Home » Destinos » Brasil » Onde ficar em Salvador: 7 Melhores Praias, Bairros e Dicas de Hotéis
Brasil

Onde ficar em Salvador: 7 Melhores Praias, Bairros e Dicas de Hotéis

Onde ficar em Salvador: o Farol da Barra, no bairro da Barra

O viajante que precisa decidir onde ficar em Salvador sabe que não adianta escolher qualquer hospedagem. Como toda cidade grande brasileira, Salvador é bastante diversa e oferece bairros distintos para acomodar diferentes perfis de turistas em seus hotéis.

Para escolher bem a localização, você precisa considerar se sua viagem estará mais focada na parte histórica ou nas belezas naturais da cidade, pois isto será determinante no processo. Para a viagem correr bem não basta escolher um local seguro. Seu hotel na capital baiana deve estar em um ponto conveniente para seu roteiro: não é nada bom ficar em uma área de difícil acesso quando você quer mais é passear e conhecer os arredores.

Para auxiliar no processo e ajudar a escolher a melhor área de Salvador para ficar hospedado, vamos listar aqui uma série de recomendações de hospedagens separadas por cada um dos melhores bairros da cidade.

Onde ficar em Salvador: Guia com os 7 Melhores Lugares para ficar Hospedado

A escolha do bairro para se hospedar em Salvador deve combinar com o seu estilo de viagem: se quiser pegar muito sol nas praias lindas (e muito famosas!) da Bahia, os melhores bairros são a Barra, Ondina ou o Rio Vermelho.

Agora, se a atração principal para você for a parte histórica, o Pelourinho e outros bairros ao redor do Centro Histórico de Salvador são a melhor ideia.

Onde ficar em Salvador: O Mercado Modelo de Salvador com o mar ao fundo
Foto de Matheus Seiji Goto pelo Unsplash

Para ajudar na escolha, listamos as praias e bairros queconsideramos perfeitos para reservar uma hospedagem na capital baiana. Em cada tópico vamos dar dicas de hotéis para não ter erro e você poder escolher com tranquilidade.

Os melhores lugares para ficar hospedado em Salvador são:

  1. Barra
  2. Ondina
  3. Rio Vermelho
  4. Pelourinho
  5. Santo Antônio Além do Carmo
  6. Campo Grande (Corredor da Vitória)
  7. Itapuã

Acompanhe abaixo mais detalhes de cada região e boa viagem!

Leia também: Vai esticar pelo Nordeste? Veja onde ficar em Aracaju e no Recife!

Barra

Um dos bairros mais conhecidos de Salvador, a Barra é uma das regiões que mais recebem turistas na cidade. O maior destaque são suas duas praias: Porto da Barra e Farol da Barra.

Estas faixas de areia se destacam por estarem localizadas na ponta de uma península. Por conta disso, atraem visitantes para apreciar o sol nascer e se pôr no mar, espetáculo que só é possível ver dessa área. 

Onde ficar em Salvador: O Farol da Barra na penísula com a praia ao lado direito
Foto de Gov/Ba – CC BY 2.0

Além das praias, a região da Barra ainda conta com outros pontos turísticos que tornam a área bem interessante aos visitantes. O próprio Farol de Santo Antônio, que nomeia uma das praias, é uma atração histórica. A torre, erguida em 1839, fica no Forte de Santo Antônio da Barra, que data dos anos 1600 e também abriga o Museu Náutico da Bahia.

Entre as hospedagens, na Praia do Porto da Barra recomendamos:

  • O Grande Hotel da Barra, que tem a localização ideal para apreciar melhor o bairro. Fica à beira-mar, bem perto do Marco da Fundação de Salvador.
  • Já o Hit Hotel é outra opção muito bem localizada no bairro. Fica a poucos metros dali e tem ofertas na mesma faixa de preço.

Na praia do Farol da Barra a principal indicação é o Monte Pascoal Praia Hotel Salvador.

Este último é uma alternativa um pouco mais cara e luxuosa que os anteriores. Mas é uma excelente opção principalmente por estar perto do Farol e por se tornar camarote durante o carnaval, já que fica bem no caminho do circuito dos blocos Barra-Ondina.

Para economizar, na Barra a solução é ficar em um albergue. No bairro as melhores opções com quartos coletivos são:

  • O Hostel Barra, que é uma opção mais em conta, bonita, confortável e ainda perto da praia.
  • E o Farol da Barra Hostel, que além dos dormitórios oferece também suítes privadas.

Outras opções na região estão nesta lista com as hospedagens na Barra.

