Home » Brasil » Rio de Janeiro » Onde ficar em Copacabana: 5 melhores áreas e dicas de hotéis
Rio de Janeiro

Onde ficar em Copacabana: 5 melhores áreas e dicas de hotéis

Onde ficar em Copacabana: uma mulher de costas a caminhar para uma parede azul onde se vê escrito Copacabana

Com tantas opções de hospedagem em um dos bairros mais famosos do Rio, pode ser difícil escolher onde ficar em Copacabana.

Mas se você está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro, Copacabana é um destino que não pode faltar na sua lista. Com sua icônica praia de areias brancas e ondas suaves, Copacabana atrai turistas do mundo todo em busca de sol, mar e muita diversão.

Neste post, vamos comparar 5 trechos diferentes do bairro e sugerir algumas opções de hospedagem com bom custo benefício em cada uma delas.

Descobrir quais as melhores regiões de Copacabana para se hospedar não é fácil, especialmente para quem visita a Cidade Maravilhosa pela primeira vez. Mas estamos aqui para ajudá-lo a programar suas férias no Rio de Janeiro da melhor forma possível.

5 melhores áreas de Copacabana para se hospedar

Pessoas jogando bola na beira do mar na Praia de Copacabana durante o pôr do sol

Para ajudar a escolher onde ficar em Copacabana vamos subdividir o bairro, que é enorme, em 5 áreas diferentes. Assim podemos ajudá-lo a encontrar a melhor hospedagem de acordo com suas preferências e orçamento.

Cada uma dessas áreas tem suas próprias características únicas. Todas têm acesso fácil ao calçadão da Avenida Atlântica e à Praia de Copacabana e oferecem opções de hospedagem de preços variados, para todos os perfis de viajantes. Só é preciso pesquisar com calma para encontrar a opção perfeita para sua viagem.

Os melhores lugares para se hospedar em Copacabana são:

  1. Posto 6 (metrô General Osório)
  2. Posto 4 e 5 (metrô Cantagalo)
  3. Posto 2 (metrô Cardeal Arcoverde)
  4. Leme
  5. Posto 3 (metrô Siqueira Campos)

Saiba mais: O que fazer em Copacabana, 14 lugares para conhecer o bairro carioca.

Agora que você já sabe quais são as áreas mais importantes para se hospedar em Copacabana, vamos explorar cada uma delas com mais detalhes e descobrir as melhores opções de hospedagem deste verdadeiro cartão postal do Rio de Janeiro!

1. Posto 6 (metrô General Osório)

Onde ficar em Copacabana: o Forte de Copacabana no final da praia, no limite entre Copacabana e Ipanema
Foto de William Santos pelo Unsplash

Se você está procurando uma das melhores opções de hospedagem em Copacabana, a área do bairro próxima ao metrô General Osório, é a localização perfeita para se hospedar.

Esta área da Praia de Copacabana fica no extremo sul do bairro, logo em frente ao Forte de Copacabana, e oferece acesso fácil ao bairro, ao Arpoador e a Praia de Ipanema, que são vizinhos.

Em relação ao transporte público, o metrô General Osório é um dos mais movimentados da cidade e pode levá-lo rapidamente para outras áreas do Rio. No entanto, por ser uma área tão procurada pelos turistas, os preços das opções de hospedagem podem ser mais elevados nessa região em comparação com outros pontos de Copacabana, especialmente por conta da proximidade com Ipanema, onde os preços das hospedagens são frequentemente mais elevados.

Comparado com outras regiões do Rio de Janeiro, este trecho de Copacabana é mais tranquilo e seguro do que a média, mesmo durante a noite.

