Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Napier Prison
Ilha Norte Nova Zelândia

Napier Prison

napier prison

A Napier Prison é a prisão mais antiga da Nova Zelândia e hoje serve como ponto turístico e um albergue (isso mesmo!) na cidade de mesmo nome. Nela é possível fazer tours com fones de ouvido em várias línguas durante todo o dia e, caso agende, podem-se fazer visitas guiadas de dia e de noite (sendo esta chamada de Ghost Tours, ou em português, tours de fantasma).

A prisão foi construída em Napier Hill, uma colina na qual faz caminho até Bluff Hill, um dos pontos mais altos da cidade. No ano de 1862 foi finalizada sua construção, sendo a prisão efetivamente usada entre o início do século XX e começo dos anos 90. Também serviu de centro psiquiátrico e orfanato. Foi reaberta em 2002 para o público em geral.

Ao subir a colina, uma muralha separa o mundo externo da prisão. Ainda existe a porta de madeira original, na qual, ao passar, o público se depara com uma pequena praça onde pegamos os fones e começamos o tour. Uma das primeiras salas já é bem perturbadora, uma solitária revestida de espuma e lençóis onde na época do hospital psiquiátrico, vários doentes ali ficavam isolados. Ao lado, outra solitária com várias assinaturas de presos pelas paredes. É possível ver, mesmo com camadas e mais camadas de tinta.

napier prison napier prison

Continuamos andando até o pátio onde os presos tomavam sol e faziam suas refeições. Presos de outras etnias ou de gangues mais perigosas ficavam confinados em uma área cercada durante o período de “lazer”. De lá, os turistas partem para a primeira ala de celas, imundas, com as paredes totalmente riscadas, com várias tábuas penduradas. Uma visão bastante incômoda. Também é possível caminhar pelo corredor da morte (isso mesmo, a Nova Zelândia já teve pena de morte, que foi abolida em 1989), cuja experiência é terrível e pesada. Mesmo a maior parte das celas estarem trancadas, a simples experiência de passar por ali dá calafrios.

napier prison napier prison

Nos fundos da prisão, de costas para um paredão altíssimo, fica o cemitério, onde vários presidiários foram enterrados (de pé, para não terem descanso), e ao lado, a praça da forca, onde vários morreram. É inacreditável pensar que a Nova Zelândia já aplicou a pena de morte, e por enforcamento. Lá pode ser encontrada Basil, a gatinha da prisão, muito famosa por ser estrela dos tours noturnos.

napier prison napier prisonnapier prisonnapier prison

A prisão de Napier é o único local da cidade onde é possível ver na prática os estragos que o terremoto que arrasou a região, em 1931. Um corredor inteiro da penitenciária se encontra desnivelado, tanto o chão quanto as paredes.

napier prison napier prison

É um passeio legal de se fazer, mas um tanto caro pelo que apresenta.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing