Home » Brasil » Rio de Janeiro » Onde ficar em Petrópolis: 7 melhores lugares e hotéis na Cidade Imperial
Rio de Janeiro

Onde ficar em Petrópolis: 7 melhores lugares e hotéis na Cidade Imperial

Onde ficar em Petrópolis: o Museu Imperial visto de lado, com o céu azul

Na hora de escolher onde ficar hospedado em Petrópolis, o estilo de viagem do turista vai ditar a escolha da região, do melhor hotel ou de qualquer outro tipo de hospedagem para sua viagem.

Dependendo do que você estiver procurando as opções de hospedagem em Petrópolis se alteram. A cidade oferece de hotéis urbanos a chalés nas montanhas numa gama ampla de alternativas.

Abaixo vamos citar cada uma das regiões para que você não tenha dúvida de onde ficar hospedado ao planejar uma viagem para Petrópolis.

Onde ficar em Petrópolis: 7 bairros com os melhores hotéis para se hospedar

Onde ficar em Petrópolis: o lago do Palácio Quitandinha
A vista do lago do Quitandinha. Foto de Mauro Lima pelo Unsplash

Se você vai viajar para Petrópolis e precisa de dicas de lugares para se hospedar, saiba que na Cidade Imperial há várias opções interessantes de hotéis e pousadas, distribuídos nos principais bairros e distritos vizinhos.

Abaixo selecionamos os melhores bairros e lugares de Petrópolis que contam com opções de hospedagens interessantes para quem planeja passar alguns dias na cidade.

Os lugares onde ficam os melhores hotéis de Petrópolis são:

  1. Centro Histórico
  2. Quitandinha
  3. Valparaíso
  4. Fazenda Inglesa e Rocio
  5. Corrêas e Bonfim
  6. Araras
  7. Itaipava

Dica: Veja o que fazer em Petrópolis, atração por atração, para saber o que visitar e montar seu roteiro de viagem pela cidade.

1. Centro Histórico

Onde ficar em Petrópolis: A Catedral de São Pedro de Alcântara na frente do rio

O Centro Histórico é a melhor localização em Petrópolis para todo tipo de viajante. A região central é a área que reúne grande parte das atrações turísticas da cidade, como os casarões históricos, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial e a badalada Cervejaria Bohemia.

Quem decide se hospedar no Centro de Petrópolis pode escolher hotéis interessantes situados em locais estratégicos da cidade.

Avenida do Imperador

A Avenida do Imperador e entorno do Museu Imperial que são o verdadeiro coração da cidade. Eles formam o eixo mais movimentado do Centro com a melhor localização possível para uma estadia urbana em Petrópolis.

Essa área é uma das mais buscadas pelos turistas e conta com hotéis incríveis, como:

Avenida Koeler e Ipiranga

As Avenidas Koeler e Ipiranga, que também se destacam pela uma excelente localização. As duas reúnem alguns hotéis que por si só valem a viagem inteira. Entre os principais, podemos destacar:

  • O Hotel Solar do Império, que ocupa duas residências do século XIX;
  • O charmoso Casablanca Koeler, que fica localizado logo em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara;
  • E o Villa Catarina, que fica bem perto da Casa do Barão de Mauá e da Casa de Rui Barbosa.

Palácio de Cristal

O entorno do Palácio de Cristal é uma terceira opção com bons hotéis no Centro de Petrópolis. Ficar hospedado por ali deixa o turista perto de tudo e, ao mesmo tempo, em um trecho mais reservado e menos movimentado.  Nesta região para quem não sabe onde ficar em Petrópolis, vale a pena citar:

2. Quitandinha

Onde ficar em Petrópolis: o Palácio Quitandinha lindo e enorme
Foto de Gadini pelo Pixabay

O Quitandinha é uma área que, apesar de ter um aspecto mais residencial, é uma atração turística a parte. Afinal, é ali que se encontra o belo palácio que dá nome ao bairro, que fica localizado logo na entrada de Petrópolis.

Aliás, você sabia que dá pra se hospedar em alguns dos apartamentos do Palácio Quitandinha? O edifício hoje funciona também como um condomínio residencial e muitos dos imóveis estão listados como apartamentos de temporada.

Além do Palácio, as opções de hospedagens no bairro do Quitandinha são muito variadas.  Entre as mais recomendadas, vale destacar:

  • A Casa do Sol Hotel, que fica bem em frente ao Quitandinha e de onde se tem talvez a melhor vista do Palácio.
  • A Pousada do Lago, uma opção aconchegante e muito bem avaliada;

Quem decide ficar hospedado nessa região deve saber que estará um pouco distante do centro, sendo preciso usar carro ou ônibus para chegar até os museus, bares e restaurantes.

3. Valparaíso

O bairro do Valparaíso é um dos mais nobres de Petrópolis. Bem arborizado, oferece fácil acesso aos pontos turísticos situados na área central. É uma excelente região para ficar hospedado, especialmente para quem busca uma área mais silenciosa e familiar sem abrir mão da proximidade com as atrações turísticas.

Quem fica nessa localização está perto do novo polo gastronômico de Petrópolis. A cada ano, novos bares e restaurantes são inaugurados ali.

Dentre as opções de hospedagens no Valparaíso, não deixe de conferir:

  • O Hotel Petrópolis Inn, que dispõe de um belo terraço com vista para a cidade;
  • E o OYO Hotel Vale Paraíso, que fica pertinho da Casa de Stefan Zweig (hoje um museu), escritor austríaco que escolheu Petrópolis para viver em seu exílio durante a Segunda Guerra Mundial.

4. Fazenda Inglesa

A região onde fica a Fazenda Inglesa fica mais distante do Centro, mas é ideal para quem curte ficar hospedado mais perto da natureza. Afinal, estes dois bairros de Petrópolis além de contarem com cachoeiras e outras belezas naturais, são perfeitos para fazer trilhas.

Dentre as melhores opções de hospedagens, o turista pode escolher:

  • O Locanda Della Mimosa de estilo bem colonial. Há algum tempo o hotel pertencia a Aguinaldo Silva, autor da Globo, e com frequência era citado pelos personagens de suas novelas;
  • Ou o Hotel Pedra Bonita que possui um design rústico.

5. Corrêas e Bonfim      

A Serra dos Órgãos num dia de céu azul e nuvens brancas
Foto de Nathalia Segato pelo Unsplash

Os bairros de Corrêas e Bonfim estão localizados já no segundo distrito de Petrópolis. Ficam mais afastados da área central, mas mesmo assim, são regiões bastante procuradas por viajantes.

Em especial, o local tem foco nos turistas que querem explorar o Parque Nacional Serra dos Órgãos, que tem uma de suas entradas ali localizadas e conta com muitas trilhas e cachoeiras.

Como não poderia deixar de ser, essa é uma localização que dispõe de inúmeras pousadas. As mais indicadas são:

Da região de Corrêas até o Centro histórico de Petrópolis leva-se uma viagem de 25 minutos de carro aproximadamente.

6. Araras

A serra de Petrópolis com bastante vegetação e neblina
Foto de Beatriz Marques pelo Pixabay

O bairro de Araras também fica localizado no segundo distrito de Petrópolis. É, do mesmo modo, uma região de muita natureza. Por conta disso, Araras é um lugar interessante para o viajante que curte relaxar em meio à mata, andar de bicicletas ou, então, fazer caminhadas.

Trata-se de uma área que dispõe de alguns pequenos restaurantes, e hospedagens rústicas.

O principal exemplo é a Pousada das Araras, perfeita para curtir umas férias com piscina, trilha e cachoeira presentes ali mesmo no terreno da pousada.

7. Itaipava

Uma rua em Itaipava cheia de verde, com colinas e céu azul
Foto de Fernando Ribas pelo Pixabay

A região de Itaipava, embora seja uma das áreas com mais hotéis em Petrópolis, fica localizada mais longe da área central da cidade. Itaipava é, por outro lado, bem badalada e cada vez mais procurada por turistas, quase como um destino independente de Petrópolis.

Hospedado em Itaipava, o turista tem acesso a várias opções de entretenimento, como bares e casa noturnas. A região também conta com restaurantes e diversas lojas, que caracterizam a região como um excelente polo de compras. Tudo isso em meio à natureza, como é comum nos distritos mais afastados de Petrópolis.

Se você pretende ficar em Itaipava, não deixe de fazer uma busca em três hotéis que, para nós, são ideais para curtir uns dias de férias coma família. São eles:

  • Hotel Flat Itaipava, que está situado a uma curta distância a pé de várias lojas descoladas, bares e restaurantes, é ideal para quem prefere apartamentos amplos e bem-iluminados.
  • Castelo de Itaipava, que como o próprio nome diz, reproduz arquitetonicamente um castelo, e por si só, pela curiosidade causada, já pode valer uma visita.
  • Hotel Granja Brasil, que é uma espécie de condomínio que reúne apartamentos com suítes, sala e cozinha americana. Ideal para quem planeja viajar para Petrópolis com toda a família.

Vale ir a Petrópolis hospedado no Rio de Janeiro?

É até possível ficar hospedado no Rio e ir a Petrópolis como um bate e volta, se seus planos forem para uma visita rápida.

Se você planeja ficar mais tempo para aproveitar a cidade, o ideal é reservar uma ou mais noites num hotel em Petrópolis mesmo. A cidade é encantadora, cercada de montanhas, que faz a gente até esquecer que está pertinho das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv