Nazaré é uma cidade costeira de Portugal, famosa entre os entusiastas do surf. As ondas gigantes da Praia do Norte são bem famosas, o que a torna um destino comum para quem pratica o esporte. Mas não é apenas este o atrativo do lugar.
Por aqui, as raízes históricas e religiosas também são bem fortes e preservadas.
Ela surgiu como uma vila de pescadores e se fortificou como comunidade em torno de um milagre atribuído à Nossa Senhora de Nazaré. Seu principal santuário, assim como outros menores pela cidade, são dedicados até hoje à devoção da santa.
Com o tempo, sua beleza natural foi atraindo cada vez mais visitantes, e hoje a cidade de Nazaré é um destino popular do país.
Se você procura o que em Nazaré, neste post vamos te mostrar como preencher um dia de roteiro por lá.
Para quem quer assistir no youtube, fica a dica aí embaixo:
O que fazer em Nazaré: Roteiro de 1 dia
Igrejas, praias e vistas maravilhosas não faltam por aqui. A cidade que abraça religiosos e surfistas atrai turistas o ano todo. Para te ajudar a montar seu roteiro, separamos 7 lugares ideais para uma estadia de um dia em Nazaré:
- Largo Nossa Senhora de Nazaré
- Igreja Nossa Senhora de Nazaré
- Miradouro do Suberco
- Praia do Norte
- Praia de Nazaré
- Miradouro da Pederneira
- Forte de São Miguel Arcanjo
Vamos então conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas opções para o que fazer em Nazaré.
1. Largo Nossa Senhora de Nazaré
O Largo de Nossa Senhora de Nazaré é um ponto histórico e religioso da cidade. Em frente à Igreja de mesmo nome, este espaço costuma receber diversos peregrinos durante o ano, que se agrupam para romarias e eventos religiosos, especialmente durante as celebrações em homenagem à Nossa Senhora da Nazaré, que acontecem anualmente em 8 de setembro.
Além de ser um local de importância religiosa, no largo você também encontra bastante movimento de moradores e barracas que vendem lembrancinhas da cidade.
2. Igreja Nossa Senhora de Nazaré
A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em frente ao Largo, foi fundada pelo rei D. Fernando I em 1377 e passou por várias reconstruções no início do século XVII, resultando na estrutura atual, que é diferente de suas origens medievais.
A fachada conta com duas torres sineiras, e o interior tem decoração com azulejos holandeses do século XVIII e pinturas que contam o milagre atribuído a D. Fuas Roupinho.
No altar principal encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma virgem negra esculpida em madeira, que atrai devotos de todas as partes do país. A imagem, que foi trazida de Mérida em 711, passou por alguns locais na cidade de Nazaré até encontrar seu lar permanente neste santuário.
Não apenas a igreja, mas também os azulejos decorados, são classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1978.
3. Miradouro do Suberco
O Miradouro do Suberco é um ponto de observação e para chegar lá, você pode ir de carro, seguindo as placas, ou então usar o Elevador da Nazaré. Do alto, é possível ver a cidade e a Praia de Nazaré.
Na cidade existe uma lenda, uma história antiga conhecida entre os moradores e religiosos. Ela conta que em 14 de setembro de 1182, o alcaide D. Fuas Roupinho estava caçando na área e, durante a perseguição de um veado, chegou à borda da falésia. Ao perceber o perigo, avistou uma gruta dedicada a Nossa Senhora e clamou: “Senhora, valei-me!” O cavalo parou imediatamente, deixando marcas de suas patas na rocha.
Segundo a lenda, o Miradouro do Suberco seria este local. Por isso, ao lado, está a capela a Capela da Memória (um dos locais onde a Imagem já esteve), que o alcaide construiu após seu milagre, e as pegadas do cavalo ainda são visíveis no chão.
A vista do mirante é maravilhosa, você consegue ver a extensão da praia e boa parte da cidade de Nazaré.
Veja mais: 9 Melhores Miradouros de Lisboa.
4. Praia do Norte
A Praia do Norte é reconhecida mundialmente pelas suas ondas gigantes, que chegam a atingir alturas impressionantes. Este fenômeno é causado pelo “Canhão de Nazaré”, uma falha geológica submarina (cânion) que amplifica o tamanho das ondas.
Por isso, ela é favorita dos surfistas profissionais e entusiastas de esportes radicais. Na temporada de ondas você com certeza verá por lá alguns deles.
O mar é considerado perigoso exatamente pelo que o faz ótimo para o surf, então não é recomendado para entrar como banhista. O período em que as ondas estão mais altas são nos meses de outubro a março.
5. Praia de Nazaré
Ao lado da Praia do Norte, bem no centro da cidade, fica a Praia de Nazaré. Aqui as águas são mais calmas e a faixa de areia é longa, então é ideal para famílias e turistas que buscam aproveitar o sol e o mar, além de participar de atividades culturais e festividades locais.
Este é um destino turístico muito frequentado da cidade, que oferece bares, restaurantes, lojas e áreas de lazer, por isso durante o verão o local fica bem cheio.
A Avenida Marginal, paralela à praia, é também um local movimentado com muitos restaurantes e uma vida noturna ativa.
Veja mais: As 14 Melhores Praias de Lisboa, Setúbal e Região.
6. Miradouro da Pederneira
A Pederneira é um dos bairros mais antigos da vila da Nazaré. Fica em uma montanha próxima à Praia de Nazaré, e na sua praça central se encontra a Igreja da Misericórdia da Pederneira e o Pelourinho.
No Miradouro da Pederneira você tem uma ótima vista panorâmica do mar, da vila e da Praia da Nazaré. Localizado em um ponto elevado e tranquilo, é ideal para apreciar o pôr-do-sol e a paisagem.
7. Forte de São Miguel Arcanjo
Esta construção, que talvez seja o ponto mais conhecido da cidade, foi erguida no século XVII para defender a costa contra ataques de piratas. Hoje, é uma parada essencial em qualquer roteiro por Nazaré, oferecendo vistas panorâmicas do oceano e da Praia do Norte.
Atualmente, é famoso como ponto de observação das ondas gigantes que atraem surfistas de todo o mundo.
O forte conta também um farol e um pequeno museu dedicado à história do local e à tradição do surfe na Nazaré, onde você verá pranchas de surf dos maiores nomes do esporte.
Caso não queira caminhar até lá, existe a opção dos tuk-tuks, que ficam disponíveis bem no começo da trilha e são bem acessíveis.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.