Escolher onde ficar em Bogotá é o primeiro passo – e o mais importante de todos – para determinar como será o perfil de sua viagem pela capital da Colômbia.
Isso ocorre porque existem duas grandes regiões hoteleiras na cidade: o Centro e o distrito de Chapinero, no norte da capital. Elas são divididas em pelos menos 5 bairros, que têm padrões de hospedagem distintos.
5 melhores bairros de Bogotá para ficar hospedado
Para quem quer conhecer os detalhes de todos os bairros hoteleiros da capital colombiana, listamos abaixo os 5 melhores bairros para ficar bem hospedado em Bogotá.
Em cada um deles damos dicas de quais os melhores hotéis e de como evitar reservar suas diárias em áreas desinteressantes da cidade.
Mas caso precise de uma indicação rápida, nossas principais recomendações de hotéis em Bogotá são o GHL Hotel Hamilton e o Hotel Saint Simon. Ambos são opções de bom custo benefício localizados na Zona Rosa.
Os principais bairros com ofertas de hospedagem em Bogotá são:
Os bairros desta lista ficam localizados no distrito do Chapinero, uma área de classe média-alta de Bogotá, e no Centro da cidade, sendo La Candelaria a parte histórica preservada e Santa Fé o centro comercial.
Leia mais: Entenda o clima da Colômbia para programar sua viagem a Bogotá na melhor época possível.
1. La Candelaria
La Candelaria é o bairro onde Bogotá foi fundada e a partir de onde a cidade cresceu. Por suas ruas estão os grandes pontos turísticos da cidade, as maiores igrejas, museus e a subida ao Cerro Monserrate. O próprio bairro em si, com seu casario colonial preservado, se tornou uma atração à parte, trazendo às suas ruas cada vez mais viajantes.
Apesar da proximidade com o centro, o bairro é sempre muito movimentado e seguro, mesmo à noite. Possui bons restaurantes e cada vez mais seus casarões têm sido convertidos em hospedagens para dar conta do grande fluxo de turistas.
Em sua busca por onde ficar em Bogotá esteja atento, no entanto, que nem todo hotel localizado na região central de Bogotá fica na Candelaria, ainda que muitos deles digam que sim.
A melhor parte do bairro (e mais movimentada) são suas ruas mais altas. Ao reservar sua hospedagem, procure as que ficam entre as Carreras 1 e 5 e entre as Calles 10 e 12F. Evite qualquer outra que esteja fora deste quadrilátero para não ficar hospedado em ruas desinteressantes, ou mesmo perigosas durante a noite.
Dicas de hotéis em La Candelaria
La Candelaria também oferece muitas opções de hotéis estilo boutique com preços acessíveis. Em sua maioria estão localizados em casarões coloniais reformados.
Neste padrão, as melhores opções são:
- O Hotel Casa de La Vega, na Carrera 4;
- O Hotel Casa Deco, na Calle 12C
Além destes, na Candelaria se destaca a grande quantidade de hostels, de diferentes perfis. Entre os melhores estão:
- O Botanico Hostel, na Carrera 2;
- O Explora Hostels, na Calle 12C;
Ambos oferecem quartos coletivos e privados.
2. Zona G
Zona G (“G” de Gourmet) é a área localizada entre as Calles 65 e 71 e entre as Carreras 3 e 7. Recebeu esta denominação por possuir os melhores e mais famosos restaurantes da cidade.
Em geral, quando se diz que ficará hospedado no Chapinero, é à Zona G que estão se referindo, por ser a área hoteleira mais conhecida de todo o distrito.
Além da boa comida, a Zona G ainda conta com farta opção de hotéis e alguns albergues a quem quer economizar na estadia fora do centro da cidade.
Das grandes redes internacionais de hotéis, só na Carrera 7, a principal via do bairro, a Zona G conta com:
- O Hilton Bogotá, no cruzamento com a Calle 72
- O Holiday Inn Express algumas quadras mais abaixo, na altura da Calle 67
- O Mercure Bogota, na esquina com a Calle 65
Já os hostels ficam um pouco mais distantes do centro do bairro, mas nada que incomode. Na Carrera 10ª, por exemplo, estão dois dos melhores albergues do bairro: o Aurora Hostel e o Kozii Hostel D.C., que ficam quase lado a lado.
3. Zona Rosa (e a Zona T)
Um pouco mais ao norte da cidade, a Zona Rosa fica localizada entre as Calles 79 e 85 e entre as Carreras 11 e 15.
É uma área cheia de shoppings, lojas de marcas, restaurantes, bares de perfil internacional e grandes casas noturnas. Suas ruas são frequentadas pela classe alta de Bogotá e por muitos turistas estrangeiros.
Já a Zona T é formada por duas ruas, a Calle 83 e a Carrera 12A, que são fechadas permanentemente para pedestres. Recebem este nome por se cruzarem em formato de um “T”, criando um grande calçadão que é o coração da Zona Rosa. A quantidade de bares e restaurantes enfileirados na Zona T é absurda. É o paraíso para quem quer curtir a noite.
Além da vida noturna da Zona Rosa também tem grande oferta de hotéis, mas quase todos voltados ao perfil do viajante de luxo, sendo raro encontrar opções econômicas.
Para dar uma ideia do clima do bairro, em que outro lugar você veria uma unidade do Four Seasons ao lado, literalmente, de uma do Sofitel?
As opções mais em conta não muito distantes da Zona T são:
Para ficar um pouco mais afastado do agito (e com mais tranquilidade), vale reservar:
Veja mais opções de hotéis próximos à Zona T de Bogotá
4. Parque de la 93
No extremo norte do distrito de Chapinero, no bairro chamado Chicó Norte, fica o Parque de la 93. É uma agradável área verde bem perto da Zona Rosa, mas com um clima completamente distinto.
O parque é pequeno, fica entre as Calles 93A e 93 B e entre as Carreras 11A e 13. É muito frequentado pelas famílias de Bogotá que passam o dia na grama tomando sol, fazendo um piquenique, brincando com os filhos e passeando com os cachorros.
O bairro em si é de classe alta, como a Zona Rosa, mas ainda não sofre com a presença maciça dos turistas, com seus restaurantes e lojas ainda voltados ao público local.
Como o parque não fica muito distante da Zona Rosa – é possível caminhar de um a outro em 20 minutos – esta região pode ser excelente alternativa para fugir dos preços e do barulho da Zona Rosa sem ter que ficar hospedado muito longe de lá.
Ao ficar hospedado por aqu, fique atento: por ser o bairro mais ao norte de todos os do distrito de Chapinero, uma viagem de carro do Parque de la 93 até a Candelaria, por exemplo, pode durar até 40 minutos, dependendo do trânsito da cidade.
Eu, no entanto, numa próxima viagem (quando já não me sentiria obrigado a visitar os principais pontos turísticos do centro) quando tiver que escolher onde ficar em Bogotá não teria dúvidas e reservaria minha estadia no bairro.
Nos arredores do Parque estão:
- Uma unidade do Holiday Inn;
- e outra do Best Western Plus, por exemplo
Opções mais econômicas na região, são:
- O BH Parque 93;
- O Casa Real 93.
5. Santa Fé – o centro comercial de Bogotá
O centro comercial de Bogotá, chamado de Santa Fé, é o bairro que fica ao redor de La Candelaria, ao norte, ao sul e a oeste. Como toda área do tipo, é muito movimentada durante o horário comercial, mas quase morta durante a noite.
É o mesmo processo de esvaziamento da região central que ocorre em quase toda grande cidade da América do Sul. Nós fizemos as mesmas recomendações quando falamos sobre os melhores bairros de Buenos Aires e de Montevidéu. Em Bogotá reforçamos ainda mais o conselho de evitar os hotéis do centro comercial.
Ficar hospedado no centro comercial faz com que o turista tenha que caminhar por ruas desertas, todos os dias, após o pôr do Sol. Ou pior, faz com que encontre pessoas que o façam desejar que as ruas estivessem desertas de fato.
Isto praticamente inviabiliza a estadia de quem fique hospedado por ali e queira explorar a cidade a noite.
Quase ninguém ficaria hospedado no centro por decisão própria, mas tem uma enorme pegadinha para os turistas de primeira viagem: a maior parte dos hotéis do centro afirma que estão localizados em La Candelaria.
Como não existem fronteiras fixas pré-determinadas entre um bairro e outro, não há como dizer que o que fazem é por desonestidade, mas fica bem no limiar disso.
Para não ser enganado e reservar um hotel em área ruim, siga esta dica:
As ruas de Bogotá são numeradas em sequência: de Leste a Oeste estão as “Carreras” e de Sul a Norte ficam as “Calles”. “Carreras” e “Calles” se cruzam formando a localização dos edifícios.
O endereço de um hotel em Bogotá sempre indicará a Calle ou Carrera onde está localizado, seguido do número do cruzamento com a Calle ou Carrera imediatamente anterior.
Com isso, ao buscar onde ficar em Bogotá, ignore o bairro em que o hotel diz estar localizado. Veja seu endereço.
Para estar na Candelaria o hotel deve ficar localizado entre as Carreras 1 e 5 e entre as Calles 10 e 12F.
Dois exemplos para deixar mais claro:
- O endereço do Hotel Abadia Colonial é Calle 11 n°2-32. Significa que está na Calle 11 e após o cruzamento com a Carrera 2, ele é o número 32. Fica, portanto, dentro de La Candelaria.
- Já o endereço do Hotel Inter Bogotá é Carrera 3 n°20-17. Isto quer dizer que fica na Carrera 3, mas apenas na quadra após o cruzamento com a Calle 20, já fora dos limites da Candelaria, numa localização que não recomendamos.
Onde ficar em Bogotá de acordo com seu roteiro de viagem
A escolha entre as duas regiões (e os cinco bairros) depende especialmente de como será o roteiro de sua viagem.
Os hotéis da região central
A região central de Bogotá possui dois bairros hoteleiros:
- A área histórica de arquitetura colonial de La Candelária
- O centro comercial da cidade, também chamado de Santa Fé
Decidindo pelo centro, na região da Candelaria você estará perto da maior parte dos pontos turísticos da cidade, podendo fazer quase todas as visitas a pé.
No centro vale aproveitar suas hospedagens econômicas, os hostels e alguns hotéis boutique.
Enquanto ficar hospedado em La Candelaria é uma das melhores decisões a se tomar ao buscar onde ficar em Bogotá, ficar no centro comercial é o oposto.
Ao reservar seu hotel, fique atento para não levar gato por lebre.
Leia mais: Veja também onde ficar em Medellín e Cartagena e programe sua viagem pela Colômbia.
O distrito de Chapinero
O distrito de Chapinero está localizado logo ao norte da região central de Bogotá, indo da Calle 40 até a Calle 100 aproximadamente. É uma área enorme, de padrão de classe média e alta, constituída por diversos bairros diferentes.
Pelo menos três deles são boas opções para ficar hospedado:
- A Zona G;
- A Zona Rosa (ou Zona T);
- O Parque de la 93
Até alguns anos atrás, o Chapinero era caminho obrigatório a todos os viajantes que buscavam onde ficar em Bogotá. Como a área da Candelaria não passava tanta segurança como hoje e não possuía tanta variedade de hospedagens, era somente no Chapinero que os turistas encontravam bons hotéis para passar seus dias na capital.
Qual o melhor lugar para se hospedar em Bogotá?
Hoje a Candelaria se tornou uma área hoteleira estabelecida, especialmente aos viajantes mais econômicos. Já os bairros do Chapinero têm se focado a atender um perfil mais exigente, em geral quem viaja em casal, com filhos, ou quem quer curtir a noite de Bogotá feito os locais.
Já quem, ao decidir onde ficar em Bogotá, optar por uma estadia em Chapinero, estará ao lado dos grandes restaurantes e da vida noturna da capital colombiana. Estes, porém, terão que incluir deslocamentos regulares até a região central em sua programação, mas os hotéis melhores e os bairros mais estruturados compensam.
No distrito de Chapinero estão espalhados por seus bairros grandes redes hotéis e hospedagens para quem busca um pouco mais de conforto.
A escolha, que parece simples à primeira vista – uma decisão entre o centro econômico e os bairros de classe média alta – pode ser mais complexa quando se analisa os detalhes de cada região.
Independente da escolha feita, Bogotá certamente proporciona uma experiência de viagem inesquecível para quem a visita.
O que me diz do bairro Usaquén?
obrigada pelas dicas, vou fazer uma escala em bogota no dia 23/04 (serão 22h no total, chegando às 18h) e vou tentar aproveitar para conhecer a cidade. Alguma sugestão ?
Oi Flavia, temos esse texto aqui O que fazer em Bogotá onde damos várias opções de atrações pra ver! Aproveite!
Achei muito importante as explicações dadas pelo Autor.Me ajudou muito a planejar minha viagem para Colômbia
Obrigada, Maria!
Olá Carlos, como vai?
Gosto muito das suas viagens, sobretudo pelas dicas…
Então, eu e mais tres amigas estamos indo para Bogotá no px mes (outubro/2021) e gostaríamos de algumas dicas da vida noturna px a Zona Rosa ou T, pois é onde ficaremos hospedadas…na verdade queríamos saber de locais bacanas para maiores de 40 anos rsrsrs…
Ola Telma,
Eu não sou a pessoa mais indicada para dar dicas de vida noturna hahahah
Mas na Zona Rosa E Zona T vocês vão estar muito bem servidas. Tem bares e restaurantes enfileirados. É só escolher o que melhor combina com vocês.
Turisticamente tem o Andres Carne de Res, que é um restaurante/balada bem conhecido. O principal fica fora de Bogotá, mas abriram uma filial no Parque de la 93
Para ambientes mais alternativos vocês teriam que ir ao Centro.
Olá Carlos, td bem? Que artigo interessante.
Bem estou indo solicitar um visto na embaixada de Bogotá, poderia me indicar um hotel beeem próximo a embaixada, por favor?
Oi Everlane, a Embaixada do Brasil fica pertinho do Parque de la 93. Qualquer hotel daqueles que citamos na região é excelente para sua estadia.
Olá, vou fazer a quarentena de 15 para poder entrar nos EUA e escolhi Bogotá como destino! Qual a região que é mais recomendada? Não será uma viagem turística uma vez que preciso me resguardar do COVID, mas gostaria de um lugar seguro e que possa dar passeios ao ar livre! Pretendo ficar em algum flat ou apto que possa preparar minha refeição! Alguma indicação?
Oi Jô, recomendo qualquer uma das 3 opções que ficam na região de Chapineiro. Ali é uma região mais moderna, com parques grandes, bons para caminhar.
Vou ir em agosto para passar uns 15 dias e Bogotá está no roteiro, gostaria da sugestão de hotel para casal em local seguro, mas que tenha silêncio a noite, sem badalações na madrugada e tráfego intenso de carro e ônibus dia e noite.
Procure algo perto do Parque de la 93 que vocês vão gostar.
Carlos, bom dia, tudo bem ?
Li bastante seus textos e antes de mais nada meus parabens !!!! Me ajudou demais.
Estou com uma duvida na verdade de localização !
Vou para la no fim do mes, e vou ficar 6 dias, pelos passeios e tudo mais e melhor ficar em qual regiao? na candelaria mesmo?
Eu gosto bastante da Candelária. Eu só não recomendo pra quem prefere hotéis maiores, de padrão mais alto. Neste caso o Chapinero atende melhor.
Estou indo par Bogotá, a localização do Hote Ibis Bogota Museo é muito ruim? Transversal 6 No 27 – 85 Centro Internacional
Rafael, não recomendo os hotéis do Centro, não. Para este padrão de hotel, como o Ibis, veja algo na Zona G. Lá tem um Mercure, por exemplo, que também é da Rede Accor
Boa tarde. irei a Bogotá correr e pelo que vi no mapa, a largada é na calle 127. Só tenho indicação de que é no Centro. Tem indicação de algum hotel?
Oi Maria, o melhor é ficar no bairro da Candelária, que é bem central e possui tudo nos arredores e de lá, pegar um Uber/Cabify até o local de sua corrida.
Reservei o Teusaquillo hotel boutique. Pois ficarei uma noite.
Estou preocupada com a localização!
Será que é bom aonde ele fica?
Não conhecemos essa região, mas pelas avaliações do hotel, me parece ser numa área não muito conhecida, mas segura e interessante, com tudo perto. Como é para uma noite só não me preocuparia!
Carlos, realizarei um intercâmbio e minha universidade fica no bairro Chapinero, a opção por estadia na Candelaria tornaria os deslocamentos muito longos?
Não é muito longe, não. Mas se você vai pra um intercâmbio a Candelária, que é mais voltada pra turistas, não seria a melhor opção.
Acredito que seja mais interessante ficar hospedado pelo Chapinero mesmo, como na Zona G ou próxima ao Parque 93
ola tudo bem? gostaria de saber se vcs indicam algum hotel perto do aeroporto ( pode ser aqueles hoteis bem proximo mesmo) e se o bairro é perigoso, pq se for nao exitaremos de ir para um bairro mais longe. e outra duvida: o uber é regularizado no Pais?
Oi Gabriela, não conheço os hotéis próximos ao aeroporto, mas sem que existem vários, pois vi no caminho até o centro.
Quando estive na Colômbia a última vez (ago/2017) o Uber funcionava, mas sem ser regulamentado. Ainda era naquela situação em que os motoristas andam um pouco apreensivos. Talvez isso tenha mudado, porque tudo evolui muito rápido nesta questão, mas não tenho como te dar certeza.
Olá! Passarei a virada do ano em Bogotá com meu filho de 11 anos. 1a vez. Quero passeios turísticos mas queria um bom hotel com festa na virada. Indica algum?
Oi Ethel, sobre hotel com virada não fazemos ideia… o melhor é entrar em contato com os hotéis que listamos no texto e ver o que cada um tem a oferecer.
Oi, Carlos! Vou a Bogotá, assistir um show no Estádio El Campín. Você pode me informar se ele fica numa região de acesso fácil, e de qual desses bairros ele fica mais próximo. Agradeço.
Gio, o El Campín fica na região do Chapinero, na altura da Calle 57. Destes citados aqui a Zona G (entre calles 65 e 72) é o bairro mais próximo, que tem o transporte mais fácil até lá.
Muito obrigada, Carlos!
Vou pesquisar hospedagem nessa região.
Quando viajo sempre gosto de me hospedar nas proximidades dos pontos turísticos. Mas dessa vez, como vou ao show sozinha, quero ficar perto do estádio.
Abusando mais um pouco, a Zona G fica muito distante do centro, dos principais pontos turísticos? Com esse jeito diferente de nominar as ruas, ainda estou um pouco perdida nas minhas pesquisas da viagem.
Obrigada pelas dicas.
Oi Gio, não é muito longe não. É uma área comum dos turistas escolherem quando não querem ficar diretamente na Candelária.
Em Bogotá existem corredores de onibus ligando os principais bairros da cidade, ou você pode usar aplicativos como Uber, se preferir.
Boa tarde, terei uma conexão em Bogotá de 24 horas, gostaria que vc me recomendasse a região melhor para eu ficar esse curto período, uma vez que gostaria de conhecer um lugar com tão pouco tempo. E gostaria de conhecer um barzinho ou restaurante legal com música agradável
Taisa, eu prefiro a região da Candelaria por ser a parte histórica. Além dela, na Zona T você também encontra bons restaurantes e bares, mas todos com um perfil mais moderno.
Bom dia Carlos!
Gostaria de saber qual a melhor época do ano para visitar Bogotá em suas belas praias e quais são o ponto turísticos mais visitados ?
De agradeço…
Sandra, a gente tem um texto explicando como funciona o clima em todas as regiões da Colômbia e outro falando dos pontos turísticos de Bogotá. Dá uma lida neles.
Carlos,
Seu texto é muito bom. Ajudou-me a decidir onde ficar na minha primeira vez na Colômbia.
Obrigado Tiago! Espero que curta bastante a viagem!
Olá boa tarde, tudo bem? Eu gostei muito das suas
explicações mas fiquei com um pouco de dúvida com relação a essa leitura das ruas, por gentileza poderia me dizer se esse hotel é bem localizado na Candelária? Desde já muito obrigada.
Hotel Continental BlueDoors
Hotel bh Bicentenario
Oi Sirleide, tanto o BlueDoors quanto o BH Bicentenário ficam bem “na fronteira” entre a Candelária e o Centro. Talvez isto tenha causado a sua dúvida. Em ambos, basta atravessar a rua e você já estará na Candelária.
Boa noite Carlos. Parabéns pelo seu trabalho, tudo muito bem explicado e informações muito úteis, já sou fã.
Obrigado Leide. Fico feliz em poder ajudar 🙂
Carlos, vc poderia me dar sua opinião? Ficarei apenas uma noite em Bogotá, chego às 21horas de um dia e no outro o meu voo ja é às 14:30, acredito que não vale a pena eu me deslocar do aeroporto para conhecer o centro histórico pela manhã, não é?
Oi Diana, eu não faria isso. Acho curto o espaço de tempo considerando o deslocamento e se lembrarmos que vc tem que chegar horas antes do embarque.
A Colômbia é irresistível.. Gostei muito do post!
Obrigado Altier!
Gostamos muito também do país. Mal chegamos e já pensamos em voltar um dia.