apresenta réplicas de edifícios característicos das várias regiões do país, desde residências andaluzas até estruturas típicas das Ilhas Baleares.

Além disso, o espaço inclui mais de 40 oficinas onde artesãos demonstram suas habilidades tradicionais e vendem seus produtos.

Para quem tem interesse em visitar este museu ao ar livre sem enfrentar filas longas, adquirir ingressos antecipadamente é uma boa ideia. O Poble Espanyol fica dentro do Parc de Montjuïc e abre diariamente às 10h.

Veja mais: O que fazer em Montjuïc, Barcelona: 10 atrações imperdíveis.

11. Museu Maritimo de Barcelona

Sala de exposição do Museu Marítimo de Barcelona.
Foto de Paul Hudson

O Museu Marítimo de Barcelona conecta o passado marítimo da cidade com quem tem interesse pela história naval. Inaugurado em 1936, localiza-se no bairro El Raval, dentro do edifício Reials Drassanes ou Atarazanas Reales, construído durante o período gótico.

Originalmente, este espaço era usado para montar os navios da coroa de Aragão. Durante a visita ao museu, você verá coleções que incluem modelos em escala real de embarcações antigas e exposições temporárias sobre navegação e exploração marítima. Estas mostras destacam a importância histórica de Barcelona nas rotas comerciais marítimas.

Recomendamos verificar os horários atualizados no site oficial do museu antes de ir. O museu está bem localizado e é facilmente acessível.

12. CosmoCaixa

Ossada de dinossauro exposta no museu CosmoCaixa em Barcelona.
Foto de Kintaro

CosmoCaixa é um planetário e museu de ciência localizado em Barcelona. Foi inaugurado em 1981 e, após uma restauração, reabriu em 2004.

É um bom lugar para quem viaja com crianças, já que oferece atividades interativas que facilitam o aprendizado sobre ciências naturais, física, tecnologia e meio ambiente. Além disso, o espaço organiza workshops e eventos temporários que adicionam valor à sua proposta educacional.

Recomendamos comprar ingressos online para obter descontos. A entrada para menores de 16 anos é gratuita, o que é conveniente para famílias. No local há também livraria, loja de presentes, biblioteca e café disponíveis para os visitantes.

Qual é o maior museu de Barcelona?

O maior museu de Barcelona é o Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC).

Localizado no Palau Nacional em Montjuïc, o MNAC se destaca na cena dos museus em Barcelona, oferecendo uma coleção ampla que inclui desde arte românica até obras de arte moderna catalã. Visitar o MNAC permite entender as principais correntes artísticas que influenciaram a região ao longo do tempo.

Veja mais: Onde ficar em Barcelona: Top 10 Bairros e dicas de Hotéis + Mapa.

Quais são os principais museus da Espanha?

O que fazer em Madri: A fachada do Palácio Real vista dos portões do prédio durante a golden hour

A Espanha abriga vários museus de destaque, especialmente em sua capital, Madrid. O incrível Museu do Prado é conhecido por sua coleção de obras europeias, incluindo pinturas de Velázquez, Goya e outros mestres.

Em Madrid também se encontra o maravilhoso a, que exibe “Guernica” de Picasso entre outras peças relevantes da arte moderna e contemporânea.

Barcelona complementa o cenário artístico espanhol com seus ótimos museus. O Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) apresenta uma visão geral da arte catalã desde a era românica até os tempos modernos. A Fundação Joan Miró é outro importante espaço, que destaca as contribuições e o legado do artista catalão.

Esses locais não apenas contribuem para a cultura espanhola, mas também ajudam a compreender as várias influências artísticas que definiram a identidade visual do país.

Veja mais: O que fazer em Madri: 15 melhores atrações turísticas.

Conheça arte e cultura nos museus em Barcelona

Barco exposto no Museu Maritimo de Barcelona.
Foto de Paul Hudson

É impossível visitar Barcelona e não ir a nenhum museu. Cada um dos espaços culturais mencionados neste artigo oferece diversas eras e estilos artísticos, desde o período medieval até a arte contemporânea.

Ao incluir esses 12 museus em seu roteiro você poderá entender mais sobre Barcelona, sua história e seu povo. Essa viagem através dos museus promete ser educativa e memorável.

Mas lembre-se de escolher a quais museus visitar a partir de seus gostos pessoais e disponibilidade de tempo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv