facebook pixel
Home » Portugal » Qual é a melhor época para ir para Portugal
Portugal

Qual é a melhor época para ir para Portugal

A Praia do Farol de Santa Marta, em Cascais, num dia de verão

A melhor época para ir a Portugal vai variar bastante dependendo das regiões do país incluídas em sua viagem.

O planejamento de uma viagem envolve muitas variáveis, e obviamente, o clima e os eventos contribuem muito na escolha da melhor data para viajar.

Em Portugal não é diferente.

Há uma melhor época para viajar para lá e que pode diferir para cada região do país.

Neste texto daremos dicas da melhor época do ano para ir a Portugal, região por região, tanto para os que procuram praia quanto para os que preferem a neve.

Qual é a melhor época para viajar para Portugal

A melhor época para ir para portugal seria na alta temporada, mas não é a época mais barata

Para definir qual é a melhor época para viajar para uma determinada região, é necessário saber informações relevantes como o clima do país, bem como as épocas de alta e baixa temporada e as dicas importantes para cada época do ano.

Por isso, nesse artigo você encontrará:

Como é o clima em Portugal

Portugal tem clima mediterrâneo, com 2 estações bem marcadas:

  • o verão, que é seco, ensolarado e com temperaturas consideravelmente elevadas.
  • o inverno, que é frio, com temperaturas abaixo de zero em algumas regiões, ventanias e chuvas.

É bom lembrar: Portugal está no hemisfério norte e portanto, o verão vai de junho a setembro, enquanto o inverno ocorre entre dezembro e março.

Clima em Lisboa

A melhor época para ir a Lisboa é na primavera ou vão. O castelo de São Jorge, como visto na foto, está mais vazio, mas mesmo assim, com vistas incríveis de toda Lisboa lá embaixo

O clima em Lisboa varia bastante dependendo da época do ano.

O verão na capital possui características do clima mediterrâneo bem marcantes: tempo seco e quente. Nesse período, os termômetros de Lisboa chegam a marcar temperaturas acima de 35ºC.

Para quem não se importa tanto com o calor, é uma ótima época para curtir inúmeras praias e conhecer vários pontos turísticos de Lisboa.

Os dias são ensolarados e o pôr-do-sol ocorre próximo das 9 da noite.

Por outro lado, os termômetros durante o inverno em Lisboa fica entre 6 e 7ºC, ou seja, você não verá neve por lá. Além disso, chuvas são bastante comuns e este podem ser um problema na sua viagem.

Clima no Porto

A melhor época para ir ao Porto é durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas. Dá pra andar de barco pelo Rio Douro, como na foto, sem sofrer com o frio

O clima no Porto em geral é menos quente e bem mais chuvoso que Lisboa.

O inverno na cidade é frio, mas raramente chega a ficar abaixo de zero.

Por outro lado, no verão, os termômetros sobem e é comum que cheguem quase aos 30ºC.

Na estação mais quente do ano, o céu é azul e limpo, com pôr-do-sol tardios, ideal para quem gosta de prolongar o dia.

Clima no Algarve

A melhor época para ir ao Algarve é durante o verão. Aliás, o Algarve só "funciona" durante o verão. Na foto vemos a Praia do Camilo, em Lagos

O clima no Algarve é bem específico e a região é acrescentada numa viagem por quem quer curtir altas praias.

Diferentemente da maioria das cidades portuguesas, no Algarve o calor é bem mais forte do que na maior parte do país, batendo facilmente os 40ºC no verão.

Com isso, dar um mergulho na praia é quase irresistível. Porém, já vai o aviso: a água não costuma ser quente quanto as das praias do Brasil.

Entre os meses de junho e agosto, o pôr-do-sol ocorre apenas depois das 21h, permitindo assim um bom proveito dos dias.

Já no inverno a região fica morta, com pouquíssimos turistas e quase nenhum estabelecimento aberto, pois todas as suas atividades são voltadas ao turismo. Nesta época os termômetros podem chegar nos 15ºC.

Clima na Serra da Estrela (Neve em Portugal)

A melhor época para ir a Serra da Estrela é durante o inverno, para pegar montanhas cheias de neve como as da foto
Foto de Ricardo Rocha pelo Unsplash

O clima na Serra da Estrela é varia bastante durante o ano. Mas a melhor época para viajar para lá é durante o inverno.

A Serra aloca a única estação de esqui de Portugal.

Durante os meses de inverno os termômetros despencam e ficam bem próximos de 0ºC. E, apesar de ter a estação de esqui, não é sempre que neva por aqui.

Essa incerteza de neve, contudo, em nada influencia na experiência de esquiar. Isso porque na estação de esqui há a produção de neve artificial.

Apesar de ser um destino preterido no inverno, o verão na Serra também não é nada ruim.

Repleta de trilhas, lagos e cachoeiras, esse destino também é belíssimo na estação mais quente do ano, com temperaturas médias de 25ºC.

Clima na Ilha da Madeira

A cidade de Funchal, capital da Ilha da Madeira, com várias casas na encosta com vista para o mar
Foto de Filipe Gomes pelo Unsplash

O clima na Ilha da Madeira é ameno o ano inteiro. Diferente do que ocorre no continente português, a temperatura na ilha não tem muita variação térmica e sua temperatura anual média varia entre 17ºC e 23ºC.

Enquanto durante o inverno continental seja comum dos termômetros marcarem abaixo de 10ºC, a temperatura média mínima dessa ilha na estação é de 13ºC.

Já durante os meses mais quentes que marcam o verão, a temperatura média pode chegar à 27ºC.

Se por um lado temos como ponto positivo o clima ameno o ano todo, por outro temos períodos consideravelmente chuvosos. Sua pluviosidade é maior durante os períodos de chuva meridional, que ocorre nos meses de outubro a fevereiro.

O Ano Novo na Madeira é um dos mais celebrados de Portugal. É uma data bem procurada pelos portugueses, pois lá nesta época costuma estar mais quente que Lisboa, por exemplo.

Clima no Arquipélago dos Açores

Uma das ilhas do Arquipélago dos Açores cheia de montanhas verdes e lagos com água de um azul intenso
Foto de Martin Munk pelo Unsplash

O clima no Arquipélago dos Açores é bem imprevisível comparado à outras regiões do país.

A temperatura média no verão é de aproximadamente 25ºC e no inverno registra-se no mínimo 16ºC. Mas nada impede que durante o verão tenha chuva e vento e no inverno, um tempo mais seco.

Levando em conta isso tudo, a melhor época mesmo para uma viagem aos Açores é o verão, porque, mesmo se tiver chuva e vento, os termômetros estarão mais elevados.

A alta temporada em Portugal

A Praia de Galapinhos, na Serra da Arrábida, na primavera

A alta temporada em Portugal ocorre durante o verão, principalmente devido às férias escolares. Por isso, se você não gosta de turistar em alta temporada, os meses de julho e agosto podem não ser muito atrativos para você.

Porém, é durante esses meses que você poderá aproveitar com plenitude as belas praias portuguesas, bem como as principais festividades do país.

Em junho, o mês dos Santos, cidades como Lisboa e Porto promovem enormes e animadas festas típicas para as comemorações de santos como Santo Antônio e São João.

Além do verão, viajar para Portugal também fica mais caro próximo às festividades de Ano Novo e isso se justifica pelo pico de turismo que Lisboa e outras cidades portuguesas recebem nesta época do ano.

A baixa temporada em Portugal

Um homem sentado num banco na frente de um lago artificial, cheio de árvores laranjas

Viajar na baixa temporada para Portugal traz muitas vantagens.

Entre as principais dicas que posso destacar está a possibilidade de encontrar passagens aéreas e hospedagens por valores muito mais baixos do que o convencional.

Há basicamente 2 boas épocas de baixa temporada em Portugal: Março a Junho (Primavera) e entre Setembro e Dezembro (Outono).

Durante a primavera, os dias são ensolarados, longos e com um bom conforto térmico. Você pode aproveitar bem os dias em Lisboa e conhecer os bares e pubs da cidade, mesmo durante o dia, afinal, por lá anoitece tarde nesta época do ano.

Além disso, é a melhor época para conhecer prédios históricos e castelos. Sem a concorrência da alta temporada, fica muito mais fácil se locomover e dedicar seu tempo e atenção para o que você realmente for ver.

Porém, vale a pena se atentar: Apesar de junho ainda ser um mês de primavera, é quando a alta temporada começa.

Se você quer saber qual é a melhor época para viajar para conhecer as boas vinícolas do país e aproveitar um pouco do friozinho da Europa, porém de forma moderada, pode ser uma boa marcar sua viagem para o outono.

Esta inclusive é, sem dúvidas, a melhor época para viajar para Portugal quando falamos de casais.

Época mais barata para ir para Portugal

Jacarandás roxos na Praça do Rossio, em Lisboa

A época mais barata para ir para Portugal dependerá muito dos lugares que você pretende conhecer por lá.

Ao contrário de outros países da Europa, as regiões de Portugal possuem climas amenos e que possibilitam visitas em qualquer época do ano.

Durante o inverno, as coisas ficam um pouco melhores com relação aos custos. Entretanto, você acabará perdendo a possibilidade de pegar uma praia no Algarve ou aproveitar o pôr-do-sol tardio.

Por outro lado, ir para Portugal na alta temporada fará você gastar mais e visitar os pontos turísticos junto com outras centenas de pessoas.

Como dissemos anteriormente, pelas festividades de Ano Novo, o final de dezembro e início de janeiro traz consigo uma época concorrida e com isso os preços acabam subindo.

Sendo assim, agendar sua viagem para Portugal nos meses de janeiro a maio pode ser uma forma de poupar e ainda fazer passeios maravilhosos nos mais diversos pontos turísticos portugueses.

O que fazer em Lisboa

A cidade de Lisboa vista do Miradouro de Santa Luzia

Na hora de saber o que fazer em Lisboa, saiba que opções de pontos turísitos na capital de Portugal não irão faltar.

Lisboa é repleta de bairros tradicionais e edifícios históricos, Lisboa oferece tudo que um turista pode querer: excelentes restaurantes, belas praças, vida noturna, museus, monumentos e excelentes acomodações.

O que fazer no Porto

O interior da Livraria Lello no Porto

Quer saber o que fazer no Porto? No seu roteiro com certeza entrará alguns dos mais famosos vinhos do mundo e belas paisagens a beira do Rio Douro.

Mas mesmo que você não goste muito de vinhos, Porto pode ser a viagem ideal para você. Tours pelas pontes, visitações a prédios que datam a monarquia e a museus devem constar em seu roteiro.

O que fazer no Algarve

A Praia da Marinha vista do alto, com uma gaivota voando

Pensando no que fazer no Algarve, as maravilhosas praias e as esculturais falésias entrarão com certeza em seu roteiro.

O Algarve fica localizado no sul de Portugal, a apenas 2h30 de Lisboa.

Nesta região você pode fazer cruzeiros e jantar a luz de velas no mar, realizar passeios de caiaque, visitar grutas e cavernas, e até mesmo ver golfinhos no caminho.

Além de seu destino óbvio, as cidades que compõem o Algarve também contam com museus, castelos e ruínas.

Onde ficar em Lisboa

Para saber onde ficar em Lisboa, é só acompanhar o nosso guia de melhores hotéis e bairros da cidade, com opções para todos os tipos de gostos e bolsos. Numa viagem, não há nada melhor do que se hospedar no local certo.

Onde ficar no Porto

O nosso guia sobre onde ficar no Porto traz uma lista bem selecionada dos melhores bairros e hospedagens, levando em conta o relevo da cidade, que é cheia de colinas e ladeiras. Escolhemos as 6 melhores regiões da cidade para facilitar o seu planejamento de viagem.

Onde ficar no Algarve

Escolher onde ficar no Algarve pode trazer muita dor de cabeça para o turista. O Algarve é imenso e cheio de cidades encantadoras, mas é preciso saber bem onde ficar hospedado dependendo do que queira ser visto e curtido.

Salve estas dicas de Portugal no Pinterest!

Qual é a melhor época para ir para Portugal? Dizemos que depende muito da região que você vá visitar. Dividimos as dicas de melhor época para Lisboa, Porto, Algarve, Ilha da Madeira, Serra da Estrela e Arquipélago dos Açores.
A melhor época para ir para Portugal vai depender do seu destino no país. Cada região tem um clima diferente, que explicamos detalhadamente aqui neste texto.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Na temporada alta por norma, e especialmente meados de Julho até meados de Setembro, por norma, evito férias a Sul de Lisboa. Em meados de Setembro por exemplo, na semana de entrada na escola, consegue-se ficar em hoteis de 4 estrelas para cima de Lisboa com condições muito melhores e preços muito inferiores que a ir para baixo de Lisboa, mesmo ficando em para sul em alojamento local ou 3 estrelas. O ideal é viajar para sul de Lisboa no Inverno; portugal tem muito que oferecer para norte.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv