A maior parte dos turistas não precisa escolher onde ficar em Bratislava porque não chega se hospedar na cidade. A capital da Eslováquia fica tão próxima de Viena que muitos preferem incluir a cidade no roteiro por essa região como um bate e volta, sem passar a noite ali.
Infelizmente a maioria acaba se arrependendo disso também.
Foi o que aconteceu conosco. Na primeira vez que visitamos Bratislava achávamos que precisaríamos de menos de um dia, mas logo percebemos que havia muito mais o que fazer na cidade. Bratislava é tão interessante que certamente vale dedicar uma ou mais noites de seu roteiro por lá.
Para que ninguém cometa o mesmo erro que tivemos, vamos dar algumas dicas abaixo dos melhores lugares da cidade para ficar hospedado. Em cada local separamos os melhores hotéis e algumas opções baratas para quem quer economizar na estadia.
Onde é melhor ficar em Bratislava? Dentro ou Fora da Cidade Antiga?
Sem dúvidas a melhor opção é ficar hospedado em um dos hotéis do trecho murado da cidade antiga de Bratislava, especialmente para quem vai ficar só uma noite na cidade.
O Apend City Hotel Michalska e o Art Hotel William, por exemplo, são as opções de melhor custo benefício considerando a localização.
Já se você procura opções ainda mais econômicas ou pretende ficar um tempo maior na cidade, o caminho é buscar as hospedagens fora do centrinho preservado.
No total, indicamos 4 lugares diferentes na cidade para quem está escolhendo onde ficar em Bratislava e precisa de mais opções. São eles:
Todos os aqui listados ficam no bairro mais antigo da cidade (Stare Mesto). Bratislava é uma cidade com atrações tão concentradas numa área pequena que não vale a pena reservar hotéis em nenhuma outra localização.
Centro Antigo de Bratislava
Para quem fica pouco tempo na cidade, a melhor opção é ficar hospedado bem no centro de Bratislava. Por ali estão as maiores atrações e os melhores restaurantes, permitindo que o turista conheça a cidade sem precisar caminhar quase nada ao sair do hotel.
Na praça principal da cidade (Hviezdoslavovo Námestie) estão localizados os dois hotéis mais famosos de Bratislava, ambos da rede Radisson Blu:
- O Radisson Blu Carlton Hotel, que tradicionalmente recebe políticos e artistas famosos quando visitam a cidade;
- E o Park Inn Danube Bratislava, que tem piscina e vista para o Rio Danúbio e para a Ponte UFO.
Claro que o preço de ambos é mais alto do que o padrão, mas não são muito mais caros do que a média dos hotéis do centro.
Numa faixa mais acessível estão os hotéis que são nossas principais recomendações da cidade:
Pela localização consideramos que sejam as opções de melhor custo benefício de Bratislava.
Já para quem procura um hostel, no centro há duas opções interessantes:
- O Apart-Hostel Zero tem quartos privados (com banheiro compartilhado) para hospedar de 2 a 4 pessoas e até um quarto familiar.
- Já o Wild Elephants Hostel segue um modelo padrão de albergue, com quartos estilo dormitório.
Cidade Nova
A Cidade Nova é um trecho mais moderno da cidade, de avenidas mais largas, onde circulam as linhas de bondes. O turista que visita Bratislava não precisa ficar hospedado por lá, mas quanto mais perto dessa região mais baratos costumam ser as diárias dos hotéis.
Sem ir muito longe, ainda nos limites da cidade antiga, mas já em um trecho próximo da Cidade Nova, Bratislava conta com alguns hotéis muito bons. Eles podem ser uma boa solução para quem quer pagar um pouco mais barato e não se importa de caminhar umas quadras a mais.
Por ali nossas principais recomendações são:
- O Hotel Tatra que tem um perfil mais econômico
- E o Austria Trend Hotel Bratislava, que é um pouco mais sofisticado
Para quem prefere um albergue a um hotel, há duas alternativas muito boas na Avenida Špitálska, que liga a Cidade Antiga à Cidade Nova:
Ambos oferecem tanto dormitórios como quartos com banheiro privado.
Colina do Castelo
O Castelo de Bratislava é certamente a maior atração turística da cidade. Localizado numa colina logo ao lado do centro antigo, fica separado deste pela alça do viaduto que dá acesso a Ponte UFO. A obra, ao ser construída, dividiu a área preservada da capital em dois pedaços.
Essa separação faz com que a colina do castelo tenha um clima próprio, como se agora formasse um bairro distinto, mesmo estando localizada logo ao lado do Centro.
Ficar hospedado por ali pode ser ideal para quem prefere áreas de perfil residencial, menos movimentadas, ainda que Bratislava não seja uma cidade agitada, mesmo em suas ruas mais movimentadas.
Por ali nossas recomendações são:
- O Ibis Bratislava Centrum, que fica logo no comecinho da subida para o Castelo, sendo uma opção super acessível.
- O Falkensteiner Hotel fica igualmente na parte baixa da colina, mas tem um padrão mais sofisticado.
Igreja Azul
Quem curte ficar hospedado em áreas residenciais quando viaja, costuma logo procurar por hospedagens fora do Centro. Mas em Bratislava o panorama pode ser diferente.
Como a cidade é bem pequena, existem partes residenciais mesmo dentro do Stare Mesto, o bairro que forma o centro da capital eslovaca.
Uma destas áreas é o conjunto de ruas do entorno da famosa Igreja Azul (Kostol svätej Alžbety). Por lá estão localizados uma série de edifícios baixos, entre 3 e 5 andares, alguns com comércio no térreo, mas de caráter amplamente residencial.
É a melhor área para quem quer se sentir morador de Bratislava, sem ficar localizado muito distante de suas principais atrações. A dica é válida especialmente àqueles que pretendam passar mais de um dia na cidade.
Nesta região, há dois hotéis que podemos recomendar:
boa tarde Carlos eu me planejando para ir a Londres o ano que vem você tem uma dica para o melhor época para visitar a capital londrina,não quero passar frio ai.
Melhor época para visitar Londres seria em julho/agosto, fica quentinho.
Oi Carlos eu fui deportado de lo de Londres em 2009, estou pensando em ir para Paris, Roma e Amsterdam, em 2020, por ter sido deportado deportado de Londres , será que terei problemas para entrar em Paris??
Não sei dizer, porque Londres e Paris têm imigrações separadas, mas talvez sim.