Ondina

Ondina é um bairro conhecido principalmente por seus dias de carnaval. Fica na parte centro-sul da cidade, mas além dos dias de folia, abriga o Jardim Zoobotânico de Salvador e o Palácio de Ondina, residência oficial do Governador do estado.

Onde ficar em Salvador: A Praia de Ondina cheia
Foto de Fernando Dall’Acqua – CC BY 2.0

A grande vantagem de se hospedar na Ondina é a sua proximidade da Barra e do Rio Vermelho. Ficar hospedado na Ondina deixa o turista próximo de dois bairros altamente turísticos, muito procurados, respectivamente, por suas praias e vida noturna.

No entanto, Ondina também é uma região mais residencial, com menor oferta de hotéis regulares. Ao contrário das áreas vizinhas, aqui a maior parte das ofertas de hospedagens são imóveis por temporada.

Mas, se você preferir um hotel mais tradicional, na Ondina você pode reservar o Vila Galé Salvador, por exemplo. É um dos melhores hotéis da cidade.

Rio Vermelho

Seguindo pelo litoral de Salvador, o Rio Vermelho aparece como a escolha certa para quem visita a cidade pensando em aproveitar bastante as praias, mas não dispensa uma boa diversão noturna.

O Rio Vermelho, cheio de barcos de pescadores
Foto de Paul R. Burley – CC BY-SA 4.0

Boêmio por natureza, o bairro do Rio Vermelho guarda pontos turísticos importantes, como a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, conhecida como “A casa do Rio Vermelho”, um dos museus mais procurados no Brasil.

É também na região que, no dia 2 de fevereiro, acontece a Festa de Iemanjá, uma das mais populares da Bahia.

Para ficar bem hospedado no bairro, nossas principais recomendações são:

  • O Hotel Catharina Paraguaçu, que funciona em um casarão restaurado do século XIX, conhecido como Palacete dos Gonzaga. É uma opção barata e bem próxima à Praia da Paciência e ao antigo Mercado do Peixe. 
  • Já o Mercure Salvador Rio Vermelho é uma alternativa mais luxuosa, contando inclusive com piscina com borda infinita de cara para o mar. Só não tem acesso à praia, mas a vista vale o investimento.
  • Numa opção mais acessível, o Ibis Salvador Rio Vermelho está a poucos metros do Mercure e também fica de frente para o mar, bem perto do Mercado do Peixe.

Além destes, você pode ainda conferir aqui outras opções de hospedagem no Rio Vermelho.

Pelourinho

O Pelô é o coração de Salvador. Reconhecido por sua arquitetura da época colonial portuguesa, o Largo do Pelourinho faz parte do Centro Histórico da capital, que é Patrimônio Mundial tombado pela Unesco desde 1985.

Depois de ser símbolo de um passado doloroso de exploração de escravos, o Pelourinho se tornou um dos espaços culturais mais relevantes do país, reunindo monumentos históricos, igrejas centenárias, museus e outras manifestações artísticas.

O Pelourinho bem colorido
Foto de Francesco Bandarin – CC BY-SA 3.0 igo

É lá que ficam, também, a Fundação Casa de Jorge Amado e o Elevador Lacerda, um dos maiores cartões postais da Bahia.

Porém, apesar de ser uma área bastante turística, como quase todas as áreas centrais de grandes cidades brasileiras, no Pelourinho a segurança diminui consideravelmente durante a noite. Para ficar hospedado por aqui é preciso ter cuidado redobrado. Por conta disso, apesar de extremamente turístico, o bairro não figura como nossa principal recomendação de hospedagem da cidade.

O bairro, porém, tem muita oferta dehotéis, pousadas e albergues. Em geral, por aqui é mais fácil encontrar opções econômicas do que no restante da cidade.

Entre as boas opções no Centro Histórico de Salvador, destacamos:

  • O Hotel Casa do Amarelindo, que funciona em uma mansão colonial do século XIX e tem quartos com uma vista única para a Baía de Todos os Santos. É uma opção luxuosa com preços que não são acessíveis a todos, mas que vale muito para quem busca exclusividade. O hotel é cercado de várias atrações turísticas do bairro, como museus e o Largo do Pelourinho, que fica bem no fim da rua.
  • O Bahiacafé Hotel é uma ótima alternativa por ter preços mais amigáveis. Funciona em um sobradinho do século XVII na Praça da Sé, restaurado, com direito até a spa. É um hotel boutique, com uma decoração deslumbrante que deixa o hóspede bem perto do elevador Lacerda.
  • Por último, o Hotel Villa Bahia é fantástico para quem faz questão de ficar na região. Localizado ao lado da Igreja de São Francisco, é decorado com antiguidades, fazendo cada quarto ser único.

Além destes, você pode encontrar outras hospedagens no Pelourinho nesta lista que organizamos.

Santo Antônio Além do Carmo

Também parte do Centro Histórico de Salvador, o bairro de Santo Antônio Além do Carmo fica… logo além do Largo do Carmo. O nome literal e cheio de influências religiosas também descreve que, ali, muitas das atrações turísticas são igrejas e monumentos sacros, assim como o casario colonial.

Santo Antonio Além do Carmo com suas ruas coloridas
Foto de Paul R. Burley – CC BY-SA 4.0

Santo Antônio é uma opção mais afastada dos principais pontos do Centro de Salvador e, por isso, tem menos trânsito de turistas e um pouco mais de segurança.

Também por ficar mais afastado do Pelourinho, Santo Antônio tem um perfil mais residencial, o que faz com que a oferta de locais onde ficar se resuma a apartamentos de temporada em vez de hotéis regulares.

Veja aqui as ofertas disponíveis no bairro.

Campo Grande (Corredor da Vitória)

Campo Grande é um bairro da área nobre de Salvador, que ostenta o metro quadrado mais caro da capital baiana. O status também é sinônimo de boa estrutura, inclusive para receber turistas, e alguns atrativos mais requintados.

A hospedagem aqui é ideal para quem quer aproveitar o melhor de Salvador: além de ser um dos bairros mais confortáveis de nossa lista, o Campo Grande também deixa o visitante em ótima localização, ficando próximo tanto da praia da Barra quanto do Centro da cidade.

Nesta região, o Hotel Bahia do Sol é, sem dúvidas, uma das melhores opções para reservar sua estadia por operar numa faixa de preço mais amigável, o que é raro no bairro, e ter localização privilegiada.

Outra sugestão é a Pousada Casa da Vitória. Quase literalmente uma casa, o hotel conta com poucos quartos disponíveis, mas muita elegância, com móveis de época e até uma biblioteca! É preciso investir um pouco mais para ficar hospedado aqui, mas certamente vale a pena.

Itapuã e Praias do Litoral Norte

É no litoral norte que Salvador apresenta alguns dos seus locais mais encantadores: suas praias não urbanas. A desvantagem de ficar hospedado por aqui é que o acesso ao Centro Histórico e aos principais pontos turísticos da cidade é mais complicado. Esta área fica distante dos bairros centrais, quase no limite do município.

O Farol de Itapuã
Foto de Felipe Dias pelo Unsplash

Mas como dispensar a oportunidade de se hospedar em Itapuã, por exemplo? Com uma bela orla, um mirante e formações rochosas que originam piscinas naturais na maré baixa, a paisagem do bairro é coroada com o Farol de Itapuã, inaugurado há quase 150 anos. 

Não à toa, Itapuã inspirou a famosa canção de Vinícius de Moraes, que foi morador do bairro e teve sua antiga casa transformada em memorial.

Além de “passar uma tarde em Itapuã”, vale muito a pena ficar aqui para conhecer as outras praias do litoral norte: Stella Maris e Flamengo, por exemplo, são igualmente belas e afastadas de centros urbanos, com hotéis excelentes, especialmente para quem só quer descansar de frente para o mar.

Na regiãoas hospedagens que mais se destacam são:

  • O Hotel Deville Prime Salvador que, apesar de não ser pé na areia, tem todo jeito de resort de luxo. Fica a poucos minutos da praia e tem uma área enorme, com espaços de lazer e uma piscina grande o suficiente para ser confundida com um lago.
  • Já o Iara Beach Hotel Boutique é um hotel mais novo e com preços mais acessíveis. Oferece o conforto de um bom hotel boutique e deixa o hóspede bem pertinho do Farol de Itapuã.
  • Se escolher se hospedar no Villa da Praia Hotel, você vai poder desfrutar da beira-mar da Praia da Pedra do Sal, que fica bem no trecho entre Itapuã e Stella Maris.

Além destes, perto da Praia de Stella Maris uma excelente opção é o Catussaba Hotel, que fica a poucos minutos da areia da praia.

Já na Praia do Flamengo, a principal recomendação é a Pousada Bougainville. Mais barata que as opções anteriores, é uma alternativa para quem quer sentir que está hospedado em uma clássica casa de praia.

Salve estas dicas de Salvador no Pinterest!

As melhores dicas de onde ficar em Salvador, com os melhores bairros, hoteis, pousadas e hostels. Explicamos cada bairro para cada tipo de turista e todos os tipos de bolsos.
Na hora de saber onde ficar em Salvador, listamos os melhores bairros, entre eles: Barra, Ondina, Rio Vermelho, Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e outros.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner santander
hospedado por infinite cloud computing