Home » Destinos » Brasil » Onde ficar em Petrópolis: 7 melhores lugares e hotéis na Cidade Imperial
Brasil

Onde ficar em Petrópolis: 7 melhores lugares e hotéis na Cidade Imperial

Onde ficar em Petrópolis: o Museu Imperial visto de lado, com o céu azul

Na hora de escolher onde ficar hospedado em Petrópolis, o estilo de viagem do turista vai ditar a escolha da região e do tipo de hospedagem também.

Petrópolis reúne o que há de melhor em história e natureza, mas dependendo do que você estiver procurando as opções de hospedagem se alteram. Isso porque a cidade oferece de hotéis urbanos a chalés nas montanhas numa gama ampla de alternativas.

Mas não se preocupe, estamos aqui para facilitar sua vida e citar cada uma das regiões para que você como turista não tenha dúvida de onde ficar ao planejar uma viagem para Petrópolis. Temos noção de que saber onde se hospedar é um dos grandes desafios para quem sai por aí conhecendo novos lugares.

Dica: Veja o que fazer em Petrópolis, atração por atração, para saber o que visitar e montar seu roteiro de viagem pela cidade.

Onde ficar em Petrópolis: 7 opções de bairros e regiões para se hospedar

Petrópolis é uma cidade encantadora, cercada de montanhas, que faz a gente até esquecer que está pertinho do Rio de Janeiro. Com clima ameno e formada por imigrantes alemães no passado, a cidade é um dos grandes destinos de inverno do país. Conta com uma excelente rota turística com belezas naturais e uma diversidade cultural incrível.

Onde ficar em Petrópolis: o lago do Palácio Quitandinha
A vista do lago do Quitandinha. Foto de Mauro Lima pelo Unsplash

Para uma visita rápida, é até possível ficar hospedado no Rio e ir a Petrópolis como um bate e volta, mas se você planeja ficar mais tempo para aproveitar a cidade, o ideal é reservar uma ou mais noites na cidade.

Se você vai viajar para Petrópolis e sequer pensou em onde se hospedar, saiba que na icônica Cidade Imperial há várias opções interessantes de hotéis e pousadas, distribuídos nos principais bairros e distritos vizinhos.

Abaixo selecionamos os melhores bairros e lugares de Petrópolis que contam com opções de hospedagens interessantes para quem planeja passar alguns dias na Cidade Imperial:

  1. Centro Histórico
  2. Quitandinha
  3. Valparaíso
  4. Fazenda Inglesa e Rocio
  5. Corrêas e Bonfim
  6. Araras
  7. Itaipava

Uma vez na cidade, o ideal é se atentar quanto à localização da hospedagem, pois dependendo do local escolhido, você poderá tanto ficar próximo às atrações histórico-culturais de Petrópolis, quanto àquelas que estão mais voltadas à natureza.

1. Centro Histórico

Sem dúvida, o Centro Histórico é a melhor localização em Petrópolis para todo tipo de viajante. É a área que reúne grande parte das atrações turísticas da cidade, como os casarões históricos, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial e a badalada Cervejaria Bohemia.

Onde ficar em Petrópolis: A Catedral de São Pedro de Alcântara na frente do rio

Quem decide se hospedar no Centro de Petrópolis pode escolher opções interessantes situadas em locais bem estratégicos, como:

A Avenida do Imperador e entorno do Museu Imperial que são o verdadeiro coração da cidade. Eles formam o eixo mais movimentado do Centro com a melhor localização possível para uma estadia urbana em Petrópolis.

Essa área é uma das mais buscadas pelos turistas e conta com hotéis incríveis, como:

As Avenidas Koeler e Ipiranga, que também se destacam pela uma excelente localização. As duas reúnem alguns hotéis que por si só valem a viagem inteira. Entre os principais, vale destacar:

O entorno do Palácio de Cristal é uma terceira opção no Centro de Petrópolis. Ficar hospedado por ali deixa o turista perto de tudo e, ao mesmo tempo, em um trecho mais reservado e menos movimentado.  Nesta região para quem não sabe onde ficar em Petrópolis, vale a pena citar:

2. Quitandinha

Localizado logo na entrada de Petrópolis, o Quitandinha é uma área que, apesar de ter um aspecto mais residencial, é uma atração turística a parte. Afinal, é ali que se encontra o belo palácio que dá nome ao bairro.

Onde ficar em Petrópolis: o Palácio Quitandinha lindo e enorme
Foto de Gadini pelo Pixabay

Aliás, você sabia que dá pra se hospedar em alguns dos apartamentos do Palácio Quitandinha? O edifício hoje funciona também como um condomínio residencial e muitos dos imóveis estão listados como apartamentos de temporada.

Além do Palácio, as opções de hospedagens no bairro do Quitandinha são muito variadas.  Entre as mais recomendadas, vale destacar:

  • A Casa do Sol Hotel, que fica bem em frente ao Quitandinha e de onde se tem talvez a melhor vista do Palácio.
  • A Pousada do Lago, uma opção aconchegante e muito bem avaliada;

Quem decide ficar hospedado nessa região deve saber que estará um pouco distante do centro, sendo preciso usar carro ou ônibus para chegar até os museus, bares e restaurantes.

3. Valparaíso

Valparaíso é um dos bairros mais nobres de Petrópolis. Bem arborizado, oferece fácil acesso aos pontos turísticos situados na área central. É uma excelente região para ficar hospedado, especialmente para quem busca uma área mais silenciosa e familiar sem abrir mão da proximidade com as atrações turísticas.

Quem fica nessa localização está perto do novo polo gastronômico de Petrópolis, já que, a cada ano, novos bares e restaurantes são inaugurados ali.

Dentre as opções de hospedagens no Valparaíso, não deixe de conferir:

  • O Hotel Petrópolis Inn, que dispõe de um belo terraço com vista para a cidade;
  • E o OYO Hotel Vale Paraíso, que fica pertinho da Casa de Stefan Zweig (hoje um museu), escritor austríaco que escolheu Petrópolis para viver em seu exílio durante a Segunda Guerra Mundial.

4. Fazenda Inglesa e Rocio

Mais distante do Centro, a região onde fica a Fazenda Inglesa e o Rocio é ideal para quem curte ficar hospedado mais perto da natureza. Afinal, estes dois bairros de Petrópolis além de contarem com cachoeiras e outras belezas naturais, são perfeitos para fazer trilhas.

Dentre as melhores opções de hospedagens, o turista pode escolher:

  • O Locanda Della Mimosa de estilo bem colonial. Há algum tempo o hotel pertencia a Aguinaldo Silva, autor da Globo, e com frequência era citado pelos personagens de suas novelas;
  • Ou o Hotel Pedra Bonita que possui um design rústico.

Logo ali do lado, no Rocio nossas sugestões são: a Casa no Céu ou a Casa do Fachoalto, que oferece uma vista panorâmica da Mata Atlântica.

5. Corrêas e Bonfim      

A Serra dos Órgãos num dia de céu azul e nuvens brancas
Foto de Nathalia Segato pelo Unsplash

Localizados já no segundo distrito de Petrópolis, estes dois bairros são mais afastados da área central, mas mesmo assim, são regiões bastante procuradas por viajantes. Em especial, o local tem foco nos turistas que querem explorar o Parque Nacional Serra dos Órgãos, que tem uma de suas entradas ali localizadas e conta com muitas trilhas e cachoeiras.

Como não poderia deixar de ser, essa é uma localização que dispõe de inúmeras pousadas. As mais indicadas são:

Da região de Corrêas até o Centro histórico de Petrópolis leva-se uma viagem de 25 minutos de carro aproximadamente.

6. Araras

A serra de Petrópolis com bastante vegetação e neblina
Foto de Beatriz Marques pelo Pixabay

Igualmente localizado no segundo distrito de Petrópolis, o bairro de Araras é, do mesmo modo, uma região de muita natureza. É um lugar interessante para o viajante que curte relaxar em meio à mata, andar de bicicletas ou, então, fazer caminhadas.

Trata-se de uma área que dispõe de alguns pequenos restaurantes, e hospedagens rústicas. O principal exemplo é a Pousada das Araras, perfeita para curtir umas férias com piscina, trilha e cachoeira presentes ali mesmo no terreno da pousada.

7. Itaipava

Não poderíamos encerrar este artigo sem antes citar a região de Itaipava. Embora seja uma das opções de hospedagens em Petrópolis localizada mais longe da área central da cidade, ela é, por outro lado, bem badalada e cada vez mais procurada por turistas e locais.

Uma rua em Itaipava cheia de verde, com colinas e céu azul
Foto de Fernando Ribas pelo Pixabay

Uma vez hospedado em Itaipava, o turista tem acesso a várias opções de entretenimento, como bares e casa noturnas. A região também conta com restaurantes e diversas lojas, que caracterizam a região como um excelente polo de compras. Tudo isso em meio à natureza, como é comum nos distritos mais afastados da cidade.

Se você se interessou por essa área, não deixe de fazer uma busca em três hotéis que, para nós, são ideais para curtir alguns dias de férias coma família. São eles:

  • Hotel Flat Itaipava, que está situado a uma curta distância a pé de várias lojas descoladas, bares e restaurantes, é ideal para quem prefere apartamentos amplos e bem-iluminados.
  • Castelo de Itaipava, que como o próprio nome diz, reproduz arquitetonicamente um castelo, e por si só, pela curiosidade causada, já pode valer uma visita.
  • Hotel Granja Brasil, que é uma espécie de condomínio que reúne apartamentos com suítes, sala e cozinha americana. Ideal para quem planeja viajar para Petrópolis com toda a família.

Salve estas dicas de Petrópolis no Pinterest!

Estamos aqui para facilitar sua vida e citar cada uma das 7 regiões para que você como turista não tenha dúvida de onde ficar em Petrópolis. Temos noção de que saber onde se hospedar é um dos grandes desafios para quem sai por aí conhecendo novos lugares.
Estamos aqui para facilitar sua vida e citar cada uma das 7 regiões para que você como turista não tenha dúvida de onde ficar em Petrópolis. Temos noção de que saber onde se hospedar é um dos grandes desafios para quem sai por aí conhecendo novos lugares.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner publicidade lastpass
hospedado por infinite cloud computing