Hotéis próximos ao Forte de Copacabana

Nesta região da Praia de Copacabana, nossas principais recomendações de hospedagem com bom custo benefício são:

  • Orla Copacabana Hotel: Localizado na Avenida Atlântica, o hotel tem quartos modernos com vista panorâmica da praia e do mar.
  • Rio Design Hotel: Na quadra da praia, na esquina da Rua Francisco Sá, o destaque do hotel são os quartos com design diferente a cada andar.
  • B&B HOTEL Rio Copacabana: Fica na mesma quadra do Rio Design, mas de frente para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

2. Posto 4 e 5 (metrô Cantagalo)

Um casal sentado na piscina de borda infinita de frente para a Praia de Copacabana
Foto de Nad Hemnani pelo Unsplash

Reservar suas diárias na região dos Postos 4 e 5 é a solução para quem quer ficar em Copacabana em um lugar que dê para ir caminhando até Ipanema, só que sem pagar o preço que a proximidade do bairro vizinho exige.

A área nos arredores da Estação Cantagalo oferece diversas opções de restaurantes, bares e lojas nas ruas ao redor. Além disso, a região é bem movimentada durante o dia e à noite, então sempre há algo acontecendo por lá!

Comparado às outras áreas em nossa lista, as hospedagens no Posto 4 e 5 costumam ter preços mais acessíveis. No entanto, essa região também pode ser bastante procurada durante alta temporada ou feriados prolongados. Logo, se sua intenção é conseguir uma estadia por aqui para sua viagem ao Rio de Janeiro, vale considerar reservar com algum tempo de antecedência.

Dicas de hospedagens próximas ao metrô Cantagalo

Nesta região, os hotéis que podemos recomendar são:

  • Ritz Copacabana: Hotel estilo boutique com acomodações confortáveis quase a beira mar. Fica na esquina da Rua Xavier da Silveira, pertinho da Estação Cantagalo do metrô.
  • Selina Copacabana: Hostel com quartos privados e coletivos. Conta com espaço de coworkinge e bar na cobertura com vista panorâmica do mar.
  • Ibis budget RJ Copacabana: a opção mais econômica da rede Ibis em Copacabana.

3. Posto 2 (metrô Cardeal Arcoverde)

O calçadão de Copacabana visto de cima, com palmeiras ao redor
Foto de Luís Diego Aguilar pelo Unsplash

Para quem planeja uma viagem ao Rio de Janeiro e quer encontrar opções mais econômicas de hospedagem em Copacabana, o Posto 2 (metrô Cardeal Arcoverde) pode ser uma boa escolha.

Este pedaço de Copacabana é uma área de contrastes – como é bem comum em todo o Rio de Janeiro.

É neste trecho do bairro que está o hotel mais famoso da cidade (e de todo o Brasil). Também é nesta parte de Copacabana que estão alguns hostels e hospedagens com preços mais acessíveis. E, sobretudo, é o trecho de Copacabana que abriga a maior quantidade de apartamentos do tipo estúdio ou conjugado de baixo custo alugados via Airbnb.

A localização é excelente para quem quer estar perto da praia de Copacabana, mas não quer pagar preços exorbitantes por isso e quer ter acesso fácil ao transporte público, ficando hospedado perto do metrô na estação Cardeal Arcoverde.

No entanto, é importante ressaltar que algumas quadras desta área, em especial as da Avenidas Princesa Isabel e Prado Junior, não são muito convidativas de se caminhar durante a noite. É o Rio de Janeiro afinal de contas.

Hotéis bem recomendados neste trecho de Copacabana

Se você prefere uma hospedagem mais tranquila e afastada da agitação noturna, talvez seja melhor considerar outras áreas. Se economizar for sua prioridade, vale a pena pesquisar a fundo as opções disponíveis por aqui.

Para quem quer mais conforto, as melhores indicações são:

  • Copacabana Palace: é impossível recomendar hotéis em Copacabana sem falar dele. Admnistrado pelo Belmond Hotel, ficar hospedado no Copa pode ser a realização de um sonho para muitos.
  • Royal Rio Palace Hotel: Localizado na Rua Duvivier, pertinho da estação Cardeal Arcoverde.
  • PortoBay Rio de Janeiro: Também na Duvivier, mas de frete para o mar, o hotel oferece quartos com vista para a praia de Copacabana e varanda privativa em algumas unidades.

4. Leme: opções de hospedagem tranquilas e menos movimentadas em Copacabana

A praia de Copacabana vista do bairro do Leme
Foto de Thiago Sanchez pelo Unsplash

Se o agito de Copacabana não é a sua praia, a solução pode ser buscar sua hospedagem no Leme, que é uma ótima alternativa.

Localizado no comecinho da Avenida Atlântica, o Leme oferece um ambiente mais calmo e descontraído em comparação com outras áreas de Copacabana. Além disso, o Leme tem a vantagem de estar situado próximo ao Morro da Urca e à Praia Vermelha, que são dois pontos turísticos populares na região.

No Leme o acesso ao transporte público não é tão fácil: há poucas linhas de ônibus que passam por ali e a estação Cardeal Arcoverde do metrô fica a alguns minutos de caminhada. Ficar hospedado no Leme provavelmente fará ser mais frequente o uso de Uber e táxis em sua estadia no Rio de Janeiro do que outros trechos de Copacabana.

Dicas de hotéis no Leme

Apesar de ser um bairro pequeno, no Leme estão concetrados muitos hotéis, a maioria com vista para o mar.

No Leme nossas dicas de hotéis incluem:

  • Hilton Copacabana Rio de Janeiro: Hotel que tem quartos sofisticados com vista incrível do mar.
  • Arena Leme Hotel: Fica pertinho da Mureta do Leme, no trecho mais tranquilo da Avenida Atlântica.
  • Windsor Leme Hotel: Também bem localizado no Leme, o hotel é uma alternativa mais econômica com quartos modernos sendo alguns deles com vista deslumbrante da praia.

5. Posto 3 (metrô Siqueira Campos)

A Praia de Copacabana lotada num dia de sol
Foto de Eelco Böhtlingk pelo Unsplash

Quando se fala no bairro de Copacabana é a imagem da região do entorno da Rua Siqueira Campos que logo vem a cabeça. Este pedaço de Copa fica na altura do Posto 3 da Praia de Copacabana, próximo a Praça Serzedelo Corrêa.

Esta região é o grande centro comercial da Zona Sul do Rio de Janeiro. Aqui é possível encontrar lojas, bares e restaurantes que atendem todos os gostos. Por conta disso é um pedaço sempre muito caótico, com comércio farto e ruas lotadas.

Pelo lado positivo, ficar hospedado na altura do Posto 3 faz o turista ter acesso à estação de metrô Siqueira Campos, que o leva facilmente aos principais pontos turísticos da cidade. Outra vantagem é a proximidade com bairros como Botafogo e Urca, onde fica a subida do Pão de Açúcar.

No entanto o principal ponto negativo desta localização é mesmo o o ambiente barulhento e tumultuado mesmo durante a noite.

Ao comparar com as outras áreas de Copacabana, a região da Siqueira Campos pode oferecer uma boa variedade de opções de alimentação e compras para os hóspedes. Mas para o visitante que busca tranquilidade ou prefere ficar mais próximo de trechos menos movimentados do calçadão talvez encontre alternativas melhores em outras áreas.

Dicas de hotéis próximos a Rua Siqueira Campos

Ao pesquisar um lugar para ficar em Copacabana a maior parte das ofertas, seja um quarto de hotel ou um apartamento de temporada tipo Airbnb, estará localizada nesta região.

Com muita oferta, aqui é mais fácil reservar algo com bom custo benefício, mas o trabalho de seleção pode ser mais demorado até que se encontre um local com o conforto e preço desejados.

Nesta parte do miolo de Copacabana nossas recomendações são:

  • Mercure Rio Boutique Copacabana: Hotel ideal para o viajante que deseja ficar a beira mar e ter uma vista exclusiva de dentro do quarto.
  • Windsor Palace Copacabana: Localizado na Rua Domingos Ferreira, o hotel tem quartos com vista parcial do mar, mas oferece piscina externa e terraço na cobertura.
  • Américas Copacabana Hotel: um hotel mais econômico – e mais distante da praia de Copacabana – localizado na Rua Barata Ribeiro.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv